Quanto tempo demora para produzir um game? Essa pergunta pode ter diversas respostas. É comum ver casos de produtoras que demoraram 10 anos ou mais para desenvolver um jogo. Mas também é comum observar lançamentos anuais. Mas e o VALORANT? Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o processo de criação do Ascent.
Podemos dizer que o VALORANT nasceu no mapa Ascent. Além de ser um dos primeiros mapas que foram desenvolvidos, diversas mecânicas do game foram testadas no próprio Ascent antes do lançamento. Curiosamente, o mapa não estava presente na versão Beta.
Hoje você sabe que o Ascent é um mapa com diversas áreas abertas, caracterizado pelo seu pátio central, mas tudo isso começou no processo chamado Incubação. Nessa fase, os desenvolvedores criam plantas inteiras e estabelecem os objetivos da criação, ou seja, a experiência visual que será oferecida aos players. Então na próxima vez que você morrer no pátio do Ascent e ficar com vontade de quebrar o mouse, aprecie a vista e saiba que cada detalhe foi pensado para você ter uma experiência visual única.
Se a ideia apresentada for legal ao ponto de fazer a equipe pensar ‘É ISSO!’, começa o processo da Caixa Cinza. Nessa fase o tempo é relativo, igual você tentando acabar a faculdade, o processo pode levar alguns meses ou muitos anos. No Ascent foram necessários quase 3 anos. Os processos envolvem a criação do modelo em um motor gráfico, assim é possível testar o campo de visão, as mecânicas, a distância dos confrontos e por aí vai. Quando a equipe olha e pensa (de novo) ‘É ISSO!’, a fase da Caixa Cinza chega ao fim.
Algo termina, Algo começa. E no caso do Ascent, começou a fase da Consolidação. Ao longo de dois meses a equipe de desenvolvimento faz todos os tipos de perguntas possíveis que possam estar pendentes sobre o projeto. Um dos principais objetivos é entender como a arte do projeto pode melhorar a sua experiência no game. Basicamente a Riot tinha a ideia de colocar um pedaço da Itália flutuando no ar. Na Consolidação, surgiu a ideia de colocar a torre central.
Enquanto isso, a Produção de Arte está acontecendo. Os artistas utilizam as ideias propostas na Consolidação e trabalham para colocar em prática. Para o Ascent, a Riot optou por construir um mapa que fosse uma zona de mecânica de jogo limpa. Basicamente os detalhes estão abaixo de 30 centímetros ou acima de 2,75 metros, assim a área entre os detalhes - a Zona Limpa, é um espaço ótimo para o combate. A ideia era destacar a silhueta dos agentes. Tudo isso pode levou 6 meses!
‘Agora eu já posso jogar?’ NÃO! Ainda falta o processo de estudar o mapa, colocar detalhes que servem como orientações e outros detalhes que afetam a gameplay. Geralmente essa fase demora um ano, mas no Ascent foram 5 anos. O mapa estava sendo desenvolvido junto ao VALORANT, então o processo levou mais tempo.
O Ascent foi desenvolvido para criar uma experiência tática de três rotas, além de permitir que os players pudessem se locomover através do uso de portas mecânicas.
Gostou de conhecer mais sobre a criação do Ascent? Então você não pode perder as curiosidades sobre o local que inspirou o mapa!
Fonte: CHRIS “DANGER BOY” CARNEY & SALVATORE “VOLCANO” GARROZZO
Mandou muito, Gau!! Ascent não era um dos mapas que eu gostava mas passei a achar ele bem massaaaaa. Ainda mais depois desse texto, vou dar mais valor pro pátio e sua bela vista ❤️ ❤️ ❤️
Melhor mapa do jogo. Quem concorda, respira.