Primeiro de tudo, para situar aqueles que estão por fora das notícias, existe um burburinho correndo pela internet (e aí eu incluo criadores de conteúdo) de que a Qiyana tem uma história pobre e é um personagem FDP e super escroto. Antes de me deixar levar pelas minhas próprias convicções, eu preferi ler a história dela mais uma vez (mais atentamente) para ver se eu não havia perdido algo no processo. Cheguei às minhas conclusões e decidi compartilhar com vocês, por que eu não acho justo e muito tendenciosa toda essa falação contra um personagem que saiu há pouquíssimo tempo. Então vamos aos pontos:
1. A Qiyana, pra mim, não tem uma história pobre, apenas é uma história que não foi desenvolvida ainda. Se formos olhar as lores dos últimos 4 campeões novos (Yuumi, Neeko, Pyke e Kai'Sa) e reworks (Mordekaiser, Kayle & Morgana, Aatrox, etc...) veremos que sempre que o campeão é revelado, novas biografias vem com eles. Mas, geralmente, são apenas as biografias. É no lançamento oficial, quando os campeões são disponibilizados nos servidores oficiais, que novas histórias e informações do referente campeão são adicionadas. Portanto, podemos já entender a partir deste ponto que se trata de falta de informação e não pobreza de conteúdo.
2. A personagem é de fato convencida e arrogante, podemos claramente perceber isso pelas suas falas nos trailers, mas isso não nos diz absolutamente nada sobre a riqueza ou pobreza da história do personagem. Olha o Kayn, galera! O guri tem um talento/aptidão excepcional pra lidar com diversas armas e é super convencido!! Eu não me lembro de alguém reclamando dessa personalidade orgulhosa dele quando o mesmo foi lançado. A Qiyana tem o mesmo orgulho de si mesma. Imagine você, tendo 9 irmãs que recebem mais atenção dos pais do que você sonharia em receber, um melhor tratamento da corte e da população (já que elas tinham maiores chances de herdarem o trono, naturalmente deveriam ser tão bem tratadas quanto a sua posição na ordem da herança), qualquer coisa que te diferenciasse ou destacasse entre suas irmãs seria motivo de orgulho. Seria o seu triunfo! Você é melhor nisso do que todas. E neste caso, estamos falando da magia elemental!!! Ixtal é um lugar que respeita pra caralho o nível que alguém tem como mago. Portanto, a arrogância dela é totalmente bem fundada, não é algo do nada.
3. Ela não é de forma alguma "escrota" como já vi dizerem por aí. Briga entre irmãos é algo super comum, e, quando se trata de realeza ou nobres, as brigas podem tomar proporções extremas. Para os conhecedores de GOT (Game of Thrones), temos aqui Stannis e Renly Baratheon, brigando entre si (e com outros nobres) na guerra dos tronos. Além disso, não me diga que todos somos tão puros e bonzinhos que nunca invejamos algo dos nossos irmãos (ou primos, ou amigos, etc...). Eu acredito, que movida por essa diferença de tratamento dos pais que a Qiyana começou a almejar o trono. Vamos dar uma lida nesse trecho da biografia dela.
"Sendo a filha caçula de uma família regente, Qiyana cresceu acreditando que nunca herdaria o trono de Yun Tal. Seus pais governavam Ixaocan, uma cidade-estado escondida nas selvas de Ixtal, e criavam suas filhas para sucedê-los, transmitindo as orgulhosas tradições de sua nação isolada. Preparadas para governar antes dela, as nove irmãs mais velhas de Qiyana recebiam a maior parte da atenção, e ela ansiava por conquistar seu próprio lugar de importância na família." (Qiyana, Biografia. Universo League of Legends)
É perceptível que a Qiyana só queria atenção!! Ela queria um lugar pra ela, um lugar de respeito dado pelos próprios pais. Ela era a filha ignorada, galera! Obviamente que ela iria querer brigar com suas irmãs que tinham mais atenção e ser mais cabeça quente e impulsiva.
4. E por fim, mas não menos importante, eu quero trazer o ponto em que ela mata os piltovenses. Eles eram invasores da terra que pertence aos ixtalenses. Se o teu vizinho, que pouco fala contigo, de repente chega na tua porta e começa a colocar coisas por lá, dar festas, tirar coisas do teu terreno, eu acho muito difícil que você fique impassivo e finja que nada está acontecendo. A Qiyana apenas se comportou como muito de nós em uma situação dessas. Ela quer ser a imperatriz de um mundo justamente pra mostrar que os ixtalenses não são pouca merda.
Obviamente que eu não sou uma pessoa que me identifico 100% com a Qiyana, no entanto, como eu já havia dito no início do post, acho injusto pra caramba essa galera que tem uma influência pra caramba no meio gamer, e não saber ler e interpretar fontes, espalhar por aí essas ideias erradas de um personagem que pode ser importante pra muita gente. Eu só consegui pensar em alguns aspectos sociais que tão rolando pelo mundo com esse lançamento da Qiyana e a reação negativa da galera. Não vou entrar em aspectos de política, mas caso alguém tenha curiosidade em saber o que eu acho sobre, só falar que eu respondo.
Um salve, um cheiro e um beijão pra quem leu até o fim kkkkkkkk
Escrevi pra caramba