cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Desbugando o Servidor - Edição de Agosto

Ir para a solução

E aê, meus diplomatas!

Por aí me chamam de Valarin - e apesar de já ter alguns anos de Riot nas costas, recentemente assumi o papel de Live Producer do servidor brasileiro, o que significa que agora eu sou a pessoa que está sempre de olho nos problemas que estão acontecendo seja no servidor, seja na rede ou seja no jogo em si.

Durante muito tempo, a gente tem deixado vocês meio no escuro sobre o que tem acontecido no servidor e uma das coisas que queremos trazer para vocês é mais transparência - então queremos começar essa série de publicações mensais.

Só para deixar claro: nessa publicação NÃO VAMOS FALAR de balanceamento, Campeão quebrado (no sentido “forte demais” - se estiver quebrado de bug, aí a gente fala...), funcionalidades novas, toxicidade & comportamento, quem não tá recebendo skin, que Campeão deve ser atualizado ou sobre o universo de LoL.

Bora lá:

Servidor

Quando falo de servidor, me refiro a duas coisas: a plataforma, que é onde fazemos o login, onde estão históricos de partida, replays, missões, loja, etc.; e o servidor de jogo, que é onde os jogos propriamente acontecem.

Os servidores tanto de jogo como de plataforma tiveram um agosto bem tranquilo. Único problema que tivemos foi na madrugada do dia 28 de agosto quando um serviço de login deu uma engasgada e fez com que jogos falhassem ao iniciar (quando o contador de início chega em 0 e simplesmente o jogo não carrega, te jogando de volta pra tela de início do cliente). Como foi de madrugada e o problema durou somente 30 minutos, poucas pessoas foram impactadas.

Então, quando vocês xingam o servidor… bem… dessa vez ele definitivamente não é o culpado.

Conectividade

Quando falo de conectividade me refiro à infraestrutura de internet geral do Brasil, às redes das operadoras de telecomunicações e ao Riot Direct (a “operadora” da Riot que tem rede própria para melhorar a latência nos jogos).

Julho e agosto são marcos para o servidor brasileiro em conectividade, pois atingimos a marca de 80% dos jogadores jogando abaixo de 60 ms. Para você ter uma noção, isso coloca o Brasil no top 5 de melhor latência entre todos servidores da Riot.

Fato curioso: a Coreia do Sul é a top 1 com 99,5% dos jogadores nessa marca - porém, a Coreia do Sul tem mais ou menos a mesma extensão do estado de Santa Catarina, o que torna nossa marca um momento para celebrar, pois imagina os desafios de manter uma boa latência em um país com o tamanho do Brasil.

Infelizmente, nem tudo são flores: quando chamo o Riot Direct de operadora, o que eu quero dizer (entre outras coisas) é que temos presença de servidores nos pontos de troca de tráfego, ou PTT, onde a nossa rede é diretamente ligada à rede das operadoras de internet brasileiras. O PTT tem apresentado uma série de problemas e instabilidades desde julho, que tem gerado alguns picos de desconexão principalmente em usuários da Vivo e da Net. Esses problemas acontecerem em 4 ocasiões esse mês e duraram cerca de meia hora. É pouco quando você para para pensar em um mês todo, mas quando isso acontece em pleno final-de-semana… aí é bem ruim, né?

O PTT é administrado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, que na madrugada de 29 de agosto realizou uma manutenção nos servidores e esperamos que as instabilidades parem de acontecer.

“Ah, mas eu fui jogar outro jogo tal e tava normal. Só LoL estava com latência alta”.

Sim, isso acontece, pois nem todos os jogos investem em ter rede própria ou presença no PTT. Esse é um investimento que fazemos, pois ele abaixa e muito a latência de vocês (esse marco de latência que citei acima só foi possível por causa dele), então é uma pena que esses problemas tenha acontecido no último mês.

Saúde do Jogo

Em saúde do jogo eu falo sobre o cliente, sobre bugs, performance e mais tantas outras funcionalidades do jogo.

OK, direto ao ponto: é aqui que estamos feedando com vocês. Vou até separar em assuntos:

FPS baixo e engasgadas

Desde a Atualização 8.16, alguns jogadores têm encontrado problemas com FPS mais baixo que o normal, ou engasgos acontecendo em momentos nada oportunos (como teamfights) e ainda outros onde o jogo simplesmente congela.

Esses problemas estão ocorrendo devido a alguns bugs, por mais contra-intuitivo que isso soe, em novas funcionalidades que foram colocadas no jogo justamente para melhorar o FPS. Não é um problema que afeta todo mundo, mas obviamente não é nada bom para quem está sendo afetado.

Nós estamos fazendo uma força tarefa para resolver estes problemas o mais rápido possível, preferencialmente no patch 8.18, ou ainda antes (ontem já foram feitas algumas correções em relação ao congelamento, mas não posso afirmar que está 100% resolvido).

Cliente lento e bugado

O Brasil no passado foi responsável por atrasar o lançamento do novo cliente, pois não estávamos satisfeitos com a performance dele nos computadores dos nossos jogadores. Bastante tempo passou. Funcionalidades foram sendo acrescentadas, e o novo cliente foi ficando… lagado.

Nós não introduzimos bugs para trollar o seu Lolzinho. Os problemas são consequência dessas novas funcionalidades e atualizações que fazemos no cliente com o objetivo de melhorar o jogo e ainda assim achamos que valem o esforço. Mas nós não estamos ignorando os problemas.

Nós ouvimos a comunidade brasileira, e saibam que o feedback de vocês tem total impacto na identificação dos problemas. Inclusive montamos um novo time focado em identificar todos os problemas e começar a resolvê-lo, então pode levar algumas semanas até vermos os resultados, mas estamos confiantes de que vocês verão eles aparecendo.

Se eu fosse resumir o mês nos três assuntos:

Servidor - Tá voando. 10/10

Conectividade - Estamos melhor do que jamais estivemos, apesar de alguns problemas pontuais.

Saúde do Jogo - Aqui estamos feedando e não é pouco. Sabemos. Já estamos trabalhando para melhorar.

Por esse mês é isso. Espero que o post tenha ajudado vocês a entenderem melhor o que está por trás do nosso joguinho e o que está indo bem, assim como o que não está. Espero que essa seja a primeira publicação de muitas, então comenta aí e fala pra gente o que você achou.

Valeu!

Tags (1)
594 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Boa noite, Valarin. Ainda bem que você disse que o problema pode ser do servidor, porque eu não sabia mais como resolver as desconexões durante as partidas. Falaram que era perda de pacotes, mas é só no LOL mesmo que isso ocorre. Tô com esse problemas desde o patch 8.14 mais ou menos, depois, no 8.15 arrumaram, mas no seguinte já comecei a cair de novo. Agora, nessa ultima atualização alguns amigos meus também estão caindo e ficando afk durante as partidas, o que tira toda a graça do jogo ( principalmente no meio de teamfights feedando um :Champion69: ;-; ).
Espero que no 8.18 tudo volte ao normal, porque tá difícil a coisa.

Brigadão pelo post e bom trabalho pra você e pra equipe. Tomara que dê tudo certo ❤️

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo
Tem sido bem chato o bug da tela de carregamento. Já percebi que isso tem acontecido com muita gente por aqui, simplesmente congela e não entra na partida. Essa semana já tomei leave buster 2 vezes e sem culpa alguma. Nem tenho mais jogado ranked por conta desse problema, pra evitar perder pdl's. Poderia dar um parecer sobre esse problema? Estamos todos curiosos pra saber disso.
Highlighted
Tropa
Tropa

Pow, agora o botão de iniciar a fla de partida não ta indo AJUDAAAAAAA!!!

Highlighted
Tropa
Tropa

Obrigado Rito Gomes por finalmente mostrar que se importa com os playes...vlw RITAO:habilidades14:

Highlighted
Tropa
Tropa
Loguei somente para parabenizar vocês, é muito bom saber o que está acontecendo e saber se as coisas estão sendo corrigidas ou não.
Highlighted
Tropa
Tropa
Moro em Pernambuco no nordeste, e me deparei ultimamente com Ms muito alto sendo que uso um conexão boa (25 gb), porém é vivo =P ler esse poste me deixou bem menos incomodado, se bem que ouvi esses dias na internet que o nordeste é bem difícil de ser atendido rsrsr... mas to vendo que vocês querem concertar isso 😃
Highlighted
Valarin ,nao estou conseguindo startar nenhuma partida, poderia me informar como solucionar?
Highlighted
Tropa
Tropa
Quando vocês vão resolver arrumar o bug no modo COOP VS 1A, que só deixa um bot no top e o segundo bot do top fica afk, já reportei isso a mais de meses e até agora continua bugado.
Highlighted
Tropa
Tropa
coe mano, quero jogar, o launcher não ta inciando a fila, ajeita isso ai logo!
Highlighted
Tropa
Tropa

Ultimamente não tenho muito que reclamar do server BR, mas em especifico nesse dia 31/08/18 o game apresentou diversas falhas e travamento de partidas, isso acabou com a experiencia de diversos jogos para eu, meu time e o time adversário, e pelo que ouvi de outros players, foi geral, mas o maior problema é com quem perdeu pdl's nesse problema, se possivel que tente sempre avisar previamente sobre o defeito assim que ouvir os primeiros relatos já seria de ajuda na comunidade . 

Obrigado .

Highlighted
Tropa
Tropa

Ao inciar partida na tela de carregamento, os contadores do jogadores estão no máximo (pelo que eu saiba quando os contadores dos jogadores estão em 100%, o jogo deveria entrar) comigo é diferente os contadores estão em 100% mas não consigo entrar na partida, fico minutos esperando entrar, até q desisto, kito, e reconecto. Por favor espero que tenham entendido e estajam cientes desse bug

E queria saber se isso só acontece comigo, se é problemas com minha internet ou um bug do servidor 🙂

Highlighted

Pena que sou banida toda semana com fila de baixa prioridade por ficar presa na tela de carregamento. RS

Highlighted
Bom Dia gente, estou com um problema no meu lol, ao iniciar a partida não consigo clicar no meu minimapa e não consigo ver por ele se os campos da jungle estão vivos
Highlighted
Adorei as explicações!
Porém com elas fiquei triste. Na época do rag minha internet era Oi Velox e era a melhor pra tudo e a pior pro Rag.
Muitos anos se passaram, larguei o rag e começei o LoL, era GVT, virou Vivo e adivinha só, é a pior pro jogo. Vai ter má sorte assim no inferno, espero q isso seja recompensado um dia ganhando na mega sena kkkkkkk
Highlighted
Tropa
Tropa
Mano sacanagem o meu cliente ta atulizando 1,6G eu nao tenho uma internet boa uso so um mega so queria falar isso mesmo to triste isso vai ficar tipo uns 2 dias ;-;
Highlighted
Tropa
Tropa
Excelente iniciativa. Parabéns.
Highlighted
Tropa
Tropa
psé bugou dnv kqwkodqkwd
Highlighted
Acabei de entra na partida carrego Maia não entrou na partida arrumem esse bug pelo amor de Deus já fiquei afk umas 30 vezes por isso é está me prejudicando
Highlighted
Tropa
Tropa
De algumas atualizações para ca, o jogo simplesmente trava, na tela de carregamento e também na hora que começa a partida (em torno dos 2 minutos),e fica congelado aproximadamente por 30 segundos, mas o som continua funcionando. Eu ja atualizei os drivers, mas não mudou em nada.
Highlighted
Vamo q vamo