cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Emote da Sona - Críticas e Sugestões

Olá, amores. Com esse evento novo da Odisseia a Riot tentou dar um incentivo e "inclusão" dos criadores de conteúdo do LoL, permitindo que eles pudessem sortear um emote exclusivo e de graça para os seguidores. Até aí, não tem problema nenhum, aliás é ótimo para tentar dar um maior reconhecimento ao esforço deles. É óbvio que por ser a primeira vez que fizeram isso, encontramos diversos tipos de problema e eu vou tentar expô-los aqui para que a Riot possa melhorar em futuros eventos semelhantes.

O primeiro ponto e o mais crucial de todos. QUEM SÃO OS CRIADORES DE CONTEÚDO?

Sem sombra nenhuma de dúvidas esse foi o ponto em que a Riot mais pecou. Quem são os criadores de conteúdo? Não houve nenhum tópico oficial em que eles dessem uma lista com todos os que estavam participando e isso é muito prejudicial tanto paro os criadores quanto para os seguidores. Eu achei que apenas os donos de sites de notícias (como a Streamie) ou youtubers exclusivamente voltados para o LoL (como a Josi Gamer) é que iriam distribuir esses códigos. Porém, depois vi vários canais que não eram exclusivos do LoL distribuindo também. E até um perfil de uma cosplayer no instagram, que também não faz cosplays exclusivos do LoL. O problema não está neles não criarem conteúdo exclusivo do LoL, mas que eles não deram uma definição exata do que é um criador de conteúdo, quais eram os pré-requisitos e como nós poderíamos encontrá-los.  Isso dificulta MUITO para todos, porque torna os sorteios extremamente polarizados. Quem já é famoso vai ter MUITO MAIS PESSOAS duelando para conseguir o mesmo número de códigos, enquanto quem ainda é pequeno não vai ter muita divulgação e a disputa pelos códigos vai permanecer nichada apenas a um pequeno público.

Se vocês da Riot criassem um tópico oficial e fixado com todos os nomes e perfis dos criadores de conteúdo que estivessem distribuindo códigos:

• a competição seria mais homogênea (mesmo dependendo de sorte);

• distribuiria melhor o público;

• divulgaria melhor os pequenos criadores de conteúdo e eles ganhariam muito mais visibilidade;

• você poderia ESCOLHER quais foram os que mais te agradaram e seguir fielmente o trabalho dele, assim você acaba virando fã da pessoa e não fica ali apenas para ganhar um código;

Ou seja, é bom pra todo mundo.

Se vocês fizessem APENAS ISSO no próximo evento semelhante, já melhoraria em 100%, porém ainda tenho outras sugestões também.

MODOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CÓDIGO

Esse foi outra fator bastante problemático. Além de você não saber com clareza quem eram os criadores de conteúdo que estavam participando, você ainda tinha que lidar com o fato de que eles distribuíam o código da maneira que eles queriam, no horário que eles quisessem, sem levar nada dos seguidores em consideração. Fora que eles podiam ser twittados de manhã, de madrugada, sem nenhum intervalo padronizado de tempo. Pelo visto ninguém trabalha, nem estuda, nem nada. Os códigos que a Streamie soltava no twitter se tornavam inválidos em menos de 20 segundos, alguns já se tornavam inválidos com CINCO segundos. Isso só mostra a quantidade absurda de jogadores que estavam disputando pelo mesmo código, no mesmo lugar, porque não tinham conhecimento de outros criadores que eles poderiam tentar receber um código. Assim, você acabava se sentindo obrigado a ficar vendo as streams dessas pessoas para ver se tinha mais sorte em ganhar um código.

Além do fato de ser extremamente frustrante depender exclusivamente da SORTE para ganhar um conteúdo exclusivo do seu main. Alguns criadores de conteúdo menores foram muito legais em diversificar um pouco a distribuição de códigos, com concursos de desenho, quizzes com perguntas sobre a Sona, etc. Esse tipo de distribuição deveria ser incentivada, para que as pessoas pudessem tentar ganhar através do seu conhecimento ou habilidade. Tem tantas formas legais de você se engajar com seu público. Concursos de ScreenShot criativas, quais frases de campeões poderiam ser ditas no meio da batalha ou num encontro com sua/seu namorada(o), enfim, as possibilidades são infinitas. E isso também diverte um pouco o público, fazendo com que eles pelo menos riam um pouco mesmo se não ganharem um código.

PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM

Esse evento, pelo que pareceu, quis dar ênfase exclusiva aos criadores de conteúdo e os seus seguidores. O que não é ruim, de fato, porém a própria Riot também poderia distribuir alguns códigos aqui no fórum, mesmo que fossem só 10 ou 5, sei lá. Da mesma forma que eu citei anteriormente, com concursos de fanarts, fanfics, screenshots, etc.

E falando em Fanart... Por que nós artistas também não ganhamos o direito de distribuir códigos? Fazer artes pro LoL (pelo menos aqui no fórum BR) é um trabalho extremamente ingrato. Geralmente, os posts não têm muitas visualizações e você acaba sentindo que seu trabalho todo foi em vão. A maioria dos posts que têm muitos GGs são sugestões com artes zoadas (não no sentido de serem feias ou mal feitas, mas no sentido de o próprio criador não querer que aquilo seja levado a sério), coisas engraçadinhas que viralizam e acabam tomando muito mais atenção do que outras coisas que eram sérias e que a pessoa se empenhou de verdade para fazer, mas acabou não tendo nenhuma visibilidade.

Eu já perdi as contas de quantas ideias legais eu tive, mas acabei não fazendo porque eu sabia que se eu fizesse e postasse aqui ninguém daria atenção. E mesmo quando eu posto, acabo recebendo várias críticas (não críticas construtivas, mas ofensas mesmo). Eu e tantas pessoas temos esse trabalhão todo para criar artes e histórias sobre LoL, que não é nada fácil, e não merecemos ganhar nenhum emote por isso? Se os cosplayers também podem distribuir códigos, por que nós não podemos? Cosplay é arte, assim como criação de artes gráficas e histórias.

E antes que alguém venha dizer que esse tópico é um mimimi porque eu não ganhei o emote e fiz um textão para reclamar, EU GANHEI O EMOTE SIM. Inclusive no instagram de uma cosplayer. Inclusive o código já estava no stories dela há 40 minutos sem ninguém pegar. Para vocês verem a diferença, né? Um criador de conteúdo famoso tem o código usado em 5 segundos, enquanto alguém mais desconhecido demora quase 1 hora.

Enfim. Eu espero que todos tenham conseguido entender os pontos citados no tópico e que a Riot leve-os em consideração, porque eu acho que isso só tem a melhorar essa experiência de interação entre a Riot, os criadores de conteúdo e os seguidores/jogadores.

3 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Re: Emote da Sona - Críticas e Sugestões

Várias ideias legais 🙂

Up dos bródi
Highlighted
Acadêmico de Piltover
Acadêmico de Piltover

Cara, eu entendi o seu post, e eu entendo que poderia mesmo ser criado um tópico sobre isso, eu até pensei em criar um sobre os membros da academia, porém depois que eu soube que era mais além da academia, eu deixei pra lá, pois não seria um tópico oficial e nem mesmo seria um que contivesse todos os sorteadores.

Assim, eu reconheço que cada um teve a sua criatividade para distribuir, eu mesmo fiz uma live na twitch que o negocio bombou e muito, estou muito feliz com o resultado, até penso que em futuras situações a divulgação de onde conseguir deveria ser melhorada mesmo, mas isso vai de criador para criador né, eu fiz um topico dos meus aqui no forum, no face, no twitter e em vários grupos de wats.

Highlighted

@Arqueiro DKT@  escreveu:

Cara, eu entendi o seu post, e eu entendo que poderia mesmo ser criado um tópico sobre isso, eu até pensei em criar um sobre os membros da academia, porém depois que eu soube que era mais além da academia, eu deixei pra lá, pois não seria um tópico oficial e nem mesmo seria um que contivesse todos os sorteadores.

Assim, eu reconheço que cada um teve a sua criatividade para distribuir, eu mesmo fiz uma live na twitch que o negocio bombou e muito, estou muito feliz com o resultado, até penso que em futuras situações a divulgação de onde conseguir deveria ser melhorada mesmo, mas isso vai de criador para criador né, eu fiz um topico dos meus aqui no forum, no face, no twitter e em vários grupos de wats.

Então, por isso mesmo eu acho que seja válido num próximo evento desse tipo que exista um tópico concentrando o nome de todos os participantes. Mesmo que fique um tópico gigantesco, sabe por que?

Porque cada criador distribui da maneira que quiser. Se ele quiser postar todos os códigos de uma vez, ninguém pode impedir ele. Se ele quiser sortear tudo na stream, também não. Embora esses outros métodos sejam mais legais e divertidos, ninguém é obrigado a fazer algo que seja mais criativo, seja pelo motivo que for. "Ai, eu tenho preguiça de ler, não vou ficar criando concurso de fanfic". "Ai, eu não me acho com a capacidade de julgar desenhos dos outros, então não vou ficar criando concurso de fanart". Sem problemas. Porque isso poderia ser resolvido com a criação do tópico.

Se as pessoas têm conhecimento de quais são TODOS os criadores de conteúdo, elas têm a chance de conhecê-los melhor, saber como cada um é, como cada um gosta de distribuir as coisas, o modo como cada um trabalha e aí você acaba indo participar das coisas que mais são compatíveis com você. É muito chato você ter que acompanhar o trabalho de alguém que você não gosta só porque é a única pessoa que você conhece que está distribuindo códigos, enquanto existem vários outros distribuindo também porém você não conhece. Dessa forma você acaba ganhando apenas seguidores momentâneos, que estão lá só para pegar código e ir embora, ao invés de ganhar pessoas que realmente gostem do seu trabalho e te acompanhem independente de você estar fazendo sorteio de brindes ou não.

E como eu disse no tópico, os maiores prejudicados acabam sendo os pequenos criadores de conteúdo, porque eles não ganham o mesmo alcance e visibilidade que poderiam ter com uma divulgação da Riot, e acabam ficando muito nichados.