cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Nádí
Tropa
Tropa

Garanta mais vitórias com essa técnica poderosa para gerenciar as emoções!

Recentemente me tornei aluno do Método DeRose que é uma metodologia de alta performance, que pode ser aplicada em diversas áreas da sua vida. Essa metodologia é muito aplicada em esportes como o poker, por exemplo, e percebi que várias dessas ferramentas que aprendi e utilizo no meu dia a dia são muito úteis também para o aumento da performance em jogos eletrônicos, como o league of legends.

Neste post estarei compartilhando uma dessas técnicas, e se vocês gostarem me avisem, pois eu posso trazer outras ferramentas que também podem ajudar você a progredir no game.

A tela de loading, antigamente, informava algo como: "Pessoas de atitude positiva vencem 30% mais jogos.", ou seja, somente o fato de você não ser negativo pode fazer você vencer 30% mais jogos, porém essa técnica vai além de "parar de dar rage" ou apenas "pensar positivo". Ela vai te ensinar a gerenciar todas suas emoções. Sabe aquela ansiedade e adrenalina que surge na hora que você esta prestes a dar um pentakill e acaba te fazendo "emocionar" hehe? Ou aquela ansiedade de fazer uma play para conseguir virar o jogo que normalmente resulta em uma jogada precipitada piorando tudo? Esses são alguns casos que comprovam a falta de gerenciamento das emoções, e óbvio temos muitos outros como o medo de jogar ranked, medo de fazer algumas jogadas, o estresse que vai você se tencionar e diminuir consideravelmente seu potencial, e assim vai...

Bom, então vamos a prática, vou te dar uma chance para adivinhar qual é o grande segredo dessa técnica.
Qual você considera o principal órgão humano para gerenciar as nossas emoções?

Você acertou, é o pulmão!

Repare que sempre que você está estressado sua respiração se altera, normalmente em estados de ansiedade a respiração se acelera e em estados depressivos sua respiração fica mais devagar, mas em ambos os casos o problema não é a velocidade, e sim a falta de ritmo, que será falado mais a frente. Respiração é algo tão simples, que está presente durante toda nossa vida, mas mesmo assim muita gente respira de forma errada, e para começar a gerenciar suas emoções, primeiro é preciso respirar da forma correta.

Você pode estar um pouco chocado agora, como assim? Tem forma certa de respirar?
Eu também fiquei assustado quando descobri isso.

A Respiração completa:

Como já existe um vídeo muito bom explicando ela, vou poupar texto para vocês, já que imagens valem mais que mil palavras, ainda mais para explicar uma técnica. 

A partir do momento que você aprendeu a respirar corretamente, assim como o vídeo ensina, você já pode sentir uma grande diferença e melhoria para seu dia todo, não importa o que estiver fazendo, a proposito em media 25% do nosso oxigênio vai direto para o cérebro, então não precisa nem falar que uma respiração potente aumenta diretamente a nossa capacidade cognitiva.

Antes de passar para a próxima etapa, você deve dedicar um tempo praticando cada tipo de respiração. Pratique a respiração baixa, média e alta aprendendo uma cada de vez, a pressa não vai ajudar nesse processo. É recomendado exercitar a respiração abdominal antes de dormir, pois você irá manter esse padrão respiratório enquanto dorme tornando essa prática um hábito diário de maneira inconsciente.

Ritmo respiratorio:

Agora que você já aprendeu a respirar corretamente poderá avançar um pouco mais, lembra quando eu comentei que a falta de controle no ritmo respiratório pode resultar em doenças como a ansiedade ou a depressão?

Pois é, uma respiração ritmada, ajuda você não só a livrar-se dessas emoções, como também ajuda a alcançar outros estados emocionais que o auxiliarão durante o seu caminho para a vitória.

Novamente, prefiro enviar um video explicando a técnica:

Um adendo, os ritmos nunca devem exceder sua capacidade respiratória, você deve se sentir muito bem durante todo processo, caso 4 segundos para inspirar seja exigente, reduza para 3 segundos ou 2..
com o tempo a medida que sua capacidade respiratória for ampliada você pode aumentar o tempo para 5,6,7,10 segundos e assim vai, mas não tenha pressa pois se não estiver confortável para você, não irá colher nenhum beneficio.

Ritmos e seus benefícios:

Existem 4 fases da respiração, sendo elas a inspiração, retenção com ar, expiração, retenção sem ar.
Seguindo essa sequência um ritmo (1-2-3-0), caso seu tempo de inspiração seja de 3 segundos a instrução seria: inspire por 3 segundos, retenha com ar por duas vezes esse tempo ( 6 segundos ), e expire em três vezes esse tempo ( 9 segundos ), e como o tempo de retenção sem ar é "0" não será feita para esse ritmo (1-2-3-0)
agora que você já sabe como aplicar ritmo, segue os ritmos recomendados e alguns de seus benefícios:

1-1-1-1 - Concentração; estabiliza sua energia física e mental; alivia a libido.
1-2-3-0 - Acalma a mente, corpo e emoções; Ajuda a remover tensões;
1-4-2-0 - Elimina dispersões mentais; Concentração; Expansão da consciência

Vale lembrar que esses exercícios e a respiração deve ser realizada somente pelo nariz, salvas exceções.
Quanto mais praticar esses exercícios mais irá sentir seus resultados no seu dia a dia.

Quer conhecer ferramentas e técnicas mais avançadas para ajudar a subir no lolzinho?

Se você gostou do conteúdo que foi compartilhado, deixe seu GG e seu comentário falando o que você achou, e lembre-se de mostrar para os seus amigos também.
Ficarei super feliz em saber os resultados de vocês usando essa ferramenta.
Caso eu perceba que essa postagem foi positiva estarei atualizando ela com mais ferramentas que atuam de outras formas, não só sobre as emoções, e estarei trazendo conteúdos mais avançados.

14 RESPOSTAS
Nádí
Tropa
Tropa

Espaço reservado com carinho ❤️
CaféDoPrata
Arauto
Arauto

Cara quando eu jogo DOTA 1 a gente se ofende, fala da mãe um do outro, chama uns aos outros de jogador de free fire e tamo junto ai jogando de novo. Pelo que eu percebi no pouco tempo de League of Legends o jogo é cheio de pessoas frustadas que não aguentam uma palavra sem, como vocês falam, "TILTAR", perde a cabeça por pouca coisa.

Na verdade o post não é sobre tilt em si, fala muito mais que isso, é uma ferramenta para subir de elo né

Herpes Zoster
Aronguejo
Aronguejo

Bom, se você está se estressando com um jogo eu recomendo seriamente você a parar. '-' É um jogo. É pra ser divertido, se está sendo o oposto disso; PARE.

Simples, izi. Eu mesmo tinha essa mania retardada de jogar extremamente estressado, o negócio tava tão louco que eu dava Pentakill, virava uma partida lindamente, VENCIA e continuava espumando pela boca de stress xingando os 4 caras que fizeram caquinha nas partidas anteriores.

Terminei de jogar uma fiquei 14/pouco, perdi porque o meu fizz não tinha o menor dominio sobre o champ e o meu mordekaiser queria porque queria solar um Nasus 680 de stacks, meu adc tinha a sindrome da torre e eu sinceramente não sou o melhor cara pra liderar uma partida. O que eu fiz? Parei. Simples. Amanhã, talvez depois de amanhã eu jogue outra.

E antes disso eu dei uma pausa FERRADA no LoL de quase 1 ano e pouco. Jogar é bom amigos, mas dar uma pequena (ou longa) pausa também é severamente importante. AND REMEMBERS...

It's just a game.
Durnnon
Lenda
Lenda

uh
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Obrigado por sua contribuição, acredito que todo mundo uma hora ou outra cai em um momento de stress, com essas técnicas esses momentos se tornaram bem raros para mim, mas como disse não são só para evitar tilt, essas técnicas podem se aproveitar de emoções boas para aumentar sua performance :3
MTAltairIV
Tropa
Tropa

Boa noite,

Não é legal partir de determinismo, não seja charlatão muito menos venda ideias falsas.

Tenha uma otima noite!

A questão não é ser, ou não ser, mas sim ser o que não deveria ser e não ser aquilo que deveria

Oi amigo, boa noite! 🙂

A que você se refere a charlatonismo, ou ideias falsas? Por favor me diga o que lhe passou essa impressão.

Pode ser que eu não tenha deixado alguma parte clara o bastante, pela falta de profundidade, visando simplificar a postagem tentei ser o mais direto, na verdade a ferramenta que foi compartilhada nesse topico, que parte da respiração, é uma ferramenta que utilizo muito em meu dia a dia, que em minha opnião pode ser facilmente testada e comprovada por qualquer um.

Provavelmente qualquer medico possa descrever facilmente a fundo, como a respiração atua na emoção, não estou compartilhando nada novo, não criei nada, só estou compartilhando com a comunidade uma ferramenta que fez grande diferença para mim, compartilhei pois acredito que pode auxiliar qualquer um.

Aguardo uma resposta, se for necessario uma conversa mais extensa pode me adicionar no lol 🙂

Todo trabalhado no Yoga aushasdhasudh ❤️

Só vou deixar umas informações que acho importante ressaltar. Na minha época de faculdade a gente aprendeu e viu na prática que reeducação da respiração é algo praticamente impossível de se obter. O que a gente tende a fazer é se conscientizar em momentos de necessidade e utilizar as técnicas pra aliviar tensão, o que de fato ocorre e tem seus efeitos fisiológicos. PORÉM, a alteração do padrão respiratório não ocorre. É obtida inconscientemente como resposta a diversos estímulos (internos e externos).

A questão da respiração abdominal é mais voltado ao exercício, principalmente pro fortalecimento do transverso do abdômen que geralmente é fraco em boa parte da população. A gente usa muito isso em várias técnicas de tratamento, porque a fraqueza desse músculo tem um montão de efeitos, principalmente sobre a coluna. No Pilates então nem se fala, é até um princípio.

No mais, eu queria dizer que é legal sim dar uma pausa e trabalhar o padrão respiratório porque ele realmente acalma, mas não há evidência de que o padrão respiratório muda com a prática dos exercícios. A alteração é mais cognitiva do que pulmonar, porque a gente passa a "se policiar" mais.

Sou doido no Yoga também, só me falta flexibilidade e força siuahdusidhasiudh

Edit: Sou fisioterapeuta, falei da faculdade mas não falei o curso asoidhasdoi mb

Uau, que legal, obrigado por compartilhar seus conhecimentos tambem!!!

"Na minha época de faculdade a gente aprendeu e viu na prática que reeducação da respiração é algo praticamente impossível de se obter. O que a gente tende a fazer é se conscientizar em momentos de necessidade"

Realmente deve ser bem dificil reeducar e manter uma respiração adquada durante o dia todo...
Acredito que é isso mesmo! o que acaba acontecendo é que cada vez você vai se tornando mais conciente e lembrando mais vezes de fazer respirações profundas e ritimadas em situações que necessitam certas mudanças na respiração, e para utilizar como ferramenta para atuar nos jogos acredito que isso ja é mais do que o bastante, criar gatilhos mentais para respirar da melhor forma durante o jogo, certo?

Obrigado novamente pela contribuição! xD

Wema
Tropa
Tropa

Bobeira, o sistema faz vc ganhar e perder. Nunca haverá alguém com 1000 vitórias em 50 derrotas. Não importa se é o faker ou uzi. O matchmaking n é balanceado, ele é injusto. Além dos campeões que a riot n liga de serem uns 300% mais forte que outros.

Parem com essa idiotice
goerr
Aronguejo
Aronguejo

Muito bom o post, obrigado pelo conteúdo e pelas dicas!
- - - - - - - - - - - - - - - - -

Conheça mais sobre mim em: https://www.linkedin.com/in/gabrielgcardoso/

Eu tenho uma melhor /mute all
HATER RIOT GAMES, SE POR ACASO EU ELOGIAR ESSA EMPRESA DENUNCIEM, POIS FUI HACKEADO
Edward Nigma
Tropa
Tropa

nice man ❤️