Hey pessoal!
Aproveitando o evento do Festival Lunar? Hoje eu vim aqui trazer pra vocês um pouco mais de conhecimento, dessa vez sobre a lenda da mitologia chinesa que deu base às skins desse ano: os Menshen, ou deuses/ guardiões de porta chineses.
Eles são parte da religião popular chinesa, que tem sua origem no povo Han. Essa religião prega coisas como a veneração da força da natureza e dos ancestrais, exorcismo de forças malignas, e crença na ordem racional da natureza que pode ser influenciada pelos humanos e seus governantes, além dos espíritos e deuses. Mas voltando ao foco do tópico, o que seriam esses guardiões de porta?
Os Menshen (門神 no chinês tradicional ou 门神 no simplificado) são utilizados para prevenir a entrada de espíritos malignos e facilitar a entrada dos espíritos bons. No início o povo Han utilizava imagens dos deuses Shenshu e Yulü, pintando neus nomes ou suas imagens nas portas. A partir da dinastia Tang, os mais populares se tornaram Qin Shubao e Yuchi Gong, dois generais deificados. Outros deuses comumente utilizados são Wei Zheng, Zhong Kui, e em alguns casos outras divindades são utilizadas por motivos diferentes, como as feras Dragão Azul e Tigre Branco (dois dos quatro símbolos das constelações chinesas) ou os demônios Qianliyan e Shunfeng'er (companhias da deusa marítima Mazu) em templos Taoístas.
Outras curiosidades: os guardiões devem ser colocados sempre encarando um o outro, ter um de costas para o outro é considerado um presságio de azar; antigamente eles eram pintados ou esculpidos em madeira, mas atualmente o mais comum é imprimir uma imagem e colar nas portas ou colocar estátuas do lado da entrada; eles geralmente são substituídos a cada ano novo chinês (que esse ano é dia 16!); e eles representam a dualidade da filosofia chinesa Wen (文) e Wu (武), correspondentes ao 'civil' e 'militar'. Algo interessante desse conceito é que os deuses militares são baseados em generais do passado e são utilizados para afastar espíritos ruins e más influências, enquanto os deuses civis são baseados em estudiosos e têm como missão atrair os espíritos bons e boa sorte. Ou seja, o Nasus teria sido escolhido para ser o Wen enquanto o Warwick representa o Wu (além deles serem representantes 'caninos' e ser o ano do Cachorro). Boom, mindblown!
Espero que continuem aproveitando o Festival Lunar, e até a próxima! o/
Ótimo post Clockwork! Eu já tinha conhecimento parcial do tema do post por sempre ter me interessado pela cultura asiática de modo geral e, ter jogado alguns jogos com a temática Wuxia que abordavam em suas lores sobre guardiões de portões. De qualquer forma é muito bom ver posts que criem um paralelo entre eventos e histórias do lol e suas respectivas referências.
Que legal, eu não sabia disso :champion126:
os main
Muito bom.
É legal da parte da Riot dar mais profudidade pra essas skins, afinal hoje em dia todo jogo faz evento com skins desse tema. Isso é meio que um diferencial legal.
Só espero que ano que vem tenham o mesmo nivel de proficionalismo.
Nice! Adoro quando a Riot posta os Concepts e como eles chegam àquelas ideias etc! Poderiam fazer isto mais vezes :3
😛
muito legal vcs estarem fazendo um elo entre as coisas do lol e da vida real principalmente em divindades e religioes. muito bom continoiu assim.
Nossa cara, que bacana ! Achei que as skins não tinham algum nexo, mas vejo que a riot trabalha bastante nisso.