cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Debugando o Servidor - Edição de Setembro/2018

E aê, meus consagrados!

Valarin na área novamente para falarmos sobre como anda o nosso servidor neste mês de setembro. Antes de mais nada, gostaria de agradecer todo mundo que comentou na edição passada, pois foi de grande ajuda para identificarmos e corrigirmos uma série de problemas.

Disclaimer habitual:

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

Bora lá para o que aconteceu em setembro:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

No dia 9 de setembro, a plataforma do jogo teve um problema de alimentação de energia elétrica - o que não deveria ser nada demais, já que temos alimentação secundária que assume quando isso acontece, mas por algum motivo os servidores não “puxaram” a eletricidade da segunda fonte, o que impediu os jogadores em toda a América Latina de logarem no jogo.

O problema durou cerca de 3 horas, o que é um tempo muito longo de indisponibilidade - já que, além de restabelecer a energia, precisamos reiniciar o servidor de jogo (que fica em outro lugar e não foi afetado) para garantir que tudo estava funcionando nos conformes. Por isso quem já estava no meio de uma partida não viu que tinha acontecido nada até a partida terminar e a tela de pós-partida não aparecer.

Devido ao problema, aproveitamos para fazer uma verificação de alimentação de energia secundária nos servidores do mundo todo para garantir que isso não ocorra novamente.

Além disso, os servidores andam muito bem, principalmente os servidores de jogo.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Esse mês eu diria que conectividade foi o que mais afetou os jogadores brasileiros (não só o League, mas uma série de outros serviços de internet). Dias 7, 11, 12 e 13 de setembro publicamos nos nossos canais que um problema no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) estava afetando League e queria aproveitar pra explicar para vocês o que é o bendito PTT:

Pense na internet como um emaranhado de várias redes. Como se você estivesse pegando a rede da sua casa, juntado com a do seu vizinho, que junta com a da casa dos pais dele, que juntam com a sua rede de novo. A internet não é nada mais, nada menos que um emaranhado de cabos da Operadora A que se juntam com a Operadora B, C, D e assim em diante. Só que para efetivamente juntar essas redes, existe o PTT. O PTT é literalmente um lugar onde existe um grande roteador que a Operadora A, B e C plugam os cabos de redes delas e tudo se junta.

Nós da Riot Games entendemos que nem sempre as operadoras conseguem entregar a melhor experiência de internet possível para jogar e por isso criamos o Riot Direct (link infelizmente disponível somente em inglês. Estou trabalhando para que tenhamos as legendas dele português em breve). Riot Direct é como se fosse a “operadora de internet da Riot Games” onde temos a nossa rede própria e conseguimos garantir uma qualidade ótima de conexão para jogar League. Desde que implementamos o Riot Direct no Brasil, a latência e perda de pacotes da base melhorou em mais de 60%, o que foi um marco para a gente. Pessoas que jogavam com ping maior que 100 ms, passaram a jogar com 40 ms.

Tá, mas... onde entra o PTT nisso tudo? Como temos a nossa própria infraestrutura de rede, precisamos do PTT para trazer a conexão da sua casa pra sua operadora e depois para a nossa rede o mais rápido possível para garantir que você tenha a melhor experiência de conexão possível. Quando alguma treta acontece no PTT, não conseguimos trazer vocês para a nossa rede e aí os problemas de conexão ocorrem (não só em League, mas qualquer outro serviço que invista nessa infraestrutura -- sites de vídeos, streams, bancos, etc. Você pode conferir a lista de empresas que estão no PTT aqui).

O maior PTT no Brasil, que é esse em que estamos, é administrado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que publicou esta nota reconhecendo que os problemas estavam constantes devido a uma incompatibilidade nos equipamentos deles após uma atualização feita e eles se comprometeram a resolver a situação o mais rápido possível.

Apesar de ter sido bem frequente no começo do mês, estamos há 14 dias sem nenhuma instabilidade no PTT e aparentemente o CGI.br conseguiu resolver em definitivo o problema deles, o que nos deixa contentes, pois assim vocês vão voltar a ter uma boa experiência de jogo como antigamente.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

Mês passado falamos bastante de FPS e Cliente, então vamos direto pra esses dois pontos pra gente ver o que aconteceu.

FPS baixo e engasgadas

Na última segunda-feira, fiz essa publicação no Fórum com a mensagem do time de desenvolvimento sobre as melhorias que estão sendo feitas em relação à performance do jogo, então se quiserem maiores detalhes, só irem lá.

Resumo: boa parte dos problemas foram resolvidos, uma nova funcionalidade está chegando que vai melhorar o FPS nas lutas de equipe e estamos desenvolvendo uma forma melhor de identificar o que está causando os problemas, para fazermos as correções mais rápido.

Além disso, o Invocador brasileiro @iSupreme entrou em contato com o nosso suporte e investiu um tempão para nos ajudar a encontrar e resolver um bug que estava prejudicando alguns jogadores (ele incluso), então um gigantesco GGWP pra você, iSupreme! =]

Cliente lento e bugado

Mês passado comentei que montamos um time focado em fazer melhorias no cliente e como, comentei, as mudanças ainda devem levar um tempo para aparecer então aqui ainda vamos ficar devendo. Espero poder trazer novidades na edição de outubro.

Resumão do mês:

Servidor - Tivemos um problema gravíssimo esse mês, mas foi um caso isolado que já solucionamos.

Conectividade - O problema no PTT prejudicou muitos no começo do mês, mas aparentemente voltamos à programação normal.

Saúde do Jogo - Melhoramos no quesito FPS, mas ainda estamos devendo nas melhorias do cliente.

Então por esse mês é isso, galera! Se vocês querem que a série continue, deixa seu comentário pra gente saber o que vocês estão achando e sobre o que vocês gostariam que eu falasse.

Valeu!

Tags (1)
143 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Fico muito feliz quando a Riot nos dá esse tipo de feedback sobre a qualidade do jogo, espero que continuem assim. Nós jogadores nos sentimos meio de lado quando não há essa comunicação, ainda mais quando há problemas como os descritos no post. Obrigado pelo Feedback @Valarin!!
Highlighted

Cara eu tbem passo pelos mesmos problemas, aqui em casa jogo com esposa e filhos e os mesmos problemas seguem com eles, achava q era meu pc pois n é um setup starter ( basicão 8gb ram e i3 ).

O client da umas travadinhas mesmo no modo de config baixa, más o pior bug q acho é o de atualização q reinicia o servidor e fica atualizando d 5-10 min 2x seguidas uma atualizaçao de 3-10 mb sendo q munha internet é de 40mb com download d 4mbps ( o que no maximo deveria demorar 3 min p atualizar demora de 5-10 min e torna a carregar novamente quando efetuo loguin).
Highlighted
Tropa
Tropa

Isso ai riot!
Trabalhem nesse client ele está precisando de uma ajudinha msm.
Não deixe essa série morrer.

O q aconteceu c ggwp? Eu adorava ggwp mais sumiu 😞
Highlighted

Queremos que a série continue sim, é sempre bom está informado sobre os problemas frequentes que nos assolam. Além disso, relato tmb o bug que muita gente está sofrendo (inclusive eu), na tela de carregamento fica geral em 100%, porém o jogo não é iniciado, isso atrapalha de mais o jogador, pois além de não jogar ainda os demais dão remake fazendo vc perder pdls ou levar derrota instantânea caso esteja na md3/md5...
Highlighted
Tropa
Tropa

Às vezes na seleção de campeões da um bug na hora de banir, no qual quando você vai banir um campeão ele simplesmente não é selecionado.

Tem um Drop de FPS que ocorre aos 30-40 segundos, não sei exatamente mas ocorre no começo, que faz o FPS cair de 130 pra 1, e já perguntei a várias outras pessoas e ocorre isso com elas também.

Tem a velha questão da aba de espólios que não aparece nada e você tem que mudar de aba e voltar e tambem, nela ainda, tem vez que se habilita algo e tem que relogar pro jogo reconhecer o que foi feito.

Tem um bug que ocorre quando se compra um campeão e então quando abre uma cápsula depois disso
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

eu ja não sei o que fazer... meu lol so fica dando erro de conexão sendo que minha net esta super boa, toda vez que entro na fila ela anda passa os numeros certos ai depois o chat desconecta e depois a fila e cancelada e fala que eu recusei.. e ainda por cima falaram 'você esta recusando partidas demais em Sequência podera levar punição por isso' poxa bora melhorar isso ai, ficaria grata

- bom dia 

:Champion74:

Highlighted

god game postagens

Highlighted

god
Highlighted

mano sevidor só vive bugado

Highlighted

O cliente mesmo na configuração leve é pesado. Eu jogava no notebook e sempre clicava na opção de banir "nenhum campeão" e esperava porque travava o botão de banir, e por isso levava rage e não conseguia banir qualquer outro champ que estivesse por exemplo no final ou na metade da lista (a minha sorte é que dá pra banir mesmo sem confirmar). Aconteceu esses dias mais frequentemente um erro ao "aceitar partidas", eu aceitava, esperava um tempo e sem nenhuma nova confirmação era tirado da fila de espera. Acredito que como o LOL tenha esse amplo campo de acessibilidade (pra quem não tem um pc gamer por exemplo poder jogar), acho que deva primeiro ser alinhado esse tipo de aspecto.
Highlighted

@Magicken@  escreveu:
Continue, gosto de ler essas coisas!

Tem algumas coisas que nunca foram concertados, e existe a muuuuito tempo:

Sobre o cliente, existe um bug que nunca foi concertado desde que o cliente foi lançado. Quando você confirma a partida, não sei o que acontece, o jogo e tende que você não aceitou. Isso tá acontecendo com mais frequência nesses últimos patchs.

Com frequência quando você está procurando partida, o botão de cancelar pareamento não funciona de jeito nenhum.

Às vezes a aba espólios não carrega, precisando clicar em outra aba e voltar a ele para que funcione.

Quando eu deixo o cliente aberto enquanto eu jogo outro jogo em tela cheia, acontece que o cliente se torna um quadradinho minúsculo no canto da tela. Só é possível fechar com o gerenciador de tarefas.

Às vezes os emotes não aparecem durante a partida.

Em jogo, se ativar a opção de espelhar o placar, o mesmo fica totalmente bugado. KDA e jogadores sobrepondo um ao outro.

Resumiu bem os problemas que venho tendo com o cliente, UP!

Highlighted

Porque só meu bug splat não é resolvido af
Perdendo pdl por causa desse bug
Highlighted

comprei o passe do mundial e nao estou recebendo missoes alguem ajuda ?
Highlighted

As melhorias realmente apareceram, como ele falou quando o servidor veio para o Brasil o FPS melhorou muito e sobre as outras coisa que ele citou foi mais correções de BUG, as melhorias de FPS eu acredito que foi pouco e deve ser sentindo mais em computadores mais "antigos" e redes com baixa potêcia. 

Highlighted
Tropa
Tropa

desbugo o krl, n cosigo nem entra no jogo, so dps dos 5,10 minutos ae vcs ainda tem coragem de me dar leave buster,se vc pesquisasse jogos leves,o lol aparecia, mas agr nem fodendo so fica colocando skin,croma,mapa novo,evento mas n arruma a poha do lol so muda o visual em vez de mudar o jogo em si,pqp n consigo mais joga essa merda de jogo ta mais de 16g pra passa pro pendrive,antes ocupava 4 a 6g agr n consigo nem joga nem passa pro pen quando passa tem arquivo faltando q sabe eu qero q vcs falem ae aprendao a faze um jogo q presta em vez de muda so o visual!!!!!!!!!

Highlighted

Simplesmente não consigo mais jogar pq o cliente é super pesado e não consigo banir nem pickar champions, acho que é o fim de league pra mim
Highlighted

Opa...

Highlighted

E o bug do alcance do E da Syndra que tava empurrando as esferas mesmo fora da área da habilidade?
Highlighted

@HiZenon@  escreveu:

Nossa Graças a Deus não aguentava mais perde partidas ganhas por conta dessas instabilidades, jogo a 30 ms e derrente ia pra 400~800 ms era complicado

ixi, entao sinto-lhe dizer mas vc vai continuar com lag, desde q eles começaram a mexer nisso olha como esta aqui

sao prints de dias separados, o ping esta em 120 ou 57 so q a sensaçao é de uns 500. nao bota muita fe pq a riot nao vai resolver e todo mundo ja sabe q quanto mais a riot mexe pior fica.
raramente eu tenho problemas com ping mas quando a riot aparece com algo "revolucionario" ja era, cai tudo, ping horrivel, quedas, etc, é sempre assim...

Highlighted

Meu lol ta com um problema q meu ms ta nos 10/13 e o jogo fica cm muito delay e  tbm hj to desdas 20hrs tentando jogar e n consigo pois o cliente esta cm mt delay:champion16: