Fala pessoal!
Pantheon é um mid laner excelente, com um early game muito forte, brilhando quando ele consegue acabar com a lane inimiga e gankando as outras rotas.
Aqui vou falar um pouco sobre como jogar de Pantheon, mid ou top, com dicas e alguns detalhes.
O que se precisa saber sobre o Pantheon é que ele funciona muito melhor como um lutador, como o Renekton, do que um assassino, como o Talon. Até se pode jogar Pantheon como um assassino, mas ele é muito mais útil para as composições atuando como linha de frente.
Sobre as skills:
Passiva: A passiva do Pantheon acumula toda vez que ele usa o ataque básico ou uma skill, até 5 acúmulos. Com a quantia máxima de acúmulos a próxima skill do Pantheon será fortalecida.
Q - Pantheon ataca em linha reta, na direção do mouse, causando dano em todos os inimigos na área. Mas se o Q for segurado, Pantheon então arremessa a lança, acertando também todos os alvos em linha reta. Porém só o primeiro alvo atingido recebe o dano total, todos os outros recebem 50%.
Se o alvo tiver menos de 20% de vida, o dano é aumentado.
Quando fortalecida pela passiva, o ataque causa ainda mais dano e aplica lentidão nos alvos atingidos. Isso vale tanto para o ataque curto quando para o arremesso.
W - Pantheon salta no alvo, atordoando e causando dano. É só isso. Se estiver com a passiva ativa, Pantheon também faz 3 ataques básicos rapidamente. Esses ataques aplicam efeitos de contato (como Cutelo Negro) e carregam a passiva. Ou seja, ao usar o W empoderado, Pantheon automaticamente gera 3 stacks da passiva.
E - Pantheon levanta o escudo na direção do mouse, ignorando todo o dano de campeões naquela direção, e causando dano repetidamente, por alguns segundos. Ao final desse tempo, ou ao apertar E de novo, Pantheon dá um último golpe com seu escudo, causando dano em área.
A versão fortalecida pela passiva aumenta significativamente a duração da habilidade.
R - Após alguns segundos, Pantheon salta na direção marcada. Quando ele aterrissa, causa dano em uma grande área e recarrega todos os acúmulos da Passiva. Essa habilidade tem um alcance enorme, Pantheon consegue saltar mais ou menos da altura dos monstros de buff da jungle até o bot/top.
A ordem de level up é R -> Q-> E -> W
O R primeiro por razões óbvias. O Q em seguida pois é a principal ferramenta de dano do Pantheon, servindo para farmar e pokear o inimigo.
O E vem antes do W por dois motivos: Upar o W diminui o cooldown (que já é relativamente baixo), mas não aumenta a duração de atordoamento, e o dano é insignificante. Enquanto o E diminui o cooldown e aumenta o dano quando sobe de nível. O golpe final do E dá relativamente bastante dano, sendo equivalente a um Q de mesmo nível (ou seja, o golpe final E rank 1 dá mais ou menos o mesmo dano que um Q rank 1). O cooldown do E também é altíssimo nos primeiros níveis, e baixa bastante ao subir de nível.
Além disso, o E é essencial para o Pantheon, pois ele permite recuar de uma luta evitando o contra-ataque. Ou ainda, permite seguir o alvo sem sofrer dano.
Por isso, se upa o E antes do W.
Mas como jogar de Pantheon na lane?
Pantheon é briguento. Ele gosta de pular nos inimigos e tirar eles da lane e, quando possível, apoiando as outras rota com a ultimate.
De forma bem simples, o Pantheon precisa colocar pressão na lane. Forçando o inimigo a farmar embaixo da torre, o que o impede de acompanhar o Pantheon quando ele sai para gankar. Ou forçando o jungler inimigo a gankar, o que retira pressão do time dele, que agora fica livre de ganks.
Por isso, Pantheon é ótimo contra campeões de lane fraca, como o
Kassadin, que é extremamente dependente de níveis e itens. O que não quer dizer que ele não possa enfrentar outros personagens, como
Yasuo ou
Katarina, com sucesso.
Para itens, Pantheon quer dano físico, vida e letalidade. No geral, a build mais popular é Youmuus -> Cutelo Negro -> Dança da Morte. A Poção Corrupta é o melhor item inicial para ele, pois as skills custam muita mana, permitindo que ele fique mais tempo sem voltar à base.

Itens como
Sterak,
Malmortius e
Anjo Guardião também são excelentes para o Pantheon.
Já para as runas, o setup mais popular é o que está na imagem acima.
Essas, claro, não são as únicas builds possíveis de Pantheon.
Por exemplo, existe um mono Pantheon Challenger que começa com
Cristal de Safira, passa pra um
Punhal, e depois finaliza com uma
Trindade.
Tem outro cara, por exemplo, que sempre usa Eletrocutar mid e Aery no top.
Ou seja, são muitas possibilidades e as vezes depende muito do que o outro time escolheu. Mas a build da imagem é um bom ponto de partida.
Para as teamfights, Pantheon é bastante versátil. No geral, ele quer atacar os carry inimigos, forçando o time inimigo a focarem nele enquanto deixam os carregadores do time do Pantheon livres. Porém, as vezes, a melhor opção é proteger o seu time e agir como linha de frente, absorvendo as skills inimigas com o seu E.
Cada caso é um caso, e depende muito de como foi sua fase de lane e como o time inimigo está montado. Avalie a situação e pense qual atuação será de maior valor para seu time.
Por último, deixo esse vídeo com vocês. Ele tem mais informações e exemplos práticos de como jogar de Pantheon. Espero que gostem!