cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gaushow20
Moderação
Moderação

A Criação do Ascent

Ascent_InArticle_Image_1.jpg

Quanto tempo demora para produzir um game? Essa pergunta pode ter diversas respostas. É comum ver casos de produtoras que demoraram 10 anos ou mais para desenvolver um jogo. Mas também é comum observar lançamentos anuais. Mas e o VALORANT? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o processo de criação do Ascent.

Podemos dizer que o VALORANT nasceu no mapa Ascent. Além de ser um dos primeiros mapas que foram desenvolvidos, diversas mecânicas do game foram testadas no próprio Ascent antes do lançamento. Curiosamente, o mapa não estava presente na versão Beta.

Hoje você sabe que o Ascent é um mapa com diversas áreas abertas, caracterizado pelo seu pátio central, mas tudo isso começou no processo chamado Incubação. Nessa fase, os desenvolvedores criam plantas inteiras e estabelecem os objetivos da criação, ou seja, a experiência visual que será oferecida aos players. Então na próxima vez que você morrer no pátio do Ascent e ficar com vontade de quebrar o mouse, aprecie a vista e saiba que cada detalhe foi pensado para você ter uma experiência visual única. 

Se a ideia apresentada for legal ao ponto de fazer a equipe pensar ‘É ISSO!’, começa o processo da Caixa Cinza. Nessa fase o tempo é relativo, igual você tentando acabar a faculdade, o processo pode levar alguns meses ou muitos anos. No Ascent foram necessários quase 3 anos. Os processos envolvem a criação do modelo em um motor gráfico, assim é possível testar o campo de visão, as mecânicas, a distância dos confrontos e por aí vai. Quando a equipe olha e pensa (de novo) ‘É ISSO!’, a fase da Caixa Cinza chega ao fim.

Algo termina, Algo começa. E no caso do Ascent, começou a fase da Consolidação. Ao longo de dois meses a equipe de desenvolvimento faz todos os tipos de perguntas possíveis que possam estar pendentes sobre o projeto. Um dos principais objetivos é entender como a arte do projeto pode melhorar a sua experiência no game. Basicamente a Riot tinha a ideia de colocar um pedaço da Itália flutuando no ar. Na Consolidação, surgiu a ideia de colocar a torre central.

Ascent_InArticle_Image_3.jpg

Enquanto isso, a Produção de Arte está acontecendo. Os artistas utilizam as ideias propostas na Consolidação e trabalham para colocar em prática. Para o Ascent, a Riot optou por construir um mapa que fosse uma zona de mecânica de jogo limpa. Basicamente os detalhes estão abaixo de 30 centímetros ou acima de 2,75 metros, assim a área entre os detalhes - a Zona Limpa, é um espaço ótimo para o combate. A ideia era destacar a silhueta dos agentes. Tudo isso pode levou 6 meses!

clean_zone_por-BR.jpg

‘Agora eu já posso jogar?’ NÃO! Ainda falta o processo de estudar o mapa, colocar detalhes que servem como orientações e outros detalhes que afetam a gameplay. Geralmente essa fase demora um ano, mas no Ascent foram 5 anos. O mapa estava sendo desenvolvido junto ao VALORANT, então o processo levou mais tempo. 

O Ascent foi desenvolvido para criar uma experiência tática de três rotas, além de permitir que os players pudessem se locomover através do uso de portas mecânicas.

valorant-map-ascent-centre.png

 

Gostou de conhecer mais sobre a criação do Ascent? Então você não pode perder as curiosidades sobre o local que inspirou o mapa! 

 

Fonte: CHRIS “DANGER BOY” CARNEY & SALVATORE “VOLCANO” GARROZZO

2 RESPOSTAS
Y2K Matrix
Moderação
Moderação

Mandou muito, Gau!! Ascent não era um dos mapas que eu gostava mas passei a achar ele bem massaaaaa. Ainda mais depois desse texto, vou dar mais valor pro pátio e sua bela vista ❤️ ❤️ ❤️

Drogon Draco
Moderação
Moderação

Melhor mapa do jogo. Quem concorda, respira.