Olá e boa tarde fãs dos e-sports!
Meu texto pode ser resumido como "caramba, como é frustrante ser torcedor brasileiro de league of legends".
Finalmente chegamos aqui, após tanto trabalho duro e campanhas que nos consolidaram como um underdog sem respeito no cenário internacional, acabamos por nos entronizar no nosso lugar de direito: o último lugar... aliás, alguém tem que ser o último, certo?
Jogador casual e espectador dos eventos de e-sports de league of legends desde 2013, depois de ver a tão sonhada vaga no Mundial de 2014 ser conquistada pela guerreira Kabum e sua vitória sobre a então campeã européia Alliance, a campanha quase brilhante no Mundial de 2015 por parte do "dream team" da Pain Gaming que por pouco não nos garantiu a tão sonhada vaga na 2º fase do torneio e a vitória do imbatível exódia da INTZ sobre a gigante EDG... fui obrigado a engolir a seco as campanhas de times brasileiros em 2017, 2018 e agora em 2019, campanhas vergonhosas, inexpressivas e cada vez piores que desencantam e pisam nos torcedores brasileiros de league of legends.
O que acontece com os clubes brasileiros em torneios internacionais? Por quê um cenário com tantos espectadores, tantos patrocínios e toda sua estrutura não são capazes de nos representar lá fora? Por quê os pro players parecem estar cada vez menos preocupados em representar e cada vez menos envergonhados de envergonhar toda uma nação? Há anos diretores do cenário, especialistas, casters, treinadores, jogadores profissionais, jogadores casuais e espectadores tentam dar uma resposta a essa pergunta, ou mesmo achar soluções inadequadas que não alçam sucesso e com repetidos e maiores fracassos a cada vez.
Talvez estejamos, de fato, diante de perguntas sem respostas ou soluções, possivelmente não sabemos jogar e competir league of legends à altura até mesmo das regiões menores do cenário internacional, não sei, não sabemos e creio que não saberemos.
Apesar de ser mero jogador casual e um único espectador, creio que outros como eu partilham da minha frustração. Sinto um tremendo incômodo com nosso cenário, dos nossos clubes e da aparente falta de precoupação e vergonha na cara que assolam os jogadores e todos que fazem parte dos times.
Caramba... como é frustrante ser torcedor brasileiro de league of legends.
É reflexo da fila br, onde nego só se preocupa em ficar de mimimi por "toxicidade", gameplay horrorosa ( mas todo mundo acha que é top, so q ngm ta no top3) e jogadores sem nenhum intuito de competitividade . Parabéns p/ RIOT por mimar uma comunidade incompetente e emocionalmente frágil, se dobrando aos mimos de uma nação que não tem o mínimo entendimento da palavra EXCELÊNCIA, e que reproduzem valores fracos e servis .
E quero incluir toda essa nata do forum, que a todo momento estão reclamando de tudo quanto é coisa, enquanto na verdade não estão comprometidos com absolutamente nada, um bando de gente com espírito apagado e manhoso .
RESULTADO DE TANTO MIMI :
Não temos uma comunidade onde é divertido jogar, e nem temos uma comunidade onde a competição impera.
Decidam logo, ou querem uma comunidade q joga pelo circo ou uma que joga para competir e vencer .
É a pura realidade o que o Kami falou , o cara tem um contrato e obviamente vai se amparar no mesmo em casos de derrota. Não tem porque se esforçar , basta ver as tais Scrims que os mesmos pro-players dizem que são canceladas a todo momento , só aí já dá pra ver o nível de comprometimento ... A realidade é que os caras não correm atrás de ser uma lenda do E-Sport que já é mal falado no Brasil , eles querem mesmo é viver a vida sem se incomodar com a pressão de ser o melhor...
@DantasProfile escreveu:
Não venha citar o CS como exemplo não, pq os caras moram nos EUA e os times pequenos que estão surgindo tbm estao migrando pra la .....
Foram pros EUA depois que fizeram o nome deles, moravam no Brasil ainda tudo fudido tinha nem dinheiro pra passagem aérea, jogador de outro time teve que DOAR dinheiro pra eles pagarem passagem e no fim das contas essa campanha terminou com eles sendo Top 8 no Major. De lá pra cá é só história.
Então sim, CS é um EXEMPLO ABSURDO de dedição mesmo em uma situação totalmente escrota e fudida. Os cara só tinham a cara, a coragem e a dedicação imensa ao jogo.
@DantasProfile escreveu:
Cara, CS no brasil tem muita história por trás . Os caras jogavam na época q qse n tinha dinheiro envolvido e ja tinham sido campeões mundiais , a galera de lá está na elite do cs 1.6/GO faz muito tempo .
Sim e não. Sim, Brasil já foi relevante, mas não foi nenhum daqueles players, só o FNX que entrou depois, e foi em 2006, mais ou menos até 2007~2008 que manteve relevância. De lá até a ressureição do cénario Brasileiro o Brasil era irrelevante, considerado região de time T3, sem nenhuma participação mundial. NADA.
UM CARA. grande Fallen, sozinho botou nas costas pra fazer um projeto, aprendeu tudo que podia sobre o jogo, inovou como o jogo é jogado, utilizou de muita capacidade cerebral pra passar pela barreira gigantesca de skill que existia na época. Ele basicamente sozinho ensinou para o Brasil como jogar CS denovo.
No LoL não tem ninguém assim, não tem ninguém investido em aprender os conceitos de LoL utilizados por times na LCK, LEC e LPL, da rotina de treino, de colocar muiita dedicação em realmente APRENDER o jogo. Eu nunca assisto CBLoL porque eu acho um nível de gameplay muito baixo, mas ver os jogos do grupo B, erros grotescos de todos os times, não só erro em execução e macro básico, mas também erros mecãnicos simples que eu simplesmente não estou acostumado a ver em regiões melhores, muita coisa bizarra. e o Brasil ta lá também, jogando assim e perdendo pra esses times, o gap é GIGANTESCO, ENORME. Podia ser Fla, podia ser quem fosse, ia ser um time irrelevante do mesmo jeito.
Por duvida, chegaram a pensar em parar de assistir campeonatos internacionais? Vejo direto vocês tentando procurar uma maneira do cenario evoluir. Já tentaram boicotar os campeonatos? Fazer as visualizações cair e a Riot ter que apelar para uma nova estrategia de torneio e novos torneios? Acho que poderia ser algo a se pensar.
Apesar que acho ser falta de compromisso dos players pela entrevista dos treinadores deles. Mas se o cenario crescesse e aparecesse mais nomes, acho que por consequencia a região cresceria.
muito triste mais INTZ cometeu varios erros bobos que talvez tenha cometido por inesperiencia internacional, acredito que muito em breve um time vai jogar bem no mundial e representar os brs.