Olá, pessoal. Meu nome é Leandro e eu sou o líder do time de League of Legends da Riot no Brasil.
Hoje estou aqui pra gente conversar sobre o que está rolando em League e sobre o futuro do jogo.
Se você ainda não assistiu, te convido a começar pelo vídeo abaixo onde gravei um resumão da conversa:
League of Legends foi lançado em 2009 com a proposta de ser um jogo online e competitivo para jogar com os amigos — que fosse ao mesmo tempo profundo e divertido. Quase dez anos depois, o League se tornou o jogo de PC mais popular do mundo e tem mais de 100 milhões de jogadores ativos todos os meses.
Por isso, hoje a nossa visão é muito mais ambiciosa: queremos tornar o League um esporte global que dure gerações.
Vamos falar sobre o primeiro aspecto: o esporte. Ao falar de esporte, é natural pensar no cenário profissional. Um esporte pode ser uma profissão — mas também um hobby, uma atividade praticada em família, entre amigos, nas escolas e universidades, em torneios amadores e profissionais. Nós acreditamos que o League foi muito longe e ajudou a legitimar o estilo de vida gamer, mas ainda pode muito mais.
O segundo aspecto é o multi geracional. Desde o começo a gente acreditava que fazer um bom jogo era suficiente para fazê-lo crescer. Se o jogo é bom, amigos convidam amigos e o jogo cresce naturalmente. Isso funcionou durante muito tempo. Acontece que os jogadores que começaram a jogar League há dez anos amadureceram junto com o jogo. Portanto, para que o League dure por gerações é preciso apresentar o jogo para novos gamers.
Este é o motivo pelo qual vocês têm visto, por exemplo, ações da Riot com influenciadores que ainda não jogam League. Nós queremos convidar novos streamers e criadores de conteúdo para a nossa comunidade, para que eles possam apresentar o League para uma audiência nova. Novos jogadores não só vão fazer do League um jogo para várias gerações, mas também criam uma melhor experiência de jogo para quem já joga.
Também é importante entender que esta nova geração de jogadores vive um momento bem diferente. Além de League, hoje existem outros jogos incríveis no mercado. E nós ficamos felizes porque o mercado de games também cresceu muito no Brasil. Hoje existem muito mais jogadores, o que significa que existe espaço no mercado para vários jogos de sucesso, que a galera curte e reveza entre eles.
Considerando todo este contexto, temos muito orgulho de dizer que League of Legends nunca esteve tão bem. Desde que o League foi publicado no Brasil em 2012, o número de jogadores e a audiência do CBLOL só cresceu — e continua crescendo. Todo o nosso esforço atual é porque estamos nos antecipando e nos preparando para continuar seguindo a visão de tornar o League um esporte global que dure por gerações.
Um aspecto importante para o sucesso e longevidade de League é a evolução do jogo. Desde o início, League recebe atualizações de balanceamento, funcionalidades e conteúdo a cada duas semanas.
As mudanças sempre estiveram presentes, mas certamente foram maiores nos últimos tempos. Começamos atualizando os monstros da selva, cinco novos dragões diferentes e novas plantas em Summoners Rift. No início da temporada, apresentamos um sistema completamente novo de runas. Mais recentemente, fizemos mudanças no meta e no balanceamento, além de lançar novos campeões únicos — como o Pyke, um suporte assassino. E todas as mudanças têm o mesmo objetivo: fazer de League um jogo mais divertido e dinâmico, e menos previsível — para que cada partida seja única. De novo, para que o League dure por gerações, ele precisa mudar, oferecer novas experiências e novas maneiras de ter momentos épicos com seus amigos.
As mudanças são necessárias e vieram para ficar, mas sabemos que nem sempre acertamos. No início do ano, comunicamos a ideia de distribuir as novidades de League em várias atualizações, em vez de concentrá-las no início e no meio da temporada. Curiosamente, a ideia era diminuir o impacto das mudanças para os jogadores, mas o efeito foi contrário. Nós ouvimos vocês, e vamos voltar atrás na decisão.
É aprendendo que a gente evolui. Nós somos muito felizes e gratos pela maneira como a comunidade de League é apaixonada e engajada. O feedback de vocês é o que nos permite entender o que funciona e o que não funciona, e nos ajuda a tomar decisões melhores.
E mais do que nunca, precisamos deste feedback. Com vocês, a gente vai conseguir fazer boas mudanças, receber bem os novos jogadores, e levar o League para um futuro ainda mais incrível.
Deixem a sua opinião nos comentários, nós queremos muito ouvir de vocês.
Um abraço, e até mais.
Vou falar a verdade. LOL ta morrendo não é por causa de Meta, falta de investimento ou qualquer coisa do gênero, ta morrendo porque o jogo simplesmente é estressante. Fizeram de tudo pra deixar o jogo mais competitivo, mas não fazem nada ( aparetemente ) para punir jogadores. Alguns Jogadores fazem o que querem nas filas ranqueadas e nada acontece, falo isso pois eu mesmo ja me estressei e trolei partidas e nada aconteceu cmg ( prática que não faço mais ). Então a minha sugestão para deixar o jogo melhor, foquem em banir jogadores ( PERMANENTEMENTE ) só assim para deixar esse jogo menos estressante.
Só não achei legal vocês contratarem youtubers que não tem nada a ver com lol...isso foi mancada com os youtubers que dedicam o canal 100% no lol.... se vocês querem mais jogadores então ajude os youtubers q se dedicam ao jogo e não aos que não tem nada a ver!!!!minha opinião!
Então amigo , pra banir alguem permanentemente tem que ser um motivo mt bom, tipo racismo , homofobia , hack ou pessoas muito toxicas (Tipo o hastad kk) , mas eu concordo que deveriam dar punições maiores para trolls e feeders intencionais, pessoas que jogam mal nem precisa dar punição, até por que teria de banir metade do server se jogar mal fosse motivo de report ksksks
- Punições mais severas e imediatas a players ragers através de um "robô" que já em partida seja capaz de identificar o que está sendo digitado, sem precisar do feedback dos players após a partida.
- Implementação de um sistema que previna players "lagados" de entrarem em filas rankeadas. Algo que identifique ainda no lobby que o player está com ms alto e o alerte do perigo de jogar uma rankeada lagado pois assim estará atrapalhando seu time.
- Nerfar um pouco o dano do arauto e buffar um pouco as torres. Já to cansando de ganhar minha lane enquanto outras já estão na T3 e você mal pode reagir pra defender. (Ou pelo menos voltar com a "Flâmula de Comando" pois era o único jeito de ainda tentar segurar uma rota)
- Corrigir um bug na loja para suportes que ainda mostra poção de refil como item inicial sendo que comprando ela seria impossível comprar o item de gold para sup, já que agora ele custa 50g mais caro.
- Filas rankeadas que aproximem os jogadores com estatísticas pós partida parecidas e não necessariamente por elo. Exemplo: o Jg de um time é platina5 e tem média de 12 de farm por minuto, o do outro time é platina1 e tem média de 5 de farm por minuto. Nesse caso entende-se que apesar de o primeiro ser melhor mecanicamente ainda está num elo mais baixo. Então coloque ele contra um JG que tenha média de farm parecido. (Citei média de farm mas na realidade estou me referindo a players que sejam parecidos em todos dados estatísticos, pode parecer trabalhoso mas acho que isso nivelaria os níveis das partidas de verdade pois hoje em dia elo não quer dizer mais nada com a quantidade de "jobs" e contas compradas que vemos no server)
Acho que é só isso tudo. Obrigado
A vários problemas atualmente no LOL, vou citar dois que qualquer jogador atualmente reclama:
1º - Desbanlanceamento de campões e itens.
O desbalanceamento de campeões e itens pode acontecer em qualquer jogo, porém o LOL é um jogo antigo e que já deveria ter especialidade nesse assunto, atualmente a equipe de balanceamento da Riot vem fazendo várias mudanças no jogo com intervelos curtos, deixando os jogadores extremamente estressados e divididos, já que as mudanças não agradaram nenhum pouco boa parte da comunidade. Uma delas foi a diversidade que a Riot tentou implantar na BOT lane, fanzendo com que existisse outras opções além dos ADC´s, porém para fazer isso acontecer foi preciso deixar os dominadores dessa rota fracos, sendo eles os ADC´s, mas eles ficaram mais fracos do que a Riot desejava e simplesmente a maioria deles sumiram e se tornaram inviaveis em qualquer outra lane, assim fazendo com que lutadores e assassinos fizessem a festa, foram poucos os que conseguiram resistir, entretanto feizmente a Riot abriu os olhos e viu que fizeram "merda" e voltaram atrás. A outros erros de balanceamento que eu não vou citar aqui.
2º - Toxidade extrema e o sistema de report pouco eficiente comparados a de outros jogos concorrentes.
A toxidade no LOL é uma marca registrada, o que é algo péssimo para um jogo que tem anos de existencia. A toxidade **cogumelo do teemo** solta nas partidas, piadas racistas, homofobicas, machismo, a qualquer tipo de preconceito nos chats do LOL, isso tudo seria resolvido com um bom sistema de report, porém isso não acontece, o sistema de report é péssimo e todos sabemo disso, raramente a uma resposta efetiva e concreta sobre o jogador toxico que sofreu o report, geralmente é necessario nos jogadores madarmos tickets para termos certeza que deu certo. Ou seja, um sistema de report efetivo seria ótimo.
Com isso tudo definimos que uma empresa que tem um jogo ativo a praticamente 10 anos tem muito problema em resolver problemas "práticos" que qualquer outra empresa concorrente consegue resolver, então abra seus olhos Riot e realmente escute seus jogadores fieis, só assim você irá ter um caminho seguro a seguir.
@Raw Tomato@ escreveu:
@Noharris , dei dois exemplos de comportamento tóxico e nada foi respondido, assim como dezenas de outras postagens sobre o assunto neste mesmo tópico.
Segue mais um exemplo de como a própria playerbase lida com o sistema de report:
Como é possível se divertir num jogo com 2 a menos?
Um dizendo estar bêbado, e demonstrando claramente que não está nem ai pra isso.
Já outro (Poppy) também feedando intencionalmente, mandou apenas um "chupa uma pka", provavelmente por saber que a "análise" de chat é extremamente ineficiente.
E ai, qual é o futuro do LoL para esses jogadores?
Fala cara, sei que vai parecer óbvio, mas o que você pode e deve fazer é reportar esta galera.
Eu sei que os nossos sistemas de comportamento não são perfeitos, e nem sempre vão identificar uma falha de conduta para aplicar uma punição. Nestes casos peço a tua ajuda para abrir um ticket para o nosso time de suporte, e eles vão avaliar cada caso.
Comportamento tóxico vai diretamente contra o código do invocador, deve ser punido e não é aceitável em League.
A gente faz muita coisa para diminuir a toxicidade, e vamos continuar fazendo. Além de iniciativas diferentes como por exemplo o Acampamento Yordle, a nossa maior energia ainda está em fazer os sistemas de comportamento serem os mais efetivos possível.
Abraços.
@Requiem Aeternam@ escreveu:
Eu tenho um grande problema com toxicidade. Não alheia. Parte de mim.
Tudo o que eu queria era poder desativar o meu próprio chat pra não incomodar outros jogadores.
Algo como um modo "Ping Only", definido antes de jogar a partida e imutável durante.
É algo fácil de fazer e que ajudaria bastante pessoas que querem mudar e se tornar um jogador melhor, mas não conseguem controlar o impulso de falar abobrinha para os integrantes do time.
Fala @Requiem Aeternam, primeiro parabéns pelo auto-conhecimento e pela humildade em reconhecer o desafio. É o primeiro passo pra melhorar, e o que a galera tem mais dificuldade.
Existe uma solução simples, ao digitar no chat você pode clicar na barra no topo da caixa de chat e arrastá-la para fora da tela, tirando assim todas as mensagens da sua visão. Uma galera joga assim e funciona. Faz o teste.
Valeu e abraços.
@FaelziNBr@ escreveu:
Só não achei legal vocês contratarem youtubers que não tem nada a ver com lol...isso foi mancada com os youtubers que dedicam o canal 100% no lol.... se vocês querem mais jogadores então ajude os youtubers q se dedicam ao jogo e não aos que não tem nada a ver!!!!minha opinião!
Fala @FaelziNBr,
Uma coisa não precisa excluir a outra. A gente pode fazer projetos que novos influenciadores que ainda não jogam League, e dar um mega suporte pra galera que joga e cria conteúdo de League. E esse é o nosso plano.
Há dois anos nós temos a Academia de Piltover aqui no Brasil, um programa de relacionamento com criadores de conteúdo que dá um suporte super legal pra galera que curte e fala de League. O programa está para receber várias atualizações e ficar ainda mais legal em breve.
Abraços!
bom, vcs deveriam criar um normal game onde quem nunca jogou lol enfrenta quem nunca jogou lol, um 5x5 para novatos, em vez de iludir os coitados jogando contra bot, ai derrepente eles entram num normal game e são estuprados, chingados e reportados e não voltam nunca mais, ai quem se destacar nesse normal game entre novatões é convidado para os normal games onde já aparece gente com elo, se a pessoa aceitar, bele, se não deixa ela(e) com a opção qd achar quer pode a pessoa vai...pq algumas pessoas só querem se divertir, então cria um inferninho, onde todos os iniciantes possam se enfrentar e se divertir sem nenhum sabichão por perto . Os melhores vão ganhando convites para sair do inferninho ai poder ir correr atras de elo se quiserem, se não foda-se deixa eles se divertirem se enfrentando em um verdadeiro bunda lê lê. Pq alguns gamers só querem se divertir.