cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
TheChazz
Aronguejo
Aronguejo

[GUIA] COMO JOGAR DE XAYAH

Olá,

Meu nome é Chazz, :Champion127:  é o champion que eu mais gosto e o que eu mais jogo, meu objetivo com esse guia é somente ajudar as pessoas que já sabem o basico da campeã e querem a masterizar...

Não vou falar o que cada skill faz ou coisas muito superficiais, isso sera um guia bem mais aprofundado mas se vc quer saber o basico do basico recomendo que veja o video "Campeã em Destaque: Xayah"

TÓPICOS:

1.Caracteristicas gerais da campeã

2.Build

3.Ordem de upar as skills

4.Runas

5.Jogando a fase de rotas

6.Jogando as lutas de times

7.Matchups

GUIA:

1.Caracteristicas gerais da campeã

A Xayah é uma atiradora capaz de dar muito dano em seus ataques básicos e habilidades, mas que possui um range muito baixo quando comparada com outros atiradores. Resumindo, é uma atiradora de curto alcançe com muito DPS(dano por segundo).

Seu kite back, é incrivelmente forte contra lutadores e assassinos, por conta do move speed de seu W, do stun das 3 penas no E, e pelo seu R que a deixa inalvejavel por alguns segundos e enche o chao de penas(5 na verdade KKKK) ou seja um otimo pick contra champions como :Champion133: :Champion30: .

Por mais que tenha todo esse poder para kitar e para trocas rápidas, ela sofre muito contra pokes e campeões de longo alncançe.

Xayah depende muito de seus Ataques Basicos e de suas skills para dar dano, o que deixa ela forte em praticamente em todas as fases do game(early, mid, late). 

2.Build

START:

:Iten1055: nas lanes que você consegue farmar sem tomar zoning/poke, ou seja, bom para trocas longas.

:Iten1054: é muito bom em lanes que voce toma muita pressão por parte de pokes(lembrando que o item é mt bom contra :Champion115: pois seu veneno reseta sua passiva e :Champion15: que faz muitas trocas de 1 AA) é muito util principalmente contra SUPs APs como :Champion13: e Zyra.

CORE BUILD:

A build é sempre focada no dano crítico, veja a baixo como a montar:

O melhor item inicial é sem dúvidas o :Iten3508: que dá a ela CDR, crítico e uma regeneração de mana que ajuda muito.

A bota varia conforme a partida, umas dicas na hora de escolher:

:Iten3006: Bota onde você é a principal/única fonte de dano do seu time e precisa escalar rápido.

:Iten3111: Contra muitos campeões AP ou muitos stuns.

:Iten3047: Contra composições full AD ou contra muitos champions que usam principalmente de seus ataques básicos.

É muito importante fazer um item de atk speed com critico de segundo item e após isso fazer um :Iten3031:, o que também é padrão nas builds de todos ADCs que funcionam com critico.

:Iten3094: Otimo item contra composições com muito poke e te ajuda muito a combar o inimigo com stun das 3 penas com o Q alem de ajudar a pegar o move speed do W, sem duvida o item que você mais precisa fazer depois do Colhedor.

:Iten3087: : Boa em partidas que você precisa muito limpar waves rapidamente ou contra times totalmente papeis e não precisa tanto do range.

:Iten3046: Otima em partidas contra muitos lutadores e assassinos, jogos onde você precisa muito de kitar ou que vai lutar muito com alguem chegando perto de você o tempo todo.

Lembre-se claro de que seu terceiro item deve ser o :Iten3031:

LATE GAME:

Já no late game existem muitas opções mas as principais são:

:Iten3072: Boa contra composições de poke, pois você consegue recuperar a vida perdida meio que o tempo todo batendo em minions e monstros da jg.

:Iten3139: Bom contra times com mt CC claro.

:Iten3036: Bom contra tanks.

:Iten3033: Bom para cortar cura de champions como :champion124:.

Anjo Guardião é bom quando sua build ja esta muito adiantada, quando vc ta morrendo muito pouco, ou para fechar build.

Lembre-se de que também pode fechar 100% de critico e pegar um item defensivo, como :Iten3139: ou :Iten3072:

3.Ordem de upar as skills

Lv1: Você deve pegar o Q :Habilidades530: praticamente sempre, para poder pegar o :Habilidades529: no lv2 e ter uma pressão muito grande na lane por conseguir posicionar mais penas, o Q tambem pode ser usado para cancelar animação do AA para garantir minions. Com :Champion85: vc pode upar o W :Habilidades532: primeiro caso queria dar all in lv1 e ele tambem pegue o W dele.

Prioridade:  R > E > W > Q

4.Runas

Em lanes onde você sofre muito com poke use runas mais defensivas como:

Já em lanes com trocas mais longas onde você não precisa tanto de sustain use ruans mais agressivas e voltadas para isso:

5.Jogando a fase de rotas

A lane da Xayah é muito segura, você tem o Q para farmar(pegar minions de longe quando esta tomando pressão ou conseguir cancelar o AA) e dar um pequeno "poke", tem um potencial de all in dps do lv2 mt forte por conta do seu stun(Q+E), tem um follow muito forte a starts de SUPs como :Champion61: e :champion108:, tente prestar bastante atenção na sua mana para não jogar fora puxando as penas em momentos errados, pois Xayah depende muito da mana na lane. E se você está sofrendo muito com pokes, farme na torre, não se arrisque muito, principalmente se você não possui :Summoner4: ou :summoner7:.

Não puxe as penas muito rapido pois você perde todo potencial de dano nas trocas na lane vc so consegue usar uma vez o E por luta, então é importante tomar cuidado pra n puxar 2 penas sem querer.

Você fica livre pra sair da lane muitas vezes após a queda da primeira torre no bot por conseguir puxar muito rapido(usando suas skills como o Q e o E) então tente sempre que seus inimigos sairem da lane jogar os minions debaixo de suas torres, os forçando a voltar. Ao sair da lane ajude o seu time com objetivos, como levar torres em outras lanes, pegar dragons, ou forçar lutas em vantagem numérica.

Um combo que ajuda muito na lane é você saber usar Q+AA+E(pode bater no minion na frente dele ou nele), esse combo é bom para stunar o cara de forma rapida quando vai receber um gank por exemplo, ou para acompanhar o seu sup, e tem o W+AA+Q+E+AA(nesse é importante saber jogar o Q junto com o E para as penas irem e insta voltarem, treine em perso).

Se você quer jogar de Xayah mas não consegue farmar sobre pressão, recomendo que faça uma partida perso e va no bot 1x2 contra 2 bots que ponham muita pressão(como Zyra e Brand) no nivel intermediario.

6.Jogando as lutas de times

Nas TFs preste muita atenção nos CDs do outro time e pense se você vai precisar segurar a ult para sair de algo(como um :Champion133: ou um :champion89:) ou se você esta livre para usar simplismente pra dar dano mesmo(o que vai ser MUITO raro), tome cuidado para não chegar muito perto depois que perder a ult, ative o W somente quando você conseguir range pra bater em alguem(isso é MUITO IMPORTANTE porque te da MOVE SPEED quando hita champions e ATK SPEED demais).

Preste muita atenção em quem você mantem o foco, ela na maioria das vezes não vai ter um runnan, então mirar no inimigo certo é algo MUITO importante, foque quem você pode bater sem se expor demais, tenha preferencia por lutas em locais fechados.

Xayah tem muita dificuldade em perseguições castar o R junto com o :Summoner4: para stunar alguem apos uma luta pode definir o jogo.

Tente usar seu R apos os inimigos gastarem suas skills de mobilidade para cima de você assim eles perdem algo atoa em você e muitas vezes não conseguem voltar(W da :Champion77: ou Q3 da :Champion90: por exemplo).

Use as penas para ajudar seu JG a garantir objetivos como Baron.

7.Matchups

Aqui vai dicas para voces em cada lane que pegarem contra outros ADs:

:Champion15: HARD Cait vai usar muito da diferença de range contra você então tome muito cuidado, a diferença chega a 125 de range(o que é muita coisa) tente puxar a lane lv1 para n tomar pressão das traps e AAs na sua torre foque no farm e em aproveitar os erros dela e ganks do seu time. Sua ult cancela o tiro da ult dela. Usar um pulverizador de tropas pode ajudar muito nessa lane. Simplificando trocas curtas são melhores para Cait e trocas longas são melhores para a Xayah

:Champion46: HARD Jhin põe muita pressão nela por conta de suas Skills com range muito longos alem do zoning que ele consegue impor com seu 4° hit, lembre-se de que no all in você é mais forte, não ligue de perder 1 ou 2 minions para não tomar o 4° hit, vale a pena acredite em mim rs. Tente esperar ele errar no posicionamente e ir pra cima de uma vez com seu sup nele. 

:Champion22: HARD O importante contra Draven é o seguinte: NÃO TOME SNOWBALL DE UM DRAVEN serio, fique atento a sua passiva e os stacks, não morra de bobeira ou fique avançado sem visao do JG inimigo 1 kill é mais do que o necessário para o Draven acabar com sua partida, se não sair kills na lanes tenha em mente que você o que se deu bem, pois seu late game é bem melhor.

:Champion27: MEDIUM Ez tem um range muito grande com o seu Q, mesmo que seu all in seja muito melhor tome bastante cuidado, se seu SUP não conseguir startar você provavelmente vai sofrer muito, se vc conseguir manter o gold empatado você esta meio que "ganhando" a lane.

:Champion8: MEDIUM Contra ela somente tome cuidado com o range dela e de seu poke no W, vale a pena gastar seu R para desviar do R dela, ela n tem scape, aproveite disso para combar com mais facilidade, tome bastante cuidado com seu forte late game.

:Champion47: EASY Jinx tem uma animação muito demorada para seus AAs do canhão, aproveite isso para puxar as penas bem na hora, no 1v1 você ganha e na maior parte dos 2v2 a vantagem é sua, aproveite tambem sua longa animação do W, e cuidado com a forte TF da Jinx.

:Champion58: EASY Kog não tem scape e tem animação demorada no AA, ou seja perfeito pra ser combado na lane, seu DPS é muito maior do que o do Kog durante a fase de rotas inteira, aproveite disso.

:Champion63: MEDIUM Tome muito cuidado com o combo AA+E+AA+Q, esse combo tira muita vida da Xayah, é muito importante não dar bobeira contra Lucian e lembrar sempre de que ele tambem tem DPS alto e o power spik dele é Early/Mid game, espere ele perder o E e ulte.

:Champion70: MEDIUM Bem simples: NÃO TOME O Q a principal fonte de dano dela é o Q, então evite ficar atras de minions q ela vai bater para o seu bem, use usa ult para sair da dela sem tomar dano.

:Champion99: EASY Sivir não te apresenta perigo praticamente durante a lane, e é muit dificil ela acertar o escudo bem na hora das penas, aproveite de que você tambem tem clear wave forte.

:Champion111: MEDIUM Lembre-se de ter CUIDADO COM O PULO (no lv2 por exemplo), quando ela pular em você ulte antes da bomba explodir e puche todas penas nela, so tome muito cuidado pra não errar, essa lane depende muito dos 2 SUPs.

:Champion119: MEDIUM Nessa você precisa tomar cuidado com o range do Q+AA e é claro com as paredes, espere ela usar o Q e não ter forma de desviar de suas penas, ulte enquanto ela estiver inivisivel.

:Champion118: EASY Você pode ficar no ar por conta da sua ult a maior parte do ult dele, alem dele ter pouca mobilidade e ser meio que "facil de se combar" so tome cuidado para não usar o :Summoner7: no seu E. Varus não poe pressão em uma lane contra Xayah praticamente nunca(quando letalidade esta no meta ele poe então preste atenção na build dele)

Early game:

:champion8::champion15::champion22::champion46::champion27::champion63::champion70:>:champion127:>:champion118::champion119::champion115::champion99::champion58::champion47:

Late game:

:champion8::champion47::champion58::champion115::champion119:>:champion127:>:champion70::champion63::champion46::champion27::champion15::champion22:

Edit: Eu mudei algumas coisinhas no post com o passar do tempo, fico feliz pelo feedback positivo de vocês e por todos que me adicionaram no lol.

Se ficou sem entender alguma parte ou quiser saber mais pode me adicionar no lol, "Chaz as Xayah" meu nick, espero que tenham gostado e que tenha ajudado vocês.

Obrigado por ter lido n.n

Chaz:champion127: 

Tags (1)
46 RESPOSTAS
Boobabyy
Dragão
Dragão

pow mano, bacana a iniciativa, mas tem muitos erros no texto, erros do guia mesmo, a cait nao tem 650 de range, tem 600, e teve outros erros q eu prefiro nao citar pq o povo com ctz vai me crucificar ja q o texto foi bem votado 😛

Concordo com as dicas ❤️

@Boobabyy

O range da Cait é de 650:

http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Range

O da Ashe que é de 600, so olhar ai,

Vlw pelo feedback, mas falar "tem erros ai" não ajuda muito sabe?

Se for para criticar pelo menos diga o que eu errei que eu tentaria melhorar em um proximo e não "tem muitos erros no texto".

Chaz :Champion127:

@Chicago Spring

Sim, faltou isso sorry, devia realmente ter falado um pouco, passei correndo nessa parte,

mas se você quer saber um pouco sobre os sups é o seguinte:

Ela é muito fraca contra SUPs de poke, aqueles que põe muita pressao na lane, geralmente são os AP's, por exemplo:

:champion13:, Zyra, :champion28:, :champion49:, 

Ela toma pressão muito facilmente no inicio pelo range, se o sup dela não tiver como iniciar ela fica muito atras nas trocas durante a lane, 

Os SUPs que se dão melhor com ela são principalmente os iniciadores por que ela tem um stun muito forte na lane que pode ser usado em seguida de um puxão de um :Champion110: ou um start de um :Champion85: ou uma :Champion61: por exemplo,

Mas o SUP normalmente depende bastante, por exemplo:

Uma lane de :Champion127::Champion64: pode ser muito boa se o time adversario tiver que startar em vocês, mas ao mesmo tempo sao muito fracas contra poke e champions de zoning em TF como :Champion124::Champion54:

Fico feliz que tenha gostado do meu guia, boa sorte com ela n.n

SeventhYuu
Dragão
Dragão

E sobre os jgs..

Há alguma mudança no gameplay (como se o jg do time fosse focar o bot) ou varia com o jogo?

E quais jgs se dão bem com ela?

@SeventhYuu

Ola,

Os JGs interferem bastante sim,

Ela em um champion com snowball muito forte, então se você conseguir encaixar ganks durante a lane phase ajuda muito ela a crescer muito rapido, o follow up dela em ganks de JGs com CC é muito bom, então se você pretende jogar em torno do bot tente pegar champions como :Champion43: :Champion68: :Champion93: :Champion86: :Champion41: :Champion35: :champion26:, com isso quero dizer JGs que tenham stuns mais faceis de acertar ou que durem um tempo bom, pois se ela conseguir um combo com stun dificilmente o inimigo sai vivo.

Espero ter ajudado mesmo que um pouco, não jogo muito na JG,

E vlw pelo feedback positivo n.n

Chaz :Champion127:

é o monke
Tropa
Tropa

Odiei o guia, ZOEira, amei

@Chaz as Xayah escreveu:
317.501

pow lek nao leva a mal, eu curti a iniciativa, mas prefiro ficar quieto em relaçao a erros, pq se nao o povo vai me dar um hate monstro, sabe como é ne, mas eu curti a postagem, achei muito basico, tipo, pra um platina eu acho q ja nao ajudaria tanto se ele for experiente como adc, mas pra uma galera q nao é tao experiente isso ja ajudaria e muito e qualquer incentivo pra molecada eu apoiao, entao tmj ^^

SDL
Tropa
Tropa

bem loco

Collapsing Star
Aronguejo
Aronguejo

Muito bem explicado a parte das Matchup, em geral tudo ta bem explicado, mais me foquei nas matchup, ficou muito bem explicado Hard, Medium, Easy de cada atirador que você pode pegar contra.

Belo post

Ainda que estejamos separados, nossos corações serão um só.

@Yamato Kurokawa

Ola,

Então cara, que pena que nao tenha gostado,

Win rate de 63% é baixo para você? ok kkkk

Mas então, para começar, recomendo que entre em sites como op.gg, champion.gg e league of graphs e veja que em 90% das vzs as pessoas upam o Q no lv1 dela para ter mais penas no lv2 para lutas melhores e para conseguir cancelar animação do AA para pegar minions, mas com o Rakan se ele pegar o W vale mais a pena o W sim,

Sobre o Late game dela, eu não disse que ele é fraco, eu avisei para pensar nela como um meio termo, por que ao mesmo tempo q o late dela perde para o de muitos ADCs como :Champion8: :Champion47: :Champion58: :Champion115: :Champion119: é mais forte do que o de outros como :Champion15: :Champion27: :Champion46: :champion63:, então pf antes de vir falar desse jeito tenta pesquisar um pouco mais e não faz esse drama todo ok? 

SÓ O XESQUE
Aronguejo
Aronguejo

Guia mt bom e bastante efetivo, voltei a jogar de xayah e o resultado: https://i.imgur.com/jKISOoD.jpg

@SÓ O XESQUE Belo farm HAHA

@SÓ O XESQUE

Fico feliz que tenha gostado, demoro uns 2 games pra farmar isso ai que você farmou KKKK

Boa sorte ai com ela 

Adorei seu guia,bem completo,vc realmente entende mt bem dessa champ e tbm vai ajudar bastante os iniciantes ou aqueles q querem aprender jogar com ela. ksks

Relâmpago Kayn
Aronguejo
Aronguejo

n jogo de adc,mas achei util e bem explicado,parabens
https://media.giphy.com/media/opCVQg51Cxoha/giphy.gif
Jhonatelo
Tropa
Tropa

Agora que to voltando a jogar de adc, esse tópico vai ser muito útil. Adicionado aos meus favoritos!

Esqueceu de falar da Kalista. Não sei como jogar contra ela e também sou main Xayah.

@ADCpcao do SUP

Esqueci mesmo sorry,

As 2 tem all win muito forte, ent depende muito do SUP das 2, normalmente quem consegue iniciar melhor vence as lutas na lane, mas Xayah da o dano muito mais rapido no early principalmente,

Já nas TFs a Kalista na maioria das vezes vai ter runnan e vai conseguir hitar 3, enquanto a Xayah somente 1, novamente depende das 2 composições(numero de tanks, lutadores assassinos, etc),

Tente prestar muita atenção nas lanças e com os pulos, é muito dificil fugir da Kalista com Xayah(ela sai da reta das penas, ulte enquanto a lança dela estiver no ar para cancelar o AA dela, na maioria das vezes a Xayah se destaca mais no 1v1, apenas preste muita atenção na posição dela,

Espero ter ajudado,

Se tu tiver lendo isso,de uma atualizada mas runas pq né