Vamos lá:
1) Qual é o objetivo envolvendo o meta de adcarries? Quero dizer, na ânsia de tornar a top lane "relevante" no jogo, foram introduzidas alterações que tornaram a bot lane insuportável de jogar. Estímulo ao uso de tanks (Ornn), bruisers tankando muito dano e causando muito dano (Trundle, Garen), e nerf após nerf em Kalista, Aphelios e afins. Experiência aumentada nas rotas solo, nos abates solo, dano a torres e estruturas aumentado para campeões corpo a corpo, atiradores sendo explodidos por campeões de mecânica simplíssima, qual é o objetivo? É expulsar todos os adcarries do jogo?
2) Esse client vai continuar nos prejudicando por quanto tempo mais?
3) Qual o conceito de "relevância" para a Riot? No Mundial de 2019, o top laner da DWG, Nuguri, e o top laner da FPX, Khan, abusaram da runa cleptomancia (Vladimir, Jayce, Gangplank) e, por isso, a runa foi simplesmente excluída (excluída!) do jogo pela Riot. Um campeão como Ezreal, que não dá dano (fato) até os 20 minutos (quando fecha a Muramana) e é oprimido na bot lane por quase todos os adcarries, tem tido uma fase de rotas sofrível, dolorosa, incomodante. Por isso a pergunta. Qual é o conceito de "relevância"? O que é suficientemente impactante pra que a Riot simplesmente decida fazer alguma alteração? É razoável matar um campeão divertido de jogar porque dois jogadores do competitivo estão abusando de um recurso que foi designado quase que especialmente pra esse campeão?
4) Qual a necessidade de fortalecer tanto as rotas solo? Aqui, no Brasil, nós temos um exemplo bastante substancial e que precede essas mudanças irracionais. O Flamengo eSports, jogando pro brTT, chegou à final do 1o split do CBLoL 2019 e não foi campeão. No 2o split do CBLoL 2019, o Flamengo eSports passou a jogar pro top laner Robo e pro mid laner Goku, deixando a bot lane um pouco isolada. Na série final, o top laner Robo carregou os jogos 4 e 5 praticamente sozinho, jogando de Irelia, oprimindo campeões como Aatrox (que já foi assassinado pelo sistema de balanceamento) e Camille na top lane.
5) Existe alguma atenção, ainda que superficial, aos dados de cada liga em cada parte do mundo? Quero dizer, é certo dizer que o competitivo não é o único termômetro pra equipe de balanceamento da Riot? Segundo o website LeagueOfGraphics, no Brasil, Ouro, Prata e Bronze são 80% do total de jogadores nas filas ranqueadas. Challenger e Mestre são 0,057%. Ainda no Brasil, esses são os 10 melhores jogadores das filas ranqueadas, do primeiro até o décimo: KBM Wiz (jungler); Korea Slayer (jungler); ES fan (top laner); Kitty Island (top laner/jungler); Try Hard 2Week (adcarry); im a banana (top laner) scuro1 (suporte); Clair de Lune (adcarry); Jimbo Hawkings (mid laner); e joojos (suporte). São, portanto, 3 junglers, 1 mid laner, 3 top laners, 2 suportes e 2 adcarries. Esses dados são avaliados pra que a Riot decida fortalecer a top lane ou a jungle? Pergunto porque não me parece. Nem um pouco.
6) Qual é o futuro de campeões como Senna, Aphelios, Akali, Kalista, Kai'sa, Xayah e Sylas? Continuarão sofrendo nerfs pesados ou buffs insignificantes até que se tornem novos Aatrox?
7) Qual é o planejamento da Riot para melhorar o balanceamento das filas ranqueadas? A alteração envolvendo os premades foi irrelevante, não é colocar um duo no time contrário ao que já tem um duo que vai equilibrar as coisas.
😎 Qual é o planejamento da Riot para resolver o problema de rage, quiting e AFK? Ultimamente, jogadores têm ficado AFK na base, andando de um lado pro outro. Vão permanecer aplicando restrições antes das partidas (que não fazem diferença nenhuma; o cara joga 5 ARAM e volta sem punição) ou vão tratar do problema definitivamente, punindo exemplarmente esses jogadores?
9) Existe algum projeto de rework visual para campeões antigos cujos splashs são tão antiquados que não se adaptam mais às belezas visuais atuais do jogo? Refiro-me a campeões de kit e aparência arcaicos como Caitlyn, Volibear, Nasus, Teemo, Rammus, Twitch (precisa de buffs COM URGÊNCIA), Nunu e Willump, Singed, Dr. Mundo e afins. Não estou dizendo que os campeões são ruins (exceto Twitch, Teemo e Nasus, que são muito ruins), mas são campeões com kit e aparência tão antigos e tão arcaicos que destoam da meta atual.
10) É possível que a Riot crie um ambiente em que os adcarries possam conviver com os tanks? Ou seremos constantemente oprimidos por campeões que tankam dano demais e nos explodem com um combo de duas habilidades?
Existe um pouco de frustração, mas também há um pouco de dúvida real.