E aê, meus consagrados!
Valarin na área novamente para falarmos sobre como anda o nosso servidor neste mês de setembro. Antes de mais nada, gostaria de agradecer todo mundo que comentou na edição passada, pois foi de grande ajuda para identificarmos e corrigirmos uma série de problemas.
Disclaimer habitual:
Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.
Bora lá para o que aconteceu em setembro:
Servidor
Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.
No dia 9 de setembro, a plataforma do jogo teve um problema de alimentação de energia elétrica - o que não deveria ser nada demais, já que temos alimentação secundária que assume quando isso acontece, mas por algum motivo os servidores não “puxaram” a eletricidade da segunda fonte, o que impediu os jogadores em toda a América Latina de logarem no jogo.
O problema durou cerca de 3 horas, o que é um tempo muito longo de indisponibilidade - já que, além de restabelecer a energia, precisamos reiniciar o servidor de jogo (que fica em outro lugar e não foi afetado) para garantir que tudo estava funcionando nos conformes. Por isso quem já estava no meio de uma partida não viu que tinha acontecido nada até a partida terminar e a tela de pós-partida não aparecer.
Devido ao problema, aproveitamos para fazer uma verificação de alimentação de energia secundária nos servidores do mundo todo para garantir que isso não ocorra novamente.
Além disso, os servidores andam muito bem, principalmente os servidores de jogo.
Conectividade
Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).
Esse mês eu diria que conectividade foi o que mais afetou os jogadores brasileiros (não só o League, mas uma série de outros serviços de internet). Dias 7, 11, 12 e 13 de setembro publicamos nos nossos canais que um problema no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) estava afetando League e queria aproveitar pra explicar para vocês o que é o bendito PTT:
Pense na internet como um emaranhado de várias redes. Como se você estivesse pegando a rede da sua casa, juntado com a do seu vizinho, que junta com a da casa dos pais dele, que juntam com a sua rede de novo. A internet não é nada mais, nada menos que um emaranhado de cabos da Operadora A que se juntam com a Operadora B, C, D e assim em diante. Só que para efetivamente juntar essas redes, existe o PTT. O PTT é literalmente um lugar onde existe um grande roteador que a Operadora A, B e C plugam os cabos de redes delas e tudo se junta.
Nós da Riot Games entendemos que nem sempre as operadoras conseguem entregar a melhor experiência de internet possível para jogar e por isso criamos o Riot Direct (link infelizmente disponível somente em inglês. Estou trabalhando para que tenhamos as legendas dele português em breve). Riot Direct é como se fosse a “operadora de internet da Riot Games” onde temos a nossa rede própria e conseguimos garantir uma qualidade ótima de conexão para jogar League. Desde que implementamos o Riot Direct no Brasil, a latência e perda de pacotes da base melhorou em mais de 60%, o que foi um marco para a gente. Pessoas que jogavam com ping maior que 100 ms, passaram a jogar com 40 ms.
Tá, mas... onde entra o PTT nisso tudo? Como temos a nossa própria infraestrutura de rede, precisamos do PTT para trazer a conexão da sua casa pra sua operadora e depois para a nossa rede o mais rápido possível para garantir que você tenha a melhor experiência de conexão possível. Quando alguma treta acontece no PTT, não conseguimos trazer vocês para a nossa rede e aí os problemas de conexão ocorrem (não só em League, mas qualquer outro serviço que invista nessa infraestrutura -- sites de vídeos, streams, bancos, etc. Você pode conferir a lista de empresas que estão no PTT aqui).
O maior PTT no Brasil, que é esse em que estamos, é administrado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que publicou esta nota reconhecendo que os problemas estavam constantes devido a uma incompatibilidade nos equipamentos deles após uma atualização feita e eles se comprometeram a resolver a situação o mais rápido possível.
Apesar de ter sido bem frequente no começo do mês, estamos há 14 dias sem nenhuma instabilidade no PTT e aparentemente o CGI.br conseguiu resolver em definitivo o problema deles, o que nos deixa contentes, pois assim vocês vão voltar a ter uma boa experiência de jogo como antigamente.
Saúde do Jogo
Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.
Mês passado falamos bastante de FPS e Cliente, então vamos direto pra esses dois pontos pra gente ver o que aconteceu.
FPS baixo e engasgadas
Na última segunda-feira, fiz essa publicação no Fórum com a mensagem do time de desenvolvimento sobre as melhorias que estão sendo feitas em relação à performance do jogo, então se quiserem maiores detalhes, só irem lá.
Resumo: boa parte dos problemas foram resolvidos, uma nova funcionalidade está chegando que vai melhorar o FPS nas lutas de equipe e estamos desenvolvendo uma forma melhor de identificar o que está causando os problemas, para fazermos as correções mais rápido.
Além disso, o Invocador brasileiro @iSupreme entrou em contato com o nosso suporte e investiu um tempão para nos ajudar a encontrar e resolver um bug que estava prejudicando alguns jogadores (ele incluso), então um gigantesco GGWP pra você, iSupreme! =]
Cliente lento e bugado
Mês passado comentei que montamos um time focado em fazer melhorias no cliente e como, comentei, as mudanças ainda devem levar um tempo para aparecer então aqui ainda vamos ficar devendo. Espero poder trazer novidades na edição de outubro.
***
Resumão do mês:
Servidor - Tivemos um problema gravíssimo esse mês, mas foi um caso isolado que já solucionamos.
Conectividade - O problema no PTT prejudicou muitos no começo do mês, mas aparentemente voltamos à programação normal.
Saúde do Jogo - Melhoramos no quesito FPS, mas ainda estamos devendo nas melhorias do cliente.
Então por esse mês é isso, galera! Se vocês querem que a série continue, deixa seu comentário pra gente saber o que vocês estão achando e sobre o que vocês gostariam que eu falasse.
Valeu!
Unica coisa que eu quero saber é quando vocês vão conserta esse bug da tela de loading porque agora nem entrar na partida eu consigo mais. Desde quinta-feira eu não jogo.
fala, meu delegado!
Encarecidamente venho por meio desta informalhes que meu lolzinho nao estava se conectando a partida mesmo com a internet normal. Nao teria problema em perder alguns dos meus pdls, mas levei leaverbuster o que é chato demais. Teria como me ajudar nessa questão?
Obrigado vfbhudfvsijcandf