cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Lenda
Lenda

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS TFT SET 2

Introdução (se não tiver interesse de ler pule para os principais problemas do Set 2).

Olá, quando a Riot lançou inicialmente o TFT, o antigo set 1 no final de Junho desse ano, foi um dos jogos e hypes q mais me animaram nos últimos tempos, embora claro o jogo dependa do fator sorte e por isso é legal a adaptação q cada jogador tem no decorrer da partida tornando as partidas únicas. Era extremamente divertido e empolgante de jogar e aprender, mesmo com os desbalanceamentos do lançamento (alô Draven), as origens e classes traziam um ar muito familiar do nosso lolzinho.

O problema é q o tempo foi passando, e como sempre o hype diminuindo, e o natural esgotamento do jogo, mas ainda assim era divertido de jogar, mesmo com mecânicas nada saudáveis ao jogo (Alô Hextec, Fantasma). Com o final da temporada do TFT, foi anunciado o conjunto 2, que seria totalmente novo, as classes, origens, campeões utilizando muitas skins do jogo.

Apesar disso, eu já tinha desanimado um pouco com essa noticia, apesar de achar coisas novas legais, mudanças são necessárias para a sobrevivência de um jogo, acredito q desperdicei meu tempo nesses meus 5 meses de aprendizado no TFT, tendo alcançado o rank de Grão-Mestre 55 PDL. Pq não deixar a opção pra jogar o Set antigo? Isso foi minha primeira decepção.

Mas claro com o tempo fui aprendendo e me adaptando nesse novo set, mas o quesito diversão caiu muito na minha opinião.

Vamos aos principais problemas do Set 2:

Começando que com a adição de casas q dão buffs de acordo com o elemento, vc torna o posicionamento algo mais superficial e bem padronizado, todo mundo vai posicionar ao redor dos buffs, não há mais com q se preocupar com Hextec, Blitz, a única coisa q permanece são os assassinos, e até eles tiveram RNG aumentado nesse novo set, podendo pular inclusive no meio, não adianta baitar unidades, seu carry pode ficar desprotegido contra eles, aumentando assim o valor da Dançarina Fantasma nesse set. Até ai tudo bem, mas sinto q posicionamento e outplay ficaram mais escassos nesse set.

Poluição visual gigantesca, principalmente de unidades Invocadores, vc n entende muito bem boa parte das lutas de tanta coisa q tem na sua tela, vc n sabe oq pode melhorar e posicionar de acordo com a situação. Foram removidos grandes controles de grupos (Sinto falta da Seju, Gnar e Cho'Gath) q poderiam lidar com isso, ainda há personagens q fazem isso como Malphite e Nami, mas em escalar menor.

Early games baseados praticamente em uma só comp, Druidas e Bosque, pelo alto regen de vida (40 por segundo, mais forte doq o Nobre no seu lançamento do conjunto 1) e por duplicar uma unidade, a maioria das partidas no early game são druidas contra druidas, sendo chato de assistir, indo pra prorrogação muitas vezes.

Outra coisa meio frustrante é o hyper roll de Predador, consiste em economizar dinheiro no inicio e roletar todo o seu gold antes de pegar o lv 5 para ter mais chance de fechar unidades lv 3, como o Kog, são frustrantes pq simplesmente apagam um alvo com 20% de vida, sendo outra comp OP de early game e q consegue transicionar muito bem para o late game com Glacial e Veneno.

Aliás, o Glacial já tinha sido uma experiência frustrante no set 1, permaneceu para o Set 2, é igualmente frustrante vc ver um Olaf lembrar os velhos tempos de Draven e praticamente solar o time todo do adversário se estiver com glacial e os itens certos. 

Comp de Ocean/Mage claramente fora da curva, primeiro pq tem unidades muito boas como Vlad no early game, combado com Druidas e Bosque te fazem sobreviver facilmente ao começo de jogo, juntar economia e preparar para pegar as unidades OP, como Brand e Annie. A sinergia de ocean faz esses campeões como Brand com itens conseguir ultar várias vezes durante a luta, e com o RNG da sinergia de magos, faz dar um cast duplo da sua habilidade, gerando rounds q são decididos na pura sorte.

Outra coisa q quebra o jogo, é a ajuda de Neeko, há jogadores q dão sorte inclusive de pegar mais doq uma, se isso acontecer vc praticamente garantiu o top 4 e talvez até o top 1, pq com a neeko vc guarda e usa quando for para fechar unidades muito fortes q dão um power spike imenso no jogo, como o próprio Brand, Annie, Olaf, Kha'Zix, etc, e com um número menor de cartas no baralho desses campeões, vc ainda tira esses potenciais campeões fortes das mãos dos outros jogadores, é uma vantagem gigantesca. Deveria ser permitido apenas uma neeko por jogador na partida.

Unidades custo 1 fortes demais e escalando muito no jogo, não é atoa q vale a pena fazer composições como Predador com Kog lv 3 itemizado carry, com Vayne na comp de light lv 3 carry. No Set 1 isso se restringia a comp de Pistoleiros. Eu n curto muito isso pq tira a estratégia do jogo e vira quem taca o dedo na roleta e dar mais sorte de fechar os champs lv 3 primeiro.

A diminuição na quantidade de campeões nos deck, causam coisas frustrantes como algumas pessoas pegando os campeões q desejam, e outras q simplesmente demoram muito pra conseguir fechar um campeão level 2, isso leva mais ainda o jogo a ser baseado em sorte. A desculpa deles é q eles n querem q as pessoas façam a mesma comp, na prática ficam 4 ou mais jogadores brigando pela comp mais OP do meta como Ocean/Mage, duas conseguem fechar e as outras duas tendem a n fechar os bonecos e ficar TOP 6 pra baixo.

Não há uma variação de comps fortes muito grande. Basicamente há 3 comps fortes no meta q há possibilidade de vencer. Ocean/Mage, Glacial/Poison e Blademaster/Assassin, qualquer comp q vença um game fora dessas é considerado exceção. Esse problema já existia no set 1 e foi amplificado nesse set. Todos os games estão muito padronizados, vc é muito punido por tentar jogar off meta. 

O tempo de jogo em partidas q vc é top 4, tendem a ser mais de 35 minutos, se vc for top 1, é comum ter partidas q acabam por volta de 40 minutos, isso é demais, fica massante e cansativo.

Lembrando q muitas pessoas não vão ter tempo e nem paciência de aprender tudo de novo, o número de jogadores no TFT diminuiram, os números na twitch de TFT cairam. Falta ainda coisas como um modo espectador. Ainda é necessário usar aplicativos como Blitz ou TFTatics para ver as combinações de itens, as % de pegar os campeões em tal level, pq o jogo não proporciona isso por si só. O Jogo tbm não proporciona nenhum tutorial, os jogadores novos tem q aprender na marra, ou assistindo videos e streams.

Os elos foram resetados com a desculpa q é um jogo novo, mas o MMR foi resetado apenas parcialmente, isso signica q eu mesmo estando no ouro 4 agora nesse inicio de season estou caindo contra Ex-Grão-Mestres, Mestres e Diamantes, e apesar de ser do meu nível isso dificulta e faz com q climbar seja mais demorado doq se eu criar uma conta nova do 0 e pegar jogadores inexperientes em rankeds. Então pq punir os jogadores de elos mais altos? Não seria melhor q eles já iniciassem em elos mais condizentes como é feito com o lol normal, quando há um reset e vc faz a md10, vc costuma cair apenas um pouco abaixo do seu elo original da season anterior.

As recompensas do TFT resumidas até o momento.

Falta de recompensas do TFT, claro q eles disseram q ainda estão trabalhando em algo a mais, porém duvido q seja alguma coisa q faça com q os jogadores q investiram seu tempo em climbar elos em ranqueadas se sintam recompensados.

Aleatoriedade das Pequenas Lendas, isso já vem desde o Set 1, mas o problema é, se vc quer comprar uma pequena lenda específica, vc vai ter q dar sorte, pois ela irá dividir a chance de vir a q vc quer, e ainda será aleatória dentre as 3, eu entendo q essa é a unica forma da Riot monetizar através do TFT, além claro das arenas novas pagas. Mas seria interessante se o fator aleatório só contasse da pequena lenda q vc escolheu, afinal vc quer aquela em específica, deixe com q o consumidor compre aquilo q ele deseja. Esse tipo de aleatoriedade é a única razão pela qual não gasto dinheiro nisso.     

TFT foi uma ótima invenção da Riot Games, copiando a fórmula de sucesso q o Dota autochess teve, mas criando uma identidade própria, entretanto é preciso saber escutar o feedback dos jogadores, melhorar e evoluir o jogo, e não é isso q vem acontecendo. Tornar o jogo menos RNG e mais estratégico é o melhor caminho, e vem acontecendo justamente o oposto. 

É isso, espero q tenham gostado, se tiver tido alguém q teve coragem de ler tudo, agradeço se compartilhar sua opinião nos comentários.

23 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa
Tropa

Ficou muito bem trabalhado seu tópico, parabéns! Eu tb prefiro o TFT clássico doq esse novo, ta muito chato.
Highlighted
Tropa
Tropa

Saudades do TFT raiz, deviam ao menos colocar como opção pra quem quer jogar, isso q n entendo da Riot.
Highlighted
Tropa
Tropa

Ficou um L-I-X-O esse novo TFT, parabéns por estragarem Riot, concordo com grande parte q vc escreveu mano, não tenho mais vontade de aprender tudo de novo.
Highlighted
Dragão
Dragão

Algo que não é sobre o TFT em si, mas sobre a equipe de balanceamento, que eu achei interessante:

https://clips.twitch.tv/LivelySuaveEelJebaited

Esse clip de um Rioter dizendo que o CertainlyT estava fora da equipe de balanceamento do TFT foi muito compartilhado na época. Erroneamente, na verdade, já que muita gente estava dizendo que ele saiu do LoL, quando na verdade o clip só diz que ele saiu do TFT. Eu falei muito isso na época, mas o importante é que com o Aphelios, sabemos que ele só saiu da equipe de balanceamento do TFT.

E não temos como saber se ele trabalhou no Set 2 do TFT, mas eu não duvido que parte da "aleatoriedade" do TFT atualmente seja pela ausência dele na equipe de balanceamento. Bem, como eu disse, não temos como saber se ele trabalhou no Set 2, e muita gente deve discordar de mim só pelo prazer de falar mal do CertainlyT, mas é o que eu consigo pensar pra justificar essas mudanças. É a primeira vez que o TFT "muda de season", então talvez essa seja outra explicação, a Riot ainda não aprendeu a trazer mudanças significativas pro jogo sem desbalanceá-lo completamente.

E quem fala que TFT era só RNG não deve ter nem tentado jogar o Set 2. Ele é BEM mais RNG-based do que o Set 2. Ao menos o Meta é bem mais afetado pelo RNG.

E é uma ideia meio boba e que provavelmente nunca vai ser considerada, mas ao ver que as "Seasons" são chamadas de "Sets", eu penso que talvez a Riot libere, ao menos em algum evento específico, os outros "Sets" de TFT para serem jogados. Imagine poder escolher o "Set" de TFT que você pode jogar em um evento.

Bem, eu não chego a ser um ótimo jogador de TFT (tanto que jogo pouco, e não é nem na minha main acc), mas eu me orgulho de ser bom em análises. Eu não gostei muito do estado atual do TFT, e vou jogar ainda mais raramente do que antes.
Já tomou seu café hoje?
Highlighted
Lenda
Lenda

vladimir é um absurdo de forte , a maioria hoje faz mage+ocean ou invocador+infernal pelo que vejo
para mim quem está fora da curva são vlad, brand, olaf, nasus, maokai.

mas estamos no meta de oceano+mage ou faz ou perde
predador +veneno
invocador+infernal , annie e brand , tibbers é o mod mais ridículo do mundo , vale por uma unidade nível 3 as vezes .
não adianta posicionamneto contra invocador, tem tanto mod no campo que os personagens vão atrás de mobs em vez de focar os campeões.

só queria uma modificação nas recompensas e dar xp ou ea
3 dias para abri uma orb e missões que dá para termina em 1 ou 2 dias é sem noção, até o sentimento de ganho foi embora.

haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Highlighted

Olha. 

no Set passado eu joguei muito pouco o TFT e mesmo assim peguei platina 

Eu fui jogar esse set novo não tava entendendo nada abri esse site https://tftactics.gg/tierlist/team-comps 
Peguei a comp que estava com S fiquei em 1 

Fui jogar outro jogo fiz o do hyper roll do kog mal fiquei em 1 

Esse set 2 está lembrando muito aquela comp que vc fazia de jinx e 6 lutadores. 

Quem fecha 1 a comp S vence. 

E tem a divertida do singed e o rato de runnan fumando geral 

- Se eu comprar 10 eu ganho um desconto ?
Highlighted
Barão
Barão

Eu fiz druida/bosque com glacial e predador e antes do final deu para fechar veneno, ganhei mas apanhei ate fechar a comp.

“Alguma vez você já escutou o chamado?”
Highlighted
Arauto
Arauto

É amigo... infelizmente, escutar feedback's de jogadores não é o ponto forte da Riot, os bugs tão ai pra mostrar isso, server/clientes bugados e não fizeram nada... nem tô jogando mais, já tinha dois dias sem jogar, pra quem jogava de 15~20 partidas por dia, isso é nada, loguei hoje pra ir um aram pra ver se tinha melhorado, mas continua a mesma merda, tô saindo do lol, da não... slc, a Riot ta cagando pra a gente.
Highlighted
Arauto
Arauto

kkk TFT deu uma broxada enorme mudando jogo todo e nos forçando a aprender e decorar tudo dnv...
Eu msm por exemplo ainda nem fiz minha md5 kkkkkkk Só de pensar em aprender tudo dnv ja nem starto a partida
Highlighted

Sejuani e Gnar 2 câncer dando cc em 2/3 do mapa e o Gnar virando rounds ganhos. Não fazem a menor falta. Cc desse tipo já tem Nami e Malphite nesse set 2. E como se não bastasse tem Lb e Qyana 2 assassinos low cost dando cc na tua back line ou o Nautilus q virou uma especie de Blitz e de bônus o Jax. Então fion cc não falta.
Concordo que glacial ainda é um anti-jogo e principalmente o Olaf.
Discordo em relação ao item ajuda de Neeko, ele ajuda sim ter spike mais cedo, mas não opera milagre a ponto de desbalancear as partidas e transforma os jogos em uma experiencia negativa para os demais jogadores.
O maior problema desse set 2 é a falta de variação de comp como vc citou. São elas Mago+Oceano, Invocador+Infernal e Predador+Poison. O resto depende de quão fedado seus carry tão.
O tempo de partida tá ótimo menos de 30min pra ficar top4 não existe e nem deve existir.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪
Highlighted

@Fome Insaciável  escreveu:
Sejuani e Gnar 2 câncer dando cc em 2/3 do mapa e o Gnar virando rounds ganhos. Não fazem a menor falta. Cc desse tipo já tem Nami e Malphite nesse set 2. E como se não bastasse tem Lb e Qyana 2 assassinos low cost dando cc na tua back line ou o Nautilus q virou uma especie de Blitz e de bônus o Jax. Então fion cc não falta.
Concordo que glacial ainda é um anti-jogo e principalmente o Olaf.
Discordo em relação ao item ajuda de Neeko, ele ajuda sim ter spike mais cedo, mas não opera milagre a ponto de desbalancear as partidas e transforma os jogos em uma experiencia negativa para os demais jogadores.
O maior problema desse set 2 é a falta de variação de comp como vc citou. São elas Mago+Oceano, Invocador+Infernal e Predador+Poison. O resto depende de quão fedado seus carry tão.
O tempo de partida tá ótimo menos de 30min pra ficar top4 não existe e nem deve existir.

"Discordo em relação ao item ajuda de Neeko, ele ajuda sim ter spike mais cedo, mas não opera milagre a ponto de desbalancear as partidas e transforma os jogos em uma experiencia negativa para os demais jogadores."

Então vc n acompanha jogadores pro-players ou streamers de nível alto, já foi citado pelo Judite (atual campeão mundial de TFT), brasileiro da Cloud 9, q a Neeko nas mãos de quem sabe jogar quebra o jogo, pq além de te dar um campeão forte lv 2 de custo 4 ou 5, ainda remove do deck esse campeão, oq torna mais difícil do adversário conseguir pegar esse campeão, colocando assim mais RNG no jogo.

As partidas estão passando de 35 minutos, as vezes até 40 min, acho isso exagerado sendo sincero. Apesar de Seju/Gnar/Cho serem OP, era preciso uma noção muito boa de posicionamento para jogar TFT no set antigo, vc tinha q posicionar esse tipo de tank bem, agora não importa muito o posicionamento. Vc tinha q separar seu time pra n tomar todo o controle de grupo, colocar o carry longe, enfim tinha muita coisa dahora de posicionamento e outplay q foi perdida nesse set, esse é meu sentimento. 

Highlighted

Eles colocaram uma linha a mais e os rangers 3/4 do jogo ficou todo bugado, os bonecos batem depois andam... Tinha que ser removido esses summoners
Highlighted

Essa temporada está totalmente doentia

olaf de guinso é imortal , claramente ele nao deveria ser glacial fica broken

comp mago invocador com item no malza ridiculo tb nego só joga essa bosta
Highlighted
Tropa
Tropa

É uma pena a Riot não dar moral pra tópicos brasileiros. Perdi totalmente a vontade de jogar TFT depois da att. O jogo, pra mim, tava divertido e desafiador até inserirem a luva. Naquele ponto tinha várias formas de jogar, itens. O jogo parecia redondo. A luva entrou e já começou a ficar estranho o jogo, mas ainda dava vontade de jogar. Agora, deve fazer mais de mês que não sinto vontade de jogar. Tanto que mal vejo o pessoal streamando o game e até a att vários faziam. Pena.

Talvez, se voltar como era antes, a vontade volta. Mas é dificil, o hype acabou.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Gostei mais desse. Mas o antigo tbm era bom
Highlighted

Tem muitos aspectos que eu estou curtindo no TFT. Principalmente por me parecer um pouco mais "estratégico" do que os outros modos, embora ainda dependa, é claro, do fator sorte.

Mas, para mim, pior do que alguns aspectos de jogabilidade e balanceamento que você citou, o que mais tem incomodado é o fato do modo não dar XP.

Muitos vão dizer que é um board game que não apresenta nada para destravar, mas principalmente pelo modo oferecer partidas rankeadas, o fato de não dar XP me dá a sensação de que o TFT "não serve para muita coisa". Os jogadores que estão curtindo mais esse modo de jogo e se dedicando para melhorar suas estratégias podem ter a sensação de estarem "perdendo tempo".

Como eu disse, estou gostando bastante. Quando posso, passo muitas horas treinando e estudando. Quando saio de uma partida rankeada em primeiro lugar e vejo que meu nível de invocador não sai do lugar, confesso que dá um desânimo.

Highlighted
Arauto
Arauto

Eu odiei a Riot não ter removido os glaciais e odeio a gente não poder escolher a pequena lenda que quer. O post ficou bom, concordo com cada palavra. É um saco ter que fazer toda partida berserker + glacial + predador + veneno, pq se eu tentar algo diferente vou perder em 7 lugar.
Highlighted
Tropa
Tropa

Blitz faz falta nesse modo.

Riot tirando os CCs como Sejuani por que era frustante eu achei bom mas mantiveram glacial porque sabe Deus, sempre achei que iriam reformular assim como os demonios.

Um problema que eu acho deviam mudar mesmo é o item que transforma em mago. Ultar 2 vezes SEMPRE vai ser muito forte com algum campeão, hoje são Lux, Annie, Zed, amanhã são Azir, Aatrox, etc

Highlighted
Arauto
Arauto

Concordo com o que muitos disseram. Eu particularmente gostei das mudanças mas ainda não me acostumei com qual comp bate em qual, como gastar o ouro, melhor momento de upar, etc.

O jogo não tá balanceado e isso leva jogadores a jogarem sempre com as composições mais fortes.

Sobre os tempo de partida não sei o que a Riot poderia fazer pra diminuir. O problema nem é o tempo de partida mas a sensação de ficar 35min jogando pra no final não ganhar XP e não contar vitória do dia.