cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
VoltaireL da PPA
Aronguejo
Aronguejo

Suportes, o que são? Onde Vivem? O que Comem? (Guia iniciante)

Ando vendo por ai muita gente que desvaloriza a função Suporte por ser algo ''muito fácil''. Por meio deste post venho provar o contrário, e ao mesmo trazer um guia, então bora lá 🙂

Vamos começar com o básico: Pra que serve o Suporte?

O Suporte é um campeão que consegue ser utilitário para o time, ou seja, focam em itens para buffar aliados e atrapalhar inimigos, tem kits feitos para salvar aliados, com bastante controle de grupo e até uma curinha ou um escudinho para dar aquela ajudinha na sofrência.

Funções

Os suportes são separados em 5 grupos: Pokes, ProtetoresIniciadores, Sustentadores e Composição.

Pokes

Sabe aquele campeão chato que fica soltando habilidades toda hora e você tem que sambar na lane? Esses são os Suportes de Poke. Eles são conhecidos por terem bastante mana e pouco tempo de recarga nas suas principais habilidades (As de dano, no caso). Porém, como toda função de League, o Poke também tem seu counter: O Sustein.

Mas antes de falar dos campeões de Sustein, bora falar quais são os Suportes de Poke:

On Meta: Brand, Zyra, Zilean, Yuumi, Vel'Koz, Karma, Lux;

Off Meta: Veigar, Miss Fortune, Neeko, Zoe, Nidalee;

Sustein (Sustentação)

Os Suportes de Sustein são campeões que curam bastante vida de seus aliados. Pelo menos uma de suas principais habilidades são de cura, sendo a que tem menos tempo de recarga ou que pode curar de uma maneira indescritível (Não direi, pois provavelmente iria xingar um main Soraka aqui). Geralmente tomam uns tabefes de Suportes de Iniciação;

Suportes de Sustein:

On Meta: Sona, Soraka, Nami, Yuumi;

Off Meta: Nidalee;

Iniciadores

Os Iniciadores são os Suportes que podem facilmente iniciar uma TF, isso é, no momento certo. Alguns deles são Tanques, portanto tankam muito por isso podem iniciar TFs numa boa, já alguns necessitam de itens para isso (Caso contrário aquela telinha do Dark Souls deveria aparecer 🙂 ) . Eles geralmente tomam uma surra dos Protetores;

Suportes Iniciadores:

On Meta: Morgana, Nautilus, Blitzcrank, Leona, Nunu, Rakan, Pyke, Braum, Alistar;

Off Meta (Prepara a Lista): Sion, Ivern, Amumu, Sylas, Pantheon, Zac, Maokai, Malphite;

Protetores

Os Protetores são os campeões que se matam pra proteger o ADC e depois ver que o ADC ficou lá dando o Kite do gORDOx de Twitch (Brincadeira). Eles são os Campeões que ajudam a proteger seus aliados, mas geralmente, protege o ADC, que é uma das principais fontes de Dano do time. Diferente dos demais suportes, ele fica coladinho na fonte de Dano do time, tentando fazer com que o mesmo não morra. Ele toma uma coça pros Suportes de Poke;

Suportes Protetores:

On Meta: Alistar, Janna, Lulu, Taric, Braum, Tahm Kench, Thresh, Nautilus, Rakan, Lux;

Off Meta: Maokai, Shen;

Composição

Suportes de Composição são os Campeões que dependem da composição do Time e do Inimigo, pois geralmente são os mais complicados de jogar. Campeões de Composição são counteráveis de acordo com sua outra função;

Suportes de Composição:

On Meta: Bardo, Thresh, Karma, Tahm Kench, Yuumi, Zyra, Soraka;

Off Meta: Pantheon, Maokai, Shen, Ivern;

Mecânicas

Roaming: É quando o Suporte deixa o ADC na Lane sozinho e sai para ajudar os outros aliados, como o Caçador e o Mid. Campeões que fazem isso geralmente podem ser furtivos, tem controle de grupo e/ou estão com a Bota de Mobilidade.

Exemplos de Campeões: Pyke, Morgana, Bardo, Thresh...

Quando dar Roaming: Quando ter certeza de que o inimigo não tem visão dos arbustos que ligam a Rota inferior com o Rio/Selva, quando o Aliado estiver precisando de ajudar (Ex.: o Caçador inimigo foi roubar a Selva Aliada) e/ou quando o ADC está recuado e farmando em last hit;

Rotação: Ocorre quando você e o ADC e/ou o Top levaram suas respectivas torres e realizam uma troca de Rotas, ou seja, o ADC e o Suporte vão para Rota Superior e o Top vai para a Rota Inferior;

Idiotice: Jogar de Lux Sup (POLêMINCAS)

Espero que tenham gostado do Guia Básico para jogar de Suporte, caso queiram, farei um com tema Jungle (Que particularmente eu amo essa rota)

Tags (1)
12 RESPOSTAS

Muito  bom o topico coloca  na lista de  iniciadores Yasuo

ne?  @iMiraZuke 

@O Ultimo Samurai  escreveu:

Muito  bom o topico coloca  na lista de  iniciadores Yasuo

ne?  @iMiraZuke 

Mas é claro kkkkkkkkkkkkkkk.

Aproveita e coloca os MININIX aí XD

Draicker
Lenda
Lenda

Ótimo tópico!
Tyromancer
Arauto
Arauto

Coitada! A pobre Sona não está na lista. Sorte sua que ela não pode falar nada.
Malukino
Tropa
Tropa

Qual foi dessa de zoar lux sup ? É o terror da botlane, mais dano que o adc
Frango Atômico
Aronguejo
Aronguejo

Meu amigo, adorei seus tópicos, show
Att.
Gazai Yuno
Bikman
Arauto
Arauto

Campeões de Poke e Sustein eu odeio esse caras
Aneri
Arauto
Arauto

Amei!

Olá VoltaireL.
Primeiramente: Seu post está apresentando o básico de suporte, o que é muito bom, já que a maioria como você falou acha que é uma função facil de fazer, o que na verdade não é.
Segundo: Curti o seu guia básico, acredito que é muito util para quem está buscando se aprofundar, vou aproveitar e pesquisar se tu já fez o da jungle por que acredito que aprenderei algo produtivo.
Terceio: O Pyke foi colocado como Iniciador, mas a função dele é de assassino, acredito que é uma função unica a qual nenhum outro suporte executa.
Eu me considero um noob, mas pelo o que eu já percebi jogando com ele é que se você saber usar a ult dele, ela dura mais de 1 minuto, pra ser mais exato o maximo duravel dela acredito que seja 1:40 de tempo "No maximo" Isso é teorico obvio por que ninguem reseta no ultimo milisegundo,( então baixa isso ai pra 1:33).
Ele pode sim ser um armador de jogadas ( Já que o Q dele é pouco parecido com o Q do thresh, a sequencia do combo é o E, só que na fight em si isso não é muito efeito se você não pegar muitos alvos provavelmente você não vai sair, e se você encontrar um suporte ou até mesmo um iniciador bom do outro lado você não da nem continuidade no combo por que ele vai te dar um controle de grupo, e então você perdeu o forte do campeão que é a capacidade de finalizar, "Pra executar já tem outros principios pra vocÊ conseguir pegar os resets) mas acredito que ele se expoe muito dependendo da condição, não acredito que você extrai o melhor dele na linha de frente, acredito que você extrai mais jogando na back line, defendendo o carry, e entrando pra linha de frente apenas para pegar os resets da ult (os abates), e o pyke é dependente do time dele, porque ele não tem dano massivo para aplicar os resets da ult solo, eu particularmente acho ele e o Rakan "Extremamente Roubados" se a pessoa saber executar.

(Sem Polemicas: "Idiotice: Jogar de Lux Sup") a maior verdade já vista no forum.

Se eu estiver errando em algo no comentario estou com vontade de aprender o certo sempre, só responder ou entrar em contato.

Então, eu coloquei o Pyke na Iniciação pois ele não se encaixa em nenhuma das outras, e se ele puxar alguém ele consegue fazer com que os aliados ataquem o mesmo, iniciando um confronto.
rlx po
Aronguejo
Aronguejo

Sou main suporte, conhecimento a mais é sempre bom, obrigado por ter compartilhado com a gente esse tópico.

Muito bom seu tópico. Didática fantastica!