cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

GUIA - A BÍBLIA DE APHELIOS

Esse é minha experiência jogando com o Aphelios, e vim trazer parte das coisas que aprendi e entendi do campeão,

espero que seja útil para alguém.

O thread no meu twitter está aqui! 

Começando então:

Imagem

GUIA 

APHELIOS - A ARMA DOS DEVOTOS.

Eu não quero me aproximar nenhum pouco do "Manual do Kit do Aphelios" que a riot postou em seu site, meu foco aqui é em GAMEPLAY. Caso queira saber como cada arma funciona, veja o post no site do

Clique aqui: Manual do Kit do Aphelios 

Imagem

Começando pela primeira arma que você starta no game, Calibrium!

Essa é sua arma primária na lane fase, e parte da maioria dos combos 1v1/2v2! Basicamente, ela aumenta seu range em 100. Sua skill Q é semelhante a passiva da Senna misturado com o Q do Ezreal!

SUA HABILIDADE DÁ VISÃO CASO ATINJA UM INIMIGO. 

Inimigos invísiveis também rs

Aphelios lança um projetil que para na primeira unidade, marcando por 4,5. Quando clica para atacar um campeão inimigo com a arma secundária AONDE QUER Q ELE ESTEJA NO MAPA LEK. TIPO. TU USA O Q. O CARA DA TP NO BOT, TU PROCA SUA SECUNDÁRIA NELE NO BOT MANO.

Imagem

Severum, a Pistola-Foice

Essas belezinha é seu salva vidas, sério, explico melhor isso quando chegarmos na parte de trocas e tf's. 

Seu hit é menor que a Calibrium, porém, ela tem life steal até que combado com doran's blade te da um sustein insano na lane.

Ela vem com um OVERHEAL QUE COMBA COM O TALENTO OVERHEALKKKKKKKKKKKKK?????????????? Muito forte, tu fica suave na lane até acabar a carga.

A habilidade dela te dar um burst de vdm e você ataca com sua arma primária e secundária no inimigo mais próximo, priorizando campeões.

Ela tem dano reduzido, porém são ataques básicos então... Se você é um cara sagaz já deu pra notar porque ela é sua arma que faz parte dos combos que dão mais dano 1v1.

Imagem

Gravitum, o Canhão

Pré level 6 você vai usar ela pra dar follow up em ganks e setar um gank pro seu jg, ou setar um inimigo pro seu supp hard cc acertar os combos. Pré runnan ela é só pra isso mesmo.

Chegando na parte de build eu explico melhor o papel dela.

Ela da snare e da dano em TODOS os inimigos que foram afetados pela marca dela, não importa onde eles estão no mapa! Eaí carinha sagaz, pegou a importância dela? rsrs Se você não entendeu, espere até a parte de TF rsrs.

Imagem

Infernum, o Lança-chamas

Jesus cristo essa arma aqui na lane fase é um monstro.

Esse é seu clear wave, sim, clear wave na lane fase. Além de seu dano em área nas tf's muito fechadas.

O R COM ISSO AQUI É MUITO FORTEKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

A habilidade dela lança uma onda de chamas, causando dano aos inimigos.

Depois, desfere ataques básicos em todos os inimigos atingidos com sua arma secundária

deu pra notar? rsrsrs

Imagem

Crescendum, o Chakram

Ela é sua arma de combos, seu Q coloca uma torreta do heimer que lança ataques básicos da sua arma secundária sim, é ela é forte

Quando suas habilidades ou seus ataques subsequentes causam dano com Crescendum, criam cópias temporárias da arma para cada inimigo atingido, aumentando a força do ataque básico do Crescendum.

Finalmente saímos do minimo que você tem q saber sobre cada arma, agora vamos pra parte que a gente se diverte rs

Imagem

R: Vigília do Plenilúnio Seu R tem um range muito alto, então não se exponha para usar ele.

R: Calibrium

troca 1v1 é kill certa.

R: Severum

Troca com alguém que te explode fácil: rengar qiyana, LB. Você devolve muito dano e recupera muita vida.

R: Gravitum

TF MANO, APERTA R NELES JUNTOS E DEPOIS PROCRA O SNARE QUE A TF É DE VOCÊS, MUITO DANO E MUITO CC. 90% DE SLOW LEK 90%

R: INFERNUM:

TF TAMBÉM LEK SE FOR EM LOCAL FECHADO VOCÊ VAI DAR MUITO DANO COM ESSA ULTIMATE MEU DEUS.

R: Crescendum

Meio méh, basicamente vai procrar 3 chakram temporárias a mais no seu combo, caso acerte menos que 3 alvos com o R, boa pra trocas 1v1, 2v2, 2v1.

Imagem

LANE PHASE

Mano, simplesmente o boneco é forte, mas SOMENTE se você souber procar suas passivas, elas dão MUITO dano, mas você pode acabar se confundindo. Preste atenção no número de balas sempre, pra não perder dano por falta de usabilidade de recursos e passivas.

Ele ganha a troca solo contra a maioria dos adc's.

Vale citar Atiradores como Caitlyn, Lucian e Xayah. Que é basicamente skill matchup (quem jogar melhor ganha.)

Ele necessita de um sup de hard cc pra que o Aphelios seja aproveitado em seu máximo potencial. Mas funciona bem com Nami, Janna e Karma.

Mas nem perto de como ele funciona com Thresh, blitz, braum e etc. Ele tem uma facilidade de dar dano se procar passivas, mas acho que vão demorar a pegar o jeito de jogar com ele, eu joguei 7 horas seguidas com o boneco e ainda errava coisa boba!

Imagem

BUILDS!

Aqui é um campo muito versátil, porque qualquer pode acontecer e tudo mudar. Mas nos meus jogos (com time completo 5x5 para dar maior realidade)

De todas as builds que eu testei, essa de crítico usada por Xayah, MF, Sivir e Etc. É de longe a melhor.

Essence Reaver :Iten3508:

Porque você é praticamente um opala bebendo mana pra carai.

Runnan :Iten3085:

Porque ela proca em todas as suas armas, menos na Shakram. Ou seja, te ajuda a na TF dar snare e slow no time inteiro.

Infinite Edge :Iten3031:

pro combo de dano.

O resto é situacional. Eu fiz uma aqui caso queiram testar. Termina o Rei, e last item faz G.A

Imagem

Vi muita gente falando que ele escala muita bem com AP. Mas é pedir pra perder o kit do boneco, e o dano final não é nem perto melhor que o kit do boneco de crítico, tentei algumas builds hibridas e full AP, nenhuma foi satisfatória.

Todas as armas exceto a Gravitum escalam com atk speed e ataque crítico, não vale a pena perder esse bônus para uma off build fraca.

Imagem

INTERFACE

Algumas dicas:

Lembre-se, o CD que o W mostra é da SKILL. Não do tempo que você pode trocar. O CD de troca de armas é de 0.5 segundos, no começo isso vai te confundir muito, relaxa, é questão de prática.

Fica de olho na munição sempre.

As habilidades gastam 10 de munição e insta trocam assim que a habilidade é conjurada, bom pra combos, ruim caso não saiba aproveitar esse fato e perderá dano sem procrar as passivas.

RUNAS:

Essa parte é simples, eu testei Muitas coisas.

Thunderlord

Lethal Temper

Footwork

Conqueror

Mas cara, não dá, essa runa aqui é a melhor sem dúvidas, perdão.

Imagem

Sobre a passiva de upar atributos Não tem segredo. Dano > Velocidade de Ataque > Armor Pen.

É isso gente, espero ajudar alguém, e não ter esquecido nada, fiz muitas anotações, espero que eu tenha ajuda alguém que ainda tinha dúvidas sobre o campeão!

Perdão qualquer erro de escrita!

Beijos, até a próxima!

Tags (1)
17 RESPOSTAS
Highlighted

Mustang também é cultura, amigos!!!
Highlighted
Tropa
Tropa

Vou até marcar como favorito pra não perder isso aqui.
da skin pro pyke pf
Highlighted

Wow, ridiculamente detalhado pra um campeão que nem lançou direito kkkk, gostei.
GG.

"Se perguntarem diga que a pele é falsa."
Highlighted
Tropa
Tropa

Enquanto isso ainda não consegui jogar uma vez com o boneco no PBE... triste.

"Cada atitude, uma consequência"
Highlighted
Tropa
Tropa

Eu sou main sylas, e queria saber como funciona no pbe na hora de roubar a ult, quero saber se a ult vai ser de momento, se a ult roubada vai ser a da mesma arma que o aphelios ta equipada.
Highlighted

Cara,suas dicas foram incríveis ,me ajudou pra caramba, obrigado pela síntese do personagem.

Highlighted

@1lRoque  escreveu:
Eu sou main sylas, e queria saber como funciona no pbe na hora de roubar a ult, quero saber se a ult vai ser de momento, se a ult roubada vai ser a da mesma arma que o aphelios ta equipada.

https://www.youtube.com/watch?v=6oXigks3YRk

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom apesar das comparações de armas serem meio nd a ver kk, mas to esperando vir pro live pra poder testar direito, pbe é embaçado ><
Highlighted

Pequeno guia resumindo as combinacoes do aphelios (sem menções a ult)

1 Calibrun o rifle
disparo de precisão que marca para um hit de longo alcance com a arma secundaria

2 Severum a pistola-foice

Como o urgot dispara rapidamente usando as duas armas contra o inimigo mais próximo e ganha VDM durante a duração

3 Gravitum o canhão

AA marca causando lentidão queimar a marca enraíza

4 Infernum o lança-chamas (melhor com runnan e dança da morte)

Causa dano em uma grande área e ataca uma segunda vez com a arma secundaria todos os inimigos atingidos

5 Crescendum o chakram

Cria uma torre do heimer usando a arma secundaria

Combinações "simples" que eu curto e uso

1+2 cura

1+3 enraíza a distancia contra/para ganks

1+4 poke de dano em área no aram mid

1+5 com chakram acumulado da muito dano

2+1 se bem posicionado marca vários alvos

2+3 lentidão, dano, cura (uso pra desengaje por causa da VDM adicional e do efeito de lentidão se não for o bastante eu uso o enraizar)

2+4 bom dano em área e cura

2+5 cura e cria copias do chakram

4+1 marca em área

4+2 bom dano em área e cura massiva de acordo com a quantidade de alvos atingidos

4+3 bom dano em área lentidão e enraizamento geral (mesmo que dure so 1 segundo)

4+5 cria muitas copias do chakram de acordo com a quantidade de alvos atingidos

5+1 a torre marca e mesmo de muito longe você pode queimar a marca

5+2 a torre te cura

5+3 cria tempo pra se posicionar melhor

5+4 bastante dano em área (cura muito com dança da morte)

Combinações de 3 ou 4 armas podem ser feitas a partir do momento que o marcador de munição aparece na lateral da tela

Pode ser inviável tentar isso se você não tiver noção/controle da sequencia das armas

Highlighted

as comparações servem pra quem nunca viu o boneco ter uma noção por cima.
Por exemplo, a passiva da calibrium é a mesma que a da Senna, de você clicar pra dar dano no cara pra puxar a alma.

Funciona da mesma forma com a calibrium, só que ao inves de puxar alma, ela ataca com a arma secundária.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

mt bem explicado, agora vai mata homunculo ai kk(referencia a Fullmetal hehe)
Highlighted

outra coisa, ao ativar o Q de uma arma primaria, a passiva da arma secundaria também se ativa no mesmo Q
Highlighted

Muramana nele vai ser meta, pode esperar

Highlighted

Parabéns, ficou perfeito o guia. Tem informações muito úteis, essa página de runas eu não tinha pensado em utilizar, vou aderir a partir de hoje!

Aproveitando a oportunidade, eu tinha feito um guia no final de semana e coloquei todas as informações q eu adquiri ao jogar com ele mas n consegui compartilhar com ninguém 😞
então vou deixar aqui para o pessoal que abrir este post tenha acesso ao máximo de informações sobre o campeão

É esse aqui: https://drive.google.com/file/d/1tUHzAEE49iSyVqQJbSvAib-mjFacetp5/view?usp=sharing

Se vc quiser atualizar o post e colocar esse link tbm fique a vontade
Highlighted
Tropa
Tropa

Caraca, isso aqui é genial meu nego parabéns pelo trabalho... Só senti falta da exibição dos combos com cada combinação mas aí é algo q temos q aprender na prática 😄
Highlighted
Tropa
Tropa

Que guia! Valeu mesmo

Da skin de Aphelios, por favor

Highlighted

LENDA! TE AMO CARA!