Este é apenas um pequeno tópico para discutir alguns pontos dos efeitos visuais das skins Lua Sangrenta.
Vamos do princípio: tudo começou com uma temática sem muito compromisso, apenas uma linha de skins com temática e no teatro oriental para o Shen e para a Akali. Acontece que, naquela época, as skins tinham uma cor bem marcante: o escarlate(vermelho alaranjado) pálido que lembrava o sangue.
Algum tempo depois, surgiram novas skins Lua Sangrenta para Kalista, Thresh, Elise e Zilean, todos eles, com um pouco menos na Elise, exibiam o mesmo escarlate pálido nas roupas e VFX escarlates vibrantes.
Durante o lançamento da Elise, tiveram algumas reclamações nos fóruns, onde pediram para deixá-la mais "vermelha" e menos "rosa", resultando na tonalidade carmesim da campeã. As habilidades dela, apesar da predominância do carmesim e do azul claro, tinham ainda um grande enfoque nos tons avermelhados e rosa, não saindo da temática "Lua Sangrenta" (e ela é uma aranha, então, ela teria uma teia mais puxada para o azul e para o rosa...).
Seguimos com o lançamento de duas outras skins Lua Sangrenta: Yasuo e Kennen. O Kennen, na minha opinião, é uma das melhores skins Lua Sangrenta até hoje, capturando toda a essência da temática e a coloração.
Depois, vieram Diana, Talon, Twisted Fate e, por fim, o campeão que mudou a paleta de cores completamente: o Jhin.
Talon e Twisted Fate ainda tinham muito vermelho em suas habilidades. Diana já tinha um pouco de azul vibrante. Mas o Jhin, apesar de ter bastante vermelho (como na armadilha de lótus e nos quartos ataques), mas usou muito azul vivo na ultimate. Claro, os tiros da ultimate deveriam ser claros: mostrar qual tiro está "aprimorado" com o poder do número 4, e a temática de "Mago de Tinta da Lua Sangrenta" da skin também não interferiu muito nisso. Porém, a Lua Sangrenta se redefiniu muito com o azul dessa skin.
A divisora de rios: Assim que surgiram as skins do Jhin e da Diana, a cor azul impregnou na tonalidade mágica vermelha que conhecíamos antes. Evelynn Lua Sangrenta apareceu dividindo toda a comunidade do jogo. Além de ser considerada "mal-terminada" por parte do reddit dos main Evelynn, ela trouxe com ela um problema enorme para a linha de skins Lua Sangrenta: a permanência do azul. As cores das habilidades dela ainda tinham muito carmesim(entre o vermelho e o rosa), mas tinha também muito azul fora de contexto. Chifres azuis, espinhos azuis, tudo muito azul e sem necessidade. A temática deveria ter muito vermelho e pouca cor saindo desse eixo. Um dos meus melhores amigos é main Evelynn e disse que só comprou a skin porque era a main dele, senão, ele não teria interesse algum na skin. Ele, inclusive, joga muito mais com a Dançarina de Tango, que tem muito mais vermelho que uma skin cuja paleta de cores deveria lembrar o vermelho do sangue.
Com isso, tivemos o rework da amada Akali Lua Sangrenta. Uma das primeiras skins da temática e uma das mais amadas. Devo concordar que a Akali ficou milhares de vezes melhor que a Evelynn, principalmente no modelo e nas texturas, porém, ela ganhou algo da Evelynn que não era exatamente agradável: Azul.
Dessa vez, muito azul MESMO. A cor que mais aparece durante o jogo é o azul vibrante. Claro, ela tem partículas vermelhas no Q, no W, no E e no R, mas muitas dessas partículas são bem menos chamativas que o azul geral do círculo da passiva e do ataque aprimorado da passiva (que se repetem várias vezes) e da marca da shuriken azul no E.
A maior parte das skills da Akali são pouco chamativas comparadas com a passiva, que é simplesmente um enorme círculo azul no chão, que então passa para uma Kama azul girando. Não vejo sentido em mudar tão drasticamente a paleta de cores para uma cor que pouco tem sentido com sangue ou a temática inicial da Lua Sangrenta. Claro, a cor dá a sensação de sobrenatural, mas o escarlate padrão, o vermelho vivo e o carmesim são ótimos substitutos.
Este tópico aqui é apenas um apelo para que o Azul não se torne tão mais frequente nas novas skins Lua Sangrenta, afinal, acredito que uma skin que dá o que promete (o vermelho do sangue) venderia muito mais que uma skin com muita cor fora de contexto.
A maior parte das imagens foi tirada do Surrender at 20.
Cara, na minha opinião deveriam usar mais a cor prata do que azul... mas eu entendo a utilização de tons azuis nessas skins, pq o azul representa a cor real da lua (na verdade é prata, mas muitas vezes a Lua está visível em uma cor azul clarinha...), e o vermelho representa obviamente o próprio evento onde o tom vermelho se sobrepõe ao azul/prata da Lua...
Resumindo, é completamente aceitável a utilização dos tons azuis/pratas na skin.... se fossem cores como verde, amarelo, aí sim não teriam nada a ver com o tema e seria totalmente aceitável a reclamação.
Eu não sei se você recorda mas em 31 de Janeiro desse ano de 2018 teve um eclipse total da super lua azul de sangue, certeza a Riot quis colocar nas skin desse ano esse tema com tonalidades azuis nas suas Skin da Lua sangrenta, mas o fato é que a lua não fica "azul" os cientistas colocaram esse termo ou nome pelo acontecimento de ter a 2ª lua cheia em um mês. Esse fenómeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias. Mas tbm temos que lembrar que a empresa pensa nas pessoas com Daltonismo que ocorre geralmente não é uma deficiência total para enxergar determinada cor (por exemplo o vermelho) mas uma dificuldade de perceber os tons daquela cor (laranja, vermelho, vermelho escuro) o que faz com que a pessoa confunda uma cor com outra. No caso pode ser que eles não veja os limites das habilidade e por isso a variação de cor em uma skin.
@rumbleeeeeeeeeee@ escreveu:
A Riot é zuada, tava vendo o comercial do LoL e censuraram o sangue do R do Darius UAHSUHASUHASUHASUH, Sangue praq né?
o tenso é que, mesmo a temática sendo de sangue, só a cor vermelha que é necessária
o Kennen, por exemplo, joga shurikens e solta faíscas vermelhas, e faíscas não são exatamente sangue
@Eduardo1914@ escreveu:Eu não sei se você recorda mas em 31 de Janeiro desse ano de 2018 teve um eclipse total da super lua azul de sangue, certeza a Riot quis colocar nas skin desse ano esse tema com tonalidades azuis nas suas Skin da Lua sangrenta, mas o fato é que a lua não fica "azul" os cientistas colocaram esse termo ou nome pelo acontecimento de ter a 2ª lua cheia em um mês. Esse fenómeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias. Mas tbm temos que lembrar que a empresa pensa nas pessoas com Daltonismo que ocorre geralmente não é uma deficiência total para enxergar determinada cor (por exemplo o vermelho) mas uma dificuldade de perceber os tons daquela cor (laranja, vermelho, vermelho escuro) o que faz com que a pessoa confunda uma cor com outra. No caso pode ser que eles não veja os limites das habilidade e por isso a variação de cor em uma skin.
não consideraria muito fazer skins com esses limites para daltônicos já que o LoL tem o Modo Daltonismo
quanto à lua azul, eu não vejo motivos para colocar a temática aqui, já que é só uma segunda lua cheia, e não necessariamente tem azul nela, ao contrário da lua de sangue...
@Enyalios@ escreveu:
A escolha de paletas nesse caso tem a ver com a informação mecÂnica passada de forma rápida, de acordo com o contraste de cores, as usando como forma de distinção das partículas de habilidades das de textura do personagem, e dando referencia mais rápida e limpa do que está acontecendo dentro do "padrão temático/conceitual" base do campeão.
Tem certas decisões que eu entendo apesar de não gostar, nesse caso acho que quebra um pouco a homogeneidade e identidade visual da linha, mas entrega um referencial mecânico melhor, ficando "zero/zero". Só meus dois centavos, pois conheço gente que achou o contrário e outros concordaram.
Perfeita resposta. É muito mais difícil de ler o que está acontecendo se tudo for homogêneo, se todas as cores se misturarem. Ainda mais um personagem da velocidade da Akali! Hahaha
@Baby Doll Também acho isso. Se a comunidade não tivesse produzido TANTAS fanarts maneiras, especialmente da EVELLYN, e a Riot aparentemente ter tentando fugir de referencia-las por conta de decisões de produção, teria sido um sucesso a skin.
Eu uso essa skin como exemplo do que voce falou: produto mal acabado, e pior, por decisões claramente tomadas pelo mecenas, e forçadas na execução dos artistas responsáveis. As idéias base de animação, escolhas de paleta e referenciais foram excelentes, mas nitidamente não ocorreu o devido desenvolvimento/ elaboração por conta, repito, de elementos fora do espectro artístico, pois énítida a qualidade das escolhas técnicas.
Mais ainda, a skin nova do Braum no PbE mostra claramente que a Riot aprendeu e ocorreu algo envolvendo:
1) contato com autor original da idéia, e tomar as devidas precauções profissionais (pagamento de direitos pelo trabalho, contratação ou algo assim)
2) maior liberdade artística com menor interferencia executiva, diferenciando o trabalho original do produto entregue.
Espero realmente que o "deslize" na Evellyn Lua Sangrenta tenha servido para a Riot desenvolver uma política interna melhor na transição de Fanskins para produtos oficiais.