cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
S2AkuraS2
Arauto
Arauto

SONA - Uma campeã com potencial desperdiçado

Ir para a solução

Olá pessoal boa tarde. Bom criei esse post aqui pra falar sobre a Sona. Recentemente tivemos a atualização do Vazio com uma Lore incrível sobre Icathia e várias informações interessantes. Anteriormente tivemos muitas outras atualizações tais como : Piltover, Zaun, Noxus , Monte Targon... E é nesse ponto que quero chegar.

Lore

Atualmente se olharem na página do Universo Sona aparece como Demaciana ( antigamente aparecia como Ioniana ). Como sabem Sona nasceu em Ionia mas foi adotada por uma Demaciana e por ter trocado de região, atualmente ela é de lá. ( mais ou menos o que aconteceu com o Kayn que nasceu em Noxus mas foi pra Ionia e agora aparece como ioniano)

Mesmo com a atualização de Demacia, Sona não recebeu uma lore nova só um pequeno trecho que diz algumas poucas coisas... :

Sona é um dos maiores prodígios de etwahl de cordas em Demacia, falando somente através de seus acordes graciosos e de suas arias vibrantes. Seu comportamento refinado cativou os nobres, apesar de muitos suspeitarem que suas melodias fascinantes realmente emanem magia, um tabu em Demacia. Silenciosa com desconhecidos, mas compreendida de alguma forma por companheiros próximos, Sona dedilha suas harmonias não somente para aliviar a dor de seus aliados, mas também para derrubar inimigos desavisados.

Na Lore de Demacia podiam ter explorado a relação da Sona com algum campeão, talvez a Lux e deixado mais informações a respeito dessas. Ela é mais um personagem forte por ser.. Não há explicação para os poderes e habilidades dela e ,novamente um personagem com um passado misterioso.  Me pergunto se na atualização de Ionia com o rework da Irelia vão atualizar a Lore da Sona. =\

Quando lançaram o Jhin em 2016, podiam ter aproveitado pra contar mais algumas coisas à respeito dela ( por ela ter nascido Ioniana) e explorado a rivalidade de Jhin com ela por ela ser uma artista assim como ele. Porém sempre as coisas acontecem e Sona é deixada de lado. ( Daria pra construir uma rivalidade para ela... sei lá!? qualquer coisa).

Outro problema...

Ela era pra ser o campeão do Lol relacionado à música em todo seu aspecto artístico e letal... E no jogo as belas melodias que ela deveria tocar são barulhos bizarros e irritantes... Outros campeões que não são diretamente ligados à música como : Kled, bardo, kindred, Jhin, Yorick ( Arclight ) tem músicas mais interessantes do que as da Sona em suas versões clássicas:

A jogadora @Baby DoIl , sugeriu também de cada skin da Sona ter temas e eu acho que isso ia ser muito bom e digno para a campeã que é a mais correlacionada a músicas do game. Nas skins do Jhin a música muda de acordo com o tema da skin e ele tem váaarias músicas em algumas skins... o mesmo deveria ocorrrer com a Sona:

Ela não representa aquilo que ela deveria ser.  Lembro que uma vez falaram sobre RW sonoro na Sona no Boards e apresentaram outros jogos envolvendo classes que utilizam de música. A que me lembrou mais um som de harpa foi o game Lost Ark. O jogo poderia buscar uma qualidade de Som para as skills e passiva de Sona similares a isso mas com o diferencial da Sona e com mais músicas mesmo e não apenas notas soltas : 

O visual dela é OK ( embora o cabelo dela pudesse receber uma reconstrução pra ter um aspecto mais natural como do Taric ou do Kayn assassino das sombras ). A personalidade dela é bem superficial... podia ser melhor explorada também.

O kit dela também poderia receber uma atualização.. Embora muita gente goste do Kit dela, essa questão de auras musicais fica muito mal representada no jogo... Geralmente o que faz os players saberem que música Sona está tocando é a cor da skill.. Isso não é um problema, afinal dá mais clareza ao jogo mas as músicas que eram pra ser o principal... representam a emoção da skill muito mal.

Enfim... Eu acho a Sona com um potencial absurdo mas mal explorado e vocês o que pensam disso ?

Vlw galera.

101 RESPOSTAS
@Zangui

Então, ela não aparece em nenhuma lista mesmo precisando de Rework.
Mr Junio
Tropa
Tropa

Sobre a mecânica da Sona, eu acho sim ela bem redundante deixando os mono Sona assim como eu com a impressão de que o kit é massivo e repetitivo, longe de mim dizer que é chato jogar com ela mas sim que não dá pra fazer muita coisa diferente com ela nas partidas :Summoner4::Habilidades402: kkkkk cof, cof.

Sobre a Lore e a falta de valorização do campeão, eu não entendo porque a Riot ignora um campeão tão famoso entre os suportes, e que está começando a ser desvalorizados por invocadores por causa dos nerfs... Acredito que seja melhor trabalhar num rework do campeão, pois poupará o trabalho de ficar balanceando todo patch um campeão old, fora que um rework sempre atrai aqueles invocadores que não jogam há um bom tempo porque seu campeão favorito não tava mais legal e.e kkkkk

#sonarework :Champion101:

Olha gosto muito da Sona e vou dizer porque a Riot  não quer mecher na Sona,  simples fato e verdade

A SONA E ESTUPIDAMENTE FORTE NO  BRONZE NO PRATA E NO GOLD! 

tu não precisa  saber  skill shoot  ,  só precisa ficar do lado de algum carry meio forte apertando W que ele  sai matando todo mundo .

Eu era  main Taric, Maokai e Alistar e  nao conseguia sair  do bronze  1 ae pensei que se  lasque  vou jogar de miniom

hoje  estou prata 1 81 PDL  e logo farei minha md5 pro gold ,

e olha  ate  o prata  1  foi sem Duo, sim eu até consegui 1 duo pois meu winrate de SONA estava em 64% o cara que era  platina  acha  q eu jogo  muito  ¬¬ e  quis fazer duo comigo

Eu ja jogo isto a 1 ano não sei farmar  erro  todos  last hits , não sei como pingar o tempo que vai nascer os bixos da jungle , não sei   se to wardando os lugares certos, não sei pingar que o inimigo tem visão aqui, bem moral da historia eu não sei nem metade do LoL  mas  sei  buildar  a build certa da sona

Lagrima da Deusa+Turibulo +Redenção+Cadinho

+Bota da Mobilidade +Olho dos Obervadores 

Moral  da História  você acha certo eu so saber apertar W e não saber nem farmar e estar  quase no Gold 

enquanto no Bronze tem 1  cara main Tresh que  dificilmente erra o Q dele warda bem

Eu ao meu ver acho errado isto  Master yi , Sona  , e outro campões q se aperta 1 tecla  só não poderiam ter a capacidade de colocar 1 cara no platina  (não ele jogando solo)

E ainda mais agora que estou duo com JG  o jogo já quase nem tem graçaso preciso ficar do lado dele jogo todo curando e matando todo mundo e os cara não tem como fazer  qualquer coisa

Ache 1 JG q  nem saiba jogar bem mas jogue de ZAC e pronto você sobe de elo easy so apertando W

Migs eu tbm queria ser main Sona, mais a coitada não esta tão forte como deveria, acho que diminuir o custo de mana ajudaria
Mahryn
Tropa
Tropa

Eu me compadeço da sua reclamação. Eu sou main Sona, mas não jogo mais com ela nas rankeds justamente porque todos os outros personagens com os quais eu jogo(ainda que menos) têm um custo-benefício muito melhor.
Por exemplo, a Leona é muito mais resistente e providencia um abate fácil já no início do jogo, enquanto que a Sona é frágil e, a única coisa que lhes é boa no início do jogo, que é o poke, vem sendo nerfada.
Ok, talvez a comparação não seja honesta, então vou considerar Janna e Sona. A Janna tem um engage bom(nem que seja só o W), tem o disengage, maior velocidade de movimento, uma aura de velocidade de movimento, um escudo que escala muito e tem um bom valor base e uma cura em área com disengage. Enquanto isso, a Sona é lenta, mesmo sendo frágil, a cura e o escudo são muito fracos de início, com um cooldown alto(não tanto quanto o escudo da Janna), seu engage é só a passiva do E(que não chega a ser confiável) e o seu disengage é a ult.

Sinto que a Riot acabou colocando a Sona numa estratégia similar à do adc. Ou seja, no início ela é bem fraca, escalando com os itens ao final do jogo(Tanto é que ela é bem forte mais pro final do jogo. O problema é que, sendo um suporte, ela demora muito até ficar forte, diferente de um hipercarry, por exemplo, que consegue fazer um estrago com dois itens + bota). Isso acaba me desestimulando a jogar com ela, apesar de eu gostar muito.

Passando pra parte das lores e da personalidade dela em si, eu diria que sim, a história dela é bem superficial nesse aspecto, já que o destaque é a música dela, não ela em si. Eu gosto, por exemplo, da história da Syndra, que fala sobre a personalidade dela, como era o meio em que ela vivia, como foi a relação dela com o mentor dela(ainda que de forma superficial, também)... Talvez se eles abordassem um pouco mais sobre o psicológico dela(como fazem muito nos contos), ficasse muito melhor. Isso também podia ser complementado com as "falas" dela(é interessante saber sobre a personalidade dos campeões pela fala...gostei ainda mais disso com a Kai'Sa)

(PS: Eu adoraria ver uma relação dela com o Jhin. Por exemplo, do Jhin já ter ouvido falar sobre ela, ou ter mesmo ido a um concerto dela, disfarçado, pra conhecer aquela arte. Ele poderia até mesmo tentar sequestra-la, para explorar aquela maravilhosa arte)

Realmente, concordo que ela tem muito potencial. Lembro de como foi quando a Riot estava pra lançar o Jhin. Eles realmente se dedicaram, e, se eu não me engano, foi uma das primeiras vezes em que eles fizeram um conto pra ilustrar o personagem que estava por vir. Agora que eles estão sendo mais ousados(Vide a HQ do Varus), eles podem fazer um trabalho ainda melhor.

@Mahryn

Pra mim a Sona é um pouco de tudo e meio que nada ao mesmo tempo. Eles tem que melhorar ela, deixar ela uma campeã com alguma característica realmente. Dar identidade de suporte pra ela. " Pq eu vou querer pickar Sona " Fazer os jogadores pensarem nisso.

A história eles tem que realmente melhorar... ela tá mto superficial e deveriam dar vida a ela, dar personalidade etc... ela é muito " distante ".

" (PS: Eu adoraria ver uma relação dela com o Jhin. Por exemplo, do Jhin já ter ouvido falar sobre ela, ou ter mesmo ido a um concerto dela, disfarçado, pra conhecer aquela arte. Ele poderia até mesmo tentar sequestra-la, para explorar aquela maravilhosa arte) " - Isso daria uma fanfic ahuahu, brincadeiras à parte. Acho que a temática deles funcionaria perfeitamente pra criarem uma história entre ambos.

Espero que a Riot dê mais amor à Soninha.

OrioÉBom
Aronguejo
Aronguejo
E não atualizaram a Sona....

Bom, não sou nenhum main Sona, mas ela é um dos campeões que mais admiro, eu acho fantástico ela possuir poderes de habilidades vinculados a um intrumento tão erudito, também sou um tanto fã de instrumentos medievais como Harpa, Ocarina, Hammered Dulcimer entre outros.

Sou a favor de darem uma realçada na Lore e Rework dela sim.

Aproveitando o tema, acho que seria interessante também se criassem outro campeão com algum vínculo ao instrumento também. Acho muito legal essa mistura, magia e música juntos. O que acham?

Um exemplo de uma cena legal que achei de um filme. Imagina só se houvesse um campeão mago/assassino que usasse um Guzheng como sua fonte de poder, apenas um exemplo, outros instrumentos como os que mencionei acima também seriam legal, enfim. Abraços a todos.

Spoiler

Kakassio
Tropa
Tropa

Sona nao e aquela versao da ward :Iten3649: que anda?

Mais ou menos. Ela é mais pra uma versão especial da minion conjurador. Pelo menos dá mais gold.
Yukiteru Angel
Aronguejo
Aronguejo
Preciso de mais atençao na minha soninha mas a riot tambem nao liga muito pros suportes
acho q poderia incrementar uma mecanica de musica tipo ela ficar mais forte quanto mais ela tocar ou ela ter construçoes sonoras juntamente com as skills tipo ela se ligarem e fazer a contruçao de som da sona sem contar q todas todas as skin da sona nao tem recall tirando a ultimate e a morte de todas e o mesmo nem a fliperama perdoa
cara a unica coisa anormal nela e o cabelo fantasma sem controle tirando isso nada mal o visual ela e linda queria uma mexida naquele cabelo pra ficar um pouco melhor por parece dois tubos se contorcendo
e o pior poderia colocar um pouco mais de animação nas musicas da DJ Sona pq pra mim depois de um tempo sinto q é uma coisa meio repetitiva
e o pior ela não ganha skin desde 2015 ou 2016
Sona tá jogada num canto... fato. Espero que depois dos Rw do Aatrox, Akali e Nunu ela entre na lista junto.
Do seu texto, eu concordo com tudo. Sona uma campeã com um potencial enorme pra obter uma lore ótima, mas eles nem se importam. Nao explicam nada. Outra coisa que eu queria, mas eu sei que muita gente nao ia gostar, é dar novas habilidades pra ela, ou que melhorassem de alguma forma esse kit simples da campeã.
Sona Mineira
Tropa
Tropa
A sona precisa de uma atualização urgente em sua lore e ajustes no kit, só que a Riot NÃO escuta.
acho que o kit da sona devia ter musicas variadas como a DJ, mas curtas (pra skin nao perder seu valor) cada uma com suas tematicas, e acharia interessante um esquema de combos nas skills dela pra formar melodias com efeitos diferentes, fazendo referencia a Ocarina of Time por exemplo