Oi pessoal,
Bora (finalmente) falar sobre a dublagem do Ekko True Damage?
Bora!
Então, tudo começou quando recebemos os materiais no início do ano e vimos que a dublagem seria bem diferente.
A proposta era ser quase uma DJ Sona (com música de fundo) com o Ekko cantando junto, ou seja, não seria uma skin que fala, seria uma skin que canta, então, no mundo ideal, precisaríamos de um músico.
Tendo em vista que não temos músicos na Riot BR, chamamos o pessoal que cuida das músicas do CBLoL pra ajudar na tarefa!
Essa equipe ficou responsável tanto por apresentar opções de rappers quanto pela localização do script de música/dublagem.
Na nossa primeira reunião com essa equipe, já ficou definido que nosso querido Emicida daria voz ao Rapaz que Estilhaçou o Tempo na skin. O Emicida foi a melhor opção porque, além de caber perfeitamente na proposta e de ter alguma experiência com dublagem, ele tem um histórico com a Riot por ter sido parte do show de abertura da Final do CBLoL em Porto Alegre.
Nós ponderamos bastante sobre a decisão e, pra ter certeza de que não faríamos feio, envolvemos o Marcelo Campos - voz original do Ekko no Brasil e diretor conceituadíssimo de dublagem - para saber se a decisão fazia sentido e, depois disso, para dirigir o projeto.
Com todos os materiais necessários em mãos, marcamos a sessão com o Emicida, Marcelo Campos, o time de músicos e o time da Rito.
Normalmente, pra dublar game, os dubladores têm o script, aí eles escutam a fala e gravam logo em seguida.
Pro Ekko True Damage, decidimos não colocar as falas de referência pro Emicida. Nós pegamos a música que vai ficar tocando no jogo, colocamos em um loop eterno e ele fez o que faz de melhor: performou. Muito. Muito mesmo.
Tanto o diretor musical quanto o de dublagem amaram o trabalho e, sempre que preciso, deram o auxílio necessário pro Emicida chegar no tom desejado.
Tudo lindo, tudo maravilhoso, hora de sair no PBE: eit@.
A reação da comunidade - que se importa muito com dublagem de modo geral - foi mista em extremos. Uma galera odiou, estranhou estar cantado, achou um absurdo não ser a voz do Marcelinho, achou que era desrespeito à figura do dublador, etc;
Enquanto outra galera achou maravilhoso, hip hop, rua no joguinho, meudeusoemicidasocorro, ésóumjoguinhoelesdisseram.
Nós acompanhamos as reações de perto, colhendo feedback e prestando bastante atenção no que era dito, mas com uma pequena ressalva: o pessoal tava reagindo à dublagem retirada dos arquivos do jogo sem a trilha sonora e sem contexto sobre a decisão.
A dublagem ficou diferente porque ser diferente era o objetivo. Nós entendemos que isso pode causar estranhamento, mas o produto final ficou exatamente como esperávamos: uma dublagem musical que funciona com a música do jogo.
Esperamos que vocês ouçam o resultado final no jogo, com a batida de fundo, enquanto o Ekko True Damage rima e interage com o mundo e outros personagens de Runeterra. E, claro, queremos saber o que vocês acharam depois disso!
Valeu, galera!
Eu acho que uma dublagem cantada é tão legal e criativo quanto a skin do Draven que fica "narrando" a partida. Por outro lado, a voz que todos nós do Servidor Brasileiro conhecemos do Ekko, é a voz do dublador original que é do Marcelo Campos. Agora, vamos concordar uma coisa, é muito desconfortável você ter um personagem com duas vozes completamente diferentes, porque querendo ou não, a voz de Marcelo Campos se tornou parte da identidade do personagem.
A dublagem ficou mto boa, quando ouvi pra postar no canal até fiquei me questionando quem era, depois reconheci que era o grande emicida ♥ pode vir Ekko True Damage, agora só rezar pra vir ela milagrosamente em um baú arhuaruhrahu