Highlighted

[Guia] O básico de Ashe

Antes de começar apenas quero que fique bem claro que Ashe não é nem de longe a melhor coisa que dá para se jogar e quanto maior o elo em que você estiver mais difícil será tirar algum proveito dela 😉

Habilidades:

Passiva - Tiro congelado: Seus ataques básicos aplicando "congelamento" e lentidão no alvo (20-30% por nível). Ataques básicos contra inimigos com o efeito "congelamento" causam 110% + modificadores de acerto crítico (se você estiver com 25% de chance de crítico por exemplo, você causará 110% + 25% de dano no alvo).

Lentidão Crítica: Os acertos críticos de Ashe não causam dano adicional, apenas dobram o efeito de congelamento sendo assim a lentidão passa a ser de 40%-60% por nível.

Q - Concentração - Passivo: Ao atacar não-estruturas Ashe ganha um stack de Foco até um máximo de 4, que decai após 4 segundos sem atacar. Ao atingir 4 stacks a ativa do Q é liberada.

Obs1: Atacar estruturas reseta a duração dos stacks e por ser on-attack mesmo se você estiver com o blind do Teemo ativo por exemplo, ainda continuará recebendo stacks da passiva do Q.

Ativo: Ashe recebe um bônus de Attack Speed (20%-60%) e seus ataques básicos disparam uma rajada de 5 flechas cada uma dando 21%-25% do seu AD total.

Obs2.: Apesar de serem 5 flechas, só ira utilizar os efeitos on-hit apenas uma vez em contrapartida, por serem 5 danos diferentes ele irá stackar o Cutelo Negro 5x por exemplo e, por algum motivo se você possuir o Furacão de Runaan ele irá stackar o Cutelo Negro completamente.

Obs3.: Cada flecha irá ativar a passiva "Tiro Congelado" individualmente.

Obs4.: Esta habilidade reseta o temporizador de ataque básico.

W - Rajada: Ashe dispara 9 flechas em cone que causará dano físico e irá aplicar "Lentidão Crítica" nos alvos atingidos, inimigos que forem atingidos por mais de uma flecha, mas só receberão o dano de uma. Dano: 20-80 (+ 100% do seu AD).

Obs5.: Você pode utilizar W+Flash para surpreender seus inimigos.

E- Olhar do Falcão: De tempos em tempos você recebe uma carga dessa skill, ela pode stackar até 2, você poderá clicar em algum local do mapa ou em alguma área e Ashe mandará o Espírito do Falcão revelar aquele local.

Obs6.: Ao upar essa skill você ganha 1 stack de graça.

Obs7.: Se você revelar um inimigo oculto e alguém do seu time abater ele você ganhará assistência, mesmo já estando em combate com ele.

R - Flecha de Cristal Encantada: Ashe dispara uma flecha em linha reta, com range global que causará dano mágico ao primeiro alvo atingido e atordoará o mesmo de 1-3.5s, baseado na distância percorrida pela flecha, unidades próximas recebem metade do dano mágico e lentidão. Dano: 200-600 (+ 100% do seu AP)

Obs8.: Você pode utilizar R+Flash e similar a ult do Ezreal, a flecha sairá do local inicial anterior ao flash.

Maximização das habilidades: R-W-Q-E.

Itens: Bem, no geral você tem 2 caminhos:

Times tanques ou off-tanks: Rei Destruído, Runaan / Dançarina, Gume do Infinito, Runaan / Dançarina e itens situacionais.

Times papéis: Gume do Infinito / Colhedor de Essência, Runaan / Dançarina, Gume do Infinito (Caso não tenha feito), Runaan / Dançarina e itens situacionais.

Colhedor x Gume: Resumidamente, você fará Colhedor quando quiser ter sustain de mana e cdr para ficar pokeando o time inimigo com o seu W, já o Gume é quando você quer ter um DPS maior.

Guinsoo: Esse item é um tanto complicado na Ashe, já que o seu Q só irá utilizar efeitos on-hit uma vez, então você terá que dar 3 auto ataques com o Q ativo para poder utilizar a Guinsoo. Eu realmente só recomendo fazer ele quando você quiser mais Penetração de Armadura.

Builds fora do meta:

Ashe Poke: Colhedor de Essência , Força da Trindade, Gume do Infinito e itens situacionais. Apenas use esta build se o seu time tiver outra fonte de DPS muito forte, um Yasuo por exemplo, caso contrário você irá ficar sem dano e sem attack speed.

Ashe AP: Sua única fonte de dano AP é sua ult que apesar de ter 100% ap ratio no nível 1 tem 100s de cooldown, serase vale a pena?

Ashe Suporte: Foice Espectral, Glaive Sombria, Cutelo Negro e itens situacionais.

Gameplay:

Early Game:

Jogue sempre tentado dar harass com seus ataques básicos e seu W, porém, muito cuidado seu W gasta uma mana absurda no começo do jogo.

Abuse do seu nível 1, você tem 69 de AD (com lâmina doran) nível 1 mais 20% de lentidão, mais 10% de dano pela passiva, mais o dano do seu W, é muito difícil perder no nível jogando como Ashe.

No nível 2 caso você não saiba onde o jg inimigo começou você pode upar o E e revelar a jg inimiga para ter track de onde ele está indo, caso contrário você pode upar o Q para tentar o all-win nível 2 e utilizar o combo AA - W - AA - Reset Q - AA.

Lembre-se de jogar pensando no seu suporte e no suporte inimigo, controle sua wave de forma que ajude o seu suporte e atrapalhe o inimigo.

Sempre tente utilizar seu E até o final do range dele para não perder nenhum lugar que poderia ter sido revelado, acredite faz muita diferença. Você também pode utilizar ele para conseguir algumas assistências observando se o inimigo irá entrar em alguma fog.

Após o nível 6 seu potencial de kill aumenta drasticamente por causa de sua ult, principalmente se o seu suporte tiver algum cc, basicamente se você acertar sua ult você já tem uma kill.

Mid Game: 

NÃO PARE DE FARMAR, VOCÊ É UM ADC!

Aqui é onde os problemas começam a surgir devido a sua falta de mobilidade e onde muitas pessoas (incluindo eu) esquecem de utilizar o potencial da Ashe de criar jogadas com o seu E.

Você vai sempre tentar se posicionar da forma mais safe possível, lembre-se você é um cone com um arco se alguém grudar em você, você será um cone com um arco morto, seu kit gira em torno de sempre deixar o inimigo longe de você, então abuse disso.

Late Game:

Nesse ponto do jogo você consegue derreter papéis e off tanks até que com facilidade, o seu maior problema são os tanks, boa sorte tentando matar aquele Malphite full armadura.

Aqui também é o ápice da sua falta de mobilidade, você se torna refém do seu flash, é praticamente impossível fightar com um Vladmir no outro time com flash e você sem.

Sua ult é uma ferramente incrível de Engage.

Tente sempre dar slow  na maior quantidade de pessoas possíveis, nesse ponto do jogo não é difícil já que você já vai ter o Runaan.

Vantages de se jogar de Ashe:

Facilidade de jogar.

Versatilidade de builds.

Muito CC.

Alto range.

Desvantagens de se jogar de Ashe:

Falta de mobilidade.

Muito difícil de se posicionar.

Demora muito para realmente conseguir dar dano.

Coisas para focar quando for jogar de Ashe ou qualquer adc:

Farm;

Posicionamento e Spacing;

Conhecimento de matchups e controle de wave;

Velocidade e precisão do mouse;

Visão de mapa;

Saber buildar;

Kite;

Bem é isto, sem nada para o que fazer nessa quarentena acabei fazendo esse post.

Ainda sobrou muita coisa que eu queria falar sobre ela como os itens situacionais, gameplay de suporte e runas, mas o tópico acabaria ficando uma bíblia, talvez algum dia eu incremente.

"Eu toquei nas estrelas, eu vi a gloriosa luz nos sóis... Agora, cegado por tal elegância, que escolha eu tenho senão buscar a escuridão?"
-Aatrox
1 RESPOSTA
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Re: [Guia] O básico de Ashe

Ainda me lembro quando peguei ashe supp de first pick na minha primeira partida da md10, eu era muito macho naquela época.
Otimo guia, acho a campeã muito boa pra quem quer aprender a jogar de adc, você aprende muitos conceitos com ela. GG!