cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Guia QUASE Completo do Yasuo (Build, Counter, Runas, Itens e outros)

Eu como um Mono Yasuo (não dos bons), e inspirado por esse tópico, gostaria de fazer um guia pra jogar de Yasuo. Posso não ser um jogador de alto elo (Atualmente platina I), mas eu tenho bastante experiência com Yasuo (E com bastante eu quero dizer até mesmo as negativas), o suficiente pra ter algo a compartilhar com vocês <3. Indo direto ao assunto:

Estatísticas por nível 

Vida: 523 (+ 87 por nível)
Dano de Ataque: 60 (+3.2 por nível)

Velocidade de Ataque: 0.67  (+2.5%) 

Velocidade de Movimento: 345 

Regeneração de Vida: 6.5 (+0.9 por nível)

Armadura: 30 (+3.4 por nível)

Resistência Mágica: 30 (+1.25 por nível)

 

O QUE PODEMOS TIRAR DE INFORMAÇÃO A PARTIR DISSO?

A principal coisa que nós podemos tirar dessas estatísticas, é a clara conclusão de que o Yasuo é um campeão muito dependente de itens e do próprio nível pra que possa de fato jogar com certa segurança. Além disso, podemos concluir que o Yasuo é um campeão muito frágil a partir de sua vida e resistências por nível (principalmente mágica). 

Com base SOMENTE nessas informações, pode-se concluir que é um campeão com uma curva de aprendizado bem complexa (E mesmo após esse aprendizado, você ainda corre o risco de ficar 0/todos por um fator que eu vou dizer um pouco mais pra frente).

 

Habilidades (E algumas explicações sobre elas)

Passiva: Estilo do Errante 

Intenção: Dobra a chance de crítico do Yasuo, às custas de 10% do dano nos mesmos (Na prática, onde você causaria 100 de dano crítico se torna 90). Detalhe: Essa redução se aplica no crítico da Statikk.

Decisão (Espero que eu não esteja confundindo o nome): Gera fluxo ao se descolar. Quando a barra de fluxo chega ao seu máximo, o próximo dano de campeão OU monstro que receber ativa um escudo de 100 a 510 (baseado no nível) por 1 segundo. Detalhes: Coisas como Flash e Teleporte acumulam fluxo. 
ALTOS E BAIXOS DA PASSIVA: 

Apesar da comunidade enxergar essa dobra do crítico como algo muito forte, é algo bem belo contrário. Ela é fraca devido à redução de 10% do dano causado pelo mesmo. E devido à sinergia com a Ultimate (logo mais falo sobre), ela literalmente te obriga a ter dois itens de crítico na build, deixando a variedade de itemizações dele bem escassa.

O escudo já se prova mais útil, mas é muito simples de se lidar. Apesar disso, ela é uma peça chave do seu início de jogo. Tente dar engage sempre que tiver o escudo.

 

Q - Tempestade de aço (Tempo de recarga = 4 à 1.33 segundos baseado SOMENTE na velocidade de ataque adicional)

Primera conjuração: Após um delay de 0.4 à 0.133 (Baseado na velocidade de ataque adicional), avança sua espada pra frente em uma área fina, causando dano físico igual à 20/ 45/ 70/ 95/ 120 (+ 100% do Dano de ataque), aplicando efeitos de contato no primeiro alvo atingido. Caso atinja algum alvo, recebe um acúmulo de "Tempestade de Vento em Ascenção", que dura 6 segundos.

Segunda conjuração: Enquanto tiver um acúmulo, o ícone da habilidade inverte e se torna mais clara. Causa o mesmo efeito da primeira conjuração, exceto que concede o segundo e último acúmulo necessário para a terceira conjuração, reestabelecendo os 6 segundos do acúmulo.

Terceira conjuração (Tempestade de Vento): Durante os próximos 6 segundos, você poderá arremessar um tornado que causa o mesmo dano, porém tem o alcance bem superior em comparação às outras conjurações, além de jogar os alvos atingidos ao ar (Knock Up).

A habilidade é tratada como um ataque básico.

ALTOS E BAIXOS:

Te obriga a ter itens de attack speed se quiser causar um estrago, já que é sua principal fonte de dano. A habilidade é considerada como área de efeito (AOE) para todos os atingidos EXCETO o primeiro. A habilidade é tratada como um ataque básico, logo ela é cancelada se você tomar um stun, é conjurada mais lentamente com a redução de velocidade de ataque e tem seu dano anulado por tipos como E do Jax. Apesar disso, é uma habilidade bem difícil de lidar caso você mire bem. É ótima pra pokear e pressionar os adversários.

 

W - Parede de Vento (Tempo de Recarga = 26/ 24/ 22/ 20/ 18)
Cria uma parede de vento movediça que dura 4 segundos, bloqueando todos os projéteis (Exceto ataques da torre).

A largura da parede aumenta com o nível da habilidade (300 /350 /400 /450 /500).
ALTOS E BAIXOS:

A partir de certo ponto, você vai ter problemas pra encontrar a hora certa de usar a parede, além dela ter interações desagradáveis com skills de hitbox duvidoso (Q do Nautillus), que ultrapassam a parede dependendo do quão tarde você jogar a mesma. Porém, é prazeroso pra se salvar de ser morto pelos minions maguinhos, anular ultimates globais (como R da Ashe) e sair do hook daquele Thresh calibrado no time inimigo. Lembrando que a parede leva em torno de 0.25 segundos pra estar de fato na sua frente, então você ainda pode receber uma skillshot nesse tempo. Além disso, concede visão em uma área pequena, mas concede.

 

E - Espada Ágil (Tempo de recarga = 0.5 /0.4 /0.3 /0.2 /0.1 ; Por alvo = 10 /9 /8 /7 /6)
Avança em um alvo (Target) inimigo ou neutro, causando 60 /70 /80 /90 /100 (+ 20% AD) (+ 60% AP) de dano mágico. Cada conjuração te dá um acúmulo que aumenta o dano dessa habilidade em 25%, podendo acumular até 2 vezes, resultando num aumento de 50% de dano. Esses acúmulos duram 5 segundos. Usar o Q durante a conjuração do E, faz com que Yasuo gire, atingindo todos ao redor de si. 

ALTOS E BAIXOS:

Sinergia com a passiva principalmente, ajuda muito a farmar. Além disso, pode ser usada pra atravessar paredes (Algo que é bem chatinho de acertar, mas você pode atravessar a grande parte das paredes se o alvo estiver perto de uma e você conjurar de frente pra ele). Lentidão afeta a velocidade do avanço, e qualquer efeito imobilizante cancela o mesmo. Além disso, torna possível jogadas como o E+Q Flash.

 

R - Último Suspiro (Tempo de recarga = 80 /55 /30)
Teleporta-se em direção ao campeão inimigo mais próximo do cursor que esteja no ar (knockup), porém atingindo todos no alcance do efeito, os deixando no ar por mais um segundo e causando 200/ 300/ 400(+ 150% AD) de dano físico.
Após terminar de conjurar, você recebe 50% de penetração de armadura em acertos críticos por 15 segundos. Além disso, lhe concede o máximo de acúmulos de Fluxo.

ALTOS E BAIXOS:

Pode literalmente ganhar uma TF dependendo de quantos inimigos acertar. Depende dela pra ganhar da maioria dos Tanques, apesar de não ter um Cooldown grande. Nem sempre você teleporta pro campeão desejado. O alvo precisa estar dentro do seu campo de visão pra que se possa conjurar a habilidade.

 

Ordem da maximização das habilidades:

R>Q>E>W

 

Runas (TOPO E MEIO):

Primária

Conquistador 

Triunfo

Lenda: Linhagem

Golpe de Misericórdia

 

Secundária

Gosto de Sangue

Caça Voraz

 

Sobre as estatísticas adicionais, a escolha mais segura é:

Attack Speed, Dano Adaptivo e Defesa ao seu gosto, mas geralmente opte por escolher MR adicional.

 

Com essa runa, você desenvolve um bom sustain ao decorrer do jogo, se curando muito quanto mais o jogo avançar. Além de que, Gosto de Sangue te proporciona um bom sustain no início de jogo.

SUBSTITUIÇÕES:

Você pode substituir CONQUISTADOR por Pressione o Ataque na rota Meio, apesar de precisar da agressividade por sua parte.

Você pode escolher qualquer uma das opções do Lenda, de acordo com seu gosto e estilo de jogo. 

Escolha até a morte sempre que não tiver nenhuma runa ou não for fazer um item de lifesteal tão cedo.

 

Você pode escolher impacto repentino no lugar de Gosto de Sangue, assim como substituir alguma delas pelo Poro Fantasma.

Qualquer opção da Caça exceto a Incansável (movespeed) é útil. Inclusive, com a Caça Suprema você consegue atingir menos de 15 segundos de Cooldown no R dependendo da build que fizer.

Existem diversas runas pra se jogar com Yasuo, mas vou ficar só nisso pra não se tornar muito cansativo.

 

Itens:

Por causa da passiva, você é obrigado a todo jogo ter um item com Zelo (Statikk ou Dançarina) e Gume do Infinito.

 

Como saber se faço Dançarina ou Statikk?
Dançarina dá menos Attack Speed e menos dano, porém te dá um shield quando ficar low life. Statikk dá mais attack speed e mais dano, às custas de maior fragilidade. Porém, lembre-se que se você fizer Dançarina, não poderá comprar um item como Malmortius ou Sterak.

 

Os itens que eu costumo fazer em todas as partidas é:

Rei Destruído (Sustain, Attack Speed e anti-tank bem cedo no jogo); Statikk e Gume do Infinito (Nessa ordem).

 

Qual a Bota que devo fazer?

Nunca, de maneira NENHUMA, compre Grevas do Berserker. Apesar dela te dar Attack Speed, você tira mais valor de uma Tabi Ninja ou Passos de Mercúrio principalmente. A sua build sempre vai te dar 1.33 de CD no Q, então nunca faça essa bota, pois no late game ela vai se tornar inútil e te deixar somente mais frágil.

 

Quais itens devo fazer após estes (Considerando que já tenha feito a bota)?

Com Statikk, sempre compre Malmortius OU Sterak, minha preferência é Sterak já que costumo fazer um item com vida após ele.

Os itens de vida podem ser: Couraça do Defunto (ótima em jogos que você tem problemas contra um assassino inimigo), Armadura de Espinhos (ótima em jogos que você tem problemas contra atiradores), Randuin (raramente faço, mas é útil contra aquele crítico que tem te assustado), Semblante (Extremamente forte, junto do Rei Destruido e Sterak, te torna uma máquina de 1v1 QUASE imbatível). Um bom item junto da Sterak é a Trindade, te tornando um split bem difícil de lidar.

Caso faça Dançarina, você vai precisar de mais defesas ou sustain pra compensar o shield reduzido que você ganha. Ou seja, itens como Dança da Morte ou Cimitarra Mercurial são bem úteis. 

O escopo de itens que o Yasuo faz é muito alto, então não vou me estender tanto aqui também.

 

ITENS PRA NÃO SE FAZER NUNCA:

Sedenta Por Sangue: Te torna extremamente frágil, quase um Glass Canon, só que mais Glass do que Canon. É um item bem forte, mas as opções de lifesteal fora a Sedenta funcionam BEM melhor.

Limite da Razão: Você não tira tanto valor desse item fora o Attack Speed. Só vai funcionar em jogos que você esteja EXTREMAMENTE na frente.

 

FEITIÇOS DE INVOCADOR:

Sempre use o Flash, devido às diversas interações com a mesma. No topo, sempre pegue Teleporte.

No Meio, use Exaustão, Purificar e até mesmo o próprio Teleporte. Ignite é fraco, só escolha se for contra campeões como Soraka ou outra coisa de cura alta (O suficiente pra não te fazer escolher Exaustão).

 

COUNTER (CAMPEÕES):

(Com Counter, quero dizer campeões que dão DIFICULDADE pro Yasuo poder cumprir sua função, e não Free Win. Além disso, pretendo dizer como se comportar contra esses "Counters").

Um campeão que dá muitos problemas pro Yasuo, é a Fiora. A troca NUNCA vai ser fácil, talvez seja se estiver MUITO a frente dela. Tome muito cuidado com o Ripostar, e lembre-se que ela geralmente vai guardá-lo pro seu Tornado. Sua parede para o Ripostar dela. Evite trocar de uma vez contra uma Fiora. Só troque se os pontos da passiva dela estiverem favoráveis para si e se houver tropas para usar como fuga.

 

Jax. Auto-explicativo. Cancela o dano do seu Q, causa um bom dano e te coloca muita pressão facilmente. Abuse do Early, que é o único ponto do jogo que você vai poder criar vantagem contra ele sozinho. Evite ser atingido pelo Contra-Ataque.

 

Pantheon. Early Game abusivo contra a maioria dos campeões, incluindo o Yasuo. Sinceramente, beira o impossível ganhar essa rota tranquilamente. Não tem muito o que fazer nessa rota além de rezar para que ele não freeze a lane.

 

Kalista. Apesar de ser um atirador, uma boa Kalista dificilmente vai te permitir atingir o tornado ou dar um engage eficiente. Evite trocar sem tropas.

 

COMO JOGAR COM YASUO

Vou dividir isso entre a rota do Topo e Meio.

TOPO:

Seu Early Game não é dos piores, mas não se arrisque tanto. Evite puxar tanto a rota, principalmente se o JG inimigo começou Top Side. Cada matchup vai te forçar a jogar de uma forma. O principal a se fazer aqui é: Se você conseguir, crie uma pressão no seu adversário. Se isso não estiver ao seu alcance, foque em farmar. Dificilmente Rei Destruído não será um bom First Item no Topo.

 

Seu Mid Game começa a partir do momento que você fechar seu segundo item, você com certeza deve possuir 100% de crítico OU 50% e Life Steal. A partir desse ponto, você consegue se tornar mais agressivo e, manuseando bem o Yasuo, dificilmente vai perder um 1v1 pra maioria das matchups. Aproveite pra forçar uma rotação inimiga pro topo (Ou bot se rotacionar), abrindo brechas pro seu time garantir objetivos da selva. Caso esteja feedado, aproveite pra parar algum snowball adversário ou pra simplesmente feedar o seu time. Apesar disso, não se afobe nesse momento do jogo. Ele é a chave da sua vitória.

 

Seu Late Game começa a partir do momento que estiver nível 16 E/OU full build. À essa altura, você vai precisar jogar com seu time, ou continuar no split se estiver feedado. Lembre-se: Matar um alvo de prioridade é melhor que acertar uma ult em 3 sem certeza de eliminá-los. 

 

COMO SE COMPORTAR AO PERDER A ROTA: 

Jogue recuado. Yasuo consegue farmar tranquilamente debaixo da torre. Infelizmente, ao perder o Early Game, você dificilmente vai voltar pro jogo antes do terceiro item. Jogue com seu time sempre que possível.

 

Meio

Aqui é um pouco mais trabalhoso no Early Game, visto que a maioria dos midlaners são ranged ou são complicados de lidar. Tente sempre pegar nível 2 na frente do seu adversário e tirar a maior quantia de vida dele antes que ele atinja o mesmo nível. Isso pode ganhar a sua rota para o resto do jogo. 

Diferente do seu mid game do Topo, aqui começa a partir do nível 6, que é o ponto onde você pode começar a dar roaming. Abuse do seu roaming, mas não conceda nenhuma vantagem de XP ao midlaner adversário. Caso seja um campeão como TF ou Talon, aproveite os roamings deles para pressionar a torre. 

Seu late game continua no mesmo ponto do Topo. Busque atingir alvos de prioridade sempre que possível, mas não se mate no processo (a menos que realmente valha a pena).

 

ALGUMAS MECÂNICAS DO YASUO PARA VOCÊ DEIXAR UMA PULGA ATRÁS DA ORELHA DO ADVERSÁRIO:

Q+Flash

Conjurar o Flash no início da conjuração do seu Q faz com que você teleporte e surpreenda o seu adversário com um tempo de reação quase inexistente se bem utilizado. Funcionando também com o Tornado, pode pegar um adversário desavisado.

 

E+Q+Flash

Mesmo conceito da anterior, a diferença que dessa vez você praticamente só vai errar via predict adversário. Pode ser usado com o tornado pra surpreender nas TFs ou numa troca normal (Além de ser extremamente bonito de se ver).

 

Tornado E+Q+R

Essa já é um pouco mais complexa de atingir. Lance o tornado e, no tempo certeiro, faça um E+Q e ulte no momento em que for girar. O alvo receberá o dano do seu Q, R e de mais um Q ao cair da sua ultimate. Requer uma certa quantia de attack speed.

 

Atravessar Paredes

Você pode atravessar paredes através de todos os monstros da JG (Exceto épicos) com seu E. Isso requer um certo treino, mas comece pelos Krugues e pelo Grompe que são os mais simples. Você vai precisar estar num spot quase perfeito e ter visão do monstro (Algo que você pode usar o W pra adquirir). Você também pode atravessar a maioria das paredes (exceto as mais grossas, claro) a partir de um campeão inimigo dependendo do posicionamento do mesmo. Bem útil para sair de ganks no Mid.

 

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida estarei tentando responder tudo o mais rápido possível. Não sou muito bom com isso, mas tentei o meu melhor.

 

Tags (1)
11 RESPOSTAS
Highlighted

Rei destruído é muito caro mano
Highlighted

Sabendo usar, você pode começar tanto pelo Cetro quanto pelo Arco e conseguir trocar tranquilamente.
Highlighted

Quer dizer então que você faz primeiro rei destruído, depois faca e depois gume
Highlighted

Geralmente sim, mas você não precisa sempre começar de Rei.
Highlighted

Valeu cara, ótimo guia. Eu me assustei quando vi que sedenta era um item pra não fazer, até porque ele era um dos principais da minha build kkk, era explodido facil por um R de zed bem feito, agora vou olhar bem essa parte defensiva da couraça, espinhos, semblante e sterak

Também pra fazer essa build vou ter que melhorar muito no farm.. vlw mn ótimo guia tmj
Highlighted
Arauto
Arauto

Interessante, será útil para quem iniciar a jogar de Yasuo, além de um campeão polêmico, ele é difícil.
Highlighted

Acabei de jogar uma aqui mano, deu muito bom essas dicas valeu mesmo kkkkk
Highlighted

Adorei o GUIA e voce esta CERTO com ele POREM algo que me encanta no Yasuo e a build variar de JOGADOR para JOGADOR adoro a Grevas do Berserker pelo power-spike que ela me proporciona junto do Ferrão consigo o pico de 1.40 e 1.45 BEM CEDO facilitando meus duelos SIM faço trindade NAO raramente build CRITICO so quando to afim de jogar "serio", porque? Gosto de fazer umas airblades/keyblades/beyblades/Protoblades/wallblades por esse mundo afora :V
Highlighted

So mais uma coisa tem como atravessar o covil do arauto se voce bater nele na posição da bush que fica na entrada do RED depois e so da um E nele que voce pula a parede tambem tem como pular a parede do RED usando as acuaminas(mesmo isso sendo BEEEEM improvavel de rolar em um jogo de "verdade") TIPO assim:

Highlighted
Tropa
Tropa

Quando eu devo comprar escudo de doran de primeira compra?
Highlighted

Eu SO compro escudo de doran contra Teemo,GangPlank SE ele estiver e aperto dos mortos e se voce estiver inseguro contra Renek e Darius
Em todos os outros casos Lamina e melhor pois a cura dela e mais eficiente em lane alem do dano adicional e vida que e praticamente a mesma do escudo 👍