cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
BungalowBill
Tropa
Tropa

[GUIA] Como jogar de Pantheon

Fala pessoal!

Pantheon é um mid laner excelente, com um early game muito forte, brilhando quando ele consegue acabar com a lane inimiga e gankando as outras rotas.

Aqui vou falar um pouco sobre como jogar de Pantheon, mid ou top, com dicas e alguns detalhes.

O que se precisa saber sobre o Pantheon é que ele funciona muito melhor como um lutador, como o Renekton, do que um assassino, como o Talon. Até se pode jogar Pantheon como um assassino, mas ele é muito mais útil para as composições atuando como linha de frente.

Sobre as skills:

Passiva: A passiva do Pantheon acumula toda vez que ele usa o ataque básico ou uma skill, até 5 acúmulos. Com a quantia máxima de acúmulos a próxima skill do Pantheon será fortalecida.

Q - Pantheon ataca em linha reta, na direção do mouse, causando dano em todos os inimigos na área. Mas se o Q for segurado, Pantheon então arremessa a lança, acertando também todos os alvos em linha reta. Porém só o primeiro alvo atingido recebe o dano total, todos os outros recebem 50%.

Se o alvo tiver menos de 20% de vida, o dano é aumentado.

Quando fortalecida pela passiva, o ataque causa ainda mais dano e aplica lentidão nos alvos atingidos. Isso vale tanto para o ataque curto quando para o arremesso.

W - Pantheon salta no alvo, atordoando e causando dano. É só isso. Se estiver com a passiva ativa, Pantheon também faz 3 ataques básicos rapidamente. Esses ataques aplicam efeitos de contato (como Cutelo Negro) e carregam a passiva. Ou seja, ao usar o W empoderado, Pantheon automaticamente gera 3 stacks da passiva.

E - Pantheon levanta o escudo na direção do mouse, ignorando todo o dano de campeões naquela direção, e causando dano repetidamente, por alguns segundos. Ao final desse tempo, ou ao apertar E de novo, Pantheon dá um último golpe com seu escudo, causando dano em área.

A versão fortalecida pela passiva aumenta significativamente a duração da habilidade.

R - Após alguns segundos, Pantheon salta na direção marcada. Quando ele aterrissa, causa dano em uma grande área e recarrega todos os acúmulos da Passiva. Essa habilidade tem um alcance enorme, Pantheon consegue saltar mais ou menos da altura dos monstros de buff da jungle até o bot/top.

A ordem de level up é R -> Q-> E -> W

O R primeiro por razões óbvias. O Q em seguida pois é a principal ferramenta de dano do Pantheon, servindo para farmar e pokear o inimigo.

O E vem antes do W por dois motivos: Upar o W diminui o cooldown (que já é relativamente baixo), mas não aumenta a duração de atordoamento, e o dano é insignificante. Enquanto o E diminui o cooldown e aumenta o dano quando sobe de nível. O golpe final do E dá relativamente bastante dano, sendo equivalente a um Q de mesmo nível (ou seja, o golpe final E rank 1 dá mais ou menos o mesmo dano que um Q rank 1). O cooldown do E também é altíssimo nos primeiros níveis, e baixa bastante ao subir de nível.

Além disso, o E é essencial para o Pantheon, pois ele permite recuar de uma luta evitando o contra-ataque. Ou ainda, permite seguir o alvo sem sofrer dano.

Por isso, se upa o E antes do W.

Mas como jogar de Pantheon na lane?

Pantheon é briguento. Ele gosta de pular nos inimigos e tirar eles da lane e, quando possível, apoiando as outras rota com a ultimate.

De forma bem simples, o Pantheon precisa colocar pressão na lane. Forçando o inimigo a farmar embaixo da torre, o que o impede de acompanhar o Pantheon quando ele sai para gankar. Ou forçando o jungler inimigo a gankar, o que retira pressão do time dele, que agora fica livre de ganks.

Por isso, Pantheon é ótimo contra campeões de lane fraca, como o :Champion51: Kassadin, que é extremamente dependente de níveis e itens. O que não quer dizer que ele não possa enfrentar outros personagens, como :Champion130: Yasuo ou :Champion52: Katarina, com sucesso.

Para itens, Pantheon quer dano físico, vida e letalidade. No geral, a build mais popular é Youmuus -> Cutelo Negro -> Dança da Morte. A Poção Corrupta é o melhor item inicial para ele, pois as skills custam muita mana, permitindo que ele fique mais tempo sem voltar à base.

PANTHEON GUIA.png

 

Itens como :Iten3053: Sterak, :Iten3156: Malmortius e :Iten3026: Anjo Guardião também são excelentes para o Pantheon.

Já para as runas, o setup mais popular é o que está na imagem acima.

Essas, claro, não são as únicas builds possíveis de Pantheon.

Por exemplo, existe um mono Pantheon Challenger que começa com :Iten1027: Cristal de Safira, passa pra um :Iten3134: Punhal, e depois finaliza com uma :Iten3078: Trindade.

Tem outro cara, por exemplo, que sempre usa Eletrocutar mid e Aery no top.

Ou seja, são muitas possibilidades e as vezes depende muito do que o outro time escolheu. Mas a build da imagem é um bom ponto de partida.

Para as teamfights, Pantheon é bastante versátil. No geral, ele quer atacar os carry inimigos, forçando o time inimigo a focarem nele enquanto deixam os carregadores do time do Pantheon livres. Porém, as vezes, a melhor opção é proteger o seu time e agir como linha de frente, absorvendo as skills inimigas com o seu E.

Cada caso é um caso, e depende muito de como foi sua fase de lane e como o time inimigo está montado. Avalie a situação e pense qual atuação será de maior valor para seu time.

Por último, deixo esse vídeo com vocês. Ele tem mais informações e exemplos práticos de como jogar de Pantheon. Espero que gostem!

 

 

Tags (1)
1 RESPOSTA
Brave Bird
Lenda
Lenda

Ótimo guia, rework do pantheon foi um dos melhores da Riot, virou um dos meus champs preferidos e esse guia me ajudou a esclarecer umas coisas sobre ele xD