cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

Oooi, clã! Tudo bem? (pf sei que falo muito não desistam de mim tão rápido!!11!um!)

 

 

Aqui é Juliana (ou Fishbones), e eu trabalho na equipe de Localização da Riot aqui no Brasil. Nós somos responsáveis por trazer o jogo em português pra vocês e também cuidamos de todas as dublagens do League.

O motivo de eu ter vindo conversar com vocês hoje é que ontem soltamos o trailer de gameplay do novo Aatrox e percebi que muita gente ficou frustrada com a nova dublagem - tanto em termos de voz quanto de tom -, então queria dar um pouco mais de contexto sobre como as decisões foram tomadas nesse projeto.

 

Vamos começar falando sobre o VGU (visual gameplay update, ou atualização visual e de jogabilidade) como um todo. Do lado da Riot, fazer um VGU é um passo que demanda coragem. Por que? Porque isso significa pegar um Campeão já conhecido e amado pela comunidade, e mudá-lo quase que completamente. Mexemos na história, habilidades, estilo de jogo, personalidade... a gente basicamente pega o boneco e remonta ele do zero.

Pra quem ama o Campeão como ele era antes também é um baita desafio porque abraçar o novo nunca é uma coisa fácil, principalmente quando esse ~novo representa uma transformação completa.

É em momentos assim que peço que vocês olhem pra trás e confiem em mim quando digo que essas decisões são tomadas pensando em vocês. Mudamos Campeões pra que eles se adequem melhor ao atual estilo do jogo, pra que possamos oferecer uma história mais completa e uma qualidade visual que esteja de acordo com a qualidade atual do League. Pode ser puxado aprender e aceitar o boneco de novo, mas prometo que vale a pena.

 

Dito isso, vamos à dublagem nova do Aatrox. Sabemos que a voz antiga dele é uma das mais icônicas que o League já recebeu. Com elegância e imponência, o Campeão ficou conhecido por falas marcantes e um discurso de tom leve, mas carregado de rancor. Na hora de dublarmos o novo Aatrox, decidimos mudar a abordagem em cima da sua personalidade: ele se tornou um capetão carregado de ódio, de voz rasgada, bolado por estar "preso" em uma forma humana. Essa boladez dele é o que faz ele parecer tão raivoso, porque ele sente que aquela forma pode ser uma limitação do poder gigantesco de destruição e caos que ele tem, e isso é traduzido não só na maneira que o ator (Hércules Fernando, do RJ) usou sua voz, mas também nas nossas escolhas de localização pras falas e no processamento usado em cima da voz. Num jogo como League, arrisco dizer que as habilidades do Campeão e sua voz são os indicadores mais fortes da sua personalidade, por isso que, no caso do Aatrox, optamos por trocar a elegância pela agressividade.

 

Quando recebemos um projeto de dublagem, recebemos também um pacote com todas as falas originais em inglês. O processo de escolher a voz usa essas falas como norte pra que possamos escolher a nossa. Se vocês ouvirem a voz do Aatrox em inglês, espanhol ou japonês, verão que todas as regiões focaram nesse tom rasgadão, bem odioso, rei da carnificina. Entendo que possa ser difícil sacar tuuuudo isso com um teaser de 1 minutinho mas, quando lançarmos o Campeão, peço que vocês deem uma chance ao Aatrox novo - não só em termos de dublagem, mas como um todo. Prometo que o Campeão tá muito manero. Coloca um death metal ou um metalcore e começa a fatiar quem ousar se opor à você no top \o/

 

Ontem passei um tempo lendo o feedback de vocês e queria agradecer cada pessoa que expressou sua opinião. Sempre digo que o League é um jogo construído muito mais por vocês do que por nós, afinal, é pra vocês que fazemos isso tudo. Ouvir o que vocês tem a dizer, seja positivo ou negativo, é muito importante pra que a gente tome decisões com o feedback da comunicade em mente e, dessa forma, continue buscando entregar o melhor jogo possível pra vocês ❤️

Valeu todo mundo que leu tudo isso e estarei por aqui pra conversarmos sobre esse tópico ou pra tirar qualquer outra dúvida que vocês possam ter sobre localização ou dublagem!

 

- Fishbones :Champion1:

120 RESPOSTAS

@Me Llamo Toquio espero de coração que vocês procurem um dublador melhor para esse novo Aatrox, um dublador que combine mesmo com esse novo estilo (que está REALMENTE muito bom), um dublador que consiga ter uma voz grave no nível do Rhaast, mas que também transborde de raiva (ele tem que dar alguns gritos nos picos de raiva né) mas é claro que ele tem que conseguir fazer uma voz de deboche nos momentos de zoeira, claro que não como essa que está agora porque ficou muito aguda.

Sinceramente, eu não entendo quem tá falando mal da dublagem do novo Aatrox. O Hércules só fez o que disseram pra ele fazer. E ficou bem parecido com a versão do NA. Mesmo quem reclama dos agudos pode ficar tranquilo, porque isso já aconteceu com o Warwick, lembram? Um efeitinho a mais pode solucionar tudo. Não precisa faltar com a educação. Tudo bem, o Armando Tiraboschi era muito, MUITO BOM MESMO (Uma das melhores vozes e interpretações do jogo, na minha opinião, tanto no antigo Aatrox quanto no Kha'Zix), mas isso não quer dizer que ficou no nível do Swain antes da troca de dubladores (muito agudo e jovem para um veterano imponente que comanda batalhões de soldados).


@Goodboy Galio@  escreveu:
Sinceramente, eu não entendo quem tá falando mal da dublagem do novo Aatrox. O Hércules só fez o que disseram pra ele fazer. E ficou bem parecido com a versão do NA. Mesmo quem reclama dos agudos pode ficar tranquilo, porque isso já aconteceu com o Warwick, lembram? Um efeitinho a mais pode solucionar tudo. Não precisa faltar com a educação.

Como vc consegue comparar a dublagem NA com a BR??? NA ele tem diferentes tons de raiva, rancor e frustração tipo em uma fala ele diz "How far I have fallen... (Neste momento vc escuta uma respiração como se ele estivesse falando e pensando emocionado) A GOD... Reduced to a Prisoner...

A do BR ele resumidamente fala REEEEEEEEEAAAARRRR com uma voz péssima, as piadas são horriveis piores que a do NA matando a fidelidade de ter sido um deus traído que foi exilado se tornando um demônio (demonios são criaturas de puro ódio) revoltado por ter decaído tanto.

Mahishmati
Tropa
Tropa

Quanta criatividade, mais um campeão de ódio e vingança...

Nem sei porque a Riot ainda insiste com essa de que faz pra agradar os jogadores, vocês fazem os reworks unicamente pra encher os bolsos, não levam em consideração nada do que os jogadores do campeão gostam nele, o único intuito é fazer o campeão ficar mais famoso e vender mais, por isso deram ctrl + c ctrl + v na Riven e fizeram esse "Skilltrox". O kit é praticamente a mesma coisa:
Passiva - Mesma coisa, buff em um ataque básico, o da Riven é após usar skill, o do Aatrox o cd diminui ao usar skill.
Q- Preciso nem falar né?
W- Esse ainda tem alguma originalidade.
E- Dash e cura passiva no Aatrox, dash e escudo (vida temporária) na Riven.
R- Buff de dano por alguns segundos.

Quanto à dublagem, achei bem ruim, mas tanto faz, porque nem é mais o Aatrox mesmo, talvez seja o quarto Darkin...

@Goodboy Galio  O pessoal só disse que só não combinou com o Aatrox, todo mundo sabe que o dublador só fez o que mandaram, mas a voz não combinou com esse Aatrox ficou estranha para a personalidade dele e não transmite emoção o suficiente além de que ta beeeem diferente da dublagem dos EUA e a do Japão que transmitem bem mais emoção do que a Br.

@Me Llamo Toquio e ai? pelo que tenho visto a maioria da comunidade do fórum não gostou da dublagem. Vocês da equipe Br não vão se pronunciar?

A Dublagem antiga, vai fazer falta! Apesar dessa dublagem não esta tão ruim!

@Soriyo
Todos inclusive eu gostam da "antiga dublagem" , mas eu sentirei menos saudades se a Riot mudar de dublador.
"Apesar dessa dublagem não esta tão ruim!" hmmmm isso não quer dizer que te agradou tanto então?


@Hiagod Safadão@  escreveu:

@Goodboy Galio  O pessoal só disse que só não combinou com o Aatrox, todo mundo sabe que o dublador só fez o que mandaram, mas a voz não combinou com esse Aatrox ficou estranha para a personalidade dele e não transmite emoção o suficiente além de que ta beeeem diferente da dublagem dos EUA e a do Japão que transmitem bem mais emoção do que a Br.


não acho que a dublagem dos EUA passe uma "emoção a mais"

pra mim, a brasileira ficou melhor que a dos EUA


@Hiagod Safadão@  escreveu:
@Soriyo
Todos inclusive eu gostam da "antiga dublagem" , mas eu sentirei menos saudades se a Riot mudar de dublador.
"Apesar dessa dublagem não esta tão ruim!" hmmmm isso não quer dizer que te agradou tanto então?

eu com certeza iria preferir um retorno do Armando Tiraboschi, mas não sei dizer se ele combinaria com a nova personalidade do campeão

 

a maioria dos vilões que o Armando Tiraboschi fez eram, ou muito elegantes (Cronos, Naraku (melhor vilão de anime, na minha opinião)), ou muito caricatos (Meowth)

 

ainda sim, acho que ele poderia fazer uma interpretação mais agressiva, como ele fez com o Kha'Zix

 

porém, ainda não acho necessária a redublagem do Aatrox, já que o problema foi a mudança súbita de personalidade do Aatrox (que inclusive, tirou toda a essência filosófica do campeão para com a guerra, assim como fizeram com o Galio...)

StarsMaster
Aronguejo
Aronguejo

man so a dublagem br q podiam voltar o antigo dublador, que era muito foda esse novo curti nao 😕

esse cara disse tudo que eu queria dizer, sou main Aatrox e sei concordo que era necessário mudanças para que o herói agradar e atender um publico maior e com isso dito eu posso perdoar tudo ou ate mesmo concordar com alguns pontos, o visual, o game play diferente passando de auto ataque para skill e até mesmo a mudança das falas...... porém não posso perdoar o tom de voz!!!!! e não é nem mesmo por achar perfeito o tom antigo, mas sim porque o tom atual não combina nem mesmo com suas falas e visual e historia atual (esse tom de voz estraga toda a imersão do personagem), serio que o pessoal da rito pensa que um demônio raivoso vai ter esse tom de voz ???? por isso peço encarecidamente que mudem esse tom de voz  por um realmente demoníaco e raivoso que impõe respeito!!!  tem ate vários trabalhos para usar como inspiração como em diablo '-'. 

Reduziram os Darkins a crias de Targon, algo COMPLETAMENTE RIDÍCULO, eles deveriam ser precursores do fim das civilizações, uma força da natureza mesmo que maligna, acima ou pé de igualdade com os deuses de tão antigos que eles deveriam ser, talvez representando aspectos nascidos lá na criação como a Inveja, o ódio, a Vingança e etc... Riot gosta demais de tornar algo enorme em algo simples e totalmente sem graça!!



@NihilatyKat@  escreveu:

Reduziram os Darkins a crias de Targon, algo COMPLETAMENTE RIDÍCULO, eles deveriam ser precursores do fim das civilizações, uma força da natureza mesmo que maligna, acima ou pé de igualdade com os deuses de tão antigos que eles deveriam ser, talvez representando aspectos nascidos lá na criação como a Inveja, o ódio, a Vingança e etc... Riot gosta demais de tornar algo enorme em algo simples e totalmente sem graça!!


Fizeram a mesma coisa com o Vazio, tristeza mano... Antes da Lore sair pelas falas dava pra entender que ele era de Targon no mesmo patamar que os Aspectos como se ele pudesse mandar um Oi ao vivo pro Pantheon e pudesse também ver a raça da Kayle e da Morgana, mas com essa Lore cocozenta de Shurima velho pelo amor de deus... Deviam ter parado nessa aki :Champion106:

Sim, a Riot tem uma maneira fraca e superficial de tratar elementos tradicionais e extremamente importantes, isso desmerece o trabalho que os artistas anteriores tiveram para construir o jogo, ridículo e muito triste!

Varsek
Tropa
Tropa

Sabe, eu gostei bastante do "novo" Aatrox: trouxeram a mecânica única sem sacrificar exatamente a essência do campeão, claro q ele perdeu aquilo de "tank por cura, e não por resistencia" já q era uma coisa mt complicada de se balancear, mas ainda sim é algo diferente de qlqr coisa que se vê no lol. A unica coisa que eu odiei com todas as minhas forças foi a nova lore dele e dos darkin... Achei bem ruim mesmo...

E bota superficial e ruim nisso!

@KeRuBiNMe desculpa, mas eles sao um bando de artistas incompetentes. Entenda que uma coisa é voce ser um escritor que vai lancar um livro no mercado. As pessoas nao te conhecem nem o seu estilo, voce esta com uma editora "livre" conceitualmente, entao voce pode fazer oq voce quiser.
Agora esses caras são PAGOS pra fazer um trabalho bom, condizente com o personagem e a personalidade dele e que agrade os fans. Logo eles não tem liberdade, eles podem fazer "oq quiserem" DENTRO desses padrões.

Só que o problema real é que a Riot é uma empresa podre, que na real nao pensa nos jogadores ou nos fãs nem em nada disso (por que voce acha que temos tido esse problema no balanceamento das ranqueadas por tanto tempo?), eles só querem saber de uma coisa: Lucro.

Entao quando eles fazem um rework ou qualquer coisa do genero, eles nao tem o menor compromisso de atender uma fã base que acompanha o campeão X ou Y, o compromisso deles é com: Como fazer isso de forma que atraia mais gente e mais dinheiro?
Se não fosse assim, tantos trabalhos que foram rejeitados pela comunidade não teriam saido da forma que sairam, e eu tenho uma lista deles:

  • Dublagem do Swain
  • Dublagem do Aatrox
  • Balanceamento da Zoe
  • Skin "Ultimate" da Miss Fortune
  • Skin do Blitzcrank (caso nao tenha percebido, tem um problema horrivel com a movimentaçao da Skin Lanceiro do Bliztckank)

    E isso é só uma parte dos problemas.
    Tem um jogador de LoL do NA que conseguiu listar mais de 170 Bugs SÓ no Mordekaiser, ele fez uma planilha com o que era o bug, o que acontecia, o quao grave era e como fazer ele aparecer. Sério.

    Anos se passaram, e advinha só? A Riot não moveu uma palha pra modificar qualquer um desses bugs.


    E sinceramente, eu sou escritor, e poderia fazer melhor do que qualquer um desses merdas "escritores" da Riot

É exatamente oque eu penso.
Quando eu vi um video do ghostcrawler dizendo os requisitos que um campeão precisa ter, o meu pensamento foi confirmado, ele não cita que precisa manter a''personalidade'' do campeão, apenas como manter ele atrativo e divertido.
Aliás foi esse cara que supostamente acabou com o Wow e agora seu alvo é o Lol.

Mas apesar de tudo eu não acho a Rito tão podre assim.

pela mor de deus faz uma fanfic com uma história foda dos darkin sendo 4 horsemans pq meu deus essa lore ta uma bosta também