cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Moderação
Moderação

Origens do Teamfight Tactics

Hey pessoal,

Senta que lá vem a história, com toda essa alegria e espera pelo modo novo Team Fight Tactics, já pararam para pensar da onde veio este gênero de jogo? Ou melhor, existe um gênero para este tipo de jogo?

Pode parecer estranho, mas acredito que muitos aqui já jogaram este tipo de jogo e nem perceberam.

Então estou aqui para dar uma aula de jogos e possivelmente te ajudar a não ficar perdido quando você ver aquele monte de coisas acontecendo na tela.

Estilo de jogo

O TFT e Auto chess pertencem a dois sub generos de jogo, ambos são bem antigos e são chamados de Tower Defense e Tug-of-War. A mecãnica principal que podemos destacar logo de inicio, colocamos uma unidade em um mapa e deixamos uma inteligência artificial batalhar por nós, podemos jogar contra outros jogadores, contra a máquina ou ambos.

Durante ou depois da batalha recebemos moedas para aprimorar ou colocar novas tropas em combate. Isso continua até o jogo ou fase acabar, ou até possírmos um vencedor.
Estas são as principais características que definem este gênero de jogo. Acredito que muitos lembraram de algum jogo que seguiam estas regras.

Por ser um novo sub genero de jogo, ninguém sabe muito bem como chamar este estilo de jogo, estas são algumas tentivas de nome.

• Auto Chess
  • Strategic Chess-like Game
  • Auto Battler
  • MABA (Multiplayer Auto Battler Arena)

Se vocês lembrarem de mais jogos ou tem uma ideia melhor de como chamar este estilo de jogo, me fale (:

Origens

Já escutou ou lembra das épocas antigas de arcades lá pelos anos 1990? Acredite ou não o primeiro jogo deste estilo foi um criado pela Atari, chamado de Rampart.

Em Rampart você deve defender o seu reino de ataques inimigos, deverá criar barreiras, posicionar canhões dentro de seu castelo, arrumar suas barreiras e mirar nos inimigos.

Na fase de batalha navios inimigos atacarão seu castelo, e seus canhões vão te defender, você pode determinar um alvo, porém não possuirá tanto controle de quando os canhões vão atirar.

Aqui você pode ver mais ou menos como o jogo funciona:

Popularização

Chegando na era da internet e jogos em flash vamos fazer nossa próxima parada entre os anos 2007 e 2008, pois é aqui que o genero realmente ganhou força e fãns.

Títulos como Flash Element Tower Defense, Desktop Tower Defense e Blooms Tower Defense foram os responsáveis por dar um grande avanço neste estilo.

As grandes diferenças da versão de arcade foram as adições de rotas, tipos diferentes de torres, formas de aprimorar suas torres, tipos de inimigos, chefes, habilidades, entre outros.

O genero atraiu rapidamente a atenção da industria de jogos, sendo bombardeado de ideias, contolar seu avatar em primeira pessoa (Iron Grip: Warlord, Sanctum), terceira pessoa (Dungeon Defenders), ou que tal virar um reverse tower defense (Anomaly Series), o computador defende e você escolhe quais tropas enviar.

Porém ainda não estamos muito perto do que o TFT é, precisamos de mais um ingrediente nesta mistura.

PVP e Editor de Mapas

Estes são os dois fatores que ajudaram o Auto Battler dar seus primeiros passos. Editor de mapas, principalmente o da Blizzard, forneceu ferramentas para desenvolvedores independentes criarem, compartilharem e utilizarem código de multiplayer de seus servidores, consequentemente sendo local perfeito para surgirem novos Tower Defenses e outros modos de jogos que eram primariamente jogados offline.

No fim das contas, TFT é mais um subgênero do Tower Defense, vou deixar alguns exemplos de jogos que ajudaram a dar forma ao que temos hoje em dia. Infelizmente alguns precisam do Warcraft 3 e Starcraft 2, outros também são jogos pagos, porém sempre entram em promoção uma vez ou outra.

Line Tower Wars

O jogo funciona como um Tower defense, posicione suas unidades pelo mapa, a cada fase é enviado um número específico de tropas. Cada unidade abatida, você receberá moedas que podem ser utilizadas para: enviar mais tropas para a rota dos outros jogadores, melhorar suas estruturas e melhorar habilidades passívas.

O grande desafio do mapa é construir e adaptar suas estruturas para combater o tipo de unidade que o inimigo enviar. Cada unidade possui variações de melhoras, ataques elementais, danos físicos e mágicos e por aí vai.

Legion TD

Legion TD é um dos mapas mais conhecidos neste gênero, possui até uma versão stand alone disponível na Steam.

Ele ainda possui as similaridades de ganhar moedas por abater tropas, mas diferente dos outros Tower Defenses, neste você sempre jogará em times, variando de 2x2 e 4x4, ganha quem destruir o "nexus" inimigo.
Em algumas versões do jogo foi adicionado classes, assim cada um tem acesso a um tipo de unidade, consequentemente se comportam de formas diferentes. Algumas classes não possuem aprimoramentos, outras unificam suas estruturas para criar uma nova, outras possuem mais aprimoramentos que o normal, e por aí vai.

O desafio do mapa é conhecer as fases, quando enviar os monstros, unir as tropas de seus aliados, saber como se defender, montar builds para cada classe, um jogo bem complexo e bem divertido.

Nexus War / Desert Strike

Este genênero de jogo já é chamado de Tug of War ou Cabo de Guerra, este modo de jogo sempre será PVP, possui apenas uma rota com um time de cada lado, o número de jogadores pode variar, seja 1v1 até 4v4. O objetivo do jogo também é destruir o "nexus" inimigo.

Neste estilo de jogo você pode construir estruturas apenas no seu lado do mapa, as estruturas criam tropas que são enviadas automaticamente para o lado inimigo, cada tropa enviada gera uma quantidade específica de ouro. Também é possível adquirir melhorias em certos tipos de unidades.

Saber administrar seus recursos, saber quais tropas enviar para atacar, se defender e ganhar visão, são peças chaves neste estilo de jogo.

Existem muitos mais jogos, mas não vou ficar aqui até o fim do ano descrevendo cada um. Então se tiverem um TD favorito que não mencionei, quer dar mais curiosidades sobre o estilo de jogo, ou recomendar estilos parecidos de jogo, só mandar nos comentários!

17 RESPOSTAS
Highlighted

Eis que voce e leigo e compara TFT com TIBIA porque? a Posição da camera e parecida :V

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted

carai
bateu uma saudades de legion td
Highlighted
Lenda
Lenda

Eu joguei esse modo do Starcraft 2 muito bom!
Highlighted

Oque? Já tem um lugarzinho pros tópicos de TFT? Ótimo, esse novo modo parece que tá bem interessante.
(se criar um lugarzinho pros tópicos de guia é god demais, isso se o pessoal que mexe com isso ler aqui).
MEEEEEEE @Draicker VIU QUE JÁ TEM UM LUGARZINHO PRO CLASH E PROS GUIAS TAMBÉM??? nunca critiquei esse pessoal que mexe com o fórum.
Dinheiro não traz felicidade, me dê o seu e seja feliz.
Highlighted

@ShoyoTEmO  escreveu:
Oque? Já tem um lugarzinho pros tópicos de TFT? Ótimo, esse novo modo parece que tá bem interessante.
(se criar um lugarzinho pros tópicos de guia é god demais, isso se o pessoal que mexe com isso ler aqui).
MEEEEEEE @Draicker VIU QUE JÁ TEM UM LUGARZINHO PRO CLASH E PROS GUIAS TAMBÉM??? nunca critiquei esse pessoal que mexe com o fórum.

Hey @ShoyoTEmO,

Que bom que curtiu, e não precisa aguardar mais a área de guias, pois já temos (:

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Guias/bd-p/guias

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

posta mais sobre
Highlighted
Dragão
Dragão

Eu adoro esse gênero de jogos, Rito por favor, aproveita essa chance '-'
#VoltaBoards
Highlighted
Dragão
Dragão

Tópico bonito.
Highlighted

FINALMENTE CRIARAM UM TOPICO P GUIASSSSSSSSSS

Highlighted
Tropa
Tropa

O próprio autochess da Drodo, que já tem versão mobile, super recomendo!
Highlighted

Nem me fale tinha uns 30 Legion TD diferente
Highlighted

Valeu Riot depois de 12H no client esperando na fila e dar 2 ERROS eu finalmente consegui....
Consegui o 3° erro muito obrigado de coração estou esperando ansioso pelo 4° e 5° erro na hora de logar

Highlighted

🙂  (:

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom!
Valew pelo conhecimento!

Highlighted

Não aguento mais levar buster por causa da minha internet, a conexão na minha cidade é péssima jogo algumas partidas mas por causa de uma partida que cai a conexão, levo buster de 20 minutos por 5 partidas. Ai a RIOT lança um modo de jogo que eu curto d+ e não irei poder jogar!!! Chatiadissimo....

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

NIce post, curti! desses ai joguei sóo starcraft
Highlighted

ESPERO MUITO MESMO DESSE MODO DE JOGO QUE VOCÊS FIZER AO E ALGO NOVO E EXCITANTE QUE IRA APARECER DENTRO DA COMUNIDADE