cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Dizzie
Lenda
Lenda

Por quê os casters BR são tão ruins ?

Sério, não sei se são os comentários insanos, as piadas sem graça forçadas, a gritaria excessiva, os bordões ridículos ou a falta de noção de jogo subta de algum deles. Mas toda vez que assito uma stream gringa, me faz ficar com dó das transmissões BR. Em outros canais da Riot Games (principalmente no main channel) os apresentadores parecem conhecer mais do assunto, transmitem mais confiança e são imparciais (até terem sua opinão solicitada). O conteúdo passado é mais interativo e discutido de forma dinâmica, fluida. Em matéria de produção do estúdio, não tem nem como comparar.

Já os narradores BR gritam por qualquer motivo fútil e os comentaristas parecem ter implicância com alguns personagens ou jogadores (ex: fulano pegou campeão X, esse é um pick inusitado, ele vai ter dificuldade contra composição Y, será que ele vai dar conta?, não vai escalar bem no jogo, etc). Começam a falar mal ou duvidar da capacidade do cara, só pra fazer drama. Esses casters acham que estão sempre com a razão e ficam tentando prever o que vai acontecer no jogo. Muitas vezes eles "quebram a cara", e isso é muito engraçado. Em vez de analizar de forma imparcial e ir acompanhando o desenrolar do jogo... preferem ficar dando "predict" nas jogadas. Sem falar da voz irritante deles.

Bem, eu poderia assitir no mudo; mas prefiro assistir por outro canal do que dar audiência para esses aspirantes a casters.

Enfim, só queria saber se tem alguém que concorda com esse ponto-de-vista. Digam em que aspectos vocês gostam/não gostam no "casting" do cenário brasileiro. Eu pessoalmente acho bem fraco.
14 RESPOSTAS
Mimicista
Lenda
Lenda

Falta de treinio! :c

Conde Blaad
Aronguejo
Aronguejo

Olha, sinceramente eu gosto e quase todos os que acompanham a transmissão tambem.

Mas tem um motivo para que a narrativa e apresentação deles serem medianas, mas agradarem a quase todos.

Eles são conhecidos na comunidade, todos acompanharam a história, lutas e batalhas contra a RIOT inclusive, para estarem aonde estão.

E estão sempre pedindo nosso feedback para melhorar e estao melhorando a cada transmissão.

Sei que o sutaque gringo deixa tudo mais charmoso, mas os casters Br narram para brasileiros e não gringos e os brasileiros são alegres, descontraidos e querem caster mais amigaveis que tecnicos e é isso que os diferencia dos gringos.

Lógico que não são todos que gostam desse tipo de narração, mas é muito melhor agradar a maioria do que os meia dúzia que podem facilmente acompanhar as outras regiões que lhes agrada tanto. 

cocafe
Tropa
Tropa

Falta preparo, uma melhor dicção. É só olhar o Dócil, por exemplo, ele tem uma dificuldade em formular simples perguntas e análises. Schaepi é irritante com sua mania de ficar utilizando diversos sinônimos em uma mesma frase para dar ênfase em algo, tixinha com suas piadas que perderam a graça lá em 2013 e o skeat que tenta imita-lo não sei porque. Toboco é o melhorzinho entre todos eles, mas não é grande coisa.

Algo que também tem irritado muito recentemente é a mania que eles pegaram de trazer girias dos streamers para as transmissões, ao invés de aprimomarem locução e fluência nas narrações e análises.

Sir Gueijo
Arauto
Arauto

os melhores estão no circuitão, aquilo que é narração de verdade 

SKL Minister
Arauto
Arauto

Bem, vou só listar algumas coisas que não concordo.

- Primeiro: Os casters não são ruins, afinal, só temos um Caster que é o Dócil, então se for falar teria de ser "O Caster" e o próprio Dócil é simplista evita muitas discussões elaboradas e faz aquilo que chamamos de "deixa" pros Analistas. Ele formula uma situação e pergunta pra quem sabe sobre ela, até porque essa é a função dele.

- Segundo: Os Analistas são ótimos. Melão13 e GSTV sabem e dão aula de analise dos joguinhos, é quase 0 as vezes em que eles erraram em alguma análise ou expectativa na partida. Sou fã do trabalho desses caras por sinal.

- Terceiro: Schaeppi e Toboco já falaram várias vezes que a narração deles é imparcial em jogos nacionais, mas eles precisam sempre falar o que tá acontecendo, então, se time X tá vencendo, logo tu vais ver eles sempre falando mais das vantagens desta equipe do que das possibilidades da outra. Já em jogos internacionais, ambos puxam sardinha pro Brasil, mas nunca vi problema com isso, eles são brasileiros :v. Além disso, o modo de narrar deles é bem agitado e movimentado, eles tentam transmitir a ação do campo de batalha. Seja em lutas ou pick offs (pelo menos da minha parte) tu consegue sentir a vibração daquela escapada surreal e da sequencia de abates quase milagrosos.

- Quarto: Os comentaristas são aqueles que vão moldar as passagens do narradores. Eles sabem várias coisas dos joguinhos, mas não são analistas justamente por terem que formular frases de analise "de supetão" ou no susto da agitação da partida. Eles comentam as jogadas, mas não analisam elas. As piadas feitas pela maior parte das vezes pelo Tixinha são apenas maneiras de descontrair, mas ele já diminuiu MUITO a quantidade delas porque reclamaram. Não curto muito o Skeat por causa da falta de emoção do cara. As vezes ele parece apático em um momento crucial.

Pra finalizar, a Staff de apresentação do Brasil é boa para o Brasil, mas nem todos gostam. Lembro de uma vez quando um canal gringo famoso postou diversas narrações de uma jogada da SKT contra SSG pelo mundial, muitos comentários desse vídeo enalteciam a emoção brasileira e até davam feedback positivo em relação a ela, reclamando da apatia da própria região nesses momentos. Aqui, com certeza vais encontrar MUITOS que também não curtem a narração, comentários e análises do Brasil, mas em toda região tem isso.

PS.: Algumas vezes eles dão uma travada/lagada pesada mesmo e isso feio e muito estranho, mas pelo menos serve pra fazer memes XD

Houndder
Arauto
Arauto

Na minha singela opinião eles são muito bons, principalmente os Narradores, e o Melão.
Agora do Circuito eu já não sou muito fã.
Eu acho que o mais fraco são os comentarista, o Tixinha e o Skeat, mas eles não chegam a ser horrorosos.
''Quando perdemos nossos princípios, convidamos o caos''

@SKL Minister Bom, desculpe minha ignorância. É que quando falei "caster", me referi a todo o pessoal principal das transmissões.

- No Primeiro Ponto: Eu acho o Dócil um cara legal. O acompanhava desde o canal dele no YouTube. Mas em transmissões, não gosto do modo "engessado" como ele apresenta o programa. Parece até que ele não está acostumado a trabalhar em frente à câmeras. Não há fluidez em sua fala e em seu comportamento.

- No Segundo Ponto: Concordo com você. Gosto bastante destes dois analistas. Eles possuem bastante conhecimento sobre o jogo e realmente passam confiança em suas falas e postura. São precisos em suas análises e conseguem explanar as situações (jogadas) de forma lúcida. São de longe os mais "profissionais" de toda a equipe.

- No Terceiro Ponto: Eu não gosto do Schaeppi e do Toboco. A voz do Schaeppi me irrita e o fato dele gritar por qualquer motivo também. Ele trás têrmos sem nexo à situação e força sentido nisso, o que é bem chato. A impressão que dá é de que ele não possui um bom conhecimento da língua portuguesa e domínio sobre o vocabulário. O Toboco demonstra ter simpatia por alguns jogadores e por alguns campeões no jogo, enquanto receio por outros - por exemplo, ele nunca confia na capacidade de um jogador novato ao CBLOL de jogar bem em uma partida; ou menospreza a escolha de campeão X por não estar no "meta". Em outras palavras, ambos são os mais ignorantes do grupo de funcionários. E ambos cometem equívocos freqüentes em suas afirmações, justamente por tentarem prever o que vai acontecer no jogo.

- No Quarto Ponto: O Tixinha é semelhante ao Toboco em comportamento, salvo que esse lança umas piadas sem graça de vez em quando. Gosto do Skeat por ele ser imparcial e não ser tão afobado como os outros. É compreensível que ele cometa erros, às vezes, nas transmissões; pois ele é novo no cenário de League of Legends e não possui tanto conhecimento quanto os demais.

Em questão de qualidade de produção (estúdio), organização e profissionalismo, ainda prefiro as transmissões gringas.

Obrigado pela sua análise

@Mimicista Acho que eles deixam a desejar em educação profissional, em alguns aspectos das transmissões. Mas no geral, é uma boa "stream" para entretenimento.

@Conde Blaad Eu entendo eles quererem ser alegres, calorosos, energéticos nas transmissões. Mas acho que eles falam muita bobagem o tempo todo; fazem comentários desnecessários. Talvez esta seja a maneira deles trabalharem, mas não quer dizer que não possam melhorar. Por isso as críticas construtivas são importantes. Eu admiro o esforço deles para estarem onde estão. Já acompanho o progresso de alguns deles há anos, mesmo antes de serem famosos e trabalharem pra Riot. Realmente, eles merecem todo o carinho do público que os apóiam.

@OtalDoDartiVeide O Circuitão é o fim do fim. Mas é muito engraçado. kkkk

@cocafe Concordo em tudo do que você disse.

Parabéns pelo tópico Dizzie.

Bom, a realidade sobre os casters do Brasil é bem simples na minha opinião.
Eles nunca mudarão pq agrada a maioria BEM MAIS JOVEM do lol e sempre vão ser amigões dos pro players, por que caso algum deles acabe por sua vez fazendo alguma critica mais pesadas, pode ser que o pro player por sua vez na malandragem para justificar sua queda de rendimento atribua como fator a critica de determinado caster, logo por isso que os mesmos não criticaram, por mais que o pro player jogue mal fora do pais ou até dentro dele.
Outra coisa, se isso esta agradando a Riot Brasil e os nutelinhas, que continue assim.
318798
Tropa
Tropa

Eu não acho que caster tem que ser analista é por isso que existe um do lado dele, Toboco para mim hoje é o melhor caster brasileiro de e-sports. Mas em relações aos analistas, tixinha é meme, skeat(sei la como escreve) até entende um pouco do jogo, mas, fala tanto que acaba trazendo informações sem nexo ou repetitivas(creio eu que isso seja uma recomendação da propria riot). Mas o unico cara que realmente entende do jogo é o GSTV, e o mais importante ele não contesta coisas que ele não estudou antes, como os outros fazem. Só pra finalizar, o publico é constituído por uma maioria de menos de 18 anos, que não entende do competitivo e creio que se os analistas/casters fossem muito analíticos isso geraria reclamações por parte dos mesmos, até porque isso já **cogumelo do teemo** mesmo os caras passando só o "arroz com feijão". Se você curte um jogo mais analítico assiste na stream gringa e mesmo assim não é lá essas coisas, a unica stream boa mesmo em analise é da LCK e da LPL. Ontem mesmo no jogo da RNG vs FNC ficou visível a falta de macro analise do Skeat, quando a RNG fez o segundo barão e a FNC ficou na parte de baixo da jungle da RNG baitando um gank, só para ganhar tempo do barão o skeat começou a questionar a decisão da FNC falando algo do tipo "Ha RNG sabe da rotação obvia da FNC", ao invés de tentar entender o proposta em um todo. Tixinha nem vou citar porque como disse acima para mim ele é "meme", ta lá pra ser o bobo da corte e mais nada.
hentão
Tropa
Tropa

Sinceramente os caster brasileiros são um dos melhores, que mais interagem e mais sabem narrar, eu gosto bastante do modo dinâmico e as vezes exagerado deles, as narrações mais calmas da LCS são monotonas
E em todos os lugares os casters tentam dar o ponto de vista deles de como o jogo vai se sair e depois admitem quando erram ou não, eles dão as opniões baseadas em desempenho, como por exemplo a FW nesse MSI, ngm botava fé e eles se sairam mto bem
Eu acompanho algumas transmissões da LCS, LPL e tudo mais e sinceramente é tudo na mesma base
Se tu não curte eles acho ok reclamar mas eles estão fazendo o trabalho deles de forma magnifica se me permite dizer, e tu não gostar da sonoridade da voz deles é meio sla, sem sentido e sem muito o que fazer, tu pode sempre optar por assistir outras transmissões