Há muito tempo eu jogo LoL, muito mesmo, lembro de todas as coisas que me chamaram atenção no jogo, lembro do primeiro campeão que me chamou atenção (foi o Karthus), bem antes de eu querer baixar o jogo, lembro que quando entrei, descobri (e fiquei fascinado) com as lores dos campeões e o fato de que eles eram invocados por nós para resolver seus conflitos nos campos da justiça.
Também lembro, e me marcou muito, de um evento que rolou muito tempo atrás, a batalha por Freljord. Antes disso, nunca tinha me interessado em ler a história daquele lugar, que inclusive tem um livro digital disponibilizado pela Riot, vocês podem baixar por aqui: https://br.leagueoflegends.com/pt/news/atualizacoes-do-jogo/atualizacoes-do-jogo/baixe-freljord-camp....
Eu adorei o evento, nos dividimos entre as tribos e lutávamos para definir qual das três campeãs, Ashe, Lissandra ou Sejuani, ficariam com o trono, sendo que Ashe ganhou, daí veio a skin Ashe Rainha e, depois, Rei Tryndamere. No entanto, eu gostei muito de ver a história, descobri quem eram os Observadores, seres que vinham do desconhecido e que concederam presentes e poderes aos Freljordianos em troca de lealdade e subordinação.
Adorei a reviravolta de Avarosa e Serilda contra eles, invocando vários dos outros Glacinatas em uma luta até a morte em Howling Abyss, sendo que Lissandra ficou do lado dos Observadores, observou sua queda e o fim da vida de vários Glacinatas nessa empreeitada.
Lembro como ela ficou revoltada e atacou Avarosa, tirando sua vida, moldando a história, apagando o máximo que pôde os vestígios dos Observadores, criando um campo para o seu retorno, sendo conhecida em canções como a Bruxa Gélida.
Então, depois de milênios, as reencarnações de Avarosa e Serilda surgiram, se tornando fortes ameaças à Lissandra, principalmente Ashe, que conta com a lealdade de Anivia, o espírito do Gelo Puro.
Quando ouvi que os Observadores estavam no Vazio, eu não me importei, fazia sentido eles tentarem corromper aquele lugar, fazia sentido a Murder Bridge ficar acima de um portal desse lugar, era um anúncio de que uma nova guerra se aproximava, uma guerra entre os Observadores e os Freljordianos, entre Lissandra e as reencarnações de suas irmãs, entre Anivia e o Gelo Negro, corrupto.
Eu esperei 06 anos por esse momento, 06 anos para ver o fim dessa história e, achei que ia adorar, mas foi horrível. Tudo o que fizeram foi horrível. Não acreditei nessa nova lore da Lissandra, um grande erro, não leva em conta a dublagem em jogo, o carisma do personagem, a narração no fim de uma partida em Howling Abyss, os players que tanto esperaram esse momento. Estou indignado.
Não basta Lissandra se tornar boa, a justificativa é ridicula "ela teve que escolher entre seu acordo ou sacrificar aquilo que mais amava", por que? Por que ela teve que sepultar aleatoriamente todo mundo? Por que ela não se juntou aos Glacinatas na luta ou aos Observadores? Não faz nenhum sentido. Por que ela quis ser idolatrada como uma deusa? "O olho de Lissandra está sobre você"... hã? Como um amuleto com o símbolo de Lissandra tem poderes? Por que Lissandra tentou esconder a história se era muito mais prudente revelar esse terror para todos se precaverem? É tudo muito ridículo e sem sentido.
Eu esperava o retorno dos observadores, uma nova guerra, um novo evento, um jeito formidável e inédito de encerrar essa história incrível que merecia um livro, mas o que me deram foi uma nova versão errônea e descabida da história que eu tanto amava. O que vem a seguir, Nunu seria filho de Lissandra?
Não sei o que está acontecendo no setor de História da Riot, mas as pessoas que estão trabalhando ali assassinaram a melhor historia desse jogo, jogaram no abismo de Howling Abyss todo o amor que eu tinha por Freljord, mas eu ainda tenho esperança que isso seja uma trollada, para que a gente sinta como Lissandra alterou a história e que ela se mostre como é de verdade, do contrário, isso seria uma completa vergonha.
Pessoas precisam ser demitidas por essa história horrorosa, por esse trabalho mal feito, eu nem sei se vou conseguir voltar a jogar com Lissandra, uma das campeãs mais cativantes com quem joguei, que enfrentou suas irmãs pela sua fé cega nos Observadores, por um mundo congelado, onde o Gelo Verdadeiro cobriria tudo e ela reinaria com os seus benfeitores.
Decepção!
eu não gostei muito também, espero eu que toda essa historia de lissandra ser uma "deusa" e ser boa seja manipulação dela e que ela contou essa mentira ao povo para ser adorada e conseguir a confiança deles.
Não achei ruim, só achei totalmente desnecessario esse "rework" na lore. Eu, assim como varios, estava esperando a continuação da lore antiga. Tenho odiado como a Riot vem querendo transformar todos os personagens em "anti-heroi", nao pode ter um vilão de verdade? Mas a gente senta e aceita né, infelizmente.
Aqui jaz Lissandra, a vilã mais temida
Como eu disse, a biografia dela ta muito vaga, tipo, tem muitas interpretações que podem ser feitas mas zero de certeza, TEM POTENCIAL, pra eles melhorarem aquilo, mas ta muito vaga. Tipo, a mudança na lore do Nunu deixou a biografia dele bem curta, mas eu achei legal pq ampliou bastante o objetivo do personagem, a importância e o poder do willump e deixou até mais profunda a lore e a influência dele no universo do jogo, a mudança de lore dos darkins gerou uns textos gigantes, porém com uma narrativa boa e bem mais coesa, msm que com alguns pontos vagos. Em questão de motivação a Lissandra até tinha antes, mas era meio clichê, é o vilão que serve uma força maior por ganhar mais poder e por confiar nessa força, agora ao menos tem um tom mais pessoal nas motivações dela, só foi mal trabalhado msm.