cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Lenda
Lenda

Guia da Morgana O Anjo Caído.

Resolvi criar um guia de como jogar de Morgana :Champion73: já que é o meu segundo campeão mais jogado e foi o primeiro suporte ao qual me dediquei, além disso com o Rework que está para sair no próximo patch muita gente vai estar animada para jogar com ela.

Para quem tiver interesse na lore dela vou deixar o link aqui https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/story/champion/morgana/

1) Considerações Iniciais:

Morgana é um campeão bem completo que atualmente pode ser utilizada principalmente como suporte, mas também é uma escolha situacional no mid. Ela tem um Kit de habilidades relativamente bem simples de se jogar e fáceis de aprender.

Seus principais pontos fortes são:

• Consegue se sair bem em qualquer situação contra a maioria dos campeões e tem sinergia com grande parte dos adcs.
  • É um ótimo counter pick contra suportes que tem muito CC (stuns) como o Thresh, Blitz, Leona, Alistar entre outros graças ao seu Escudo Negro.
  • Tem um poke decente na lane, seu stun do Q é muito poderoso e deixa o adversário por muito tempo imóvel, tendo assim uma potencial de Kill muito alta.
  • Sua Ultimate é muito poderosa nas lutas quando encaixada da maneira certa, porém para isso você precisa utilizá-la em conjunto com um Cronômetro ou Zhonyas para evitar ser explodido no meio do time adversário.

Seus principais pontos fracos são: 

• É um campeão sem mobilidade que depende do seu escudo e é muito papel.
  • O seu Q apesar de ser um stun poderoso é bem lento e fácil de se desviar. 
  • O seu W custa muita mana no inicio do jogo. 
  • É muito difícil de encaixar sua Ultimate sem ser morto quando não se tem um Cronômetro ou Zhonyas.

2) Habilidades:

Sifão das Almas (Passiva)

Morgana cura com o dano de habilidades causado a Campeões, tropas grandes e monstros grandes. 

Essa passiva é ótima na fase de rotas, dá um ótimo sustain, entretanto vai ser mais percebida em uma Morgana que builda full AP no mid, quanto mais AP mais dano consequentemente mais cura nas habilidades.

Ligação das Trevas (Q)

Morgana dispara uma esfera de magia negra. Ao entrar em contato com uma unidade inimiga, ela causa Dano Mágico e imobiliza a unidade no chão por um período de tempo.

Uma habilidade poderosa embora lenta e fácil de se desviar, quanto mais pontos você colocar nela maior o enraizamento, ela não ultrapassa os minions o que é uma desvantagem, o inimigo pode simplesmente jogar atrás dos minions dele para não tomá-la, mas uma vez que você acerte, seu potencial de kill será muito grande pois ele ficará muito tempo parado levando dano seu e do seu adc. Esta irá ser a habilidade que você irá priorizar como suporte.

Solo Atormentado (W)

Infecta uma área com solo profano, causando dano contínuo aos inimigos que permanecerem no local.

Amaldiçoa uma área por 5 segundos. Inimigos no terreno amaldiçoado sofrem Dano Mágico a cada segundo, com base na Vida perdida do inimigo. Sempre que Sifão da Alma cura Morgana, o Tempo de Recarga de Solo Atormentado é reduzido em 5%.

É uma skill que embora não dê muito dano vai ser bastante útil na lane para dar poke nos inimigos e ganhar gold com a passiva do item de suporte :Iten3303: "Gume do Ladrão Arcano", fazendo você estacar mais rápido para conseguir completar a quest e ganhar suas wards, além disso elá também proca a runa "Faixa de Fluxo de Mana" que ao atingir um inimigo você ganha 25 de mana permanente até um máximo de 250, use-a bastante na lane mas cuidado pois o seu custo de mana é relativamente alto no inicio do jogo, administre sua mana. Você só deve colocar 1 ponto nessa skill, a menos que você seja uma morgana MID, se esse for o caso o W será sua principal skill tanto para puxar a wave como na questão de dano.

Escudo Negro (E)

Posiciona uma barreira protetora em um campeão aliado, absorvendo Dano Mágico e desarmes até que o escudo dissipe ou seja penetrado.

Outra habilidade muito poderosa no Kit da Morgana, ela bloqueia qualquer stun (CC) por 5 segundos e segura uma boa quantidade de dano mágico até que o escudo quebre, é muito útil para proteger o seu ADC de suportes inimigos com muito CC, esta habilidade faz com que ela seja muito counter da maiorias dos suportes por negar habilidades poderosas como o Grab do Blitz, o Hook do Thresh, porém cuidado para não usá-la de forma atrasada. Essa vai ser sua segunda skill a ser maximizada se você for suporte. Uma dica interessante para conseguir conjurar em você mesmo de uma forma bem rápida é ALT+E.

Grilhões da Alma (R)

Prende correntes de energia em campeões inimigos próximos, causando dano a eles, reduzindo sua Velocidade de Movimento e ecoando a dor alguns segundos depois, atordoando-os caso permaneçam próximos a Morgana.

A Ultimate de Morgana é uma ferramenta poderosa de iniciação, ao ativá-la ela começa dando slow nos inimigos dentro área e depois de um templo ela explode estunando todos os inimigos dentro dessa área, o problema dessa skill é que muitas vezes você vai morrer e não vai conseguir stunar os inimigos, por isso o "Cronômetro" ou "Zhonyas" :Iten3157: é tão essencial em sua build, além disso muitos inimigos tem dash e vão conseguir sair da sua área da ultimate, se todos saírem da área a sua ultimate é cancelada e você fica na mão (esse problema será menos frequente pois com o Rework dela a ultimate também irá dar muita velocidade de movimento para a morgana). Uma curiosidade interessante é que essa ultimate é muito counter de campeões que ficam invisíveis feito a Vayne, Twitch, entre muitos outros, sua ultimate revela esses campeões, tornando-os muito mais fáceis de serem abatidos.

Dicas em game:

Agora que você já conhece as Habilidades o melhor combo possível para se fazer é utilizar o seu escudo em si mesmo + Ultimate em direção aos inimigos, espere os alvos serem stunados e depois de 1 segundo encaixe seu Q. se achar que vai morrer muito rápido dê Zhonyas que sua Ult ainda assim vai estunar os inimigos na área, esse combo faz com que o adversário fique muito tempo parado e você baita muitas skills aguentando dano até utilizar seu Zhonyas e seu time der continuidade na luta. Mas em situações mais comuns você vai simplesmente ficar mais atrás nas lutas dando escudo em um carry como o ADC, ou MID para evitar que ele tome perma CC e seja morto.

Ordem das habilidades:

3) Runas:

A Aery é a melhor runa para ela pois proca facilmente com o seu W sendo uma boa fonte de poke e também concede escudo extra no seu E.

Faixa de Fluxo de mana pelo mesmo motivo de procar fácil no W estacando mana. Foco Absoluto e Chamuscar para mais dano na lane.

Sincronia perfeita para acelerar seu Zhonyas, a última é Perspicácia Cósmica pelo CDR ou Biscoitos para lanes que precise de mais sustain.

Nas runas fletes coloque AP nas duas primeiras para mais dano na lane e na última escolha armadura ou resistência mágica dependendo do inimigo.

Quanto aos feitiços de invocador são os padrões :summoner14::summoner4:. O Flash te ajuda a criar jogadas tanto com o Q como com o R, ou dar prosseguimento a elas e não deixar ngm escapar da sua ult, e o ignite te dá mais pressão de lane e abate quando você acertar um Q.

4) Itemização:

Comece de :Iten3303::Iten2003: pois como foi dito anteriormente é fácil de ganhar gold utilizando seu W para estacar seu item de suporte completando a quest para ganhar as wards o mais rápido possível.

Na primeira volta a base faça: :Iten3098::Iten1001:, se tiver dinheiro o suficiente termine :Iten3117: ou :Iten3158:, eu particularmente prefiro a bota de mobilidade para dar roaming e andar pelo mapa colocando wards.

Na próxima volta a base comece a fechar o mais rápido possível seu Zhonyas :Iten3157:.

Agora você tem algumas opções, as mais comuns são :Iten3107: Redenção e :Iten3504: Turíbulo que vai buffar seu adc quando você utilizar o escudo nele. 

Exemplo de build completa :Iten2301::Iten3117::Iten3157::Iten3107::Iten3504:

O último item é situacional você pode fazer :Iten3050: (emissário de zeke na imagem antiga), Sombras Gêmeas o item dos fantasminhas ou Devaneio de Shurelya que dá velocidade de movimento pro time todo são algumas opções, ou até mesmo o Solari :Iten3190:.

Espero que tenham gostado, dessa vez eu decidi deixar as dicas em game abaixo das habilidades em vez de só colocar a descrição da skill e dizer como jogar em game aqui no final, acho que dessa forma fica mais didático, espero ter ajudado a quem busca aprender ou melhorar de Morgana, estamos todos ansiosos pelo seu lindo rework visual que deve sair na próxima semana dia 6 de Fevereiro.   

Outros links de guias feitos por min:

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Guia-Atualizado-de-Thresh-o-Guardi%C3...

https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Guia-Atualizado-de-Cho-Gath-o-Terror-...

15 RESPOSTAS
Highlighted
Dragão
Dragão

*navegando pelo forum* nossa, morgana é legal, vou comprar ela quando vir o rework, mas não sei exatamente o que faze- "Guia da Morgana O Anjo Caído"

obrigado ^_^
Highlighted

Atualmente ela está com a melhor performance de suporte do jogo (champion.gg).

Highlighted
Tropa
Tropa

Ficou muito bom, poderia ter colocado a build de Morgana AP no mid, mas acho q seu foco foi na morg suporte mesmo.
Highlighted

É raro de eu usar ela no mid, mas acredito que a build dela mid deve ser a padrão de um mago AP.

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Manto de Nimbus é muito melhor que faixa de fluxo de mana, o Mana vc consegue gerenciar na lane, é so nao ficar gastando atoa. Quando vc ativa sua ultimate com o Manto de Nimbus dificilmente quem foi pega escapa

Highlighted

Interessante mas eu geralmente olho sites como pro builds, championgg, opgg, e não vi quase ninguém utilizando, será q essa passou batido até pelos pro players? vou testar ela dps.

Highlighted

@Draicker  escreveu:

Interessante mas eu geralmente olho sites como pro builds, championgg, opgg, e não vi quase ninguém utilizando, será q essa passou batido até pelos pro players? vou testar ela dps.

eu jogo bastante com ela, ja testei varias builds diferente desde que usei a nimbus nunca mais troquei.. raramente vejo alguem usando ela ._.

Highlighted

@Draicker  escreveu:

outra observação que eu faria é trocar a foco absoluto pela runa de 10% de CDR  no lvl 10... fechando o gume do ladrão e o livrinho do zhonyas vc tem 30% de CRD entre no mid game sem gastar tanto 

Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Boa!
Excelente guia!
"O amanhã é a ultima das minhas preocupações." - Ekko
Highlighted
Dragão
Dragão

Esse guia é bom pra me dar uma refrescada na mente... com o Rework vou querer jogar com essa gatona!

Eu só acho que a Riot deveria mudar o nome do Q para "Desconect das Trevas". Você toma essa xulapada na cara e só volta depois que o jogo acaba.
https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Highlighted

se conseguir neh, vai tar banida ou pickada todo jogo eu aposto, pelo menos nas primeiras semanas.

Highlighted
Arauto
Arauto

O "Q" dá Morgana não dá stun, dá snare.
Stun quem dá é a ult.
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

a nova ultimate dela não preeendem o inimigo ou dá só lentidão ?
Highlighted

Eee... mais um guia maravilhástico neste fórum!
Boooa, @Draicker, obrigado por trazer esse conteúdo a nossa comunidade, vai ajudar pakas a gente ❤️
"Existe beleza nas trevas...." -- Morgana, A Caída
Highlighted

Q eterno, so acaba quando morre kkk