cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted

Lore de Valorant + Teorias

Bem vindo! Eu me chamo James, eu estive jogando com o Riot ID "Valorant" até que não aguentei mais as piadinhas com o nick, então se você lembra de alguém que tinha esse ID (e morria muito mas gosta de ser estratégico) talvez tenha sido eu.

Atualmente me encontro viciado em VALORANT então enquanto não estou jogando o game estou pensando sobre ele e faz bastante tempo que eu tô querendo ler um post assim como este que estou fazendo agora consolidando tudo e levantando hipóteses, mas como não tinham feito algo assim ainda eu vou tentar ser essa pessoa!
Me desejem sorte. É meu primeiro post assim 😄

Dentre as muitas coisas que amo no game uma das é a lore que eu tenho gasto um bom tempo observando in-game então quero compartilhar alguns dos meus insights com vocês. Inclusive a ideia de fazer esse post surgiu do meu comentário em um outro post semelhante aqui na comunidade e que me fez perceber que explorar essa lore é muito interessante e ainda tem muito a ser comentado, então agora é com vocês, comentem!

Algumas coisas podem estar erradas ou em desacordo com a lore oficial, mas juro que fiz de coração. Para tanto eu me baseei no muito no vídeo do canal Formato For Fun (FFF) que me ajudou a consolidar algumas hipóteses que eu tinha e que tem ótimas análises de lore e mesmo sendo focado em Magic tem conteúdos interessantes de outras coisas inclusive o LoLzin bem como na wiki VALORANT, ainda em inglês, mas que usei pra confirmar muitos pontos da minha teoria.

https://www.youtube.com/watch?v=bfIJkPUZkGQ

https://valorant.fandom.com/wiki/VALORANT_Wiki

No mais, torço para que gostem do que estou escrevendo. Vamos lá.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Tudo começa com a primeira luz (Essa eu descobri na wiki: First Light -- https://valorant.fandom.com/wiki/First_Light), um evento que nessa terra ficcional não muito distante da nossa fez surgir fontes de energia e de um material chamado radianita. O sufixo “ita” (“ite” em inglês) dá ideia de mineral o que leva a crer que ele pode ser extraído e processado como fonte de energia. Isso explica as caixas do material terem uma coloração forte, algo que remete a um urânio ficcional.

Esse evento misterioso (ainda pouco explorado na lore, aguardemos) fez surgir também indivíduos aprimorados são capazes de utilizar habilidades/poderes inatos (até então elementais) os Radiantes. Em jogo suas habilidades de alguma forma são compradas para serem usadas, mas não há qualquer explicação do porquê já que Jett, Sage e Phoenix parecem não precisar de nenhum material para ativá-las, diferente dos outros Agentes que usam tecnologia (derivada da pesquisa em radianita?).

Pode ser que eles comprem pequenas porções de radianita, já não sabemos como esse material se comporta e se ele é líquido ou sólido, vendido em cápsulas… (eu tô levando isso a sério demais ksksks desculpa ksksks)

Também temos muito presente em toda a arquitetura do jogo uma empresa chamada Kingdom que é responsável pela extração, estoque e uso desse mineral em todos os 4 mapas conhecidos: Haven, Bind, Split e Ascent, respectivamente Butão (sim, é um país!), Marrocos, Japão e Itália e que tem uma linha de skins dedicadas a ela que compartilham da estética high tech também presente completamente nas estruturas pertencentes a empresa.
(https://valorant.fandom.com/wiki/Maps e https://valorant.fandom.com/wiki/Kingdom)

Esses mapas são inspirados em locações e arquitetura do nosso mundo, fato que diferencia VALORANT do universo Runeterra já que as locações do jogo são baseadas no nosso mundo (mas com referências ao universo do LoLzinho), então vamos ter de esperar para ver como é o mapa mundi desse universo e se tem mais relações com Runeterra do que aronguejos kskskssk

A Kingdom parece estar no centro do conflito do jogo já que um time fica responsável pela defesa das locações (Defensores) e outro tenta atacar esses locais utilizando uma bomba spike (Atacantes). Essa empresa parece ser uma multinacional que detém essa tecnologia e sua presença massiva faz crer que seja única no mundo.

Sei que tem muita gente que não gosta de política, mas os humanos são seres sociais e todas as relações entre humanos são política… Juro não ser um chato mas é importante conjecturar sobre isso para entender VALORANT.
Juro, vai ser interessante.

Spoiler
E pensa comigo: Riot Games
Riot = Revolta
Não são jogos que falem sobre um mundo pacífico né
E onde há conflito, há política.
Superado isso… prossigamos!

Supondo que radianita é uma fonte incrível de energia isso explicaria o uso potente de habilidades entre os Agentes que não detêm habilidades inatas (e porque um grupo atacaria uma empresa). Uma única empresa controlando uma fonte energética poderosa (pensa na ult do Brimstone pra ter uma idéia) seria imensamente poderosa. É só olhar pra cima no mapa Split para entender o tamanho do poder (torre) da empresa. Imagine os usos industriais e militares dessa tecnologia! Não consegue?
Pense que a spike é feita pela Kingdom e o defusor da bomba também é.
E é uma bomba pequena…

As melhores referências a isso estão no mapa Bind, tanto no reator (Bombsite A) que tem um reator cuja reação é idêntica à explosão da spike (talvez gerando energia, que alimenta os portais de teleporte?), como no corredor do Laboratório (Bombsite B) que demonstra a implantação desses reatores e que eles geram as caixas do material.

No mapa Split os alvos de ambos os bombsites são pequenos reatores. Não viu? Quando estiver lá olhe para cima e não se deixe enganar pela base retangular: todas as estruturas da Kingdom são arquitetura high tech e se baseiam muito no triângulo como formato.

Em vários desses bombsites tem estruturas que indicam que há muito abaixo do chão.
Split Bombsite B, Haven B e C (olhem pro chão!).
Será que o Bomb B da Haven é um servidor?
Pra pensar mais sobre isso é só dar uma olhada na página da wiki sobre a Kingdom (https://valorant.fandom.com/wiki/Kingdom)

Agora vocês se perguntam: se o nome do game é VALORANT por que a companhia que está mais presente nos mapas é a Kingdom?

Agora eu vou tirar uma carta da manga e usar uma página da wiki, já que esse detalhe eu não tinha pensado:

Protocolo Valorant
(que inclusive é um card que eu usei como wallpaper de celular -- https://valorant.fandom.com/wiki/Valorant_Protocol)

(sim, se você lembrou da Marvel, Protocolo Vingadores e agora está pensando que a Kingdom tem alguma coisa a ver Industrias Stark, talvez perceba que esses temas não são tão novos assim)

Os Valorant são uma organização que recruta os Radiantes e outras pessoas que usam tecnologia radiante ( não é piada 😄 é sério ksksks) para atacar a Kingdom.

O jogo tem nesse momento 11 personagens que são Agentes:pessoas muito bem treinadas e armados de diversas origens (militares, cientistas e até criminosos) e nacionalidades que têm objetivos pessoais além dos objetivos do grupo. Alguns parecem já ter relação próxima antes do tempo atual do jogo e teoricamente os Agentes não têm um alinhamento específico já que eles são usados tanto do lado atacante como no defensor.

MAS alguns como o Brimstone (que tem até a logo da Kingdom na roupa) tem um visual que remete à estética da empresa (ex: Breach) e me fazem pensar se eles seriam uma milícia (leia-se: mercenários) da Kingdom e outros seguem um visual mais identitário com a sua cultura (Jett/Sage/Cypher).

No início eu achava que somente esses últimos eram os Valorant, os que não tem relação com a empresa e teriam se unido para atacá-la. Mas isso é só especulação minha e não parece que a Lore vai avançar nesse sentido, inclusive porque no tutorial é o Brimstone que “treina” os Valorants então não temos confirmação de quem pertence a qual grupo ou se essa divisão sequer existe.

Spoiler
Exceto a Sage.
O que ela mais fala é sobre ser Valorant (mas eu gosto dela viu :P)
Sem dúvidas ela deve ser a lider dos Valorants. Ou seria Valorantes?

E sim! O jogo é sobre um grupo de pessoas tentando destruir uma empresa malvadona.
Eu falei. O nome da empresa é Riot! Games 😉

Essa realidade não parece ser tão distante já que as locações e as armas são idênticas às que temos no mundo real. Eu diria que seria no máximo uns 10 anos no futuro.

E é aqui onde as coisas ficam interessantes (pra mim ksks) já que os mapas e sua arquitetura são o que mais conta a história do jogo.

No Haven e no Bind os atacantes começam num lado mais "natural" sem influência de uma modernidade trazida pela tecnologia, já os defensores começam do lado mais tecno, completamente ligado a Kingdom.
No Bind é possível ver construções semi destruídas, provavelmente pela implantação da usina de Radianita (um dilema bem comum hoje em dia no mundo real inclusive).
No Haven, nas costas do spawn dos Defensores tem uma caixa de radianita e uma enorme destruição terrafórmica que se reflete em partes do mapa que estão pegando fogo bicho! (DESCULPA mas não dá pra deixar essa passar kkkk)
E isso é visível também nos Bombs A e C da Haven em partes das construções. Especialmente sobre Haven me parece um acidente que serve para ilustrar bem o poder da radianita! (essa é cortesia do Canal Formato For Fun)

No mapa Split essa diferença entre os spawns não é tão grande, mas é possível notar que o spawn dos atacantes tem mais construções típicas do lugar enquanto o Bomb A e o spawn dos Defensores é bem mais urbano/moderno. É nesse mapa onde a logo da Kingdom é mais evidente. Há construções com essa logo por TODO o mapa. Além do enorme arranha-céu de vidro triangular (e existe uma semiótica por trás de todo o design do jogo, mas isso rende um post por si só) "pairando" sobre o mapa. Vale destacar que atacar o bomb A é destruir a estação de metrô.

E isso me faz lembrar um ponto, que pra mim é óbvio mas na verdade é o ponto chave do jogo (e no outro post a pessoa não tinha percebido😞 os atacantes (Valorants?) estão tentando destruir a Kingdom, um local por vez, então eles são os Terroristas (fazendo um laço com CS) e os defensores (CTs -- Counter Terrorists) estão tentando proteger as instalações da Kingdom: Reatores, depósitos de Radianita, Elevadores, Servidores (Bomb B da Haven)...
Me parece que a Kingdom explora esses locais de maneira predatória e os Valorant são uma organização tentando impedir a empresa.
SIM, isso é uma mensagem que eu enxergo na arquitetura do game.

E agora vem uma parte chata (mas passa rápido. Juro).

Spoiler

É bem provável que os VALORANTs seriam chamados de terroristas no mundo real. Por isso eles não tem a logo em nenhuma construção! Eles são uma organização “fantasma” e por isso sua logo é mais visível nos sprays.

Sim! É uma discussão polêmica e delicada. CALMA. Não vou fazê-la aqui nesse post 😉

Mas isso sem dúvidas puxa um diálogo sobre o que nós chamamos de terrorismo e sobre como ele pode ser um ato de defesa. E sim, eu sei que é uma discussão complexa. Não precisa soltar o hate em mim.

Só fica a dica: se isso te fez pensar mais sobre, leia! Pesquise o que e onde te parecer interessante. O intuito desse post não é estabelecer conclusões sobre isso. A gente faz isso num outro, que tal?

Agora que somos amigos de novo, vamos continuar?

No mapa Ascent não temos essas referências arquitetônicas tão fortes de Atacantes x Defensores; ou não tem mais porque destruíram…

De qualquer forma só temos um tipo de escritório ou centro de teleporte (talvez?) no meio do mapa. Que junto da cinemática “Duelistas -- Trailer de Lançamento” me faz concluir que:

1. Ascent é o resultado de um ataque dos VALORANTs! (#PrayForItalia #Brinks)
  2. Jett é uma Valorant e que estava portando uma bomba spike (eu suponho pelo que dá pra ver no vídeo) e foi ela que causou aquilo.
  3. Phoenix trabalha para a Kingdom. Eles tem esse exército pessoal para lidar com os ataques (isso também explica porque os defensores tem um defusor equipado por padrão).

E já é cânone que o mapa de treinamento (Range) é parte da explosão que criou Ascent, ambos são Itália.
E se a radianita é a energia chave para a tecnologia de teleporte, como funcionam os portais que temos entre os campos de treino?

Isso é tudo que temos \_o_/  o resto é só daqui pra frente.
Que venha o Episódio 2
No mais..

#SomosValorant

PS: se alguém quiser criar uma wiki de Valorant em PT-BR eu super apoio viu 😄
Eu queria muito que minha hipótese da Sage ser a líder desse movimento (VALORANT) e Brimstone ser o líder da milícia da Kingdom fosse real, mas parece que nessa eu errei feio.

1 RESPOSTA
Highlighted

Adorei o seu post cara, particularmente divido o interesse pela lore do jogo e acho super interessante e vc discorreu muito bem sobre vários pontos, inclusive levantou essa tese de "o que é terrorismo" kkkk muito bom. De qualquer forma, parabéns pelo post e sigo na torcida pra que a Sage seja a líder pq #SomosTodosSage 🙂