cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Arddhu
Aronguejo
Aronguejo

Varus é Gay? E agora?

Olá pessoal, não sei se vocês me conhecem, sou o Arddhu que criou o antigo site Icathia, site esse que cuidava especialmente de lore de League of Legends mas saiu do ar por falta de público.

Tenho feito vídeos no Youtube e escrevo vez ou outra em meu medium, dessa fez foi sobre a a nova lore do Varus e toda a questão polêmica a respeito.

A nova lore de Varus toca você? Se ela toca e te faz feliz, tudo bem, mas se ela te incomoda, que tal refletir a respeito?

https://medium.com/cabala-de-arddhu/varus-e-gay-e-agora-b013362177ed

Se voocê tem um feedback que não é raivoso, será muito bem vindo 😉

215 RESPOSTAS

eu sei o que você passa e também concordo com isso
RickiIl
Tropa
Tropa

Mas Varus "não é Gay" '-'
O ponto é, os dois caçadores Valmar e Kai que são, mas o Darkin em si Varus, "se esse for mesmo o nome dele" é um ser ancestral assexuado sem genero, um demonio que não liga pra valores nem costumes humanos so procura sua vingança através do seu ódio.
Varus na lore termina de matar Kai que estava já gravemente ferido imbui a alma de Kai em sua flecha e mata Valmar com a flecha toma seu corpo morto mas mantem as duas almas no corpo cumprindo o acordo do pacto feito por Valmar para salvar a vida de Kai o corpo é corrompido pelo Darkin, as duas almas humanas ficam em constante comflito com o Darkin para tentarem privalo de fazer atrocidades mas mesmo assim ele prevalece faz atrocidades e continua a busca pela sua vingança, então né...
Eu não tenho nada contra gays respeito a escolha de cada um sei conviver com as diferenças só acho errado é estarem dando importancia ao personagem somente pelos 2 caçadores que são o de menos
deixando desvalorizado o Darkin que é devidamente o destaque o que importa de verdade

@Moritsune escreveu:
Mas Varus "não é Gay" '-'
O ponto é, os dois caçadores Valmar e Kai que são, mas o Darkin em si Varus, "se esse for mesmo o nome dele" é um ser ancestral assexuado sem genero,

Por favor me demonstre em que lugar da lode dele ou dos Darkin é ditoo que os Darkin são Assexuados e sem gênero?

Pelo contrário, existe um trecho bem claro em que Varus  fala sobre um dos Darkin que ainda não foi encontrado, e referencia MUITO bem o gênero do mesmo, vou colar o trecho abaixo:

Varus suspirou. “Onde você está, irmã?”, disse ele.

Sobre ser asssexuado, não tenho prova de que ele não seja, assim como não existe nenhuma prova que diga que ele seja. Ou se tiver, por favor, me indique.

acho errado é estarem dando importancia ao personagem somente pelos 2 caçadores que são o de menos
deixando desvalorizado o Darkin que é devidamente o destaque o que importa de verdade

É aqui que divergimos completamente de opinião. Eu acerdito que para você realmente o que importe é ele ser Darkin, já eu acredito que oo que importa de verdade são TODAS as nuances da história desse personagem, o que faz com que a importância do casal que forma ele, é tão importante quanto todo o resto.

@Nautilus Abissal escreveu:

Eu lí o artigo do começo ao fim. 

E eu respondo, e depois pergunto:

Ok Nautilis Abissal, respondi a todos os seus pontos e perguntas:

1) Varus é um campeão preexistente no LoL
Até aí, Ok.

2) Darkin é um conceito de campeões que logo de cara chamaram atenção pela similaridade com os Cavaleiros do Apocalipse. (Guerra, Morte, Poder, Justiça >>> em ordem >>> Aatrox, Raast, ????? , ????)
Cavaleiro do Apocalipse Poder e Justiça? Se você se refere ao conceito dos QUATRO Cavaleiros do Apocalipse, eles são Peste, Guerra, Fome e Morte. Em momento algum existe um cavaleiro de Poder ou de Justiça. Se você está se referindo a alguma outra obra ficcional... então é outra obra ficcional, não é League of Legends.
Como se não bastasse isso, em momento algum é dito que os Darkin (que são 5) são baseados nos Cavaleiros do Apocalipse, especialmente pelo fato desses Cavaleiros serem fruto de uma criação cultural/religiosa terrestre e cristã e, até onde sabemos, não existe cristianismo em Runeterra.

3) Varus possui coroa e arco...
Você se refere à Diadema que ele usa?

4) Poder possui coroa e arco...
...?

5) Varus deveria ser o Darkin que representa o cavaleiro do apocaplipse Poder.
Leia a resposta ao seu argumento "2"

6) Os Darkin possuem esta característica de vogais repetidas no nome.
7) O nome deveria ser atualizado para Vaarus, ou Varuus.
Não foi estabelecida uma regra que diga que TODOS os Darkin tem de ter vogal repetida em seu nome, até pelo fato dessa vocal repetida ter um efeito de pronúncia em Inglês que não existe em Português, não se lê A-Atrox, mas sim "Eitrox", e também não se lê "EiEitrox". Fora o fato de termos até então apenas dois Darkin revelados, o que nos deixa ainda 3 (a maioria) não revelados e que podem muito bem ter regras de nomeação completamente diferente.

😎 A Lore antiga do Varuus estava fraca.
Aqui concordamos, era uma lore genérica sobre vingança com conceitos comuns e sem qualquer desenvolvimento.

9) Sabemos que Aatrox queria reunir todos os Darkin.
Pelo que sabemos, Rhaast também deseja isso, pelo que Varus diz, o Darkin Varus também. Logo, provavelmente esse é um desejo de todos os Darkin remanescentes.

10) Logo na Lore ideal, o Aatrox é quem causa Varuus em fundir em seu novo corpo dominado.
Aqui é uma questão de pura opinião em que discordamos. Afinal, eu não sei o que já foi preparado sobre os Darkin nem sobre a lore deles no passado (ou planos para o futuro) pra saber a decisão ideal de se lidar com isso, mas é fato que até onde sabemos, cada um dos 3 Darkin já apresentados, possuem histórias diferentes de como se tornaram novamente "carne".

Lore finalizada com grande sucesso e enorme aprovação, pois traria um suspense sobre o que aconteceria com a Lore geral do LoL ou que tipo de evento surgiria quando os 4 Darkin estivessem juntos.
Grande Sucesso e Aprovação sua? Afinal, a Lore nova está sendo aprovada por muita gente também. E, para não esquecer, são 5 Darkin, não quatro.

Agora, vamos às suas conclusões:

1) Varus (sic) naõ tinha Lore bem escrita.
Sim, já concordamos com isso no seu ponto "8"

2) Não há personagens LGBT
Ainda nao sabemos, o fato é que abertamente o Varus é o primeiro campeão com um componente claramente LGBT em sua história.

3) Estamos em falta de Darkins
Se existem apenas 5 e temos 3, diria que temos bastante até, temos mais da metade.

4) Então Varus, o espírito Darkin precisa dominar um novo corpo.
Pelo que vimos até agora com os Darkin, sim, as Armas Darkin precisam de um corpo para serem empunhadas e então entrar em um jogo de domínio do corpo, modificando o mesmo nesse processo.

5) Então o Darkin domina a mente de um casal gay e ainda toma o corpo de um deles para sí.
Não, mente e corpo foram desfeitos e refeitos em um só, basta ler a história e assistir ao vídeo. Ele não tomou um corpo, ele refez um corpo a partir de dois, assim como sua mente está com três personalidades.

6) Logo Basicamente o Varus é um Darkin que possuiu o corpo de um sub-personagem de significância nula no jogo e dominou a mente de um casal gay, de relevância igualmente nula.
Se você leu o primeiro ato da história, em quadrinhos, e considerada que a relevância deles é nula, então claramente você não acompanha a lore de League of Legends.

Pergunta?
A) O primeiro personagem LGBT é justamente um cavaleiro do apocalipse e vc espera que isso seja o tipo de personagem para alguém se ver no jogo? Sério isso? O primeiro LGBT Oficial é um espírito malígno associado entendido como um cavaleiro do apocalipse?
Aqui voltamos a uma série de outras coisas que você disse que praticamente sacou da cartola, sem virem de lugar nenhum, afinal, são 4 cavaleiros e 5 darkin, em momento algum foi dito que os Darkin são cavaleiros. Fora isso, o primeiro persnagem LGBT é um casal que está em uma contenda com um espírito maligno que deseja realizar massacres e o amor deles é o que impede.

B) Como a coroa foi parar na cabeça do Varus? Colocaram lá só por parecer cool?
O tal diadema sempre existiu no projeto gráfico de Varus, em momento algum isso foi dito ser uma coroa ou representar uma, apenas é um objeto ornamental que estava lá sem qualquer explicação.

C) Darkin vai deixar de ser a espectativa dos 4 cavaleiros do apocalipse, chateando uma galera enorme da comunidade?
Se existe uma enorme parcela da comunidade que também falhou, assim como você, em ver que eram 5 Darkin e 4 Cavaleiros do Apocalipse, provavelmente vão se chatear também, mas se nem perceberam isso, me pergunto se eles, assim como você, realmente se preocupam com a Lore ou apenas criam coisas e ficam frustrados quando a realidade não atende às suas expectativas.

D) Não temos personagens com 2 cabeças, nem personagens humanos verdes. Varus deveria, portanto ser um Darkin LGBT de duas cabeças e verde, só porque ainda não tem? Tipo, Varus virou um quimera de personagens que ainda não tinham o consceito no jogo?
Não faz sentido algum o que você disse. Mas ainda assim, temos o Vel'Koz, com uma anatomia completamente não humana. Varus pode até ser uma quimera, mas em que isso o diminui enquanto um personagem ou desmerece a história dele?

E) Porque vcs não usaram a maravilhosa oportunidade de fazerem um campeão do zero, completamente novo, que pudesse representar a parcela LGBT? Varus é Darkin, o próximo campeão é LGBT. Porque refizeram um campeão preexistente, ao invés de criar um novo que iria satisfazer uma galera MUITO grande.
Aqui é talvez o único ponto lúcido do seu post, que inclusive é um questionamento que faço no meu artigo, no entanto, no artigo também apresentei uma possibilidade de resposta, embora a resposta oficial e final, só possa vir da própria Riot e da equipe criativa.

A mudança da lore do Varus foi um caso a parte, achei bem interessante.
Mas esse lance de sempre dar remake na lore de todo mundo é meio boring, pra ser sincero.

@M u escreveu:
A mudança da lore do Varus foi um caso a parte, achei bem interessante.
Mas esse lance de sempre dar remake na lore de todo mundo é meio boring, pra ser sincero.

O maior problema que esta sendo respondido com esses remakes é o fato de que antigamente os campeões basicamente NÃO tinham lore, tinham no máximo algumas linhas explicativas sobre quem eram e, apenas alguns, tinham um Julgamento que dava uma leve explorada neles.

Como foram MUITOS campeões que ficaram sem Lore, o ideal é que se faça remake delas até que todos tenham uma lore razoável, chegando assim em um ponto onde não existam mais remakes.

Delicious
Tropa
Tropa

Em relação em o varus ser ou não gay é o de menos, to bem fodas pra isso, não é a opção sexual que incomoda, ao menos pra mim não.
O problema aqui é que descaracterizou o personagem, que tecnicamente ja é velho, logo muitas e muitas pessoas se familiarizaram com ele pela sua lore e simpatizaram com o sentimento que ele transmitia, e ai do nada ignoram totalmente a história construida pra usar o personagem pra tapar um buraco em relação aos darkins.

É tipo hoje tu dorme sabendo que o zZed é um personagem malzão e bla bla bla, e amanha ele é dono de uma ONG para tratar pessoas que assistem Naruto.

@Delicious Qual foi o ponto principal da descaracterização da personagem? Digo, o que mudou tanto assim?

Gays são legais :champion27::champion130::champion118::champion108::champion53:

É tipo hoje tu dorme sabendo que o zZed é um personagem malzão e bla bla bla, e amanha ele é dono de uma ONG para tratar pessoas que assistem Naruto.

Curioso o exemplo que você deu, já que se sabe, hoje em dia, que o Zed nao é malzão, que ele e um anti-herói. Isso é, sabe quem tem acompanhado a lore de verdade, através dos contos, eventos, ligado os pontos e, principalmente, acompanhou bem todo lançamento do Jhin!

Meu problema com toda essa história controversa seria que "mataram" o personagem que eu gostava pra introduzir este novo personagem com a sua própria história.

Por favor não me levem a mal achando que o meu problema seria ele ser gay, poderiam fazer um personagem novo gay sem problemas pra mim ou dizer que a Vi ou o Taric eram gays o tempo todo. O que me incomoda é que a riot decidiu que não existe mais o personagem que eu gostava e muito menos a sua história de como ele chegou a ser o campeão que eu gosto de jogar. 

O varus no jogo atual é um personagem que demonstra a sua história no próprio jogo. Suas falas tocam o seu tema e mostram a tragédia que ele passou. Suas animações também tocam esse ponto, como quando o braço corrompido dele começa a tremer e ele trás de volta ao lugar com a mão normal como se fosse uma briga pra se controlar. Quando ele puxa o arco ao máximo ele grita e geme como se fosse terrivelmente doloroso o esforço que ele está fazendo. Ou quando ele pega o seu colar e olha para o céu como se estivesse pensando em sua família.

Agora teremos um personagem que o tema continua sendo a busca por vingança. Porém, temos duas "vinganças" e três personagens nessa mistura. Temos o Darkin que procura uma vingança que ninguém conseguiria simpatizar com ele pois os darkins foram os invasores que atacaram em primeiro lugar e foram derrotados, sem falar que sua personalidade é a de um vilão qualquer que busca matar, torturar e todos os outros verbos de vilões genéricos.

Temos também a "vingança" dos dois humanos dentro do Varus novo. Mas vingança pelo o que? O que se feriu mortalmente continua vivo e o outro na própria revistinha resolveu seu ódio graças ao amor. Não perderam seu lar, sua família contínua viva e suas casas ainda estão lá ao final da história. A única motivaçã oque eles possuem e tentar desfazer o erro que cometeram ao se jogar na "piscina do mal".

eles vão dar redublagem, foi confirmado pra ele e pra MF :]

"Que estranho! - Eles gritam." - Orianna

é mas os humanos também tem controle do corpo, então ele é ao menos 66% gay :]

@Incrível Brando escreveu:

Meu problema com toda essa história controversa seria que "mataram" o personagem que eu gostava pra introduzir este novo personagem com a sua própria história.

Por favor não me levem a mal achando que o meu problema seria ele ser gay, poderiam fazer um personagem novo gay sem problemas pra mim ou dizer que a Vi ou o Taric eram gays o tempo todo. O que me incomoda é que a riot decidiu que não existe mais o personagem que eu gostava e muito menos a sua história de como ele chegou a ser o campeão que eu gosto de jogar. 

O varus no jogo atual é um personagem que demonstra a sua história no próprio jogo. Suas falas tocam o seu tema e mostram a tragédia que ele passou. Suas animações também tocam esse ponto, como quando o braço corrompido dele começa a tremer e ele trás de volta ao lugar com a mão normal como se fosse uma briga pra se controlar. Quando ele puxa o arco ao máximo ele grita e geme como se fosse terrivelmente doloroso o esforço que ele está fazendo. Ou quando ele pega o seu colar e olha para o céu como se estivesse pensando em sua família.

Agora teremos um personagem que o tema continua sendo a busca por vingança. Porém, temos duas "vinganças" e três personagens nessa mistura. Temos o Darkin que procura uma vingança que ninguém conseguiria simpatizar com ele pois os darkins foram os invasores que atacaram em primeiro lugar e foram derrotados, sem falar que sua personalidade é a de um vilão qualquer que busca matar, torturar e todos os outros verbos de vilões genéricos.

Temos também a "vingança" dos dois humanos dentro do Varus novo. Mas vingança pelo o que? O que se feriu mortalmente continua vivo e o outro na própria revistinha resolveu seu ódio graças ao amor. Não perderam seu lar, sua família contínua viva e suas casas ainda estão lá ao final da história. A única motivaçã oque eles possuem e tentar desfazer o erro que cometeram ao se jogar na "piscina do mal".

Acho interessante que esse tipo de reclamação sobre mudanças drásticas nos personagens só tenham acontecido agora, quando a lore da Orianna foi mudada bruscamente (ela deixou de ser uma memória viva da filha falecida, e uma representação da angústia e da inconformação do seu pai de aceitar a morte da filha pra virar uma menina que quase morreu e foi se transformando num robô pouco a pouco) não houve indignação, mas agora teve todo esse alvoroço e eu sinceramente não conhecia muitas pessoas que citavam o Varus como um dos seus personagens preferidos ou que diziam que a história dele era muito legal. Bem é muito interessante.

Interessante também é você ridicularizar a lore, indica que você tem algo pessoal contra, mas vamos lá não teve tanta mudança assim se você parar para analisar.

1- A vingança do Valmar faz sentido sim, eles largaram o amado dele praticamente morto na frente e ele sacrificou tudo (inclusive seu corpo, sua liberdade) e se aprisionar a um Darkin porque bem, Valmar é outro personagem que não consegue aceitar a morte.

2- A parte de 'dever' que muitos reclamam é atribuída ao personagem Kai, ele é muito consciente do seu papel como Flecha da Proteção e luta até a morte por seu propósito, na verdade ele gostaria de ter morrido com sua honra como é mostrado nos quadrinhos.

3-  O Darkin não é uma vingança comum, ele pode ser interpretado como uma encarnação da vingança, ele incendeia ódio em corações perturbados como o do Valmar e se alimenta disso para conseguir dominar o casal.

4- Ele vai ganhar um voiceover pra colocar suas frases em par com as atuais.

5 - "como quando o braço corrompido dele começa a tremer e ele trás de volta ao lugar com a mão normal como se fosse uma briga pra se controlar. Quando ele puxa o arco ao máximo ele grita e geme como se fosse terrivelmente doloroso o esforço que ele está fazendo. Ou quando ele pega o seu colar e olha para o céu como se estivesse pensando em sua família." Todos os gestos que você citou podem muito bem encaixar na história, visto que Varus não tem controle do corpo, Valmar e Kai se agarram a seu sentimento pra tentar impedir Varus de sair matando a todos como ele gostaria (Kai em particular é um cara bem empático, odeia matança desnecessária como mostrado) o que explicaria como dói pra eles fazer isso (a cada matança menos o casal consegue lutar contra o Varus), a parte do colar cara, família não é só mulher e filhos, paz.

Você precisava estudar direito todos os personagens e suas personalidades, antes de sair por aí desmerecendo e fazendo chacota, a lore deixou a história do Varus muito mais profunda e com muita coisa pra se explorar.

Avisc
Tropa
Tropa

Varus Gay aonde que ta falando isso ?
gays são somente os 2 caçadores até onde eu saiba
e essa lore nova ai Varus ta mais pra homofóbico agressor matou dois gays e deixou as suas almas juntas a ele em um único corpo pra serem atormentadas pelo resto da eternidade isso só serviu pra aumentar o preconceito era melhor terem feito 2 campeões novos tais como Xayah e Rakan pra aplicarem essa lore LGBT
SKL Minister
Arauto
Arauto

E agora nada. A galera confunde bastante Varus com Valmar e Kal. 
A história de ambos é muito legal, achei o vídeo MUITO BOM, mas nada que me surpreende tanto no universo do LoL. Esse conflito por amor é algo que move League por baixo dos panos. 

O ganhou um ar negro de respeito em volta de si. A voz não parece mais a mesma, ele se tornou algo insano e eu tenho gostado dessa personalidade. 

Aproveitando pra falar de amor. Acho melhor a Riot explorar logo Garen e Katarina. Utilizando esses novos conceitos e novas perspectivas, como será que o casal mais clichê vai ficar quando forem remodelados por completo?

Como se anti-heroi fosse muito diferente de uma pessoa má, anti-heróis geralmente são pessoas que fazem coisas erradas acreditando estarem certas, pessoas corrompidas por alguma coisa ou motivadas baseado em algum ideal, Punisher, Lobo, Deadpool, Spawn são exemplos de anti herois com indiferentes desculpas de trazer a morte e o caos, assim como o Zed.
Mas voltando em relação ao varus, acho que deixei bem claro que o problema não é a opção sexual, é mudança de caracterização de um dia pro outro, um dia um cara procurando vingança baseado nas suas justificativas, no outro um darkin bolado possuindo um corpo, fora o fato que Baseado no Aatrox e Rhaast, varus não tem nenhuma semelhança a um Darkin, eu mesmo nao vejo alguma até então, talvez mudem ou sei lá, enfim de toda forma tanto faz tanto fez.

@Delicious escreveu:

Como se anti-heroi fosse muito diferente de uma pessoa má, anti-heróis geralmente são pessoas que fazem coisas erradas acreditando estarem certas, pessoas corrompidas por alguma coisa ou motivadas baseado em algum ideal, Punisher, Lobo, Deadpool, Spawn são exemplos de anti herois com indiferentes desculpas de trazer a morte e o caos, assim como o Zed.
Mas voltando em relação ao varus, acho que deixei bem claro que o problema não é a opção sexual, é mudança de caracterização de um dia pro outro, um dia um cara procurando vingança baseado nas suas justificativas, no outro um darkin bolado possuindo um corpo, fora o fato que Baseado no Aatrox e Rhaast, varus não tem nenhuma semelhança a um Darkin, eu mesmo nao vejo alguma até então, talvez mudem ou sei lá, enfim de toda forma tanto faz tanto fez.

Cara eu não vejo grandes diferenças. Na verdade essa nova história é mais densa e muito mais elaborada. Além de entrar de cabeça no mundo de League ela ainda acabou sendo uma válvula de escape pra apresentar o mundo dos Darkins de novo. 
Em relação à aparência ele aparentemente sempre foi belo, diferente dos outros da sua raça. Tá na história dele.

Eu também não tenho problemas ou vejo alguma diferença absurda, particularmente achei bem massa a história também, eu aqui só to tentando achar alguma justificativa do o por que elas reclamarem sem ser essa perspectiva de ele "ser gay"

Então vamos lá, vou tentar responder tudo que você comentou.

Em primeiro lugar, eu não me importo com a Oriana. Não jogo com ela e nunca parei pra observa-la a fundo nesse lore novo. Em segundo, obviamente que eu tenho algo contra essa lore nova, no momento que ela foi feito para substituir algo que eu gostava quando ela poderia muito bem ter sido algo por si só. Eu ridicularizar pode ser uma reação extrema de minha parte, mas tente entender a frustração que eu sinto quando dizem que o personagem que eu gosto nunca existiu. A lore antiga não é longa, épica ou até mesmo pensada para esse mundo novo que estão criando  (nessa época não se preocupava em se fazer grandes histórias como agora), porém, servia seu propósito.

Tentarei comentar os tópicos que você levantou:
1- A vingança faz sentido, no entanto, essa plotline já foi resolvida na própria revistinha, ele já se vingou daqueles que "mataram" Kai. Já o Valmar não se sacrificou, ele não fez uma escolha. Foi uma consequência das ações dele, ele "perdeu" sua liberdade e seu corpo numa tentativa de desfazer o mal que caiu sobre o seu amado. Contrário do antigo Varus que aceitou  ser consumido em troca de uma oportunidade de fazer os seus inimigos sofrerem o mesmo que ele.

2- Tudo bem, ele foi abatido fazendo o seu dever, porém, este dever não trouxe nenhuma questão pessoal sobre o que ele valoriza tanto quanto ou mais que este dever. O que eu quero dizer com isso é que ele não é forçado a escolher entre o seu dever e outra coisa de importância. Em nenhum momento a sua obrigação é colocado  ácima de outra escolha igualmente difícil. Valmar não abandona o seu posto  para tentar salvar o Kai, assim, causando a morte de sua família ou alguém importante. Nada é deixado de lado para ele fazer está escolha. O que aconteceu foi apenas consequência desta escolha.

3- Agora você está colocando a sua interpretação como se fosse fato. Desculpe mas se você entende ele como um vilão "força da natureza", tudo bem. Mas, pra mim, se o personagem é dado voz e a marioria de suas falas oui monólogos internos possuírem a palavra "matar" ou algo parecido, eu vou o considerar um vilão de desenho matinal não possuíndo nenhuma característica que o redima.

4- Vejaa número 5.

5- Novamente, a mesma questão que eu tenho com isso tudo. Estão pegando o personagem e transformando em outro. É isso que eu estou comentando desde o começo. Você dando novas razões para os seus gestos não passa de mais um passo dessa "transformação". Voltando ao seu comentário: "Kai em particular é um cara bem empático, odeia matança desnecessária como mostrado". Você acaba de descrever pelo menos metade da população mundial, "odiar matança desnecessária" não é traço de personalidade. 

Seu último comentário, você diz para eu parar de fazer chacota da lore enquanto você faz a mesma coisa da minha opinião. Enfim, a lore nova é sim mais complexa e profunda em comparação com a antiga. Possui mais personagens, motivações e elementos. Porém, a antiga não teve essa chance de ser desenvolvida, o único personagem que existe e é dado nome é o próprio Varus em sua história original. Não há como comparar aquele pequeno texto com duas revistinhas, dois texto e um clipe música.