cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Highlighted
Aronguejo
Aronguejo

Guia para sair de cada elo!

Ir para a solução

Após anos de LOL, reuni tudo que aprendi em um GUIA apontando as principais características e erros cometidos por cada ELO, com o objetivo de ajudar quem está com dificuldades para sair de um determinado elo.

O post será divido entre microplay (mecânica, utilização de feitiços, build, noção de dano) e macroplay (rotação, visão de mapa, objetivos), para que assim, facilite o entendimento.

Esse post não tem o intuído de diminuir ou menosprezar alguem, mas sim de tentar mostrar a diferença entre eles e ajudar quem está com dificuldades.

Acabei evitando citar o ferro, pois é um elo que apresenta quase as mesmas características do bronze, com um adicional que a maioria dos jogadores estão lá por jogarem com FPS muito baixo ou com Lag constante, dificultando a jogabilidade por motivos terceiros.

 

BRONZE

O menor elo do lol até a então chegada do Ferro. Aqui são encontrados 39% dos jogadores do LOL junto ao Ferro. Muitos jogadores estão neste elo por jogarem a pouco tempo e não terem experiencia no jogo.

 

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

Fazem a mesma build todo o jogo, ou não sabem os itens para cada campeão.

-Não dominam a mecânica dos campeões/Sem noção de dano.

-Não sabem farmar

O farm neste elo é bem a baixo do ideal, chegando a ser de 80 a 100 de farm em 30 minutos.

-Não sabem controlar Wave

Costumam ficar batendo de qualquer jeito nos minions sem se importar com o rumo que os minions vão tomar.

-Os jogadores não são focados no jogo

Costumam utilizar muito o chat, digitando sobre tudo, como conversas paralelas, assuntos pessoais, como vai a vida, saudações, xingamentos, piadas, etc. Isso resulta em distrações que podem causar a sua tela cinza.

-Morrem muitas vezes na lane

Preferi colocar este em micro, pois a maioria das kills, acontecem ainda na lane e não por causa de ganks. Além do mais, partidas no elo Bronze, costumam ter muitas kills, resultando em um rápido crescimento de campeões de late game.

 

MACRO

-Ignoram objetivos

Algumas partidas o primeiro dragão fica vivo até o nexus cair, objetivos são feitos apenas quando um time fica vivo após uma TF na frente dele.

-Não sabem terminar um jogo/Utilizar vantagem

As partidas tanto no Bronze quanto no Prata e Ouro, costumam ter longa duração e muita revira volta, pelo motivo de que os jogadores não conseguem administrar a vantagem e utiliza-la para forçar o fim do jogo.

-Não sabem rotacionar

No Bronze, rotação é algo feito aleatoriamente e por acaso. Dificilmente verá um jogador rotacionando para ajudar um colega ou garantir algum objetivo, fazendo com que as fases de rotas durem cerca de 15 a 20 minutos de partida.

-Não utilizam o mapa

Deixam de ajudar ou participar de lutas logo ao lado da sua lane, por este motivo, além de morrer muito para ganks por não ver inimigos chegando.

-Não sabem wardar

Novamente um erro que facilita a tomada de ganks, resultando em muitas mortes.

-Não evitam lutas desnecessárias

Neste elo, costumam fazer muitas TFs por qualquer motivo, mesmo que o time inimigo estiver muito mais forte. Campeões de AA e cura, como master, yasuo, trinda e garen, costumam ter bom desempenho neste elo pelo fato de chegarem cedo no late game e matarem todo mundo, pois podem ficar batendo parado sem problemas e eliminando todo time inimigo.

 

Como sair deste elo?

Foque em aprender farmar bem e dominar um campeão, isso já será suficiente para sair deste elo. Existem formas rápidas de subir deste elo, e uma delas é utilizando o split push, use esta estratégia, junto a um campeão de late game que possua roubo de vida, esqueça o seu time e procure apenas em puxar uma lane até o fim do jogo. Fazendo isso, você ficará vários níveis acima dos demais jogadores e não terá problemas em carregar a partida, passando sem problemas por esse elo. Os jogadores não sabem responder ao split, e costumam te deixar muito feedado a ponto de fazer 1v5 tranquilamente devido a diferença de nível que você irá ter em relação aos demais. Procure aprender sobre builds corretas e aprenda mais sobre rotações e objetivos. As lanes mais fáceis de carregar neste elo são TOP e MID.

 

PRATA

Este elo representa 37% dos jogadores do nosso server, não sendo tão diferente do bronze. A principal diferença entre este elo e o anterior é o Micro.

 

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

-Pouca noção de dano

-Não sabem farmar

-Não sabem controlar Wave

-Morrem muitas vezes na lane

-Não sabem caitar

 

MACROPLAY

-Pouca visão de jogo

-Não olham o mapa

-Não wardam corretamente

-Ignoram objetivos

-Não sabem rotacionar

-Não sabem utilizar vantagem

 

Como sair deste elo?

Novamente, o Split push é a técnica mais efetiva neste elo. Os jogadores costumam não olhar para o mapa, facilitando o split, as vezes até deixando cair 3 torres em uma lane. Evite se juntar ao seu time para fazer TFs e foque apenas em farmar, pegar jogadores mais fracos sozinhos e levar torres, assim ficando muitos níveis acima do time inimigo (cerca de 5 níveis), e carregando a partida sem problemas. Você pode até mesmo ignorar uma TF para levar torres, pois dificilmente o time inimigo irá conseguir utilizar bem o ACE em cima do seu time.

Os Pratas costumam andar juntos no final do jogo, independentemente se estão ganhando ou perdendo, utilize isto para puxar a rota oposta em que o time inimigo está. As lanes mais fáceis de se carregar são TOP e MID, jogando com campeões lutadores de late game forte.

 

OURO

O Ouro representa 16% do server e é onde os jogadores começam a ser mais experientes, mas ainda cometem muitos erros semelhantes aos elos anteriores, apenas em menor quantidade.

 

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

-Pouca noção de dano

-Farmam bem no early game, mas esquecem der farmar no mid-game

-Não controlam waves

-Morrem muitas vezes na lane

-Não sabem caitar

-Fazem mal uso das suas spells

 

MACROPLAY

-Não olham para o mapa

-Não sabem rotacionar

-Não usam a vantagem

-Ignoram objetivos

 

Como sair deste elo?

Assim como nos elos anteriores, devido à falta de rotação e falta de atenção no mapa, o split push, é a melhor maneira de subir de elo. Aqui os campeões já não fazem tanto diferença, e os players já começam a dominar mecanicamente alguns deles, mas mesmo assim não conseguem parar um jogador que está alguns níveis acima dos demais, sendo o ponto chave para carregar neste elo. Este elo costuma ter muitas kills/partida, além de costumarem ser bem demoradas pelo motivo de não saberem terminar a partida (duram entre 30 a 40 minutos). É muito fácil voltar para o jogo caso comece atrás, evitando lutas desnecessárias e simplesmente focando em farm e torres. Assim como no Prata, já no mid/late-game, os jogadores do Ouro começam a andar todos juntos, lhe dando uma oportunidade de ficar solo em um lane para fazer o split, mas será necessário um pouco mais de atenção no mapa, para não ficar morrendo quando o time inimigo desaparecer. Procure wardar a JG inimiga antes de começar a splitar uma lane, e preste atenção no mapa constantemente para ver quando o time inimigo estiver vindo em sua direção. Só ajude o seu time quando for pra fazer os dragões ou barão, fora isso, evite participar das TFs mesmo que estiver forte.

As melhores lanes para subir neste elo são TOP, MID e JG.

 

PLATINA

O platina representa 5% dos jogadores e já são bem experientes no jogo, mas ainda cometem alguns erros que os deixa presos neste elo.

 

Principais erros

MICRO

-Aqui os jogadores não tem problemas com microplay. A maioria dos que se encontram aqui dominam os campeões e sabem buildar corretamente, além de wardarem e tem um bom farm ao longo da partida.

 

MACRO

-Apenas a bot lane e o jg costumam comprar pinks

-Indecisão em qual objetivo focar

-Dificuldade em terminar o jogo

-Rotação fraca

 

Como sair deste elo?

No platina, os jogos não são tão fáceis de carregar como nos elos anteriores. O split já não e tão eficaz quanto antes, e aqui já será necessário um pouco de trabalho em equipe. A melhor maneira de se ganhar partidas neste elo, é rotacionar junto ao seu JG independente da lane que você estiver, ou se estiver jogando de JG, procure focar na bot lane para ter ajuda do suporte e adc com Dragões no early game e primeiras torre, assim facilitando seu snowball para o mid/late game. Neste elo, enquanto mais o tempo passa, mais difícil será de carregar uma partida solo, então quando estiver com vantagem, tente o mais rápido possível terminar a fase de rotas e juntar o time para começar puxar torres, distribuindo a vantagem para todo time, fechando o jogo rapidamente, assim evitando o famoso “comeback” do outro time.

 

DIAMANTE

Se você se encontra neste elo, meus parabéns, você faz parte do 1% melhores jogadores do server. Porem a caminhada ainda é longa até o topo e ainda existe uma diferença gigante sobre visão de jogo e tomada de decisões, entre o “low high elo”, e o top ranking, então vamos lá.

 

Principais erros e como sair deste elo?

Este elo é uma exceção a lista, pois não tem problemas específicos como os anteriores. Aqui o que prende os jogadores neste elo, é a falta atenção em todos os demais erros citados nos outros elos, mesmo sabendo como evita-los, acabam ocorrendo em grande quantidade durante as partidas por vários fatores, mas com destaque a um deles, o “TILT”. O maior problema de longe neste elo, é o famoso tilt e falta de paciência dos jogadores. Costumam ser bem tóxicos quando o jogo não está indo conforme o planejado e acabam desistindo da partida muito cedo. Aqui não costumam entregar a vantagem com tanta facilidade como em outros elos, e a maioria das partidas acabam antes dos 30 minutos. A quantidade de kills no diamante são menores e os jogadores são mais espertos em relação a ganks, rotações e objetivos. Assim como no Platina, a maneira mais fácil de passar por este ELO, é jogando junto ai JG e a BOT lane, as quais são lanes determinantes nas partidas deste nível, onde geralmente o ritmo do jogo é ditado pelos JGs nos primeiros minutos e depois passando para a BOT lane, onde o ADC mais forte controlará a partida.

Se está preso no diamante, procure rever algumas de suas partidas, e procurar em que parte do jogo seu desempenho começa cair e tente melhorar nisto. Geralmente são erros bobos, que as vezes nem percebemos que estamos fazendo, mas com um pouco de atenção perceberá logo o que está errado e seu desempenho no diamante começara a se destacar.

A lane mais fácil para subir do diamante é jogando no BOT, tanto de ADC quanto Suporte, são as lanes com a maior capacidade de carregar um jogo quando começam na frente em todos os elos daqui em diante. Um adc bem jogado é capaz de carregar um jogo facilmente nas TFs, já um bom suporte, tem a liberdade de ajudar o seu JG vencer o early game, encaminhando o jogo para a vitória.

 

 

Bom espero que este post ajude algumas pessoas a entenderem onde estão errando, e consigam melhorar futuramente.

Obrigado pela atenção!

Tags (1)
28 RESPOSTAS
Highlighted
Às vezes é mais fácil carregar com um AFK do que com um troll. Ganhar com gente afk não é impossível, basta vc controlar a visão pra conseguir pegar o inimigo desprevenido e nunca ir atrás de tf, além de tentar controlar a wave pra eles não fazerem 1-3-1 ou algo do tipo
Highlighted
Ai. Meu. Deus. ESSE É O TIPO DE TÓPICO QUE ESTAVA PRECISANDO!

Jogo há pouco tempo e há muitos erros nas minhas gameplays, mas não sabia como arrumá-los. Esse tópico deu uma pequena iluminada na minha mente, e treinarei para não cometer mais nenhum erro. ❤️
Highlighted

@Black Wisem  escreveu:
Às vezes é mais fácil carregar com um AFK do que com um troll. Ganhar com gente afk não é impossível, basta vc controlar a visão pra conseguir pegar o inimigo desprevenido e nunca ir atrás de tf, além de tentar controlar a wave pra eles não fazerem 1-3-1 ou algo do tipo

Caramba, adorei essa dica. Muito obrigado @Black Wisem !!!

Highlighted
Que tópico incrível!!!!! É difícil encontrar pessoas que se disponham a explicar alguns detalhes do game para os que estão iniciando... vou recomendar este tópico para os amigos recém-chegados nas Rankeds!!! ♡
Highlighted
Eu tenho contas, no D1, e Platina, o que eu digo é em carregar as partidas, sou a mesma pessoa jogando em conta de elo baixo, tenho a mesma visão de que isso esta em todos os elos, faça um este vença todas as partidas ate tu chegar no seu elo, afinal tu provou que não é sorte, posso falar uma coisa? Tu esta iludido, acha mesmo que não é sorte ? desculpas ai cara tu é pro play kkkkkkkkk, (sempre vencemos pelo mesmo motivo que perdemos !) isso é rotina do lol, se de fato eu sou D1 por que teria dificuldade em vencer dos bronzes ? detalhe eu jogo sozinho, não dependo de duo !
Highlighted
Draicker lamentável mas terei que informar que eu disse que é IMPOSSÍVEL carregar partidas ! sendo que nos dependemos de uma EQUIPE, será que vocês não sabem interpretar somente uma frase de cada vez ? assim evita discordância equivocada, eu tenho culpa sim, em não aguentar tanta equipe no Diamante, que xinga e nem sabe ajudar a equipe, e sempre com desculpas trolla as partidas, quem disse que as partidas são jogadas de fato? é tudo um perde e ganha esse jogo, não existe equipe melhor, existe equipe com menos trols, veja seu histórico, tu vence e perde pelo mesmo motivo, saia da caixinha meu colega, questão de raciocínio!
Highlighted

@DestruidorDiKU  escreveu:
Eu tenho contas, no D1, e Platina

E eu tenho 15 contas no challenger ^^

Highlighted

realmente, eles não conseguem entender que do mesmo jeito que cai trolls, afks etc no seu time tambem cai no outro e nós nunca ganharemos todas partidas, o faker mesmo tem média de 60% de wr o importante é notarmos o crescimento nosso e melhorar tudo aquilo que temos controle que está no nosso alcance, pensem e aja dessa forma que quando verem já vão estar no proximo elo 😉

Highlighted
kkk

A pêa que os BR leva nos mundiais é merecida mesmo. Vocês ainda se preocupam em enfatizar isso de comportamento em game. PQP

Em 2010 era a mesma coisa (aceitável, pois era o começo).
Daí, dez anos depois ainda se bate na mesma tecla.

Sério, toda surra que o BR levar nos mundiais de lol. É POUCO.
Depois de dez anos, a evolução do server é quase imperceptível. GG RIOT BRASIL AFUNDANDO O LEAGUE OF LEGENDS!