cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Analise de Design de personages: Padronização visual do league

Eai, gemada aqui!
Normalmente, n é do meu feitio fazer um tópico desse assunto, mas esses dias algo tem ficado na cabeça e achei que seria interessante conversar sobre.

E antes de mais nada, quero que isso seja visto como uma critica e simplesmente um solo para discussão. 

Então, qual o ponto do tópico? Quero conversar sobre a questão do rumo que o design de personagens do league, incluindo skins, vem tomando nos anos recentes. Vamos começar.

Bom, quero abordar esse tópico começando com uma premissa, e explica-la ao longo desse tópico:

• "Todo champion recente do League of Legends, e até mesmo muitas skins de champions antigos, é feito com um design mais genérico de humanoide bonito, para agradar uma massa de publico maior (China)"

O que eu quero dizer com isso, e quais os meus argumentos quanto a isso?
Bom, um post feito por um Ex-Rioter no Twitter, colocou os top "designs favoritos na minha opinião", de acordo com jogadores norte-americanos e jogadores Chineses:

imagem_2021-08-25_132027.png

Ok, logo de cara já vemos a discrepância:

Norte americanos curtem uma variedade imensa de designs, desde humanos animalescos, até monstros e criaturas
Chineses curtem: Homens e mulheres bonitos.

Chineses tem um gosto muito mais generico e simples, enquanto americanos tem uma variedade bem maior.

Mas ok, qual o problema dessa preferencia?

Vou mostrar mais uma coisa:

imagem_2021-08-25_132259.png

Isso é uma lsita de lançamentos de champions, de uma ordem dos mais recentes para o mais antigo.
O ultimo champ lançado com uma caracteristica proxima do gosto americano é Ornn, em 2017, 4 anos atras. Enquanto a grande maioria seguinte segue um gosto mais próximo da preferencia chinesa da coisa. Pode se argumentar que Lillia e Yummi seriam excessões mas... bom, vai de vocês.

Quer ver como isso afeta o design atual do League? Que tal olhar um antes e depois de como eram os champions relacionados a ilha das sombras?

GemadadeTaric_0-1629908269990.png

GemadadeTaric_1-1629908411672.png

De um lado temos Hecarim, Karthus e Yorick, todos personagens que vão para um conceito mais sombrio/bestial como espectros, caveiras... e agora temos, bem, humanos edgy e trevosos? Sim, Karthus e Yorick não deixam de ser humanoides, mas sinceramente, abordam um conceito bem mais abrangente e diferente para ilha das sombras do que só um humano de anime trevoso.

E isso não se limita só a champs novos. Muitos antigos estão recebendo um "tratamento china" em skins mais recentes, removendo suas caracteristicas para algo mais humanoide.

imagem_2021-08-25_130935.pngimagem_2021-08-25_133120.png

imagem_2021-08-25_133211.pngimagem_2021-08-25_133446.png

Bom, acho que nessa altura do campeonato, já está mais que obvio o que eu quero dizer.

Creio que, todos sabem que a Riot pertence a Tencent, uma empresa chinesa beeeeem grande do ramo de tecnologia. Então não é de surpreender o esforço gigante para priorizar coisas que popularizem na China. O proprio caso do Thresh foi uma tentativa de canonizar um Thresh humano, pois se implementasse o Thresh original no Lol mobile, eles teriam que aumentar a faixa etaria china devido a caveiras e perderiam publico. O Graves perdeu o cigarro por causa da lei chinesa que alteraria a censura também.

Pra terem ideia, a poça do Vladmir é PRETA na China, por causa da censura. O champion joga petróleo pois os chineses tem leis restritas quanto a violencia nos jogos. E devido a Riot pertencer a uma empresa Chinesa, ela tem que ficar de joelhos pra priorizar as coisas da china.

Agora, isso é ruim? Bom, vai de cada um. Acho que do jeito que tá, esses designs atraem uma massa maior de jogadores devido aos gostos mais padrões e "seguros", pois é bem mais facil uma pessoa comum achar uma mulher/homem bonito interessante de jogar, do que um monstro apocaliptico.

Eu tenho consciência que essa coisa toda pode ser algo mais pessoal, devido aos gostos de cada um. Mas na minha sincera opinião, eu acho que chega a ser tóxico essa padronização forçada pra agradar a china, e a longo prazo vai tirar muito da identidade visual unica que League tem. 
Mas como gosto de discutir, adoraria saber a opinião de vocês a respeito do assunto ai!

Tags (1)
3 RESPOSTAS
Soraka Sexy
Arauto
Arauto

A Riot tem focado em um público mais "internet" nesses últimos tempos. Você pode ver isso especificamente no Viego, um campeão forte, simples de usar, edgy, ilha das sombras, vilão, espada gigante, imperador, sem casmisa, e por ai vai. Você pega a imagem dele e você identifica instantaneamente ela com garotos de 13 anos.
A Gwen, uma boneca de pano, forte, mecanicamente simples de se jogar, bonita e fofa ao mesmo tempo. Atrai tanto um público masculino quanto um publico feminino de uns 13 a uns 16 anos.

E é nisso que eles tem se focado nos últimos campeões. Dos últimos lançamentos, os designs que menos se encaixam com esse tipo de público foram a Rell, a Lillia e o Pyke... Algo que na minha opinião é ruim. Sabe, umas das coisas que mais me atrai na Soraka é a distância que ela tem com um ser humano normal. Pernas de cabrita e chifre, isso é algo que desperta meu interessa.. o problema vem quando as últimas 4 skins dela transformaram o chifre, que é umas das maiores marcas da campeã, em uma tiara/coroa. 

SorakaSexy_1-1629912600273.jpeg SorakaSexy_2-1629912638168.jpeg SorakaSexy_4-1629912727247.jpeg

Se você ver no r/SorakaMains, teve uma discussão sobre isso, onde mais da metade dos jogadores não gostaram da remoção do chifre.
Porém, eles vem tentando aumentar gradualmente a humanidade nos campeões de qualquer forma...

Siett
Aronguejo
Aronguejo

infelizmente parece que essa vai ser a direção de design da riot daq pra frente, uma pena sem duvida.

Eu queria muito designs mais monstruosos e demoníacos e uma coisa que ate hj me frustra é o design do sett, tipo, eu gosto do design atual de ele ser todo forte grande e musculoso, mas se tu olhar no champion theme dele tu consegue ver alguns conceitos iniciais dele, e cara, eram muito mais daora doq o final, tinha um aspecto targoniano da luta com 4 braços, um robô de piltover parrudo e ( o melhor na minha opinião) um Darkin estilo godzilla, e todos esses conceitos foram ignorados pra simplesmente sair um cara musculoso sem camisa.

Eu sei que é a riot foca área que da mais lucro, mas honestamente eles tão ignorando o resto do mundo pra focar toda a estética do jogo pros padrões asiáticos

Edit: Tema do sett os designs tão nos 7 segs

Rubertu
Aronguejo
Aronguejo

É só você olhar a splash art da Xayah Fênix, eu mesmo não sei diferenciar essa imagem de qualquer personagem de moba chinês mobile aleatório.