cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Goodboy Galio
Aronguejo
Aronguejo

Lua não-tão-sangrenta assim: O azul substitui o vermelho

Este é apenas um pequeno tópico para discutir alguns pontos dos efeitos visuais das skins Lua Sangrenta.

Vamos do princípio: tudo começou com uma temática sem muito compromisso, apenas uma linha de skins com temática e no teatro oriental para o Shen e para a Akali. Acontece que, naquela época, as skins tinham uma cor bem marcante: o escarlate(vermelho alaranjado) pálido que lembrava o sangue.

Algum tempo depois, surgiram novas skins Lua Sangrenta para Kalista, Thresh, Elise e Zilean, todos eles, com um pouco menos na Elise, exibiam o mesmo escarlate pálido nas roupas e VFX escarlates vibrantes.

Resultado de imagem para blood moon elise skills

Durante o lançamento da Elise, tiveram algumas reclamações nos fóruns, onde pediram para deixá-la mais "vermelha" e menos "rosa", resultando na tonalidade carmesim da campeã. As habilidades dela, apesar da predominância do carmesim e do azul claro, tinham ainda um grande enfoque nos tons avermelhados e rosa, não saindo da temática "Lua Sangrenta" (e ela é uma aranha, então, ela teria uma teia mais puxada para o azul e para o rosa...).

Seguimos com o lançamento de duas outras skins Lua Sangrenta: Yasuo e Kennen. O Kennen, na minha opinião, é uma das melhores skins Lua Sangrenta até hoje, capturando toda a essência da temática e a coloração.

Depois, vieram Diana, Talon, Twisted Fate e, por fim, o campeão que mudou a paleta de cores completamente: o Jhin.

Talon e Twisted Fate ainda tinham muito vermelho em suas habilidades. Diana já tinha um pouco de azul vibrante. Mas o Jhin, apesar de ter bastante vermelho (como na armadilha de lótus e nos quartos ataques), mas usou muito azul vivo na ultimate. Claro, os tiros da ultimate deveriam ser claros: mostrar qual tiro está "aprimorado" com o poder do número 4, e a temática de "Mago de Tinta da Lua Sangrenta" da skin também não interferiu muito nisso. Porém, a Lua Sangrenta se redefiniu muito com o azul dessa skin.

A divisora de rios: Assim que surgiram as skins do Jhin e da Diana, a cor azul impregnou na tonalidade mágica vermelha que conhecíamos antes. Evelynn Lua Sangrenta apareceu dividindo toda a comunidade do jogo. Além de ser considerada "mal-terminada" por parte do reddit dos main Evelynn, ela trouxe com ela um problema enorme para a linha de skins Lua Sangrenta: a permanência do azul. As cores das habilidades dela ainda tinham muito carmesim(entre o vermelho e o rosa), mas tinha também muito azul fora de contexto. Chifres azuis, espinhos azuis, tudo muito azul e sem necessidade. A temática deveria ter muito vermelho e pouca cor saindo desse eixo. Um dos meus melhores amigos é main Evelynn e disse que só comprou a skin porque era a main dele, senão, ele não teria interesse algum na skin. Ele, inclusive, joga muito mais com a Dançarina de Tango, que tem muito mais vermelho que uma skin cuja paleta de cores deveria lembrar o vermelho do sangue.

Com isso, tivemos o rework da amada Akali Lua Sangrenta. Uma das primeiras skins da temática e uma das mais amadas. Devo concordar que a Akali ficou milhares de vezes melhor que a Evelynn, principalmente no modelo e nas texturas, porém, ela ganhou algo da Evelynn que não era exatamente agradável: Azul.

Dessa vez, muito azul MESMO. A cor que mais aparece durante o jogo é o azul vibrante. Claro, ela tem partículas vermelhas no Q, no W, no E e no R, mas muitas dessas partículas são bem menos chamativas que o azul geral do círculo da passiva e do ataque aprimorado da passiva (que se repetem várias vezes) e da marca da shuriken azul no E.

A maior parte das skills da Akali são pouco chamativas comparadas com a passiva, que é simplesmente um enorme círculo azul no chão, que então passa para uma Kama azul girando. Não vejo sentido em mudar tão drasticamente a paleta de cores para uma cor que pouco tem sentido com sangue ou a temática inicial da Lua Sangrenta. Claro, a cor dá a sensação de sobrenatural, mas o escarlate padrão, o vermelho vivo e o carmesim são ótimos substitutos.

Este tópico aqui é apenas um apelo para que o Azul não se torne tão mais frequente nas novas skins Lua Sangrenta, afinal, acredito que uma skin que dá o que promete (o vermelho do sangue) venderia muito mais que uma skin com muita cor fora de contexto.

A maior parte das imagens foi tirada do Surrender at 20.

15 RESPOSTAS
Brave Bird
Lenda
Lenda

Cara, na minha opinião deveriam usar mais a cor prata do que azul... mas eu entendo a utilização de tons azuis nessas skins, pq o azul representa a cor real da lua (na verdade é prata, mas muitas vezes a Lua está visível em uma cor azul clarinha...), e o vermelho representa obviamente o próprio evento onde o tom vermelho se sobrepõe ao azul/prata da Lua...

Resumindo, é completamente aceitável a utilização dos tons azuis/pratas na skin.... se fossem cores como verde, amarelo, aí sim não teriam nada a ver com o tema e seria totalmente aceitável a reclamação.

Margulis
Tropa
Tropa

Também achei o azul sem sentido. Fiquei ansiosa quando soube que sairia a Evelynn Lua Sangrenta, pois ela combina muito com o tema, mas acabou que o azul deixou uma decepção na skin. Torci para que a da Akali pelo menos seguisse as antigas e nem isso. Agora a temática da Lua Sangrenta não passa mais aquele ar de dar medo, e com isso até as máscaras se foram.
Bakyura
Barão
Barão

A Riot é zuada, tava vendo o comercial do LoL e censuraram o sangue do R do Darius UAHSUHASUHASUHASUH, Sangue praq né?

Now We're Cookin'! :Champion91:
Eduardo1914
Arauto
Arauto

Eu não sei se você recorda mas em 31 de Janeiro desse ano de 2018 teve um eclipse total da super lua azul de sangue, certeza a Riot quis colocar nas skin desse ano esse tema com tonalidades azuis nas suas Skin da Lua sangrenta, mas o fato é que a lua não fica "azul" os cientistas colocaram esse termo ou nome pelo acontecimento de ter a 2ª lua cheia em um mês.  Esse fenómeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias. Mas tbm temos que lembrar que a empresa pensa nas pessoas com Daltonismo que ocorre geralmente não é uma deficiência total para enxergar determinada cor (por exemplo o vermelho) mas uma dificuldade de perceber os tons daquela cor (laranja, vermelho, vermelho escuro) o que faz com que a pessoa confunda uma cor com outra. No caso pode ser que eles não veja os limites das habilidade e por isso a variação de cor em uma skin.

Kira
Aronguejo
Aronguejo

Bom feedback. Pessoalmente, eu gosto do "degradê" entre vermelho e azul, acho que eles traduzem bem "violência" e "velocidade", dependendo da ordem das cores.

_
Clique no banner e conheça nosso canal!

@Bakyura@  escreveu:
A Riot é zuada, tava vendo o comercial do LoL e censuraram o sangue do R do Darius UAHSUHASUHASUHASUH, Sangue praq né?

o tenso é que, mesmo a temática sendo de sangue, só a cor vermelha que é necessária

o Kennen, por exemplo, joga shurikens e solta faíscas vermelhas, e faíscas não são exatamente sangue

@Eduardo1914@  escreveu:

Eu não sei se você recorda mas em 31 de Janeiro desse ano de 2018 teve um eclipse total da super lua azul de sangue, certeza a Riot quis colocar nas skin desse ano esse tema com tonalidades azuis nas suas Skin da Lua sangrenta, mas o fato é que a lua não fica "azul" os cientistas colocaram esse termo ou nome pelo acontecimento de ter a 2ª lua cheia em um mês.  Esse fenómeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias. Mas tbm temos que lembrar que a empresa pensa nas pessoas com Daltonismo que ocorre geralmente não é uma deficiência total para enxergar determinada cor (por exemplo o vermelho) mas uma dificuldade de perceber os tons daquela cor (laranja, vermelho, vermelho escuro) o que faz com que a pessoa confunda uma cor com outra. No caso pode ser que eles não veja os limites das habilidade e por isso a variação de cor em uma skin.

não consideraria muito fazer skins com esses limites para daltônicos já que o LoL tem o Modo Daltonismo

quanto à lua azul, eu não vejo motivos para colocar a temática aqui, já que é só uma segunda lua cheia, e não necessariamente tem azul nela, ao contrário da lua de sangue...

Bem, eu gosto dessas cores, e acredito que, desde o lançamento da skin Elise Lua Sangrenta, eles já "Pretendiam" oficializar as cores como Azul e Vermelho. E é uma ótima escolha, na minha opnião.
Como você mesmo disse, a princípio era inspirado em teatro oriental, e essa nova leva segue mais esse propósito. Por exemplo, um Tresh Lua Sangrenta tem efeitos puramente vermelho, não é algo que chama atenção e você fica "UAU QUE COISA LINDA!" pois é algo monocromático, não chama a atenção, e também não é vibrante, o que de longe, a combinação vermelho e azul faz muito bem: vibrar.

E outra coisa: se acha que a linha de Skins Lua Sangrenta tem que ser puramente vermelha? A linha de skins Estrela Negra não é apenas preto, e digo ainda que tem mais efeitos azul escuro/roxo do que preto em si. E ninguém reclama disso, pelo fato de que é uma combinação boa, que vibra na tela, de uma forma bem diferente de vermelho e azul, mas ainda sim, vibra.

E só pra consta, eu uso o "Vibrar" de "Vibrante", ou de algo como chama a atenção(só notei que usei assim no final).
NihilatyKat
Aronguejo
Aronguejo

Você esta louco, o azul da Akali Lua Sangrenta esta lindo! O que poderiam fazer de melhor, é tornar a fumaça em vapor de sangue ou algo assim!

Concordo.
E também concordo com a da Evelynn. Não terminada, feia, e o azul. Nos dedos até ficou legal, mas de resto... Apenas fiz igual seu amigo.

Pra mim a melhor tanto em slpash quanto ingame é a da Elise, mas também gosto da slpash da Diana. O azul deveria ser pouco e detalhado, nos pontos certos.
Enyalios
Arauto
Arauto

A escolha de paletas nesse caso tem a ver com a informação mecÂnica passada de forma rápida, de acordo com o contraste de cores, as usando como forma de distinção das partículas de habilidades das de textura do personagem, e dando referencia mais rápida e limpa do que está acontecendo dentro do "padrão temático/conceitual" base do campeão.
Tem certas decisões que eu entendo apesar de não gostar, nesse caso acho que quebra um pouco a homogeneidade e identidade visual da linha, mas entrega um referencial mecânico melhor, ficando "zero/zero". Só meus dois centavos, pois conheço gente que achou o contrário e outros concordaram.

@Enyalios@  escreveu:
A escolha de paletas nesse caso tem a ver com a informação mecÂnica passada de forma rápida, de acordo com o contraste de cores, as usando como forma de distinção das partículas de habilidades das de textura do personagem, e dando referencia mais rápida e limpa do que está acontecendo dentro do "padrão temático/conceitual" base do campeão.
Tem certas decisões que eu entendo apesar de não gostar, nesse caso acho que quebra um pouco a homogeneidade e identidade visual da linha, mas entrega um referencial mecânico melhor, ficando "zero/zero". Só meus dois centavos, pois conheço gente que achou o contrário e outros concordaram.

Perfeita resposta. É muito mais difícil de ler o que está acontecendo se tudo for homogêneo, se todas as cores se misturarem. Ainda mais um personagem da velocidade da Akali! Hahaha

Como disseram no tópico, acho que a intenção do uso do azul nesse caso não é o de complementar a temática com outro tipo de lua (azul e de sangue), mas sim de promover um contraste para ressaltar o vermelho. O uso do azul é muito mais eficaz do que várias tonalidades diferentes de vermelho. E isso já era bem intencional desde o Thresh, mesmo com a predominância quase total de vermelho, o azul ainda está lá (no R), bem discreto. Então foi apenas algo que eles foram aprimorando conforme as skins foram sendo lançadas.

Quanto à Evelynn, uma pena. A pior skin da linha, efeitos das habilidades feios, o W horrível, o recall bem porco, a skin em si ficou muito mal finalizada, com uma paleta de cores completamente discrepante do resto... A única explicação plausível que eu encontro é que eles ficaram com medo de fazer algo muito parecido com as fanarts e levarem um processo, ou fazerem algo apenas "inspirado" nas fanarts, usando apenas alguns elementos ao invés de todos para não ficar muito poluído visualmente e a comunidade achar que ela ficou inferior por causa disso. Então tentaram fazer algo que fugisse o máximo possível das fanarts e acabou que foi um tiro no pé.

@Baby SuiciDoll Também acho isso. Se a comunidade não tivesse produzido TANTAS fanarts maneiras, especialmente da EVELLYN, e a Riot aparentemente ter tentando fugir de referencia-las por conta de decisões de produção, teria sido um sucesso a skin.

Eu uso essa skin como exemplo do que voce falou: produto mal acabado, e pior, por decisões claramente tomadas pelo mecenas, e forçadas na execução dos artistas responsáveis. As idéias base de animação, escolhas de paleta e referenciais foram excelentes, mas nitidamente não ocorreu o devido desenvolvimento/ elaboração por conta, repito, de elementos fora do espectro artístico, pois énítida a qualidade das escolhas técnicas.

Mais ainda, a skin nova do Braum no PbE mostra claramente que a Riot aprendeu e ocorreu algo envolvendo:

1) contato com autor original da idéia, e tomar as devidas precauções profissionais (pagamento de direitos pelo trabalho, contratação ou algo assim)

2) maior liberdade artística com menor interferencia executiva, diferenciando o trabalho original do produto entregue.

Espero realmente que o "deslize" na Evellyn Lua Sangrenta tenha servido para a Riot desenvolver uma política interna melhor na transição de Fanskins para produtos oficiais.