cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Draicker
Lenda
Lenda

GUIA COMPLETO DE COMO MELHORAR NO LOL

Olá, sou main suporte, jogo desda season 5 (2015) e atualmente estou Diamante 4, meu ápice foi na season 8 quando tbm alcancei Diamante 4 e participei de alguns campeonatos como o SANA (Em Fortaleza), e também o "Campeonato das Universidades" em que inclusive tive a oportunidade de assistir uma aula gratuita com o Djoko (Atual técnico da Pain) pelo skype, uma experiência muito positiva e de bastante aprendizado, para finalizar também fui Coach de um time de Diamantes. Então tenho uma certa experiência no jogo para tentar te ajudar a subir de elo.

 

Djoko técnico da paiN Gaming, tem a melhor análise de patch notes do Brasil. Recomendo se inscrever no canal dele no youtube, sempre aprendi muito com ele.

 

Eu fiz esse guia com o intuito de ajudar tanto pessoas novatas, como jogadores mais experientes que querem alcançar elos mais altos e também melhorar no LOL. Esse conteúdo foi retirado da minha experiência como jogador e também ao assistir muitos videos, streams como as do Kami, Ucla, Djoko, Daniels, entre outros para juntar essa quantidade de informação.

 

Parte 1 - Pré-Jogo

 

1. Mentalidade: você não é uma pessoa competitiva para jogar ranqueadas? Você não sabe lidar com as frustrações? Não sabe aprender com os seus erros? Costuma colocar sempre a culpa nos outros? Costuma desistir na primeira dificuldade? Então esse guia não é para você. Aqui você tem que ter humildade para aprender e evoluir como jogador e pessoa. Você sempre tem que estar apto a melhorar se quiser se tornar um bom jogador. Para melhorar sua mentalidade em jogo: https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Outros-Assuntos-de-LoL/DICAS-PARA-SUA-VIDA-E-SOLOQ/m-p/49319...

 

 

1.1 Comece escolhendo duas lanes, uma Principal e uma Secundária e se especialize nelas, focando em no máximo 3 campeões para cada lane. A escolha da lane vai mais de acordo com aquilo que você se sente mais confortável jogando, seu estilo de jogo. Já a especialização em poucos campeões acelera seu aprendizado pq faz você ficar muito familiarizado com o KIT do seu campeão, de entender como se jogar com ele, dos seus limites, te faz ter uma visão mais do jogo (MACRO) sem ter que se preocupar com as habilidades do campeão que você já é especialista (MICRO), por isso quanto menos campeões melhor. Um exemplo claro disso é uma quantidade alta de mono champions que chega em elos mais altos como Diamante, Mestre. 

 

Escolha sua lane no League of Legends.

 

Sugestão: se possível focar em campeões que estão fortes no patch, dê uma olhada no champion.gg ou br.opgg veja os win rate e pick rate dos campeões por rota, porém não se sinta obrigado a pickar o que esta forte, eu por exemplo consegui subir muito bem com um champion que curto jogar, como o Thresh e na época ele tinha uma taxa de vitórias abaixo de 48%. Lembre-se, você consegue subir com qualquer campeão desde que seja muito bom com ele a ponto de fazer uma grande diferença no jogo. 

 

Há sites como o Mobalytics que te mostram quais os melhores campeões para se jogar no patch e qual o seu nível de dificuldade. É um bom parâmetro, mas como eu disse anteriormente você não precisa seguir isso. Detalhe que essa imagem é só um exemplo e pode já não estar tão atualizada já que saiu um patch ontem no dia 6 de fevereiro.


1.2 Se você morre muito (olhar br.op.gg média de mortes), jogue com campeões tanks ou comece a focar em jogar um pouco mais safe. Se não curte farmar (dar last hit), jogue suporte e jungle, mas ai você tem que ter uma visão mais estratégica e global do mapa, de como dar visão pro seu time e como e quando dar roaming (ir nas outras lanes gankar o inimigo). Um bom suporte e jungle tem que ter uma noção de mapa muito boa.

 

Mas lembre-se, lendas nunca morrem (referência a música do mundial de lol em 2017). Então evite morrer muito XD.

 

1.3 Se você tem problema com farm entre em modo treino com um campeão que você joga, pois é um erro pegar um campeão com ataque básico baixo feito o fiddlesticks e tentar farmar, você vai estar se acostumando com outro campeão no last hit e não com o seu. Tente conseguir 100 minions em 10 minutos, repita o exercício até ficar muito bom em farmar (lembrando utilize só os ataques básicos). Em elos mais baixos só o fator farm já te ajuda muito a subir pois você sempre terá mais gold e consequentemente mais itens que o seu adversário, já em elos mais altos é obrigatório para ser um jogador competitivo.

 


1.4 Quando for aprender um champion novo, tenha coragem, leia todas as suas skills, entenda como o kit do personagem funciona. Se possível veja videos, streams e teste o campeão no modo de treinamento. Depois jogue várias e várias partidas no normal game com esse campeão. Se o campeão for complexo de aprender jogue mais partidas ainda antes de se aventurar nas ranqueadas. Só jogue em ranqueadas quando estiver se sentindo muito seguro com seu campeão. É um erro muito grande querer subir de elo e jogar com um campeão que você não esta familiarizado, a chance de derrota aumenta muito, pois você vai estar focado nas habilidades dele e não na visão do jogo em geral.

 

Use e abuse dessa ferramenta do MODO treino, muito de nós que somos antigões não tiveram a chance de usar algo do tipo e tivemos que aprender na marra.

 

1.5 Jogue poucas partidas ranqueadas por dia (entre 3 e 5 é o número ideal), principalmente se você tiver problemas de controle emocional (tilta fácil), se perder 2 ou 3 seguidas, já pare de jogar, não será produtivo continuar, a não ser q seu psicológico seja muito bom e ainda assim não é recomendável. Jogar poucas partidas por dia te faz dar valor aquelas partidas que você está jogando, te faz ter mais atenção, quanto mais partidas você estiver jogando seguidas, mais você estará jogando no piloto automático e cometerá erros que você tende a não cometer. Outra dica importante é, não jogue quando estiver com SONO ou com FOME, isso reduz muito sua atenção ao jogo.

 

Até mesmo pro-players tiltam, é normal, mas não desconte no seu time, as vezes é bom dar um tempinho do jogo, levantar, beber uma água, tomar um banho, comer alguma coisa.

 

1.6 Aceite que não é tão bom, aceite que você erra muito em suas partidas, assista seus replays, principalmente nas derrotas, veja como foram as suas mortes, o que poderia ter feito de diferente. Evolua, não fique estagnado por causa do seu ego. A Derrota as vezes ensina muito mais que a Vitória.

 

Ego leva a arrogância, não seja esse tipo de pessoa.


1.7 Não procure culpar os outros, olhe apenas pro seu jogo, pros seus erros, a única pessoa que vai estar em todos os seus jogos é você. Evite usar o chat para comentários negativos ou até msm para tentar ensinar algo, você não é o professor deles, e nesse curto período de tempo você não vai mudar a opinião da pessoa, se o chat estiver muito movimentado seja com comentários negativos ou não, dê /muteall e jogue seu jogo se comunicando através de pings.

 

Por mais que tenha jogos incarregáveis, tente sempre esquecer os outros e melhorar a si mesmo.


1.8 Ter noção de build e runas em geral, não só sair copiando em sites como pro builds, op.gg e champion gg, mas entender o pq fazer aquele item pra tal situação, olhe a composição inimiga e o champion inimigo q ele está jogando contra para ver o pq ele fez tal item. A build sempre é adaptável, ela sempre muda de partida em partida de acordo com os campeões inimigos, se você faz sempre a mesma build, essa pode ser uma razão de não estar conseguindo subir de elo. Um exemplo, quando um campeão como o Sylas e o Vlad que se cure muito estiver no time inimigo, se você é ADC faça o "Carrasco" para cortar cura, se você é AP compre um Morelo pelo mesmo motivo, adapte-se rapidamente a partida ou então pode ser tarde demais.

 

As Runas principais, entenda cada árvore e suas runas, estude o jogo e terá mais resultados. Tire um tempo para ler o que cada runa faz e como e pq ela se encaixa no seu campeão.

 

1.9 Dê bastante TAB para ver sempre a itemização e o level do inimigo antes de escolher um confronto, é comum o erro de você dar um engage e ser surpreendido com algum item que você não esperava, feito Zhonyas, QSS. Outra coisa comum q o jogador não leva em conta é o LEVEL do adversário, isso conta muito. Outro fator importante é se você tem muita kill e ainda não voltou base para itemizar, você ainda esta fraco e pode inclusive morrer para um cara q ta 0/2 mas já voltou base e comprou algo. Não jogue sua vantagem fora, não fique com muito gold acumulado, volte base e itemize. 

 

É muito importante utilizar bastante essa ferramenta para não ser surpreendido pelos itens, por um inimigo muito forte, pelos seus feitiços de invocador, as vezes o cara tem uma Barreira e você se jogou na torre inimiga para dar dive nele pq ele estava sem flash e você acreditou que iria conseguir matá-lo.

 

Parte 2 - O Jogo

 

2.1 O jogo começa nos picks e bans, muitas vezes partidas são decididas nos picks, saber usar o counter pick, não pickar champions que sejam abusados facilmente na primeira rotação. Por exemplo, pickar uma Vayne e tomar uma Caitlyn de counter pode complicar seu jogo por causa da diferença de range, ela pode colocar muita pressão na Vayne fazendo-a sofrer muito na fase de rotas, ficando muito atrás em farm, então espere para ver o que o time inimigo vá pickar, mas se você for first pick ou tiver que escolher seu campeão de lane antes do adversário, nesse caso pick algo que vá bem em toda situação, algo mais safe.

 

Não fique AFK depois de pegar o seu campeão, estude o seu time e o time inimigo e fará maior proveito em suas partidas, não esqueça de arrumar as runas de acordo com o adversário, aquela Armadura extra ou resistência mágica pode fazer diferença na sua fase de rotas.

 

Você também pode perguntar para algum colega de equipe se ele quer alguma coisa logo, campeões que estão muito fortes no patch ou são bons em todas as situações são exemplos de bons first pick, se alguém te pedir um Sylas ou Rek'Sai você estará garantindo um campeão muito forte com poucos counters e ainda não estará mostrando o seu campeão de rota, podendo pegar depois do time inimigo seu campeão, certifique-se que os jogadores tem todos os campeões para evitar problemas nas trocas. Elos mais baixos tendem a ignorar isso, cada um pega o seu e não está nem ai para o Draft em si, você vai ver o pessoal do Diamante pra cima fazer bastante esse tipo de coisa que eu comentei. Lá erros de Draft não costumam sair tão impunes. Muitos campeões são simplesmente campados ou anulados por counter picks, se forem bem jogados. 


2.2 No inicio do jogo não fique afk, marque as entradas, muitos jogos são decididos já no nv 1, nos invades, em wards sobre a jg, em roubo de buffs lv 1. Não marcar as entradas pode comprometer e muito o jogo do seu jungle, depois não reclame dele. Se você tem um time com lv 1 forte, com muito controle de grupo, chame seu time para invadir, em elos mais baixos é praticamente garantir uma kill logo no começo do jogo para o seu time. Se ninguém te ajudar a marcar as entradas, ward em um canto e fique no outro, pelo menos você fez sua parte.

 

O mesmo para a parte de cima do mapa. Invades são fáceis de serem realizados se você estiver cochilando.


2.3 Preste atenção na vida dos seus minions e dos minions inimigos, quando o inimigo for dar o last hit você pode aproveitar para aplicar dano nele para puni-lo ou quando seu adversário usar uma skill que tem um cooldown relativamente alto, tente punir ele enquanto ele não a tem. Há minions em que não é benéfico você tentar pegar e tomar toneladas de dano por causa disso, priorize os minions seguros. Lembre-se que ao bater em um campeão inimigo, o agro dos minions vai focar em você, tome cuidado com isso, você pode resetar o agro ao entrar numa brush (matinho), se eles continuarem a te bater na brush, é pq ela esta wardada.   


2.4 Nas solo laners (Mid e Top), 7 minions te deixam lv 2 ou seja no 1º minion da segunda wave, use isso ao seu favor para agressivar ou recuar.


2.5 Na duo lane (Vulgo Bot lane), 9 minions te deixam lv 2 (então será no 3º minion na segunda wave) Quando morrerem 2 da segunda wave, faltará um minion pra pegar lv 2, use isso para agressivar ou recuar se for o outro time q for pegar lv 2 antes. Essa é uma das coisas mais importantes do jogo, lanes são perdidas e vencidas as vezes em falta de atenção quanto a isso.

 

Nessa imagem aki a bot lane Kalista e Leona pegaram level 2 primeiro e já podem dar all in na bot lane inimiga lv 1 e garantir kill ou ao menos gastar feitiços de invocador do adversário, dai a importância de um level 2 bem executado.  


2.6 O pinstouro aparece agora aos 5 minutos ou 5 minutos e 30 segundos (use a seu favor, ou o destrua-o ao puxar a sua lane para não tomar ganks).

 

Quebre para o jg inimigo não te gankar, ou utilize para gankar os inimigos ou para fugir.


2.7 Upe sua Skill usando o CTRL para uma maior efetividade. Exemplo você está de Thresh, falta um minion para o lv 2, já vai pra cima dos caras quando ver q o minion q seu adc matar vai te dar o lv 2, assim q upar aperte o CTRL+Q para upar rapidamente sua skill, então use o E para dar lentidão e dps o Q para hookar o oponente, normalmente isso ganha sua lane lv 2 de Thresh se vc for bem sucedido, ou no mínimo gasta feitiços de invocador dos inimigos, tornando sua lane muito mais fácil com pressão de kill muito maior.


2.8 Ter noção do tempo de recarga do Flash e outros feitiços. Não apenas marque no chat, como crie o hábito de digitar quando ele terá o flash. O Flash tem 5 minutos de tempo de recarga sem nenhum tipo CDR, então se o cara flashou aos 4:30, digite que em "9:30" o flash de "tal" inimigo volta no chat. Informação valiosa que 99% dos jogadores não fazem, pode ser um diferencial.

 

 

Anotar o tempo de recarga pode ser útil.


2.9 Comunique-se sempre com pings em ganks, para fazer objetivos, ou quando achar o jg inimigo, ou para avisar que o inimigo pode dar roaming, é muito importante. Lembrando que um ping só de "?" não basta, muitas pessoas não prestam atenção, tente usar um ping vermelho em cima do seu aliado, mas também não fique espamando que pode atrapalhá-lo.

 

Os principais pings no lol. (Tem como habilitar o de "TEM WARD AQUI" em configurações).


3.0 Compre pinks TODAS AS VEZES que for base, as vezes mais de uma até, mesmo que você não seja suporte. Sabe aquela espada longa ou cristal de rubi q vc compra e fica zerado de gold? vai por min, se não for muito no early game priorize a pink vai ajudar mais do que esses itens, VISÃO ganha jogos e possibilita jogadas mais seguras.

 

Compre uma pink e salve uma vida.


3.1 Use poção durante as trocas e não só após tomar todo o dano e utilize com sabedoria seus feitiços de invocador. Isso é muito importante, outro diferencial, a maioria dos jogadores só usam poções após tomar muito dano, pode fazer uma grande diferença pra sobreviver aquele ignite se usado no começo da luta. Mesma coisa para os feitiços de invocador, não espere para flashar quando já estiver praticamente morto, use o FLASH para sair de uma SKILL que vai te prender (tipo um bind da morgana), nunca esqueça de tentar usar o Curar por exemplo antes de tomar o ignite, pq o ignite vai cortar a cura, então tente usar o curar o mais cedo possível e não só quando seu aliado ou você for morrer.

 

Nunca esqueça de usar os feitiços e nem tenha pena de gastar, muita gente deixa um aliado na mão ao esquecer disso. Se for pegar o Exaustão use-o antes da rotação de skills do inimigo para diminuir seu dano, depois q ele já usou vai ser inútil utilizar. Se você é Top laner, use o TP com sabedoria pois é longo o seu tempo de recarga, tente pedir para o seu suporte wardar num matinho atrás da bot lane inimiga pra você chegar e surpreender eles com o seu TP, ou simplesmente use o TP para voltar pra lane mais rápido e não perder tanta wave ficando atrás em XP depois de levar um gank por exemplo. Lembre-se não é mais possível você cancelar o TP por conta própria.   


3.2 Clique no minimapa e volte para o seu personagem usando barra de espaço, outra coisa importante, jogar com a câmera destravada é essencial, Clique Y para travar e Y para destravar a câmera, jogue sempre na câmera destravada ela te possibilita muito mais visão de jogo, se você não joga assim recomendo começar a se acostumar com isso o quanto antes. Treine a si mesmo para olhar para o minimapa no mínimo 3 vezes em 10 segundos, pois o minimapa é a ferramenta mais importante do jogo, não fique dependente de MIA das outras lanes. 

 

 

3.3 Não arriscar em jogadas desnecessárias, como chases (perseguissões longas), como não ter flash e outros feitiços e buscar uma luta, sem saber se o inimigo tem ou não, o OVEREXTEND (se extender) perde 90% dos jogos. Não seja ganancioso demais, pois o tempo em que você está perseguindo aquele inimigo com baixa vida, o time inimigo esta indo em direção a ele auxiliá-lo, eles vão te fechar e você vai morrer sem conseguir pegar a kill muitas vezes.

 

3.4 Não troque kills se estiver na frente, se estiver atrás dependendo da situação é bom. Se você é o cara que está 5/0 vai ter uma recompensa de ouro pela sua cabeça, se você morrer e der esse ouro pro outro time, nem adianta reclamar depois dizendo que é o único do time q está jogando bem pelo FRAG, você devolveu ou jogou fora toda a sua vantagem por sua ganância. Já se estiver atrás, neutralizar inimigos mesmo a custa da sua morte pode ser uma forma de voltar ao jogo.


3.5 Quando não for possível contestar um objetivo, troque por outro mesmo que que esse seja menos interessante, por exemplo se o time inimigo esta fazendo Dragon e você não vai conseguir chegar la a tempo, roube a jungle do inimigo, tente fazer um arauto mas se nada disso for possível pelo menos ganhe visão wardando a jg inimiga.


3.6 Não volte base quando vários inimigos estão mortos, erro comum de elos baixos. Aproveite! se não for possível levar uma torre, um drag ou um baron, pelo menos puxe as waves antes de ir base e se possível warde a jg dos inimigos. Mesma coisa para ganks q tiveram sucesso, puxe a lane junto com seu aliado e jogue na torre do inimigo para ele perder ouro e xp, ou simplesmente chegue na lane do seu aliado que está tomando muita pressão e ajude-o a puxar a lane deixando os last hit para ele pode ir base recuperar sua vida. 


3.7 Sempre você como laner tem q estar ciente de onde o jg inimigo iniciou, e deduzir aonde ele estará através do seu jungle path. Exemplo, se ele começar com o leash da bot lane dele você saberá, pois a bot lane dos caras chegará mais tardiamente na lane. Então ele irá aparecer na parte de cima do mapa ou no mid para seu gank no lv 2 ou 3. Horário de risco de ser gankado começa apartir dos 3:20. (salvo algumas exceções em que alguns jgs como Jarvan, Twitch, Lee Sin, conseguem gankar nv 2). Lembre-se de respeitar a pressão de lane ao contestar o aronguejo se você for o Jungler, olhe para suas lanes para saber se você pode ou não ir pegar o aronga, dps n adianta reclamar com o seu time se o time adversário te fechar e te matar, essa dica serve também para invades, sempre olhe a situação das lanes antes de invadir, dar um gank, contestar o aronguejo, não gank e não invada no automático você vai se dar mal, pense antes de agir.

 
3.8 Como jungle sempre busque fazer os aronguejos, achar o jungle inimigo (tracking nele), wardar pras lanes, isso ajuda demais as outras lanes a jogarem mais agressivo de forma tranquila. Se você não consegue gankar, ao menos dê visão ou cover para seus laners, ganks vindo pela lane nas brush são mais imprevisiveis e pouca gente faz em elos mais baixos, só tome cuidado para os minions inimigos não te verem e você acabar perdendo muito tempo. E se você é o cara que esta sofrendo esse tipo de gank nada de digitar "oi, estamos te vendo", deixe ele la pra ele perder o máximo de tempo possível. 


3.9 Evitar lutar com seus feitiços de invocador em tempo de recarga (flash por exemplo), jogue de acordo com seus feitiços, agressivar quando tiver, jogar mais safe quando não.


4.0 Wardar de acordo com o seu posicionamento, e jogar de acordo com o posicionamento do seu jg e do jungle inimigo, se você é mid e seu jg esta na parte do top, jogue para cima. Se você sabe q o jg inimigo está na parte do top e o seu não, jogue mais para a parte de baixo. (Cuidado com a ward preguiçosa, aquela na bush padrão do mid, tem um fog (ponto cego do mapa) que o jg experiente consegue passar sem ser visto.

 

4.1 Só ficar perto do time inimigo se desejar lutar, olhar se todos do seu time estão próximos do mapa, se não, não inicia e não fique perto dando sopa para ser iniciado.


4.2 Ao derrubar a 1ª torre, no caso do bot, rotacionar top e mid para derrubar as outras tiers 1, algumas exceções dependendo do tipo de dragão vivo, como o Infernal.


4.3 Olhar o melhor momento para ir base (quando tiver muito ouro para gastar), quando não tem o que farmar ou gankar, quando estamos quase morrendo. As vezes vale a pena ficar um pouco atrás perdendo minions e xp do q dar a kill pro oponente.

 

Aprenda a dar Recall na hora certa sem perder muito com isso.


4.4 Se pergunte sempre "Onde está o time inimigo"? Você está com pouca vida debaixo da torre, e tem muito inimigo sumido no mini mapa? prepare-se para givar wave ou tomar um dive, depois não culpe seu time, o mia é importante mas não é obrigatório, você tem que aprender a olhar o minimapa constantemente e não depender dos outros.


4.5 O Roaming nesse jogo é fundamental, dê vantagem para o seu time nas outras lanes. Não adianta ficar 5/0 se seu time estiver fraco você pode perder o jogo, dps não fique chorando "Ganhei minha lane mas meu time me afundou". Mesma coisa em guardar skill para da KS, ou roubar o farm do seus laners, você só esta prejudicando o seu time, a não ser q seu laner tiver morrido ai você pode pegar uns farms na torre q ele já iria perder de qualquer forma.

 

Aprenda quando e onde dar roaming, se você for um suporte você pode ganhar outras lanes sem ser a sua bot lane, avise o adc para q ele fique seguro, compre uma bota de mobilidade e tente impactar outras lanes, até mesmo o TOP é possível de se gankar se for no tempo certo, entretanto o MID é mais fácil. Mas não abandone seu ADC por completo, volte assim q puder, há momentos em que você não pode deixá-lo sozinho.


4.6 Entender as Matchups, itemização, quem ganha em tal lv , em tal item. (Exemplo um fizz vai tomar um sufoco na maioria das match ups no mid, até pegar o lv 6 onde ele vai ganhar a maioria se acertar sua ULT). Entenda quando você é mais forte que o oponente de lane, se não for em momento nenhum, jogue safe sem trocar para n ficar com baixa vida e correr risco de levar um dive do jg inimigo. Ser solado em uma lane é imperdoável, nesse caso você só pode culpar a si mesmo, mesmo em match ups ruins isso não é desculpa para morrer. 

 

Aprendar a itemizar de acordo com o jogo.

 

4.7 Entenda como o META atual esta funcionando, atualmente temos o sistema de barricadas, dar roaming apenas dps de puxar a lane pois assim você impede do adversário derrubar suas barricadas e ganhar ouro. Caso aconteça o contrário, seu adversário de lane deu roaming, puxe o mais rápido possível e derrube suas barricadas, puna ele. Não adianta acompanhar atrasado, ou você acompanha no mesmo momento q ele descer, ou pune ele jogando a wave na torre e pegando barricada. Lembre-se o Mia dos outros não é obrigatória, mas o seu é, afinal você é o cara que quer evoluir e subir de elo, então avise quando os adversários de lane sumirem do seu minimapa. 

 

O meta atual está mais para lutadores no top que usam a runa do Conquistador, poucos tanques estão viáveis como o Sion por exemplo. O meta tbm favorece os ADC's voltados para dano crítico, os itens de crítico estão de volta com força total, ter uma bot lane forte pode ser o diferencial nesse meta. Esse meta também esta com partidas mais rápidas, pode ser uma má ideia em algumas situações escolher campeões late game. 

 

4.8 Jogue na sua condição de vitória e aprenda a se organizar na partida, use o tempo da tela de carregamento para analisar seu time e o time adversário. Qual a condição de vitória do meu time? Pode ser naquele campeão Split que fica muito forte e imparável no late game como uma Fiora ou Jax, mas que provavelmente pode ser campado pelo jungle inimigo que é um Lee Sin, então nesse caso você pode dar counter gank e ajuda ele a ficar forte. Sua bot lane tem um hyper carry como Tristana ou Vayne, a sua condição de vitória pode estar no bot e assim por diante, saber analisar o jogo e jogar de acordo.

 

Saber também se organizar na partida no mid game, quem fica na lane mais longe do Baron é quem tem TP, o ADC/SUP pode ficar mid pois é mais próximo ao Drag e Baron, e o jungle fica dando cover ou pra sua BOT lane ou fica dando "Shadow" para um solo laner. Se muita gente for matar seu top laner, inicie e faça o Baron se tiver uma comp que faça rápido claro, ou então leve uma torre, sempre uma ação tem que ter uma reação no resto do mapa, mesmo q ela seja pequena como wardar o Baron, tirar visão, colocar visão.

 

4.9 NÃO GANKE A LANE QUE ESTA PERDENDO FEIO a chance de dar ruim é muito maior do que de dar certo, o inimigo pode pegar um double kill e alguns jogadores podem tiltar muito hard nesse tipo de jogada. Ignore a lane q esta perdendo e foque na lane em que você tem vantagem, para ampliar ainda mais sua vantagem, se todas as lanes estiverem perdendo o máximo q você como jg pode fazer é tentar dar um counter gank surpresa ou ficar farmando e wardando para suas lanes. 

 

5. APRENDAR A MANIPULAR A WAVEsaber a hora certa de Freezar a lane, puxar, deixar a lane em lugar mais próximo da torre, esse tipo de conteúdo pode parecer simples mas é muito complexo, você pode encontrar mais sobre isso no youtube, não vou me prolongar aqui. Uma sugestão, se você é o jg e vê que tem uma quantidade altas de minions pro seu laner farmar, não recomendo gankar nesse momento, pq se o gank der errado ele vai ficar muito atrás em level e xp, sem contar q os minions no começo do jogo dão muito dano, não subestime o dano dos minions

 

Aprenda a controlar a wave, quer fazer um objetivo? Puxa a wave antes de fazer, tenha visão ao redor do objetivo. Seus inimigos podem ficar ocupados tendo que responder a wave, ou perder xp e ouro para tentar contestar. Não quer tomar um gank? tente freezar a wave próximo a torre e farmar safe. Não jogue sem pensar, sempre analise o que quer fazer com o campeão que você escolheu, se você for um Talon compre Tiamat pra limpar wave rápido e saia pra dar roaming no bot ou top por exemplo. 

 

 

É isso espero ter ajudado, sugestões, críticas construtivas, nos comentários por favor, se acharam que eu esqueci algo por favor diga. Vou deixar também o link de sites muito bons que podem te ajudar bastante logo abaixo:

 

https://www.probuilds.net/

https://br.op.gg/

https://champion.gg/

https://www.youtube.com/user/iedjokovic

https://www.youtube.com/user/CanaldoUcla

https://www.youtube.com/channel/UCYfICNe8kq9y704igFJ3wdw

Se você é bem iniciante https://centraldeaprendizado.br.leagueoflegends.com/

Tags (1)
72 RESPOSTAS
i G s
Tropa
Tropa

Preciso de ajuda. Tomei um ban injustamente pois o time que estava jogando comigo , era conjunto. Fizeram tudo errado e no final me reportaram por erro deles. Como faço para provar isso ? Os ADMS possuem acesso á partida e ao diálogo. Como posso recorrer ?

@i G s lol sad por voçê kk

ban de 14 dias ! E nem rage eu dei. Apenas me reportaram sem motivo 😕

meu deus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

@i G s Simples mano, abre um ticket para a Riot falando do acontecido, peça o chat log, explique direitinho lá.

@Draicker Tem chat log com a riot n sabia lol
metalll sonic
Arauto
Arauto

faltou guia completo de como MELHORAR O LOL tbm

Você fez um ótimo trabalho. Abordou pontos importantes e, na minha opinião, a única falha foi reproduzir o discurso dos pro players sobre culpabilidade. Veja: o pro player é um bom jogador, não um sábio. Muitos pro players mal saíram das fraldas, e muitos pro players também surtam, também pouco se importam para algumas partidas, etc; e o que isso significa? Que falta inteligência emocional para muitos pro players.

Se culpar por absolutamente tudo o que acontece dentro de uma partida é tolice. Não faz bem pro corpo, não faz bem pra alma. Existem pessoas que nasceram para jogar LoL (e jogá-lo bem), e outras que estão aí só porque o jogo é gratuito e todo mundo fala dele. Dali há pouco, essas pessoas se cansam e vão jogar outros jogos, e novas pessoas como essas que foram embora surgem. É um ciclo sem fim, infelizmente.

Eu jogo de suporte desde o lançamento do Rengar. Já tentei jogar mid, top, jungle... eu simplesmente não consigo me adaptar e acabo me entediando. Então compreendi que a bot é a minha lane. Só que tem um problema: eu dependo de um adc. Quando jogo de adc, os suportes são péssimos, porque estão jogando obrigados pelo auto-fill. E quando jogo de suporte, os adcs são péssimos, porque adc é uma role que já passou por tantos problemas que são poucos os que querem se aperfeiçoar nela.

Entende o dilema? Eu não posso me culpar. Se eu saio da lane pra dar roam, o adc surta e quita, ou pratica feeding intencional. Se eu fico, e o time não joga muito bem, acabam entregando de vez.

Entendo que talvez você esteja querendo salientar o quão importante é nos preocuparmos com o nosso próprio jogo, nossas tomadas de decisão, etc; E isso é verdade. Mas LoL tem muito a ver com sorte, porque o sistema de pareamento da Riot é muito ruim mesmo. O jogo é ótimo, a quantidade de updates é ótima, os sistemas são interessantes, como espólios, por exemplo, mas o match making é horrível.

@Fenril Que bom que gostou, agradeço ao elogio. Quanto a essa parte eu vou repetir oq eu respondi há um colega na página anterior "A culpa pode até ser do seu time, e muitas vezes é, mas o que eu quero dizer é que você não pode ter essa mentalidade. Você tem sempre que se cobrar a melhorar independente do seu time ser muito ruim ou bom. Você é o único jogador que vai estar presente em todas as partidas que você jogar, então se em muitas e muitas partidas você não consegue subir, logo a culpa é sua e não do seu time, entende o ponto onde quero chegar?"

 

Foi isso q eu respondi e volto a responder isso, e tipo eu não estou dizendo para você se culpar por absolutamente tudo, até pq isso realmente faz mal, se cobrar em excesso por coisas q as vezes não estão nas suas mãos. Mas o que eu estou dizendo é q muitos jogadores simplesmente falam "Não subo por causa do time, meu time me afunda", é esse tipo de mentalidade que eu quero evitar, pq isso é errado, a longo prazo se vc for bom vc vai subir, não tão rápido como um pro-player, mas vai, aos poucos melhorando o seu próprio jogo a ponto que mesmo sendo suporte você vai conseguir ter um impacto grande no jogo. Por exemplo eu joguei nas minhas últimas 3 ranqueadas seguidas com 1 jogador a menos, 1 cara do meu time sempre quitava dps de morrer, eu perdi esses 3 jogos mesmo tendo ganhado a lane e dado roaming e jogado bem. Eu podia ter tiltado, parado de jogar, falado q não subo por causa de AFK, mas como eu sempre consigo ser consistente em toda partida, eu acabei ganhando a última ranqueada, as partidas q eu perdi eu perdi cerca de 12 pdl por game, mas a q ganhei eu peguei 25 PDL, por causa do MMR alto, então seja um jogador consistente e bom q vc consegue subir mesmo q aos poucos. 

Então... por que o sistema da Riot é uma porcaria? Você acabou de dar a resposta. MMR.

Se você perde 12pdl e ganha 25pdl, significa que seu mmr está alto e eventualmente você vai subir. Agora, quem perde 12 e ganha 12, precisa se contentar em ficar ali pra sempre, a menos que, da noite pro dia, consiga jogar como um pro player. Entende? Isso não é legal. A Riot começou com essa história de ranks por posição justamente porque a maior reclamação do público era a falta de "progressão". Tem gente que trava e não consegue mais progredir no jogo. Ninguém gosta de jogos onde você não progride.
Se gostassem, a indústria de games inteira ia desenvolver jogos com puzzles inimaginavelmente difíceis.

O sistema da Riot é realmente ruim. Se você quiser jogar com pessoas do seu nível, você é obrigado a ranquear. Se for jogar normal game, você é pareado com mestres, níveis 12, 19, bronzes, ouros... é uma verdadeira salada de elos e isso não colabora pra que as pessoas tenham diversão.

@Fenril Esse ano não tem como defender a Riot mesmo quanto ao Balanceamento das rankeds, tanto que vão dar o Reset nos elos mais altos apartir do diamante, eu queria q fosse geral, mas fazer oq? 😕

lucaslukitas
Tropa
Tropa

Isso q é um guia, mostrar umas dica dessa na tela de carregamento n mostra kkkk

 

Parabens cara, ajudou bastante, espero q as pessoas deem atençao ao seu post, ai vai ter menos bronze troll xD

"Killing Spree Inimiga"
- Narradora, Uma

Ótimo post mano!
Natura Ekkos
Arauto
Arauto

Meus parabéns!! Otima postagem.

Entendo perfeitamente, mas discordo muito profundamente. Eu explico:

Pressupor que, se eu tiver um pensamento negativo, eu vou destruir as minhas chances de vencer não me permite supor que o pensamento positivo vai aumentar as minhas chances, pensar positivo só é uma barreira a menos na direção dos meus objetivos, nunca um trampolim. Pensamento positivo é uma grande falácia, do ponto de vista da lógica, se olharmos somente por esse viés.

Eu não estou te acusando de ser falacioso, de estar tentando nos induzir ao erro, essa culpa não é tua.

Todo o sistema desse jogo é montado para dificultar ao máximo que os jogadores subam: leia-se MMR. Nós sabemos que ganhar partidas nos coloca contra inimigos mais difíceis (que estão tendo melhor aproveitamento e estão com mais pontos de MMR). Também sabemos que perder contra esses inimigos mais difíceis não nos coloca contra inimigos mais fáceis, nos coloca em times com jogadores que estão em momentos críticos: perdendo muito, tendo problemas de conexão, sofrendo penalidades etc. Esse é um modo de manter as pessoas "remando contra a maré". Esse é o sistema, ele é frustrante porque é programado para ser. Ou todos subiríamos e o desafio do jogo desapareceria.

Então, não há como subir? Há. Não vou falar aqui sobre questões comerciais, contas novas etc., porque seriam acusações graves contra a desenvolvedora, mas posso falar do óbvio: subir não depende apenas de nós.

E porque subir não depende apenas de nós não há razão para pensar que seja questão exclusivamente de sorte, dado tudo o que foi dito até aqui. Olhar para si mesmo e acreditar que o nosso sucesso só depende de nós, no entanto, é ignorar essas questões todas.

Eu não consigo aceitar que subir dependa somente de fatores dentro do jogo; a meu ver, depende muito mais de saber lidar com o MMR. Não cometer erros é o "pensamento positivo" aqui, é não fazer aquilo que destruiria minhas chances de vencer, mas isso é 50%.

Se eu quiser subir, o melhor a fazer (além de não cometer erros) é entrar em partidas com pessoas que estejam com MMR maior do que o meu, porque eu vou encontrar times de pessoas que estão como eu ou melhores. E vou subir. O problema é que isso vai "afundar" o meu companheiro de equipe quando ele for jogar sozinho. Essa é a fórmula, infelizmente. Jogar e acreditar que a gente vai superar o sistema é muita ingenuidade, porque nós não vamos.

@Dittors Mas cara vc não pode tbm jogar a culpa toda no sistema, pq os pro-players e os streamers conseguem ter várias contas no High Elo? essas regras citadas por vc não se aplicam para ele? Eu garanto q tem sim como subir baseado no seu esforço, eu sei muito bem q o sistema é ruim, q vai ter jogo sim q vc vai depender da sorte, mas vai ter jogo tb q vc vai conseguir desequilibrar e vencer. Talvez a curto prazo não, mas a longo prazo a tendência de quem joga, quem procura melhorar é subir, mesmo que seja aos poucos.

Obrigada ❤️ ótimo guia .


@Draicker  escreveu:

@Dittors Mas cara vc não pode tbm jogar a culpa toda no sistema, pq os pro-players e os streamers conseguem ter várias contas no High Elo? essas regras citadas por vc não se aplicam para ele? Eu garanto q tem sim como subir baseado no seu esforço, eu sei muito bem q o sistema é ruim, q vai ter jogo sim q vc vai depender da sorte, mas vai ter jogo tb q vc vai conseguir desequilibrar e vencer. Talvez a curto prazo não, mas a longo prazo a tendência de quem joga, quem procura melhorar é subir, mesmo que seja aos poucos.



Claro que essas regras se aplicam a eles, quando eu disse que não se aplicam? Se aplicam, todas elas. E eu até acredito que haja um caminho bem estreito que permita subir dentro do jogo, mas dentro daquelas limitações que eu coloquei ali. Desculpa se parece um balde de água fria na emoção de jogar lol, mas sabemos que eu não sou o único a apontar e relatar esses problemas.

A propósito, esse guia é muito bom, eu nunca coloquei essas coisas para criticar ele. Pelo contrário, tomei a iniciativa de desabafar sobre isso aqui, justamente porque eu vi que as coisas são levadas a sério nessa publicação. Ontem mesmo, eu mandei um feedback quase desaforado para a Riot, dizendo coisas que muita gente tem vontade de dizer diretamente a eles. Eu me senti tão leve... 😄

Perceberam que insultos ou tentativas de provocar o próprio time não ajudam, muito menos tentativas desesperadas de se render? Nem todo jogo é possível ganhar, mas isso só se descobre depois que o Nexus cai.
Santosc
Tropa
Tropa

Excelente!! Entendo perfeitamente a parte de perder o jogo ser culpa minha mas como sou Sup me sinto impotente em algumas partes do game, espero que ajude a todos melhorar