cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Tropa
Tropa

[GUIA] - VI JUNGLE/TOP

Aproveitando que a Vi :Champion122: está razoavelmente forte na JG nesse patch (10.6) e por considerar ela um pick estável, resolvi criar um guia para aqueles que querem iniciar na JG jogando de :Champion122: ou que jogam apenas de vez em quando com ela, mas querem conhecer mais o potencial do campeão. 

Observação importante: Não acredito que ser mono é a melhor coisa a se fazer. Sou MAIN VI, ela é meu principal pick na JG e o campeão que mais tenho maestria, mas em casos específicos eu escolho outros picks (:champion43:, :Champion55: e :champion80:, por exemplo)

1. Não maximize o Q :habilidades510:. Ele não tem dano pra quase nada e sua principal função é aplicar o CC. Maximize o W :Habilidades512: se tiver na JG pra que seu AA fique mais forte e maximize o E :Habilidades505: caso esteja jogando de Vi TOP, já que você consegue acertar o inimigo apenas batendo nos minions com seu E (sua única habilidade "ranged").

2. Na hora do GANK, um combo bem interessante é chegar com o R :habilidades511:. O inimigo vai usar flash :Summoner4: no desespero e você vai junto com ele (cuidado pra não ir pra torre dele). Após isso, dê um :Habilidades510: nele como se fosse um insec. O smite :Summoner11: pode ajudar caso ele ainda sobreviva. É kill na certa se você tiver follow-up do seu laner. Além disso, como você vai aplicar dois CCs (R e Q "insecando"), você garante que seu laner, caso não tenha mobilidade, consiga te acompanhar (quando comecei a jogar de Vi, sempre me ferrava com a ULT).

3. Eletrocutar, na minha opinião, não é uma boa runa pra Vi, já que ela vai ter que ficar trocando com o inimigo. É mais interessante CHUVA DE LÂMINAS que aumenta sua velocidade de ataque, PÓS-CHOQUE caso vá ter muita TF ou for buildar tank e CONQUISTADOR se você for mais corajoso (quase ninguém usa, mas funciona: + dano e + cura depois de stackada). Eletrocutar é uma runa interessante caso você for buildar letalidade (dano explosivo) e conseguir pegar bastante alvo isolado. Entretanto, repito: não recomendo. 

4. Você não precisa receber LEASH dos seus companheiros para farmar o buff inicial, seja ele Red ou Blue (você pode começar por qualquer um dos dois, isso faz com que você possa escolher onde vai gankar primeiro). Caso seu laner seja um campeão que não pode perder farm DE JEITO NENHUM, abra mão do leash para que ele consiga escalar no jogo.

5. Você consegue farmar 5 campos da JG antes do Aronguejo nascer: Blue, Gromp, Lobos, Red e Acuâminas.

6. Você sola dragão nível 3 se tiver a vida cheia e as duas poções, porém você vai sair com 10 de vida HAHAHA! (Isso é apenas uma curiosidade, não vale a pena fazer isso, o risco de entregar a kill e o dragão é muito grande).

7. Seu GANK é extremamente eficiente contra o Yasuo - Ele quase não se mexe. Por outro lado, uma Karma que jogue bem te sola fácil (ela tem slow, cc, move speed, kait infinito). Chego a dizer que ela é quase um counter seu HAHA!

8. Numa possível rota contra o Yasuo, se você fechar Randuin e JOGAR CERTINHO, você consegue matar ele solo (não é regra, depende de você e do Yasuo também HAHA).

9. Feche o item da JG e depois compre ferrão: suas trocas no early game ficarão mais fáceis.

10. Um item de letalidade pode te ajudar a explodir um adc (Draktar), te dar um pouco mais de mobilidade pra facilitar um chase ou uma fuga (Youmuu) ou cancelar um CC inicial (Limiar da Noite) de uma Neeko ou Ahri, por exemplo. Recomendo sempre que faça pelo menos um.

11. Analise o jogo para saber se começa por Força da Trindade ou Cutelo Negro. Um é bom para trocas (Trindade) e o outro ajuda contra tanks (Cutelo), já que a passiva do item comba com o seu W. Jamais feche os dois, é desperdício (ambos tem uma passiva idêntica).

12. Vi tank é uma opção caso esteja muito atrás no jogo, já que os CCs dela podem ser úteis pra startar a fight ou se sacrificar pelo seu time. 

Se outros players que conhecem o campeão tanto ou mais do que eu quiserem acrescentar algo, fiquem a vontade! O intuito é nos ajudarmos a melhorar nossas gameplays e subir de elo.

"Lá vou eu salvar o dia... eu acabar com ele" - Vi
7 RESPOSTAS
Highlighted

Com certeza vou usar ela no top :V
Vlw

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Highlighted
Dragão
Dragão

Na JG s empre tenho preferencia por focar em maximizar o Q primeiro, já q ele é a skill com maior dano base da Vi, além de ser a unica skill de mobilidade da campeã, o W da dano baseado na vida máxima, como no early/mid game os campeões costumam ter pouca vida essa skill acaba perdendo se brilho.
*center>
Highlighted

Concordo 100% com o Mydgar!
A Vi, embora tenha mecânica simples, é complicada de jogar exatamente pq ela "vai mas não volta" rs... Sua principal ferramenta de scape (além do flash) é o Q, além de ser tbm a principal (não mais segura, pq a ult é sensacional) ferramenta de engage.
 E a runa Eletrocutar, embora horrível para o cara que fez o guia, ainda é a segunda runa mais pickada pra Vi segundo o op.gg. Eu uso chuva de lâminas, há quem use pós choque, mas a runa Eletrocutar não pode ser horrível se é pickada por 27% dos jogadores de Vi jungle (Chuva de Lâminas 46% e pós choque apenas 3,5%).
Obs.: dados do site op.gg
Complementando o guia, que ficou realmente bom embora eu não concorde com tudo, uma dica pra quem qr jogar com o champ (que é sensacional principalmente pra iniciantes):
1- aprenda a usar flash+Q e Q+flash para dar o engage certeiro!
2- sem o flash seu único scape é o Q, use com sabedoria.
3- FIQUE ATENTO AO COOLDOWN DA SUA PASSIVA! Não gaste suas cargas do E (Força Excessiva) todas de uma vez, use para ativar sua passiva P (Blindagem) no meio da TF ou principalmente no meio da troca, um escudo de 15% da sua vida máx. sempre é bem vindo como elemento surpresa né? 
Como jogo a bastante tempo já conto o tempo da passiva pelo barulho do proc do W kkkk 

Highlighted

Além disso temos um grupo de Main Vi, pré requisito é ter M7 com ela, tem gente do bronze ao grão-mestre, quem quiser entrar só me adicionar 🙂
Highlighted

Fico feliz em voltar algum tempo depois e ver o guia sendo complementado e até corrigido por outros main/mono Vi ^^

Entretanto, vou expor minha opinião: considero eletrocutar uma runa bem forte no early game, onde os campeões tem pouca vida, mas ela perde força ao longo da partida, já que o dano dela no late vai ser bem fraco (adversários bem itemizados). Por outro lado, chuva de lâminas te dá um attack speed bem alto no early, facilitando suas trocas e no late game ela CONTINUA SENDO extremamente forte (não perco X1 pra campeões da jungle que são referências em trocar early game, como Khazix, Xin Zhao e nem Lee Sin em momento algum do jogo quando utilizo essa runa). O pós-choque eu utilizo quando sou o único que pode startar uma tf, por exemplo. Essa runa, se combada com a ult e um Anjo Guardião, é quase impossível perder a tf, já que você chega na backline, aplica cc no time todo (ULTIMATE + FLASH pra empurrar todo mundo) e tanka com o pós-choque. 

Quanto a upar a habilidade Q, acho complicado. Primeiro porque não adianta você aplicar o cc do Q se não tem dano pra causar depois. Segundo porque ela é uma habilidade relativamente fácil de errar, sem contar que a Vi não é assassina pra precisar somente de burst, ela é uma lutadora com uma boa troca (cura nas runas e em alguns itens, shield na passiva), por isso prefiro upar o W, já que ele vai aumentar meu attack speed e quebrar uma porcentagem maior da armadura do meu adversário. De qualquer forma, isso é minha opinião, faço assim e, como disse, dos junglers eu só perco troca pro OLAF utilizando essas estratégias.

Highlighted
Tropa
Tropa

Atualizando!

Com o último buff que a Vi teve, onde o cooldown da Habilidade Q foi reduzido, ficou viável e extremamente forte maximizar essa habilidade. Aproveitem que ela é um dos junglers mais fortes nesse patch para subir alguns elos ^^

Highlighted
Tropa
Tropa

a vi precisa do smite azul?eu pessoalmente acho que o engage dela é muito bom,mas vejo muitos fazendo ele mesmo assim,na minha opinião com o smite vermelho e uma trindade junto da passiva o x1 dela fica incrível,mas não sei ate que ponto isso é ''troll''