cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
MacenaMT
Tropa
Tropa

Por que os casters analisam/narram as partidas sob uma ótica de erro e acerto?

Minha pergunta acima vem de um contato recente com o cénario competitivo, comecei a acompanhar esse worlds e tenho visto alguns vods de 2019, os casters brasileiros costumam estruturar a locução tendo em vista a tomada de decisões dos jogadores como corretas/erradas. Isso vem me incomodando pois acompanhei outros mobas durante anos (inclusive alguns deles abordaram essa polêmica) e existem opções mais produtivas e menos agressivas de se narrar as partidas e julgar as "plays". No momento que escrevo esta rolando a partida entre JT x GAM no worlds(14/10) e nos primeiros 5m houveram pelo menos 3 jogadas que eu não consideraria erro por parte dos jogadores que tomaram as decisões mas outplay pelos rivais, a primeira seria a decisão da akali que já estava perdendo a lane, de shovar e ficar indo base tendo em vista q ela n teria como permanecer competitiva no duelo por farm e o risco de gank, o ult do nocturne para "cegar" o time da JT em um engage completamente no escuro e q permitiu tomar conta da zona em volta do dragao e uma jogada mid em que o lucian tentou fragar o jogador rival e não conseguiu por questão de 1 hit. Essas 3 jogadas são apenas para ilustrar essa classificação enviezada sob uma tomada de decisão, existem jogadas melhores ou piores em cada um desses contextos mas considerar elas um erro é afirmar que existe "a maneira correta de se jogar" e oq não se enquadrar nisto, não tem valor. Tanto que a postura dos casters internacionais é diferente, os brasileiros costumam afirmar que um jogador deveria ter feito isso ou aquilo no calor do momento e sinto que alguns comentarios são incoerentes com a mecanica e o processo de decisão dentro do jogo. Só fiz essa postagem pq sou novo na comunidade e estou achando essas práticas muito tóxicas.

3 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Sendo sincero, é pq eu acho os casters brasileiros em sua maioria fracos em conhecimento de jogo. Um dos poucos q eu salvo é o tixinha q sempre faz comentários bem sensatos.

E alem disso, uma das coisas que eu mais abomino é narrar o jogo como se fosse um futebol, o cara fica meio minuto estendendo a palavra como se tivesse falando "goooooooooooollll". Eu creio que o cenário do lol brasileiro deveria ser "refeito", muita coisa ou é mediana ou feita empurrada com a barriga

@STHSilqueira é como eu vi um cara falar aqui no fórum, eles fazem isso para atrair mais público (de fora do lol), mas isso só piora tudo, pq obviamente: e-sports =/= futebol
uma parcela do pessoal que foi assistir a final em Jacarepaguá, foi pra torcer para o flamengo em si, e não para o cblol