cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
iMiraZuke
Dragão
Dragão

Algumas falas da Xayah são problemáticas, e não condizem com a lore da mesma.

Sumário

1. Introdução.

2. Personalidade de Xayah (Segundo a lore)

3. Falas problemáticas.

4. Como solucionar?

5. Conclusão.(TLDR)

6. Fontes

Introdução

Primeiro de tudo, vamos esquecer o Rakan por um momento, e focar somente nela. Okay, agora temos 13 minutos de fala somente dela. Agora vamos focar nesses 13 minutos em que ela está sozinha.

Se você comparar essas falas com as falas em que o Rakan está sozinho, vai perceber que o Rakan possui falas muito melhores. Porquê?

Simples, o Rakan explora e apresenta muito bem a personalidade e história sozinho dele. Já a Xayah as vezes chega a dar um tiro no próprio pé e faz com que as pessoas não se sintam atraídas pela campeã. Vou provar pra você.

Personalidade de Xayah segundo a Lore.

Introvertida e Solitária: Ela sempre foi alguém mais "quieta", e está boa parte do tempo sozinha em sua luta. (Pelo menos antes do Rakan).

Spoiler
Screenshot_4.jpg

Apegada a família: 

-A Harpia adorava ouvir seu pai lhe contando dos heróis vastayeses. Não se sabe o que aconteceu com sua mãe. (A lore não a menciona).

Spoiler
Screenshot_5.jpg

-Segundo a Bio antiga, desde o incidente pessoal com os humanos, seu pai e sua família desapareceram sem deixar rastros. Já na nova não há menção se algo aconteceu.

Altruísta:

-Na cinemática "Magia Selvagem", após ser ferida e encurralada por Zed, ela decidiu sacrificar a sua vida pelo seu povo, fazendo o templo desabar sobre si mesma. Acabou salva pelo Rakan. Os acontecimentos da cinemática são descritos com mais detalhes em "Um Pedaço de Bolo de Sombra"

Spoiler
Screenshot_7.jpg

-In game, a mesma chega a mencionar (em vastayês) que está disposta a morrer pelo seu povo.

-Em "Um pedaço de Bolo de Sombra", ela salva uma humana e sua família da destruição da vila, após Rakan mostrar pra ela que nem todos os humanos são "maus".

Spoiler
Screenshot_8.jpg

Inteligente, organizada e calculista: 

-A mesma adora pensar antes de agir, e está constantemente planejando suas ações. As vezes ela pensa até demais. Se vocês lerem "Fuga na prisão de Puboe" e prestarem atenção nos momentos que ela passa sozinha, irão perceber isso.

Spoiler
Screenshot_6.jpgScreenshot_9.jpg

Dedicada e esforçada:

-Suas falas com o Rakan e alguns trechos da Lore mostram que ela se esforça até demais pelo o que quer, abrindo mão de descanso algumas vezes.

Spoiler
Screenshot_11.jpg

Líder Nata:

- Os contos mencionam várias vezes a mesma liderando Vastayas em suas missões.

Principais falas problemáticas.

Agora que fiz o breakdown na personalidade da Xayah, quero que compare a persona dela da Lore, com a in game.

Ao ressucitar:

"Ahhh, mas eu ainda não acabei com esses babacas!" 

"A morte foi uma ótima pausa do tédio... mas a alegria de Xayah dura pouco né?"

"Sempre quis ser enterrada e ressuscitada com essa roupa"

Eu te pergunto: Essas falas parecem vir de alguém altruísta e disposta a dar sua vida pelo seu povo? Não, parecem até de outra pessoa.

Ao atacar algum campeão:

"Violência é meu tipo favorito de negociação!"

Não faz sentido nenhum alguém que quer unir seu povo dizer isso.

Ao andar:

"Eu odeio MESMO todo mundo que não sou eu... ou o Rakan!"

"Falar com as pessoas me deixa com vontade de esfaqueá-las... então eu faço isso!"

Se você ouvir essas duas falas e depois ler os contos, ela chega a parecer outra pessoa! Sem citar que não combinam com a personalidade dela, mas fazem-na parecer um lix0 de pessoa, fazendo com que algumas pessoas sintam repulsa ao jogar com ela. E a primeira fala DEFINITIVAMENTE não é de alguém altruísta.

"Se a nossa existência for ao caos de alguma pessoa... que assim seja."

Qual o sentido dessa fala? É literalmente inútil! Não tem pé e nem cabeça!

Ao provocar suporte aliado que não seja o Rakan:

"Vai lá e TOME UM TIRO POR MIM!... Quebra essa, vai!"

Outra fala que com certeza não é de alguém altruísta. 

Ao provocar qualquer Yordle:

"Yordles... porquê que tinha que ser logo um Yordle?"

"Yordles são a causa de ninguém levar os vastayeses a sério!"

"Tá... quem chamou esses yordles?"

Além de não possuírem importância nenhuma na lore, essas falas podem ser interpretadas como racistas para os mais extremistas, podendo causar ainda mais repulsa.

Acho que já ficou claro o problema não é? A Xayah na Lore é uma pessoa, já in game é outra. Completamente sem sentido.

Como solucionar?

No lugar dessas falas que definitivamente não tem nada a ver com a lore da campeã, deveriam haver falas relacionadas a coisas como:

Gritos de Guerra

Quem ja jogou com a Irelia sabe que de vez em quando ela solta alguns. No Wild Rift, ao ultar a Xayah grita "Vastaya voltará!"

No PC Xayah possui três:
Baasi kommu yu-teha! (Estou disposta a sangrar)

Sul alesh!(Penas, caiam pra cortar!)

Penas, VOEM!

Uma boa adição de fala pra campeã, seria algo como:
Minha vida... por vastaya! (Ao morrer)

Spoiler
SIM ISSO FOI UMA REFERÊNCIA A STARCRAFT 
"MY LIFE FOR AIUR!"

Apesar de simples, é um ótimo grito de guerra.

Xayah deveria compartilhar lembranças.

Enquanto anda sozinha, a mesma poderia mencionar saudades do pai dela, ou mencionar o que aconteceu com sua mãe, suas últimas lembranças da família, relatar o que aconteceu no dia que eles sumiram, enfim, as possibilidades são INFINITAS.

A campeã tentar formular planos enquanto anda.

O título é auto-explicativo. Podem variar desde simples estratégias sendo boladas, ou até planos futuros com o Rakan. Além de combinarem com a lore, combinariam com o estilo de gameplay da campeã.

Exemplos:

"Esse rio é raso... uma ótima rota de fuga"(Ao andar no Rio)

"O Rakan iria adorar tomar banho nesse rio... talvez...*pensa um pouco* quem sabe?"(Ao andar no rio)

"Se eu posso me esconder, eles também podem" (Ao andar na selva)

"Esse lugar está mais apertado... vai ser perfeito para minhas penas!(Quando o mapa se alterar para o dragão da montanha)"

Enfim, possibilidades são o que não faltam.

Conclusão.(TLDR)

Algumas falas de Xayah além de não condizerem com sua lore, trazem uma péssima imagem da a campeã. In game ela é uma pessoa, na lore outra.

Diferente de Rakan, que todas as suas falas condizem com sua lore e personalidade, o tornando um personagem bem atraente.

Fontes: 

https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/story/champion/xayah/#:~:text=Para%20libertar%20a%20magia....

https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/story/xayah-color-story/

https://universe.leagueoflegends.com/pt_BR/story/piece-of-shadow-cake/

-Falas da campeã com o Rakan.

10 RESPOSTAS
abssandrick
Aronguejo
Aronguejo

que dedicação, essa se entregou de corpo e alma.

e sim, acho algumas falas da xaya nada haver com ela, mas duvido que eles mudem

Não estou vendo contradição  no comportamento da personagem, e não falo isso para te provocar.

Ser altruísta não é sinônimo de ser social e receptivo, muitas pessoas alturístas são simpáticas mas não necessárimente precisam ser.

Quantoa fala: "Violência é meu tipo favorito de negociação!", essa personagem não aparenta acreditar que a causa dela pode ser resolvida por meios pacíficos, é um mundo de fantasia aonde os personagens se matam na facada... league of legends não é a biográfio do Ghandi, ser pacifico não é a mesma coisa que ser passivo.

Ela parese ser uma típica mulher com asperger: que prefere doses pequenas de socialização , inteligente, organizada, introvertidacalculista, e com seus interesses que chegam a ser obsessivos, no caso dela por música, dança, roupas e ativismo.

Quanto as falas: "Eu odeio MESMO todo mundo que não sou eu... ou o Rakan!", "Falar com as pessoas me deixa com vontade de esfaqueá-las... então eu faço isso!" ela está pensando alto justamente por causa da introversão dela e o senso de humor negro, não há indicios que ela esfaqueou pessoas incocentes.

Pode ser tudo só coincidência e a personagem não ter um grau de autismo se quer, talvez os autores simplesmente criaram uma personagem anti-social...por ser ant-social sem motivo ou talvez futuras experiências traumáticas da personagem na sua história expliquem a aversão dela a estranhos.

Se for só experiências ruims...seria uma distória de vida triste para a personagem, só que ela seria babaca do mesmo jeito se fosse só por isso, oque deixaria a personagem mais humana oque não acharia ruim.

@ReportaOJungler  escreveu:

Pode ser tudo só coincidência e a personagem não ter um grau de autismo se quer, talvez os autores simplesmente criaram uma personagem anti-social...por ser ant-social sem motivo ou talvez futuras experiências traumáticas da personagem na sua história expliquem a aversão dela a estranhos.

Se for só experiências ruims...seria uma distória de vida triste para a personagem, só que ela seria babaca do mesmo jeito se fosse só por isso, oque deixaria a personagem mais humana oque não acharia ruim.

Na Bio antiga, ela entrou em uma vila de humanos afim de ser diplomática e descobrir o porquê deles estarem prejudicando os Vastaya. Ela era muito jovem e não conhecia o mundo fora de sua tribo. Assim que chegou lá, alguns humanos olharam pra ela com Desdém e chamaram as autoridades, enquanto outros se reuniram e a atacaram, arrancando suas penas á força afim de vendê-las como artefatos. (A capa dela na verdade é uma asa, então com certeza deve ter doído.). Vai saber se eles não tentaram abusar dela? Em resposta ela teve que se defender com violência, e saiu de lá traumatizada. Quando chegou em casa, tudo havia sumido, sua família, tudo.

No entanto, tudo isso não é mencionado na Bio nova, o que pode tornar desnecessárias algumas falas.

E como mencionei antes, o Rakan tem ajudado ela a superar os traumas do passado com humanos. "Um Pedaço de Bolo de Sombra", deixa isso bem claro.

Quanto as falas: "Eu odeio MESMO todo mundo que não sou eu... ou o Rakan!", "Falar com as pessoas me deixa com vontade de esfaqueá-las... então eu faço isso!" ela está pensando alto justamente por causa da introversão dela e o senso de humor negro, não há indicios que ela esfaqueou pessoas incocentes.

"Vai lá E TOME UM TIRO POR MIM... quebra essa vai?" 

Essa fala se encaixa nisso? Eu cheguei a reler todas as lores dela afim de comparação, e achei ela bem oposta a persona da Xayah na Lore.

Continuo não vendo contradição, a personagem é simplesmente "xenofóbica" já que seu passado ruim é a maneira que ela justifica seus atos, ela pode ser uma boa pessoa perante seus familiares e ter medo ou ódio a estranhos.

Não estou falando que esse lore é bom e que não poderiam deixar a personagem mais interessante como fizeram com a Seraphine, estou falando que a personagem é PLAUSÌVEL.

a personagem é simplesmente "xenofóbica"

Nisso eu discordo. Até porquê como citei, na Bio antiga ela foi traumatizada, já na atual, isso não acontece. E o Rakan tem ensinado ela a não generalizar os humanos.

Nem a lore antiga chega a citar os Yordles. Completamente inúteis as falas a respeito deles. Até mesmo pra alguém que foi traumatizada na lore antiga, eles não tiveram nada a ver com isso.

Não importa se ela foi injustiçada por humanos e ela estivese coberta de razão no incidente, ela continuaria xenofóbica porque foi traumatizada como você mesmo falou, essa foi a maneira como ela lidou com os acontecimentos.
Rakan alertando sobre a ponderação ao genralizar humanos só reforça a narrativa que ela seria xenofóbica.

Quanto aos Yordles  é meme.

essa foi a maneira como ela lidou com os acontecimentos.

Na bio antiga sim, já na atual não.

E na questão da Xenofobia, eu acabei me precipitando, interpretando algo como "genocídio" em mente(não me pergunte daonde eu tirei isso), mas aí eu decidi re-pesquisar o significado, e entendi o que você quis dizer. Peço perdão.

Era o tempo todo sobre ela não confiar de jeito nenhum em humanos. Mas aí eu me precipitei e interpretei como: "Ela é genocida".

niko desu
Aronguejo
Aronguejo

Deixa eu abrir um parênteses aqui, já que você citou a Irelia.
Cara, eu adoro a dublagem dela e as frases. Sempre que ela solta um "IONIA RESISTE!" me dá um arrepio.

tem algum site que vc consegue ver a bio antiga ?

https://leagueoflegends.fandom.com/wiki/Xayah/Background/History

Tá em inglês, mas é o único lugar que conheço.