cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Finovisk
Tropa
Tropa

Brasil PREJUDICADO na distribuição inicial de jogos

Boa tarde,

 

Infelizmente a ideia de escrever esse tópico me surgiu logo após duas derrotas da INTZ no worlds 2020 mas isso não tira sua importância e colocação.

 

Pois Bem essa é a tabela do dia 1 do grupo A:

 1
 
Legacy Esports
1 - 0100%
1
 
Team Liquid
1 - 0100%
3
 
MAD Lions
1 - 150%
4
 
SuperMassive
0 - 00%
5
 
INTZ
0 - 2

 

A partir dessa tabela notamos que as duas equipes INTZ e MAD Lions possuem 2 partidas cada e surpreendentemente a equipe Turca Papara Supermassive não estreou ainda no mundial.

Mas o que isso tem de estranho? 

Bom sabemos que no League of Legends o desempenho de uma equipe depende essencialmente de dois fatores: a performance dos jogadores, ou seja o lado individual, combinada com uma gama de estratégias de equipe, lado coletivo. Sabemos também que o mundial é jogado no patch 10.19 (pelo menos a play-in) e que as ligas anteriores ao evento eram jogadas em outros patches (desde o 10.11 até o 10.18). 

Isto posto, o modo como foram dispostos os jogos do grupo A favorece substancialmente a equipe Papara Supermassive ao mesmo tempo que prejudica substancialmente as equipes MAD Lions e Intz. Porque? Os confrontos entre Legacy E-sports vs Intz e TL vs MAD, aconteceram sem que suas adversárias tivessem sequer debutado no torneio, as duas equipes já tinham exposto suas estratégias no jogo 1 enquanto as adversárias NÃO. Além disso existe o fator psicológico ao qual as equipes foram submetidas e para piorar ainda mais: ambas as equipes jogaram do lado VERMELHO estatisticamente pior dentro do cenário competitivo. De modo ainda a corroborar tal entendimento trago pedaço da matéria de Danilo Pereira (especialista de apostas): 

Já em temporadas passadas, as equipes perceberam o lado azul como mais vantajoso no draft. Porque o lado vermelho teria que banir três campeões excessivamente fortes no meta atual. O nosso querido e amado “pick or ban”, pois o lado azul tem uma enorme vantagem em dar o First pick. Ou seja, pegar o primeiro campeão na fase de draft.

Além de ter a oportunidade de garantir um campeão forte no meta, esse campeão ainda pode ser duplamente ou triplamente flexível. Como foi o caso da Qiyana e do Pantheon que poderiam aparecer pela rota do meio, topo ou na selva no mundial passado, e eram muito fortes. (PEREIRA, Danilo. 2020).

Ainda que menos vantajoso o lado vermelho possui a característica (vantagem) de permitir uma resposta ao time azul que reside justamente em tornar possível um counterpick mais elaborado já que no primeiro draft dá duas escolhas ao time nessa posição, na nossa análise temos que tanto INTZ e MAD no segundo jogo restavam anuladas ao utilizar essa suposta vantagem do lado vermelho pois o que seus oponentes usariam ainda era incerto e com espaço para surpresas uma vez que eles tiveram a chance de resguardar seu primeiro confronto. 

Um adendo necessário é o fato de que no dia 1 a Paris Saint Germain conseguiu vencer nas mesmas circunstâncias que MAD e INTZ, provavelmente essa equipe se preparou para essa ocorrência ao trazer uma composição de estilo de jogo totalmente diferente da do primeiro jogo (mudança nos 5 campeões), mas ainda assim é possível dizer que mesmo a PSG sofreu diante dessa situação pois a LGD baniu Ekko, Senna e Bardo utilizados na primeira performance da PSG.

Agora passando à equipe Turca as vantagens são excessivas, as dignas para se mencionar: Foi o único time a não jogar no dia 1 o que significa que terá um dia extra de preparação em relação as demais equipes; preservou sua estratégia; pode observar a estratégia prévia de TODAS as demais equipes presentes da fase de entrada; terá uma vantagem psicológica óbvia diante das equipes que já jogaram 2 jogos se estas estiverem sob pressão (estréia logo contra a INTZ que perdeu logo os dois jogos iniciais).

Bom essa é minha exposição do que eu penso sobre a organização das partidas no dia 1, as dúvidas não respondidas: por que não alinhar Supermassive x Legacy (ao invés de Legacy x INTZ)? Por quê a MAD teve que jogar em condição tão adversa contra seu principal concorrente Liquid logo no dia 1? Por quê a Supermassive estréia logo contra a INTZ que tem 2 jogos e não contra a Team Liquid ou contra a Legacy ambas com 1 jogo? 

Enfim fica aqui minha crítica que não diminui o trabalho das equipes vitoriosas nem exime a má atuação da INTZ diante dos resultados, porém se faz necessário tal análise diante das dúvidas apresentadas.

Um abraço! Finovisk.

 

 

12 RESPOSTAS
Raw Tomato
Arauto
Arauto

Fora que começar logo às 5 da matina é osso tb... Mancada demais...


"Quem pode me ofender? Só um tipo de pessoa, aquela que diz uma coisa com a qual eu concordo."
- Leandro Karnal

Mas isso é ruim mais pra quem torce e outras equipes também sofrem com essa questão do horário, quanto aos jogadores da INTZ eles estão na China tem duas semanas aparentemente.
Valps
Dragão
Dragão

Para mim, acabava logo tudo esse negócio de "play-in" e voltava às origens com o International Wildcard Qualifier (IWC), onde apenas as regiões emergentes se enfrentam em busca de 2 vagas diretas para a fase de GRUPOS do mundial.

Porque? no IWC, cada equipe jogava 1 partida por dia contra os 7 rivais, dando tempo e preparação. Depois era MD5 e ponto final. Tudo justo, entre equipes emergentes.

Riot cagou o formato em 2017 e deixou cagado até hoje.

Valps

Bem-vindo ao Palácio de Inverno. Pode ser a casa de quem procura conhecimento e repelir a solidão
Deterock2
Aronguejo
Aronguejo

Eu li partes dos seus argumentos, a true é, que o Brasil tá em uma chave com piores desempenhos para mundial, lado nada significa, se vermos o stomp que a PSG deu no segundo jogo.
Eu não assisti o primeiro jogo, mas dizem que INTZ jogou bem e cometeu um erro mínimo, que garantiu a vitória adversária. No segundo jogo, a INTZ perdeu no draft, exatamente porque bardo e zoe dependem de acertar 100% por parte do jogador que usa os bonecos, e sem contar que a Comp adversária estava melhor para team fights, e a front Br praticamente não existiu. Segundo a INTZ ela é equipe melhor em MD5, os resultados mesmo com derrota pra mim não foram decepcionantes, vamos ver os próximos jogos.

Eu gostava muito da época dos IWC's, mas tudo tem um motivo e significado, aparentemente a rito não achava que valia o esforço de 2 competições extras subordinadas ao mundial. Mas que é frustrante ver uma região "major" com 4 seeds enquanto a sua tem apenas 1 longe de estar garantido na fase de grupos isso é.
Quanto à resposta ao Deterock2 eu discordo no que eu entendi a respeito das chaves, a questão do lado se não for prejudicial é agravante à situação da disposição dos jogos que é a razão principal desse post.
Eu concordo em parte quanto ao draft, eu acho que o time brasileiro draftou muito mal principalmente tendo conhecimento da característica dos times, se eu que to hypado pro mundial vejo isso 1 x e sei que o jogo deles é Lento e que tem como foco em baron e TF não podia jamais colocar uma Zoe no mid, foi uma decisão péssima, para o primeiro game outro erro, não me parece característica do Envy vir de Tristana. Esperava mais no primeiro game um sett, twisted fate sei lá... já no segundo mesmo um azir para parar o engage do time da Legacy que tinha Nautilus era mais viável que essa Zoe, colocaria a legacy atrás em termos de relógio e tiraria eles da zona de conforto... Outra coisa que confirmará o ponto desse tópico, assista as próximas partidas e veja se o Jungler australiano terá outra oportunidade de jogar de Nidalee.
Karma Travesti
Aronguejo
Aronguejo

Isso acontece porque é sorteio...
Privatiza tudo aí Twitter: @NoWayBevilaqua

Sorteiam-se os times não os jogos.
Finovisk
Tropa
Tropa

Supermassive 2 - 0, confirmando tudo que eu disse ontem

Mas a Supermassive, mostrou um nível de jogo superior, não por conta de ter "analisado" seus rivais, mas, a equipe em si demons demonstrou um nível de jogo não esperado, igual a liquid que teve jogos "expostos" a seus adversários, mas, essa equipe soube fazer draft e executar.

Sim, a Supermassive é um grande time, e a Liquid também, só que aqui temos 2 elencos que se compararmos a Liquid sobressai, a INTZ por exemplo teve um fator psicológico extremo ao jogar o terceiro jogo estando 0-2 logo com a Supermassive que estava 0-0 e era o adversário a ser batido para a INTZ especificamente, mas a questão toda não é essa mas sim: Porque não fizeram os time que não jogaram no grupo A jogarem entre si a primeira partida?? conforme eu levantei O jogo 1 do grupo A foi MAD x INTZ, o jogo 2 já foi INTZ x LEGACY, entendeu? 2 jogos em sequência se excluirmos o jogo do grupo B. Você se fode no primeiro jogo e tem entre 40min-60min pra colocar a casa em dia pra poder jogar a vida... Foi mal planejado poderiam ter jogado Legacy x Liquid ou Supermassive. E deixado o último jogo do dia para o time que não jogou vs qualquer um aleatoriamente.

Quer ver outro problema, suponhamos que tudo ocorra bem para a intz e ela vença a Liquid agora, o último jogo do grupo é ironicamente da Supermassive vs Legacy, se a mad derrotar a Legacy, e a Supermassive bater a Liquid, a Supermassive chega classificada em 1 para o último jogo podendo perder ou trollar e tirar o Brasil diretamente provocando um empate triplo entre Mad, Legacy e Liquid.

Só vi o Brazil parecendo uns bonzes entre equipes, que, para mundial não são lá grande coisas.
A TL deu FP, sei lá se foi por pena, mas ela já tava classificada mesmo com uma derrota, e engraçado que um jogo "dado," o Brasil mesmo ganhando teve dificuldades para finalizar. É de sangrar os olhos meu amigo! Não sei o porquê, mas a TL não quis humilhar o Brazil e deixou pros europeus.