cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
theu
Tropa
Tropa

ENFRENTE SEUS MEDOS, COMO JOGAR DE MASTER YI

Eu sou o Theu, também conhecido como Pedro Bial Poeta. Sou main top mas gosto de jogar jungle pra me divertir e um dos que eu mais jogo lá é o Master Yi :Champion69:

, então decidi trazer esse tutorial pra vocês. Vou falar apenas sobre o Yi on hit pois é o que eu costumo jogar, como não domino o crit prefiro não falar agora, mas posso tentar aprender e depois adicionar nesse mesmo tópico.
Tópicos:
1 - Introdução
2 - Prós e Contras
3 - Runas

4 - Mecânicas

5 - Itemização

6 - Começo de jogo

7 - Como se portar na partida

INTRODUÇÃO
                                                                                   WUJU É PRA JACU
O Master Yi é um campeão bem simples visto de um modo geral, o que faz a maioria pensar que não possui mecânica alguma e facil de ser jogado, mas é essa simplicidade que torna complicado conseguir encaixar ele em um jogo. Ele tem um grande potencial de carregar partidas se masterizado, mas para fazer isso não é tão fácil quanto parece.
Prós e contras do campeão
Prós:
- Dano verdadeiro constante
- Dificulta a itemização dos inimigos contra ele, devido ao seu dano verdadeiro
- Limpa a selva com facilidade
- O reset das suas habilidades deixam a luta dele muito forte se alguém do time inimigo morrer cedo
- Ele possui a maior velocidade de movimento base do jogo, junto com o Pantheon
Contras:
- Muito fraco contra controles de grupo targets
- Se não jogado da maneira correta, torna-se muito vulnerável
- Será sempre o maior foco do time inimigo
- Não tem controle de grupo em seu kit

RUNAS
Existem várias runas que podem ser usadas no Yi, cada uma focada em um estilo de jogo ou build diferente, mas o principal é usar alguma árvore de runa que dê Dano ou Velocidade de Ataque, as outras não são tão interessantes pra ele. Aqui algumas runas chave que são boas pra ele:

RITMO FATAL
Ritmo fatal garante 30-80% velocidade de ataque 1,5 segundos após entrar em combate por 3-6 segundos, e nesse tempo você pode ultrapassar o limite de 2,5 de velocidade de ataque. Com essa runa aumenta muito o potencial de duelo do Yi. O maior ponto fraco do Ritmo Fatal é o intervalo de tempo até ele ser ativado. Eu gosto de usar essa runa na build de on hit. A árvore que eu uso nessa runa é:
Tier 1 - Triunfo: Combina bem com os resets dele durante a luta
Tier 2 - Lenda Espontaneidade ou Lenda Tenacidade: Tenacidade apenas quando tiver contra muito CC, o ideal é a Espontaneidade pela velocidade de ataque mesmo
Tier 3 - Gole de Misericórdia: Aumenta o dano contra inimigos com menos de 40% da vida, e ainda garante um bônus de AD por 10s após matar alguém.
Segunda ávore costumo pegar Feitiçaria com as seguidas runas: Celeridade (combina com o movspeed alto do Yi além da ultimate que aumenta mais ainda) e Chapéu Mítico (Como não costumo comprar redução de recarga, ela ajuda a manter a ultimate disponível um pouco mais rápido.
Também pode ser usada Dominação na secundária, utilizando Caça Incansável (a velocidade de movimento fora de combate ajuda a chegar nas lutas mais rápido e também a se movimentar pelo mapa para chegar aos objetivos) e Impacto Repentino (ganha letalidade bônus após usar o :habilidades15:).

COLHEITA SOMBRIA
O pico de poder dessa runa é ao atingir os 150 acumulos, o que pode levar bastante tempo e até chegar lá essa runa é bem fraca. Essa runa é boa usando a build de critico mas pode ser usada na build on hit também.
Tier 1 - Impacto Repentino: Bônus de Letalidade após usar o :Habilidades15:
Tier 2 - Sentinela Zumbi: entre as 3 é a mais útil pro Yi
Tier 3 - Caça Incansável: a velocidade de movimento fora de combate ajuda a chegar nas lutas mais rápido e também a se movimentar pelo mapa para chegar aos objetivos

Feitiços de Invocador:
Eu uso sempre Flash e Golpear, porém o Fantasma para ele é muito útil.

MECÂNICAS
O Master Yi tem alguns cancelamentos de animações que podem ser usados para aumentar seu dano, por exemplo você pode usar o  :Habilidades276: durante o ataque básico da passiva, resetando ele assim dando 3 ataques consecutivos, e também pode cancelar usando o :Habilidades15: para dar mais dano em menos tempo. Além disso, tome cuidado ao usar o seu :Habilidades528: pois enquanto ele está em tempo de recarga você está perdendo bônus de Dano de Ataque.
Habilidades:
A ordem de evoluir as habilidades que uso é a seguinte: :Habilidades15: - E - :Habilidades276: (R sempre que der)
Passiva - Ataque Duplo
No quarto ataque básico, ele dá um ataque adicional que causa 50% do dano, esse ataque aplica efeitos de contato incluindo o dano verdadeiro do seu E. Isso ajuda muito enquanto leva torres e objetivos.
:Habilidades15: - Ataque Alpha
Master Yi dá uma investida no alvo selecionado, causando dano nele e em mais 3 alvos próximos, nesse tempo ele torna-se inalvejável. Uma das principais mecânicas do Yi é o uso do seu Q, o momento que ele é usado pode definir morrer ou matar o oponentem, você pode usá-lo para cancelar ou desviar de uma habilidade inimiga usando ele.
:Habilidades276: - Meditar
Ele para e se cura por um tempo, e nesse período ele reduz o dano que recebe de habilidades e ataques. Além disso o :Habilidades276: dele também pode ser usado para tankar habilidades e ataques básicos inimigos, ou ser usado de forma ofensiva, para resetar o ataque básico.
E :Habilidades528: - Estilo Wuju
Yi ganha passivamente 10% de dano de ataque, e a ativa garante bônus de dano verdadeiro durante um período de tempo, cuidado na hora de usar pois durante o tempo de recarga você perde o bônus de AD da passiva
:Habilidades157: - Highlander
Yi ganha bônus de velocidade de movimento e ataque durante um periodo de tempo, fica imune a lentidão (inclui redução de velocidade de ataque também), e caso pegue um abate ou assistência, aumenta o tempo de duração da ult. Durante o :Habilidades157: você também ganha redução no tempo de recarga nas habilidades para cada abate ou assistência, significa que se você matar alguém com o :Habilidades15: e dar 2 ataques básicos, já terá o Q novamente.

ITEMIZAÇÃO
O Master Yi tem mais de um jeito de ser jogado, além das runas isso também muda seus itens.
Qual item da selva fazer? Eu prefiro fazer o :Iten3715: pela força que ele dá para duelos, ao usar em um inimigo você ganha bônus de dano verdadeiro por segundo ao contato, além de reduzir o dano recebido por aquele inimigo. Porém a :Iten3706: também é viável, principalmente se você quiser ter mais pressão nas rotas antes do nível 6.
Build on hit:
Nessa build, você dará prioridade a velocidade de ataque e itens com efeitos ao contato. Eu costumo começar com o item da selva :Iten1419:, após isso faço a  :Iten3124:, geralmente eu chego nesses dois itens antes dos 18minutos de jogo, e nesse ponto já é muito dificil qualquer inimigo bater de frente com você, então abuse disso e force lutas sempre visando objetivos. (uma coisa que costumo fazer, principalmente quando estou duo: chamar alguém do time que possa tankar o Barão e fazer esse objetivo aos 20 minutos, mas para isso garante pressão nas rortas e que o time inimigo não tenha visão do Covil do Barão). Após esses dois itens, depende de como o jogo está seguindo, se você precisar aguentar mais dano, pode seguir e fazer itens de defesa como :Iten3143: , :Iten3065: ou um item hibrido de vida e ataque como :Iten3022: ou :Iten3053: . Caso queira continuar com dano, pode fazer a :Iten3153: para maximizar o dano causado além de ganhar roubo de vida para se manter nas lutas. Mas os dois últimos itens eu sempre costumo fazer itens de tanque pois já tenho dano o suficiente com :Iten1419::Iten3124::Iten3153:.

COMEÇO DE JOGO E ROTA NA SELVA

A selva eu começo sempre pela parte de baixo, na maioria das vezes eu faço a limpeza completa da minha selva exceto pelos krugs, assim chegarei na rota superior um pouco depois do tempo de gank comum, mas a tempo de um contra gank, caso o caçador inimigo esteja lá. Caso ele não apareça no mapa, tente fazer os arongueijos e deixar sentinelas na selva inimiga (entre na selva inimiga somente quando houver pressão nas rotas próximas, garantindo que seus aliados cheguem antes que os inimigos), o Master Yi não tem um gank tão forte, então eu tento focar no contra gank ou puno o máximo o caçador inimigo, caso não consiga intervir em um gank dele. 

No nível 5, após o primeiro B, você já tem potencial de solar o dragão então carregue uma sentinela de controle com você, para deixar lá e fazer o objetivo, caso haja a oportunidade. Nesse ponto você também já tem um potencial de gank bem alto, desde que a rota tenha algum controle de grupo para garantir o gank. Sempre tente controlar a visão na selva inimiga, pois se você sabe onde o caçador está, seu time consegue evitar os ganks dele e você consegue puni-lo e fazer objetivos através dessa informação.

COMO SE PORTAR NA PARTIDA

O Master Yi é basicamente um carregador de curta distância, você será o foco do time inimigo e deverá jogar sabendo disso e evitando isso. Ele tem um potencial de split push muito forte, mas também tem uma luta muito boa, então você deverá saber tanto a hora de ir para o split quanto a hora de ir lutar junto ao time. Na hora do split, ajudar a manter visão da selva ao lado da rota que você estiver pressionando, e caso alguém venha te parar, dificilmente conseeguirá te parar sozinho, então você pode solar esse adversário e continuar puxando ou ir ajudar o time em uma luta com vantagem numérica.

Nas lutas, nunca seja o primeiro a entrar, pois assim o time inimigo usará controles de grupo em você e você será morto sem fazer nada, espere que usem alguns controles de grupo e entre na luta com sua ultimate, com a build on hit você pode focar os tanques sem problemas, assim garantindo mais tempo da ult e reset das habilidades, sempre use o seu Q para tentar cancelar habilidades inimigas e o W para reduzir o dano causado ou finalizar alvos usando o reset de ataque básico. Seu dano é muito alto mas você não é imortal, então sempre tome muito cuidado na hora de entrar nas lutas, esse momento que definirá o resultado da batalha.

Obrigado quem leu e curtiu, eu não sou mono Yi nem nada, meus principais são Illaoi e Kled, mas gosto bastante do campeão. Para montar esse guia, além do meu próprio conhecimento e experiência, eu li alguns guias de jogadores de Master Yi para poder explicar melhor sobre esse campeão.

Eu sou Theu, jogo de Illaoi, faço parte do Canal Discórdia e do MPBeSports
Tags (1)
13 RESPOSTAS
darkyoshi
Academia de Piltover
Academia de Piltover

é agora que eu subo com o master yi
obrigado pelo guia! estarei estudando ele e usarei suas noções pra ganhar partidinhas com o campeão ❤️
WbKatsuu
Aronguejo
Aronguejo

huhusd dificl joga de yi? aonde ? espera os caras usa tudo pra tu ir pra cima .. e quando derem cc tu usar o Q nossa mt dificil
conheça o tear seja a pedra

O problema é encaixar ele contra bons players, em elo mais baixo ele acaba sendo só isso mesmo.
SiperTheFox
Aronguejo
Aronguejo

Master Yi é um campeão que, convenhamos, o único jeito de counterá-lo é através de dando alguma habilidade de heavy CC(Stun, Knock Up, Fear, Polymorph...) enquanto o mesmo avança, ou seja: velocidade é sua maior característica quanto sua maior fraqueza, então um dos itens mais recomendados para ele seria justamente Cimitarra e/ou Mikhael, que aí ele seria invencível em seus avanços
Kat Resets
Arauto
Arauto

Vou da uma breve resumida faça critico e aperte Q, fiz meu primeiro penta inclusive com ele fazendo esse show de mechanics
Raden21
Tropa
Tropa

Eu tenho uma coisinha q faltou foi:

Se o:champion69: usar o Q[Ataque Alpha] e abater o alvo(não sei se funciona com champs mas com tropas funciona)

o teleporte é anulado então dar o last hit no Q pode ser uma boa se apenas tiver ele,ou horrivel se tiver outras pessoas q vc esplode facilmente como :Champion70: se ele n estiver com cc.

Porque vc n chega perto dele nem mata os outros q estão do lado então use com sabedoria!

Eu sou main master sei tudo sobre ele e algumas coisinhas a mais tmj! 😄

Sim, esqueci de mencionar isso, se você usa o Q e abate o alvo selecionado(apenas o que você clicou não os outros 3) ele volta para a posição inicial ao termino da habilidade.

mas eu falo sobre a build on hit, E TEM QUE APERTAR Q DIREITO 0-0
Gemada de Taric
Dragão
Dragão

Ignora esse pessoal que fica de "Ah, só bater a cara no teclado, só apertar Q"

Aposto que esse mesmo pessoal pega master e morre na primeira ida pra cima na TF :V
Foi igual quando fiz um guia de Garen uma vez. O pessoal menospresa demais só por ser champ de iniciante.

Mas o guia ta otimo cara, bem organizado e muito bom! GG!

Valeu, cara!

Anominous
Tropa
Tropa

Prefiro jogar no mid, nunca consegui jogar de jg, tudo menos jg

Pra que tudo isso ? Não te ensinaram que é so apertar Q é dar penta? Yi campeão ruim e sem mecânica nada divertido, nunca deve ter jogado de singed pra estar passando manual de um boneco que só aperta Q no fórum !!! Boa noite

Um excelente tópico pena que está desatualizado. postarei um em breve mais atualizado. Deixarei seu nick nos créditos.