cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Psicologia das Cores em League of Legends

Você já se perguntou por que o Vazio e seus monstros são majoritariamente roxos? Ou por que os Campeões das Ilhas das Sombras possuem cores esverdeadas fluorescentes? Não é apenas uma forma visual de categorizar e delimitar cada grupo de campeões a um local específico em Runeterra e na história, mas também uma maneira de transmitir sensações em comum, e essas escolhas não são aleatórias.

A cor é um dos elementos cruciais durante o desenvolvimento de qualquer projeto criativo visual, seja um jogo, um personagem, um filme, um logotipo ou campanha de marketing, pois cada cor desperta sensações, valores e emoções diferentes no nosso cérebro e tudo isso é estudado numa área chamada colorimetria/estudo das cores.

O vermelho é uma cor que sempre se destaca, não só por ser a principal das cores primárias, mas também por ter um tempo de percpção extremamente baixo pelo nosso olho. É uma cor de significado dual, pode representar tanto o amor quanto o ódio, a violência, a paixão, dependendo da composição. Ela transmite uma sensação de ferocidade, voracidade, agressividade, impulsividade, sanguinolência, ardor, periculosidade. Por conta disso, muitos campeões de Noxus são representados pelo vermelho, assim como Vladimir e Aatrox pela relação com o sangue e a carne. Elise também tem detalhes vermelhos, mas sua cor predominante é o preto, que é uma cor ligada às sombras, ao mistério, à elegância, ao poder. Essa combinação de preto e vermelho garante a ela esse ar de periculosidade mais discreto, sensual, atrativo, soturno.
:Champion20: :Champion52: :Champion98: :Champion96: :Champion1: :Champion124: :Champion94: :Champion25:

O laranja é uma cor de "transição", entre o vermelho e o amarelo e por isso é muito subestimada e mal percebida por nós, até mesmo historicamente. Antes da humanidade conhecer a fruta Laranja (de onde vem o nome), o laranja não era nem mesmo considerado como uma cor individual e nem possuia nome, era chamado de vermelho amarronzado, ou vermelho amarelado. O laranja é a cor das vestes dos monjes budistas, portanto é ligada à renúncia material e à evolução da espiritualidade, porém também era a cor das vestes de Dionísio, portanto também é ligada ao hedonismo e à busca pelo prazer. Portanto, é uma cor que transmite equilibrio, transição, transformação, diversão, criatividade, juventude, despretensiodade. Talvez por isso seja tão difícil encontrar um campeão com essas cores e que represente tão bem seu significado, com exceção da Taliyah.
:Champion106: :Champion34:

O amarelo é uma cor que transmite, principalmente, o sentimento de Iluminação, seja ela literal ou espiritual, intelectual. É muito ligada ao dourado e ao próprio ouro e por isso também representa a prosperidade, a riqueza, a divindade. Mas, o amarelo também pode representar características negativas, como a avareza, a inveja, a hipocrisia ou apatia. Por isso muitos campeões de Shurima são representados por essa coloração, não só por ser relacionada ao amarelado/dourado do deserto em si, mas também à época gloriosa do Império de Azir, com suas riquezas, o disco solar, etc. Ezreal também tem essa predominância do amarelo, não só por ser uma cor jovial e alegre, mas também por conta dos artefatos arqueológicos e das relíquias que ele encontra.
:Champion10: :Champion53: :Champion99: :Champion12: :Champion27: :Champion61:

O verde transmite sensação de vida, saúde (por isso as curas do jogo são verdes), é relacionado, também, à natureza, à segurança, esperança, ao bem-estar e ao descanso. Mas ele também pode ser ligado à toxidade, aos venenos, àquilo que é sobrenatural, extraterreno, nocivo, que não faz parte do nosso mundo, como monstros, aliens, espectros, etc. Por causa disso a maioria dos campeões de Zaun possuem coloração esverdeada, relacionada aos produtos químicos, a atmosfera nociva do ambiente, com um verde bastante vívido. Enquanto outros campeões como Zyra e Ivern possuem um tom de verde que se aproxima mais das plantas e os campeões das Ilhas das Sombras possuem uma coloração verde-azulada ou verde fluorescente, enfatizando sua origem sobrenatural.
:Champion48: :Champion50: :Champion97: :Champion115: :Champion110: :Champion117: :Champion132: :Champion126: :Champion41: :Champion5: :Champion17:

O azul é psicologicamente contrário à cor vermelha, pois transmite uma sensação de calma, introspecção, sensibilidade, frieza (literal ou metafórica), racionalidade, inteligência, divindade, espiritualidade, sabedoria, eternidade, pureza e imaterialidade, aquilo que é etéreo. É a cor mais fria de todas, e por isso os campeões de Freljörd são representados por essa cor, remetendo ao gelo e ao frio da região, assim como sua natureza fiel, comprometida com suas causas, implacáveis ao frio. Os campeões de Demácia também possuem bastante detalhes azuis em suas vestes, porque também é uma cor ligada à realeza, como pode ser visto nas skins Vitoriosas :Champion6: :Champion14: :Champion8: :Champion62: :Champion95: :Champion101: :Champion128: :champion93::champion130: :Champion112: :Champion33:

Enquanto todas as outras cores possuem uma dualidade de significado, dependendo da sua composição, combinação com outras cores, etc, o roxo/violeta é uma cor essencialmente ambivalente, por si só. Sendo a mistura do vermelho e do azul, um tom quente e um tom frio, não é masculino e nem feminino. O roxo é uma cor extremamente ligada ao poder, pouquíssiams pessoas tinham condições de usar essa cor, por ser extremamente difícil de obter. É a cor mais rara de ser encontrada na natureza e, por isso, a cor mais "artificial" ou anti-natural. Por conta disso, o roxo acabou ficando relacionado àquilo que é peculiar, misterioso, a cor da magia, da fantasia, que é alheio à nossa realidade. Essa é a cor que simboliza o vazio e suas criaturas, assim como a Lulu, por seu caráter de estranheza, surreal, desconhecido. Mas também é ligado ao poder, vaidade e realeza, como é o caso da LeBlanc, principalmente por conta da combinação com o dourado.
:Champion44: :Champion55: :Champion67: :Champion73: :Champion104: :Champion121: :Champion64: :Champion59:

Tags (1)
11 RESPOSTAS
Draicker
Lenda
Lenda

Eu adoro as cores dos espectros das ilhas das sombras e tb das cores do Void, são meus favoritos.
Sea Dust
Tropa
Tropa

@RIOT ATUALIZE OS ICONES DOS CAMPEÕES QUE PASSARAM POR REWORK!

@Sea Dust  escreveu:
@RIOT ATUALIZE OS ICONES DOS CAMPEÕES QUE PASSARAM POR REWORK!

Acho difícil, viu? Eu nem consegui formatar meu texto nesse fórum todo bugado, fiquei mais de 15 minutos tentando arrumar um bug insolúvel, o jeito foi postar assim mesmo de qualquer jeito, sem espaçamento

Daora demais cada detalhe reparado na hora de criar um personagem.

Outra coisa também é que traços de personagens são feitos de modo a espelhar sua personalidade. Então quando você quer fazer um personagem inteligente por exemplo, você desenha olhos, boca, cabelo, tudo de modo a tentar demonstrar esse traço dele, como por exemplo o cabeção do Heimer haha.
1LICH1
Barão
Barão

Eu já sabia mas nunca pensei em ver um post disso aqui.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"

@Draicker  escreveu:
Eu adoro as cores dos espectros das ilhas das sombras e tb das cores do Void, são meus favoritos.

A tendência é gostarmos mais de cores quentes quando somos jovens e de cores frias conforme envelhecemos, mas comigo foi o contrário. Sempre gostei de azul e roxo, depois comecei a gostar de rosa e hoje também gosto de vermelho.

Verde é minha cor favorita, Thresh é meu campeão favorito, acho q tem haver as coisas kkkk
Hangar324
Aronguejo
Aronguejo

nada a ver kkk
libitiana
Tropa
Tropa

Muito massa saber que todos os detalhes até as cores foram muito bem pensadas. Legal mesmo

comecei com o cho gath no top, dps por muito tempo, joguei com jaxna jungle, e agora, um main morgana kkkkkkk acho que tem algo haver ss, ja q roxo e preto sao minhas cores preferidas
Nëko
Tropa
Tropa

Muito bom, um dos melhores post que eu vi. 😮