cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
NoctiLuca
Tropa
Tropa

Skin Vitoriosa - Uma Teoria sobre sua escolha

Olá, colegas jogadores! Aqui lhes apresento uma teoria (uma entre tantas) sobre como eu acredito que a escolha da skin vitoriosa é feita.

Irei analisar cada campeão escolhido para ganhar essa skin A PARTIR DA SEASON 5 e também qual campeão acho que tem chance de receber a skin vitoriosa na season 10 e já deixo de aviso que será um texto um tanto quanto longo, mas espero contribuir com uma boa leitura para os interessados.

Premissas da Teoria

Antes de mais nada quero explicar as informações utilizadas para a análise feita. Primeiramente, os critérios revelados pela própria Riot:

1) Este item é autoexplicativo.

2) Este item causou muita confusão na comunidade depois da escolha do Aatrox como o campeão vitorioso desse ano, mas por este critério a Riot garante APENAS que a rota será diferente da última escolhida. Por exemplo, como foi um toplaner desta vez na próxima não poderá ser outro toplaner, porém qualquer outra rota é válida. O que ocorreu foi que a própria comunidade se baseou na coincidência de que os 5 primeiros campeões vitoriosos foram exatamente das 5 rotas diferentes e criaram um padrão a partir disso. Dessa forma, para esta teoria, qualquer campeão de qualquer rota, exceto TOP, poderá ser considerado para previsão de campeão vitorioso da season 10

3) Também autoexplicativo e como não tenho informações adicionais sobre futuras skins não posso fazer uma análise tão apurada.

4) Aqui está o número de skins que cada campeão vitorioso tinha à época de sua respectiva skin vitoriosa:
Sivir: 7
Maokai: 6
Graves: 7
Orianna: 7
Aatrox: 5

Dessa forma, irei considerar apenas campeões com no MÍNIMO 5 SKINS para fazer minha previsão.

5) Este item é autoexplicativo.

Outras informações importantes que considerei nesta teoria para minha futura previsão são:
* Alta influência dos torneios oficiais;
* Taxa de vitória de no mínimo 50% nestes torneios;
* Presença de no mínimo 50% nestes torneios (Picks & Bans);
* Época da escolha: Como há a necessidade de ter tempo para confeccionar a skin, a Riot escolhe os campeões
entre a segunda metade de uma season e a primeira metade da outra (Summer/Spring) - Este ponto será melhor apresentado quando falarmos das escolhas passadas.
* Campeões com custo de 6300 essências azuis serão desconsiderados já que nunca nenhum campeão com esse valor  recebeu alguma skin vitoriosa. (OBS: Aatrox já teve seu preço reduzido para 4800 essências azuis)

Agora, vamos partir para a análise de cada campeão escolhido:

SIVIR VITORIOSA - SEASON 5 e MAOKAI VITORIOSO - SEASON 6
Época de Escolha: Segunda Metade (Summer) da season 5

Nesta época, a Riot estava passando por uma remodelação da linha Vitoriosa e creio que isto causou o atraso tão grande na escolha da campeã, sendo eleita na mesma época que a skin vitoriosa seguinte: Maokai. Antes disso, a Sivir não teria chances de receber a Vitoriosa por sua presença baixíssima.

Nesta época, muitos reclamaram da baixa qualidade da skin da Sivir e creio que este atraso responda o porquê. Acredito  que "rusharam" a skin para não perderem o prazo.

Mas a pergunta que fica é: Por quê Sivir e Maokai ao invés de outros campeões? Bom, vamos analisar a lista:

1) Ambos campeões estão no TOP 10 dos campeões com mais PRESENÇA nos torneios oficiais
2) Ambos com ao menos 50% taxa de vitória
3) Os demais campeões do top 10 não atendem aos critérios estabelecidos pela própria Riot.

GRAVES VITORIOSO - SEASON 7
Época de Escolha: Primeira Metade (Spring) da season 7

Sim! Creio que foi mais um atraso da Riot na escolha do campeão, porém algo bem mais brando que no caso da Sivir. Ao analisar a season 6, o Graves nunca teria chances de receber a skin vitoriosa (17% presença no Summer da Season 6) e, devido a isto somente o atraso justifica a sua escolha já que ele teve um grande crescimento na season 7. Vamos à análise:

Apesar de ter opções mais relevantes como LeBlanc ou Malzahar, a Riot preferiu escolher o Graves para receber a skin. Creio que sua presença nas filas ranqueadas foi determinante na sua escolha como Vitorioso, mas este é um ponto que não poderei me aprofundar.
* Syndra recebeu a Skin Guardiã Estelar por volta de Agosto/Setembro desse mesmo ano, ou seja, muito próxima
da vitoriosa

ORIANNA VITORIOSA - SEASON 8
Época de Escolha: Segunda Metade (Summer) da season 7

Sem atrasos, já ao final da season 7, a Riot escolheu o campeão vitorioso. A partir desta temporada, a Riot passa a ter uma maior padronização na época e escolha do campeão, diferentemente das seasons anteriores.

Syndra e Orianna tinham todos os requisitos necessários para receber a skin vitoriosa, mas creio que a Orianna a recebeu por presença nas ranquedas e/ou por ter tido mais picks do que bans em relação à Syndra.
* Caitlyn recebeu a Skin Curtindo o Verão por volta de Agosto/Setembro desse mesmo ano, ou seja, muito próxima
da vitoriosa
* Thresh recebeu a Skin Velho Oeste por volta de Agosto/Setembro desse mesmo ano, ou seja, muito próxima da vitoriosa
* Galio recebeu a Skin Frangalio por volta de Março/Abril desse mesmo ano o que deve ser ainda próximo demais para ele ter a chance de receber a vitoriosa.

AATROX VITORIOSO - SEASON 9
Época de Escolha: Segunda Metade (Summer) da season 8

Novamente, escolha com bom tempo de produção para skin, repetindo o ocorrido na season anterior.

1) Aatrox é o TOP 1 dos campeões com mais PRESENÇA nos torneios oficiais com incríveis 81%.
2) Ao menos 50% taxa de vitória
3) Os demais campeões do top 10 não atendem aos critérios estabelecidos pela própria Riot, à exceção do Trundle, mas é óbvio perceber o porque do Aatrox ter sido escolhido.
* Nocturne recebeu a Skin Sabugueiro por volta de Agosto/Setembro desse mesmo ano, ou seja, muito próxima
da vitoriosa
* Mesmo tendo recebido skin por volta de Janeiro do mesmo ano, a Riot concedeu à ele a skin vitoriosa.

SEASON 10 - O QUE O FUTURO NOS GUARDA?

Depois de analisar as seasons passadas, podemos perceber que a tendência que se apresenta é:
* Campeão deve estar no TOP 10 de maior presença à época de escolha
* Taxas de vitória e presença de ao menos 50% (exceção Graves)
* Nenhum campeão de 6300 essências azuis

Época de Escolha: Caso seja na Segunda Metade (Summer) da season 9

Segue a Análise:

Seguindo todos os critérios estabelecidos e as tendências encontradas ao analisar as temporadas anteriores, a minha previsão para a próxima skin vitoriosa é: AKALI VITORIOSA como MIDLANER.

É isso gente, nesta teoria tentei criar algo que se encaixe nas escolhas passadas e possa nos dar um norte para as futuras.
Agora estou ansioso para saber se acertarei a previsão ou não, e quais serão as novidades.

Muito Obrigado a quem gastou seu tempo para conferir esse post!

PS: Segue o link do site de onde peguei as tabelas: https://gol.gg/esports/home/

O Rioter Beardilocks utilizou essas mesmas tabelas ao responder em seu twitter às reclamações do porquê o Aatrox ter sido escolhido como o campeão vitorioso.

4 RESPOSTAS
Durnnon
Lenda
Lenda

a base da vitoriosa é algum campeão marcante e popular nas filas, mas tem que vender, akali sofreu tantos nerfs que próximo ano saia um skin para um suporte.
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Atualize
Arauto
Arauto

Ainda acho que o Karthus foi bem mais dominante principalmente no início da season, tanto que foi pick ou ban competitivo / soloq até o meio do ano, e só após o rework do aatrox que ele apareceu pela primeira vez no competitivo em 2019, por mais que tenha ótimos dados sabemos como funciona a mente dos RIOTERS, campeão que tem muito dash + mecânica aparente + potencial de play > qualquer outro campeão. Ou seja, é bem mais interessante pra quem assiste ver um Aatrox, Riven, Yasuo, Akali com toda aquela "mecânica" do que um Karthus que só farma e aperta R.

HATER RIOT GAMES, SE POR ACASO EU ELOGIAR ESSA EMPRESA DENUNCIEM, POIS FUI HACKEADO

@Durnnon  escreveu:
a base da vitoriosa é algum campeão marcante e popular nas filas, mas tem que vender, akali sofreu tantos nerfs que próximo ano saia um skin para um suporte.

Olha eu adoraria que saísse para um suporte, tipo o Nautilus, mas com essa teoria eu segui os critérios estabelecidos além de avaliar as tendências encontradas, na busca de um padrão. E é por isso que acho que será a Akali mesmo com tantos nerfs até porque tantos jogadores de Aatrox reclamam que mataram o campeão com muitos nerfs e mesmo assim ele ganhou a vitoriosa.

@Atualize  escreveu:

Ainda acho que o Karthus foi bem mais dominante principalmente no início da season, tanto que foi pick ou ban competitivo / soloq até o meio do ano, e só após o rework do aatrox que ele apareceu pela primeira vez no competitivo em 2019, por mais que tenha ótimos dados sabemos como funciona a mente dos RIOTERS, campeão que tem muito dash + mecânica aparente + potencial de play > qualquer outro campeão. Ou seja, é bem mais interessante pra quem assiste ver um Aatrox, Riven, Yasuo, Akali com toda aquela "mecânica" do que um Karthus que só farma e aperta R.

Realmente vi mais pessoas jogando de Karthus jg, mas para esta teoria tentei ser o mais objetivo possível ao buscar um padrão do que vem acontecendo e por isso optei na minha previsão pela Akali, mas eu adoraria que a Xayah recebesse a skin vitoriosa já que ela teve muita presença nesse ano e puxasse o Rakan junto.