cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

[VICE] Conhecendo o Outrun e outras curiosidades

Hey pessoal,

Com a chegada das skins Vice do Garen e Lucian, percebi um pessoal perdido nas referências, falando que veio do GTA, era vaporwave, só era rosa e sei lá o que. Como este é um assunto que acorda meus Teemos, decidi que era hora de agradar o grande Et Bilu e espalhar conhecimento!

Então sejam bem vindos ao Synthwave~

O gênero ainda é bem novo em alguns aspectos e vem mudando a cada dia, então levem este tópico como uma forma de entender melhor sobre o assunto e não como uma forma de determinar o que é o que. Apertem seus cintos e vamos lá.

Contexto da época

Vamos novamente abrir os livros de história e voltar para os anos 80, decada que deu fim a era industrial e inicio da era da informação.

O avanço da tecnologia e boom econômico foi notavel drante este período, a introdução de computadores pessoais, walkmans, neons, sintetizadore, VRC, etc. Todos parecem ser elementos com apenas impactos positivo para a sociedade, porém em meio a Guerra Fria que parecia não acabar, o reconhecimendo do misterioso vírus HIV, satanic panic, aumento de divórcios, aumento no preço de produtos, entre outros, foram criadas inseguranças, de fóbia de computadores até distopias de futuros pós apocalíptcos.

Neste cenário complexo de sentimentos, é fácil entender o motivo de artistas dos anos 2000 até hoje escolherem este ambiente histório para buscar inspirações.

Estilo Musical

Com certeza você já entrou no youtube e viu aquele monte de vídeos com títulos "Futuresynth", "Darksynth", "Outrun", "Synthpop", "Dreamwave", "Newretrowave", "Chillwave" e por aí vai.

Todos estes nomes são subgêneros do Synthwave, por mais que possuam nomes parecidos, cada um possui suas características, algumas bem marcantes e outras com diferenças bem sutís, porém como dito anteriormente, ainda não existe nada concreto no que delimita cada um. Vou focar mais na história do Synthwave e Outrun, pois são os que estão mais relacionados a skin Vice (:

Como o nome já diz, Synthwave utiliza sintetizadores, por mais que os primeiros sintetizadores tenham seu início no ano de 1870 graças ao Elisha Gray, foi apenas no final década de 1960 que eles começaram a ganhara força.

[video]

Os primeiros sintetizadores comerciais foram feitos em 1963 por Robert Moog, eles eram chamados de Sintetizadores Moog. Mesmo sendo comerciais, não possuiam portabilidade alguma na época, algo que era levado muito em consideração para realização de shows, possibilidade de compor e gravar em estudios diferentes, e por aí vai.

Os artistas mais notáveis da época que utilizaram os sintetizadores em suas criações foram:

Pink Floyd:

Apenas nos anos 1970 conseguiram criar um MiniMoog, operava de maneira parecida, mas o grande diferencial do sintetizador era sua portabilidade e redução de preço. Suas primeiras versões custavam em torno de 3.500 a 4.000 Dólares e o MiniMoog 1.500 Dólares. Estas vantagens trouxeram uma nova onda de artistas e avanço na música eletronica, entre eles estão:

Kraftwerk:

[video]

Indo para o ano que nos mais interessa, pois começou a dar forma ao Outrun, os anos 80! Nesta período a utilização de sintetizadores entraram na cultura pop, músicas, propagandas, séries de tvs, e principalmente nos cinemas. Era difícil encontrar algo nesta época que não dependesse de um sintetizador.

Graças a este auge, o Synthwave sempre está associado a elementos gráficos, arte retro-futurista, neons, história polícial, paleta de cores escuras, grids, futuros pós-apocalípticos, e por aí vai. Os filmes foram os mais impactantes, ajudaram a criar esta ponte de imagem e audio. Estes abaixo são os mais relevantes da época, caso não tenha escutado, vou fazer o favor e deixar a trilha sonora.

Bladerunner

por Vangelis

[video]

Exterminador do Futuro (Terminator)

por Brad Fiedel

[video]

Profissão: Ladrão (Thief)

por Tangerine Dream

[video]

Em meio a toda este boom do cinema e outras mídias, os jogos estavam no lado oposto sofrendo com uma grande crise, Atari sendo a grande causadora disso, recomendo que deem uma pesquisada sobre os cartuchos do ET sendo enterrados no Novo México, até fizeram um documentário sobre o assunto. Foi apenas em 1985 que a industria voltou ao normal graças a chegada da empresa Nintendo, lançando seu console Nintendo Entertaiment System (NES).

Agora com todo este contexto na mesa, posso trazer o jogo que serviu de inspiração para a criação do genero Outrun! Se você não souber de qual jogo estou falando... hmm espero que você minta nos comentários falando que conhecia o jogo ahuahuahuahua

Isso mesmo, é o Out Run, o jogo não é nada mais nada mesmo que um jogo de corrida, a bordo da Ferrari Testarossa um outro símbolo do Outrun, você percorre diversos ambientes gradativamente mais desafiadores. Caso compare esta imagem da capa do jogo e da splash art do Garen e Lucian, acredito que comece a notar alguns detalhes interessantes.

[video]

Nascimento do Outrun

"OutRun" e "Outrun Electro" eram os nomes no qual o Synthwave era referido (2005 até 2014), com o Synthwave ganhando cada vez maior popularidade e crescendo como um estilo, "OutRun" virou o termo utilizado para dar denominar o começo do Synthwave como um genero de música.

Por mais que toda essa história e limitações pareçam complexas, o estilo de música é relativamente simples, com uma batida "four-on-the-floor" vinda do House e Euro Disco, é adicionado melodias claras de sintetizadores. Um estilo bem linear e grande parte das músicas possuem apenas duas ou três melodias diferentes.

É agora que tudo começa a se juntar e fazer sentido. Vincent Belorgey, compositor, começa a ter ideias da identidade visual do gênero, em meados dos anos 2000, ele cria um personagem chamado Kavinsky, jovem que sofre um acidente fatal em 1986 (ano em que o jogo Out Run foi lançado) e tem seu espirito fundido a um carro, no caso a Ferrari Testarossa (o mesmo carro do jogo Out Run).

[video]

Em 2010, com Miami Nights 1984 lançando seu album Early Summer, e Lazerhawk com o Redline, ambos determinaram o estilo visual do genero. Elementos que devem incluir um carro esportivo, por do sol ou noite, praias ou montanhas, coqueiros, neon, grids, e cores dos anos 80's, geralmente inspirados na série de televisão Miami Vice, filme Scarface, entre outros.

Considerações finais

Synthwave é ainda um estilo de música novo, continua sofrendo grandes transformações, recebendo influências de diversas culturas, e sendo criados novos estilos. Então caso seja um amante de synthwave, posso garantir que você terá muito entreterimento nos próximos anos.

Depois de ler o tópico, espero que tenham curtido um pouco da história do synthwave, geralmente ajuda na hora de apreciar a música e arte. Da próxima vez que perceberem este estilo visual, espero que tenham synthwave em mente e escutem um synthwave de fundo tocando em sua mente.

E não confundam Vaporwave com Synthwave, seus estilos visuais são parecidos, mas o Vaporwave não possui carros, as paletas de cores são mais claras, geralmente é associado a tecnologia, com fontes de terminais, windows 95, também gostam de colocar esculturas, frases japonesas que não fazem sentido, e glitches nas imagens.

O tópico já está gigante, sei que o pessoal não curte ler, mas vou deixar algumas recomendações. Se deixei de listar alguma, ou conhece um filme, jogo e artista legal, não esqueçam de comentar!

Todos os jogos e filmes abaixo tem classificatória +16 e +18.

Jogos:

Quase todos os jogos acima, tirando Furi, são bem fáceis notar os elementos de Synthwave, seja pela Ferrari, iluminação, UI, e trilha sonora. Os anos 80 são bem ressaltados, envolvendo temáticas de tramas políciais e contextos da época, drogas, satanic panic, artes e etc.

Filmes

Algo que você vai notar caso tenha assistido Drive, Bladerunner 2049 e Only God Forgives. Ryan Gosling é sinônimo de Synthwave.

Música

Tentei incluir outros gêneros na lista, então deixei dois outruns, darksynth, spacewave e dreamwave respectivamente.

Pronto, agora acabou de verdade, se quiserem saber mais sobre o estilo, só ir no reddit/r/outrun, escutar no spotify, ver filmes, e por fim vamos dar uma olhada nas splash arts do Garen e Lucian Vice, espero que consigam notar os elementos de outrun.

32 RESPOSTAS
Highlighted
Barão
Barão

Primeiro.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted

Sem querer farpar o pessoal que gosta dessas skins, mais prefiro skins com tema mais "medieval" e tudo mais, não vejo graça nesse tipo de skin.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."
Highlighted
Barão
Barão

Bacana, mas não tá copiando d+ não? (Resposta: Não)

Resultado de imagem para outrun

Imagem relacionada

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

Highlighted

"decidi que era hora de agradar o grande Et Bilu e espalhar conhecimento!" Mango e muito GOD sauhasuhas
Highlighted

eu jogando outrun no meu master System SAUDADES de voce...Resultado de imagem para master system

enquanto ouço 

Running In The 90's

Heart

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

eu acho que vcs poderiam expandir mais esse e outros temas adicionando eles no Universo alternativo... Pq nós saberiamos mais sobre as historias das skins e isso seria muito bacana.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

que tópico mais ❤️
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

adoro essa vibe
Highlighted

Na moral, eu gosto muito de estilo de música
Tanto é que minha playlist favorita é essa
https://open.spotify.com/playlist/1VBaGRK3h089kSnM2FBMDx?si=bchd-aYkR_SkYWH8hZkkcg

Highlighted

Senti falta de mencionar a Kate Bush na parte dos sintetizadores, ela foi a primeira artista a usá-los em um álbum
Highlighted
Tropa
Tropa

:Iten3340:

Highlighted
Tropa
Tropa

Achei muito daora as empresas finalmente explorarem esse tema retrô/wave, espero que role mais skins com esse tema.
Highlighted

@Baby SuiciDoll  escreveu:
Senti falta de mencionar a Kate Bush na parte dos sintetizadores, ela foi a primeira artista a usá-los em um álbum

Hey @Baby SuiciDoll,

Deixei de mencionar muita coisa, além da Kate Bush, ia falar da Wendy Carlos que produziu a trilha sonora do filme "A Clockwork Orange", pois foi um dos primeiros filmes a utilizar sintetizadores combinados com obras clássicas, isso em 1971, bem antes do boom.

Ia expandir outro lado falando sobre o cyberpunk que comparitilha alguns aspectos do synthwave, visual e músical, mas deu pra perceber que ia ficar extenso e cansatívo, aí só resolvi deixar raso, também não queria fazer uma série de tópicos, ia perder o timing do evento vice 😞

Highlighted

Brabissimo_ Pena que sou pobre e não vou comprar, sorte nos Baús!!! 

kkk

_"Já Viu a própria alma? Gostaria de vê-la?" :champion110:_

"Já viu a própria alma? Gostaria de vê-la?" Thresh
Highlighted

Chega me dói no peito quando vejo alguem falando que parece cyberpunk 2077, CYBERPUNK!!!
Highlighted
Tropa
Tropa

Sempre achei vaporwave e synthwave bem parecidos a
Highlighted
Tropa
Tropa

Que post daora, de verdade, me tornei mais fã depois disso, deu até vontade de pegar o ícone Vice e assistir Drive de novo.

Highlighted

@Mango Sent  escreveu:

@Baby SuiciDoll  escreveu:

Hey @Baby SuiciDoll,

Deixei de mencionar muita coisa, além da Kate Bush, ia falar da Wendy Carlos que produziu a trilha sonora do filme "A Clockwork Orange", pois foi um dos primeiros filmes a utilizar sintetizadores combinados com obras clássicas, isso em 1971, bem antes do boom.

Ia expandir outro lado falando sobre o cyberpunk que comparitilha alguns aspectos do synthwave, visual e músical, mas deu pra perceber que ia ficar extenso e cansatívo, aí só resolvi deixar raso, também não queria fazer uma série de tópicos, ia perder o timing do evento vice 😞

Entendi, e além do cyberpunk também tem vários outros estilos visuais/sonoros que estão relacionados ao synthwave, o seapunk, city pop, future funk, etc

Highlighted
Arauto
Arauto

Parabéns pelo post. Conhecimento e cultura incrível. Eu estava a procura de conhecer o universo relacionado a essas skins. Você adiantou muito meu trabalho de pesquisa.

Só uma dica: coloque exemplos mais objetivos, o vídeo do sintetizador grandão é bacana, mas quem não entende inglês se sentiu prejudicado e colocasse exemplos de músicas menores, uma hora de trilha sonora. A trilha principal desses filmes já era o bastante.

Esse texto tá incrível. Só essas observações; Obrigado Parceiro, pessoas como você faz esse fórum valer. E vlw riot por disponibilizar o espaço para você fazer e eu comentar. ^.^
Só o Conhecimento Liberta.
A força só se revela, quando se é destroçado — Urgot