cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Heye
Aronguejo
Aronguejo

14 Dicas Para Roaming — Mid

Olá, Invocador, eu sou o Heye e hoje nós vamos falar sobre Roaming a partir do Mid. Dar Roaming pode ser a diferença entre vencer ou perder uma partida e talvez a sua própria rota. Sendo assim, vale a pena dar uma atenção para que o tiro não saia pela culatra.

Vamos começar?

Como de costume, um merchant básico. Eu sou criador e autor do Escola de Invocadores, o projeto que iniciei para ensinar a jogadores comuns o que os jogadores profissionais aprendem. Lá você vai encontrar todo tipo de conteúdo sobre League of Legends, sempre feito por pessoas que trabalham no cenário, como Coaches, Analistas, Psicólogos Esportivos, etc. Então, se quiser subir de elo, dá uma olhada, tenho certeza que vai ter um bom conteúdo para você.

 

E não esqueça de dar GG!

 

Roaming

Não vou me estender muito falando sobre o que é o Roaming, porque o conceito é bem simples.

Dar Roaming é o ato de você sair da lane para fazer uma jogada em uma rota lateral com o objetivo de conseguir alguma vantagem.

Fácil, não?

Pois é, no papel parece bonito, mas não é assim tão simples.

Problemas de Dar Roaming

O que muitos jogadores não sabem é que ao dar Roaming você SEMPRE abre mão de algo. Não existe uma situação sequer em que esse seja um ato totalmente sem punição.

Sendo assim, um bom Roaming não é aquele em que você não perde nada, mas sim o que você perde menos em comparação com o que ganha.

Dito isso, vamos entender quais são estes problemas.

Pense o seguinte, se você pode dar Roaming, você poderia estar tomando várias outras atitudes que te trariam alguma vantagem. Elas poderiam ser avançar a rota e bater na torre, invadir a selva adversária, wardar avançado, entre outras.

Sabendo disso, dar Roaming por si só já é abrir mão de algo.

No entanto, não para por aí. Ao sair da rota, você perde a pressão do mid e abre espaço para o seu adversário. Ele pode avançar a rota e pegar barricadas, wardar avançado, gankar o outro lado do mapa, invadir a sua selva, entre outras possibilidades.

Ou seja, todas as vezes que você dá Roaming, essas portas estão abertas.

Portanto, para sair da sua rota, você precisa saber muito bem o que está fazendo, já que o resultado pode não ser lá essas coisas.

Agora vamos às dicas para que isso não aconteça.

Hard Push Mid

Se você sair da lane sem se preocupar com a wave, muito provavelmente o que vai acontecer é que o seu adversário vai avançar o mais rápido possível e você vai perder muito minions para a torre. Ou, em outro caso, se a sua wave estiver avançando em slow push, seus minions vão matar toda a wave do seu adversário e, de novo, você sai perdendo MUITO ouro e XP.

Sendo assim, antes de sair, você precisa de um Hard Push.

O que é isso? De forma simplificada, você vai esperar que uma wave chegue e no exato momento que ela chegar, jogar todas as habilidades para matar os minions.

Fazendo isso, você ganha cerca de 30 segundos para agir sem se preocupar com a próxima wave. E, claro, o seu adversário fica preso embaixo da torre farmando a wave que você jogou lá.

Assim, ele não te segue e não cria jogadas pelo mapa (ao menos não inicialmente).

Tracking

Saber o posicionamento do caçador adversário é importante. Talvez você não saiba exatamente onde ele está, mas você precisa ter alguma noção. Do contrário, dar Roaming pode ser uma má ideia.

>> Aqui você pode ver 3 Dicas Simples Para Morrer Menos

Tudo o que você não quer é fazer uma jogada e morrer para um counter gank do jungle adversário.

Cuidado com Teleportes

Sempre veja se alguém do time adversário pode usar o teleporte para responder a sua jogada. Assim como o caso do caçador, tudo o que você não quer é ir até o Bot ou Top e ter alguém dando teleporte nas suas costas.

Se não souber, pergunte para o jogador da rota. É melhor prevenir do que remediar, acredite.

Feitiços de Invocador

Teleportes não são o seu único problema. Os feitiços de invocador dos adversários também são. Você precisa saber se eles têm Flash, Exhaust, Ignite, Purificar, etc.

Acredite, saber disso muda completamente o seu Roaming e a efetividade dele.

E sim, eu sei que nem sempre você vai ter essas informações, mas nesse caso, assuma que eles têm os feitiços disponíveis.

Jogue pelo Lado mais Forte

Pois é, gankar aquela lane que está perdendo, normalmente, não é uma boa ideia. Isso porque muitas vezes a vantagem adversária é tão grande que você pode acabar só morrendo também.

Então, quando você for pensar em dar Roaming, vá para o lado que está ganhando.

As chances desse gank virar um objetivo são muito maiores. E, além disso, você tem uma lane com vantagem garantida para as lutas em equipe dali para a frente.

Porém, eu preciso fazer essa ressalva. Muitas vezes você pode gankar uma lane que está perdendo, mas tenha certeza de que o seu aliado tem condições de te ajudar na luta. Se ele estiver 2 ou 3 níveis atrás, é melhor deixar para lá.

Avalie a Situação Antes de Sair

Você precisa colocar a tela na lane que você pretende gankar antes de simplesmente ir lá.

Saber o posicionamento da wave, se ela está avançando ou recuando, quanto de vida e mana os jogadores têm, o nível, os itens etc., faz toda a diferença entre um Roaming bem-sucedido e um que dá completamente errado.

>> Aqui você pode aprender O Que É Controle de Wave — Básico

Então, antes de sair, sempre avalie a situação.

Avise o que vai fazer

Antes, bem antes de ir, avise que vai sair para dar Roaming e para onde vai. Os jogadores precisam estar cientes das suas intenções desde cedo, do contrário podem só trocar antes e morrer ou voltar para a base.

Ah, e avise enquanto estiver indo também.

Se comunique com o seu time, isso é de extrema importância.

Cuidado com Arautos

Se for dar Roaming, fique esperto para o caso de o time adversário ter o Arauto nas mãos. É bem ruim você sair e, antes de voltar, perder as duas torres porque o caçador adversário largou o arauto no Mid.

Então, sempre fique atento para que isso não aconteça.

Pergunte se tem visão

Saber se tem visão pode te poupar muito tempo e isso faz toda a diferença. Sair da lane para chegar lá e não conseguir nada porque está sendo visto é terrível. Seu Roaming se torna inefetivo e você poderia ter feito muitas outras coisas melhores com ele.

Sendo assim, se comunique, pergunte se tem visão e garanta que não há wards pelo rio. Isso é muito importante.

Seja Rápido

Muitos jogadores ficam indecisos sobre o que fazer depois que dão Roaming.

A dica aqui é bem simples, tenha um plano em mente antes mesmo de chegar lá. Pode ser que você mude de ideia? Sim, mas você precisa ser rápido, cada segundo conta.

Se você vai para a base, então vá imediatamente. Se você vai voltar para o mid, não perca tempo limpando a wave do Bot, deixe para o ADC e vá pegar a sua que está chegando na torre.

Não importa a sua decisão, decida rápido.

Determine o Foco

Quando você estiver chegando, avise em quem vai focar. Pode ser com os pings mesmo. Para o Roaming dar certo, você precisa estar em sincronia com os seus aliados, então deixe claro quem será seu alvo.

Vá Rápido, mas com Segurança

O Roaming precisa ser feito rápido, então é bom que você tome o caminho mais curto e que te ponha mais bem posicionado.

Porém, você não quer morrer no caminho para o caçador adversário, certo? Então tome cuidado para não passar em um local em que ele esteja. Isso tem bastante a ver com Tracking, mas também com a sua percepção do que “vai dar ruim”. Respeite esse sexto sentido, normalmente ele está certo.

Nos Mínimos Detalhes

Para que seja tudo o melhor possível, você precisa aprimorar até os pontos mais simples, e com isso eu quero dizer coisas como o seu posicionamento na lane antes de mesmo de sair para dar Roaming.

Você precisa ser rápido e ter que cruzar a lane do mid inteira porque você estava na parte de cima da rota enquanto queria gankar o bot é uma péssima ideia.

Sendo assim, sempre esteja posicionado para sair da rota sem perder tempo.

Lembre-se, cara segundo conta muito quando se trata de Roaming.

O seu Campeão

Por último, mas com certeza um dos pontos mais importantes. Entenda o seu campeão.

Nem todos os campeões vão ter um bom Roaming e você precisa saber se realmente vale a pena sair da rota com eles.

Um Roaming de Taliyah é fácil. Ela tem bônus de velocidade de movimento ao andar perto de paredes e a ult ajuda demais a chegar e fechar a passagem dos adversário, além do dano explosivo nas habilidades, claro.

Já um Viktor, por outro lado, é lento, no começo do jogo tem pouco dano e o controle de grupo é bem duvidoso. Sendo assim, talvez um Roaming não seja a melhor opção.

>> Aqui você pode Aprender O Que É Win Condition

Pense bem antes de sair da rota nesses casos. O seu impacto pode ser pequeno e perder o ouro e XP do mid talvez seja bem desastroso para você.

Conclusão

Roaming é um assunto longo, mas prestando atenção nesses pontos, você vai conseguir executar com muito mais facilidade.

E sim, eu sei que foram muitos pontos, mas você não precisa aprender todos de uma vez. Foque em um e, quando estiver bom nele, vá adicionando os outros pouco a pouco. Assim você consegue melhorar no jogo e não fica perdido em volta de milhares de conceitos.

Bom, dito isso, eu agradeço muito por você ter lido até aqui e, se tiver alguma dúvida ou quiser que eu fale de algum assunto específico, deixa aí nos comentários!

No mais, um grande abraço e até a próxima.

Escola-de-invocadoresColor-135px

1 RESPOSTA
Nicerina UwU
Moderação
Moderação

Nossa, excelente!!! <333 Gostei muito que você colocou exemplos e situações onde é possível fazer =3 isso ajuda demais a entender!