cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Valarin
Aronguejo
Aronguejo

Debugando o Servidor - Janeiro/2019 - Primeiro do ano!

B181I3D

E aê, meus bons!

 

Ano começando, temporada começando, muita coisa acontecendo e muita coisa pra acontecer.

 

Assuntos desse mês:

 

  1. Lançamento conturbado do URF
  2. Ping da galera do Norte/Nordeste
  3. Queda de fps aos 10 min
  4. Cliente

 

Disclaimer:

 

Nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, de Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), de funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL, etc.

 

Bora lá para então:

 

  1. Lançamento do URF

O dia do lançamento do URF foi conturbado, com muita gente sofrendo latência altas nas partidas. Isso aconteceu pois alguns dos nossos links estavam operando com problema, e só fomos alertados quando obviamente uma grande quantidade de pessoas foi logando no final do dia para jogar.

 

Redistribuímos as conexões para não utilizarem essa rota, enquanto o problema era consertado, e a situação foi normalizada no dia seguinte.

 

Já havíamos planejado dobrar a quantidade de links que temos para evitar situações do tipo, porém os links novos entrariam somente em alguns meses, mas estamos trabalhando para adiantar isso e termos eles o quanto antes. Bom explicar que aumentar a quantidade de links não significa melhorar a latência, somente evita congestionamento em dias que muitas pessoas estão jogando (como grandes lançamentos de modos de jogo especiais ou basicamente os finais-de-semana) e principalmente quando, por situações não-planejadas, os links não estão operando conforme o esperado.  

 

       2. Aumento de ping no Norte/Nordeste

Tickets e posts no fórum têm aparecido, vindos  de jogadores no Norte/Nordeste reclamando que estão jogando com latência maior do que o normal nas últimas semanas.   De fato observamos que a latência média dessas regiões aumentou. A situação parece afetar jogadores clientes de certas operadoras específicas e não estão sendo causadas por qualquer problema do jogo, mas pela forma como estas operadoras estão traçando suas rotas até o nosso servidor.

 

Estamos trabalhando do nosso lado para encontrar uma maneira de reestabelecer a latência de vocês aos patamares anteriores, porém sugiro que, caso você esteja sendo afetado, procure sua operadora para entender o que pode estar acontecendo. E caso ainda esteja insatisfeito, lembre-se de usar a nossa ferramenta de Lag Report para descobrir qual operadora da sua cidade tem uma conexão melhor com os nossos servidores: https://lagreport.br.leagueoflegends.com.

 

        3. Queda de FPS aos 10 min

Alguns jogadores nos reportaram que o FPS do jogo cai repentinamente por volta dos 10 minutos de partida. A situação foi investigada, o problema encontrado (um conflito do nosso sistema de anti-cheat com alguns programas comumente instalados em muitas máquinas) e uma correção foi aplicada há uns dias atrás. 

 

       4. Cliente

“Conserta o cliente, Riot!”

 

Essa pequena mensagem tem aparecido com bastante frequência nas nossas últimas comunicações, e nós temos falado de melhorias do cliente há algum tempo aqui no Debugando o Servidor. O ponto é que nos últimos meses fizemos muitas melhorias no cliente e, mais do que nunca, parece que vocês estão insatisfeitos. Então vou trazer aqui uma informação:

PLx9hHN

 

Acima temos a quantidade de erros no cliente por país e selecionado ali em rosa temos em segundo lugar o Brasil atrás somente da China (quando se fala em números absolutos, é muito difícil ficar na frente da China em qualquer coisa dado o tamanho da população por lá). Os Clientes brasileiros travam muito mais que qualquer outro no mundo mesmo comparando com servidores muito maiores do que o nosso. Em terceiro lugar temos o Vietnã e dali em diante começam a aparecer as regiões com maior número de jogadores.

 

E por que logo Brasil e Vietnã se destacam? Performance dos computadores. São dois dos países onde é mais caro ter ou onde há menos acesso à compra de computadores de todos os países onde League é publicado. Uma parcela significativa da base de jogadores brasileira ainda joga em processadores de mais de 10 anos de idade. E bom, League foi lançado há 10 anos atrás e inevitavelmente o jogo evoluiu de lá pra cá, exigindo mais dos PCs que não seguram mais a bronca que seguravam lá no começo.

 

Damos extrema importância ao fato de League ser o mais acessível possível para todos, independente da grana que você tem para montar um PC, e nós do escritório brasileiro sempre trabalhamos com os engenheiros do jogo para garantir que isso fosse uma preocupação. Porém para evoluir o jogo é inevitável que certas tecnologias sejam defasadas (por exemplo, encerraremos o suporte ao Windows XP e Vista a partir de Maio).

 

Isso não quer dizer que pararemos de otimizar ou melhorar o cliente, mas gostaria de ser transparente e comunicar para vocês que há um limite de onde conseguiremos chegar.

 

***

 

O resumo é que tivemos algumas questões de conectividade externas e internas, mas foi um mês relativamente tranquilo com derrota impedida ligada no total por somente 90 minutos (30 minutos a mais que dezembro, mas 7 horas a menos que novembro).

 

Continuamos investindo pesado no servidor brasileiro, que é muito importante para a Riot Games no mundo e temos alguns projetos para esse ano para melhorar ainda mais a experiência de vocês em jogo, então espero trazer mais boas notícias para vocês ao longo deste ano.

 

Valeu!


Tags (1)
76 RESPOSTAS

Que bom que vcs explicarão o motivo,do (MS) do lol, mais pergunta:pq quando eu vou joga. Escolha Altenada eu boto Mid,Top e quando vou ver sou Sup ou Jg o que é isso ? :Champion102:

Que delicia jogar um jogo onde a empresa sempre tenta de verdade melhorar e nunca abandona o usuário.
Quem reclama da riot nunca jogou MMO antigamente.....

Excelente post!

Eu também estava com esse problema mas reinstalei o jogo e não aconteceu mais

Gosto de mais desse suporte e feedback que o pessoal da aqui, continue assim parabéns!
Natura Ekkos
Arauto
Arauto

"(um conflito do nosso sistema de anti-cheat com alguns programas comumente instalados em muitas máquinas)" isso poderia ser considera invasão de privacidade?

Natura Ekkos
Arauto
Arauto

Ótima postagem, obrigado pelo esclarecimento.

Guhzas
Tropa
Tropa

Questão de pc? Mano, só pode ser brincadeira. Vários Streamers que tem "super pc's" ficam reclamando que ta tudo bugado. Um bom exemplo é o Kami que fez um vídeo reclamando do atual estado do client.
Isso é uma desculpa nula. Eu tenho uma Rx 470 + Um intel i3 da 6 geração. Não é lá essas coisas, mas ta muito mais que necessário para rodar lol de uma forma tranquila e sem problemas. Não passo problema nenhum com outros jogos, somente com esse... Chega até a ser engraçado. Ironicamente falando, acho que o problema é meu pc mesmo, vocês estão certos....
MindoinOfc
Tropa
Tropa

Tendo em vista o cenário brasileiro, não existe a possibilidade de lançar um cliente “Lite” para computadores com baixa performance de processamento ?
Glaciator
Aronguejo
Aronguejo

Caralho cara, essa histórinha de "é o seu computador, não o client" ja deu no saco ja cara. Pqp, vou dar o exemplo do meu primo que joga do meu lado numa maquina básica,( com 2GB de processamento, 500 de memória, 2,2 Ghz, windows 7), o client dele roda lizo, sem problema nenhum, porem em game o cara joga com 14 fps, enquanto o meu ( 4gb de processamento, 500 de memória, 3,1 Ghz windows 10) o client é uma completa merda mas em game não tem uma performasse tão ruin, rodando com uma média de 30 fps, agora com ms variando em função de problemas com os servidores da riot. Essa desculpa não cola cara. O client ta bugado, arrumem e parem de dar desculpa!

Nessa última atualização percebi mudança nas bordas, ouro ,prata, etc
Teve realmente mudanças?

Top
ILovoEu
Tropa
Tropa

O problema realmente deve ser o PC, maioria dos streamers usa um I7 com placas xx70 pra cima e o problema é o pc lul.
Realmente eu acho que meu PC com I5 4460 + GTX 750TI e 8 de ram seja incapaz de rodar o cliente fluido, próxima semana comprarei um I9 e uma RTX 2080 pra ver se o cliente roda liso lul
HND Noa
Tropa
Tropa

Tive um problema recentemente onde caíram 7 jogadores em uma partida, e não voltaram, só ficou eu do meu time conectado (Soraka), perdemos o jogo, não foi derrota empedida e a riot não responde meu ticket, muito desapontado com esse sistema

Porque vc escolheu a opção mais comum no servidor, logo vc Fill mais vezes.

Não ta certo,o BRTT por exemplo usa um PC a manivela pra fazer lives de LoL.
Fortinite rodar em qualquer computador e LoL não....

TOME VERGONHA NA CARA RIOT!
TNT KiLicK
Tropa
Tropa

Estou aqui hoje para fazer uma reclamação referente a um problema que vários players também estão enfrentando . O servidor Brasileiro esta horrível , deprimente , toda partida estamos tendo problemas com o servidor e isto esta impactando diretamente no resultado das partidas ranqueadas , e este e um problema que vem crescendo nesta temporada 2019 de forma alarmante ! Vocês investem tanto em skins , campeões e na beleza do jogo que esquecem que a jogabilidade que e o fator mais importante no jogo !! Quanto mais tempo vai se passando a vontade de jogar LoL esta diminuindo por causa destes problemas do servidor e vocês não fazem nada para melhora-lo ! Peço por favor , tomem iniciativa e corrijam os problemas do servidor BRASILEIRO COM URGENCIA pois a situação esta muito PRECARIA !!!!! Espero que vocês leiam isto e resolvam o problema o mais rápido possível pois estão PERDENDO jogadores por causa disto !!!!
Jocca
Tropa
Tropa

Entendo que a performance de alguns PCs podem afetar o desempenho do client. Mas eu jogo com um Ryzen 5 1600, GTX 1060, 16GB de RAM 3000mhz, coloco o jogo num SSD, e ainda sim tenho varios problemas no client, drops absurdos de FPS durante o jogo, ja procurei ajuda do suporte e nada foi resolvido. É por isso que as reclamações continuam chegando, eu nem sei como vocês podem considerar que "melhoraram" o client e ao mesmo tempo reconhecer que as reclamações continuam crescendo. Tem aplicativos/jogos que exigem muito mais do que o client do LoL e rodam bem em muitos PCs. Pela desculpa de vocês o problema vai persistir por bastante tempo.

Obrigado por finalmente virem nos dar atenção! Mas tem uma coisa ai que eu discordo:
1- "Redistribuímos as conexões para não utilizarem essa rota, enquanto o problema era consertado, E A SITUAÇÃO FOI NORMALIZADA NO DIA SEGUINTE." Não foi resolvido no dia seguinte, porque esse lag ai permaneceu durante 3 dias NO MÍNIMO e não 1 dia só... e não, não era a minha internet e nem a internet de outras milhares de pessoas que se queixaram da mesma coisa.
2- O client apresenta muitos bugs SIM, eu jogo a 9 anos ( NA server 180 de ms ) esse jogo e desde que vocês mudaram o client do antigo pro novo, os bugs são aumentaram DRÁSTICAMENT. Conheço pessoas com computadores caríssimos e absurdamente atualizados que o client buga também, então né...

Também quero deixar claro que embora eu esteja sendo bem crítico e firme, eu gosto muito da Riot, não é a toa que eu jogo esse jogo a 9 anos. Só quero que vocês comecem a trabalhar mais a sério nessas questões, pois vocês são uma empresa GIGANTESCA e que tem muito player/potencial.
PMPlayer
Tropa
Tropa

Fico feliz em saber que temos uma staff ativa que se preocupa com eventuais problemas dos jogadores, parabéns!
Clotho Lachesis
Aronguejo
Aronguejo

Não importa se um computador mais potente roda League se ele é o único jogo que trava nos PCs mais fracos. Ou seja, o cliente é super bugado e travadão, não aproveita poder de processamento que o processador pode oferecer (também pra placa de vídeo), e mesmo verificando que o processador não fica nem perto do limite quando roda o cliente, o cliente ainda trava muito.
Uma simples verificação, baixando jogos mais pesados que League, é suficiente pra ver isso.
Todas as INTERFACES de jogos como, Overwatch, Paladins, Battlerite, Robocraft, Heroes Of The Storm, e ,pasmem, até mesmo Fortnite, rodam normalmente no meu computador enquanto que o cliente do League é absurdamente travado e bugado.
E eu tenho um Dual Core AMD Athlon 64 e uma Geforce GT 440.
Isso não faz o menor sentido, jogos tão pesados quanto ou até muito mais pesados rodam todos os menus e interfaces normalmente, não buga nada pra abrir menus, loja de itens nem nada, mas no League sempre buga e trava muito.
E outra, o mundo inteiro reclamou desse cliente quando ele veio, acontece que só os mais pobres que não puderam se conformar com a situação.

E um detalhe que tem me irritado muito é que o timer que faz a contagem na seleção de campeões é só um "executável a parte" dentro do computador, em vez de ser em tempo real com o servidor, abrindo brechas pra mais bugs que mostram o tempo errado dos segundos que faltam.