cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Soraka Sexy
Dragão
Dragão

[GUIA] Itens de Suportes Encantadores!

Oii! Recentemente eu tenho notado muitos jogadores do gold para baixo (e em alguns casos, até em alguns platinas) que por algum motivo estranho, parece que ninguém que joga de suporte encantador sabe buildar. Por esse motivo, eu senti vontade de tentar ajudar algumas pessoas que gostam de jogar com essa classe, mas não entenderam bem a função de cada um de seus itens
.imagem_2021-07-08_003714.pngPra começar, por que suportes encantadores buildam seus itens, e não um AP, ou um tank? Simples: Os itens de suportes encantadores não são itens para você se fortalecer. Eles são itens para, de alguma forma, aplicar vantagens para o seu time todo. É como se você pegasse seu gold e investisse ele em seu time, seja em atributos e passivas, ou até mesmo em ativas. A build do suporte encantador pode mudar o rumo de uma TF inteira, e consequentemente mudar o rumo o jogo, e é por isso que eu acredito que a posição de suporte precisa ter um conhecimento amplo sobre builds.

Para começar minha explicação, leve em conta que eu estou gold 2, então o que eu falar aqui se aplica do meu elo para baixo. Se você possui um elo maior e discorda de tudo que eu disse, você tem o direito de me corrigir nesse tópico. Eu não hesitarei em edita-lo, caso necessário.

imagem_2021-07-08_003801.png

Vamos iniciar então nos itens míticos de suportes encantadores:
imagem_2021-07-08_003836.png Hino Bélico de Shurelya
Basicamente, um item que é capaz de dar a você e seus aliados próximos uma boa quantidade de move speed. O item te da AP, vida, mana regen e haste. A passiva mítica garante mais haste ainda, o que faz dele um bom item para spammar skill. O item funciona para iniciar engages, fugir, e etc. O que o torna um bom item na minha opinião é o fato de dar muito move speed caso aplique qualquer tipo de buff, escudo ou cura em um aliado. Isso, nas mãos de Janna, Soraka, Yuumi, Nami ou Lulu consegue ser extremamente eficaz.

imagem_2021-07-08_003849.png Medalhão dos Solari de Ferro 
Um item excelente para servir de item defensivo. Diferente do que muitos main suporte encantadores pensam, esse não é um item para tank, você não está proibido de builda-lo, ele na verdade consegue ser bem útil em alguns casos. Sua ativa garante um escudo para todos os aliados próximos de você, e passivamente, ele receberá 5 de armadura e resistência mágica, e para cada item lendário que você tiver, aumentará esse bonus em 2. Isso é, ao final da partida, full build, você estará dando para seus aliados até 13 de armadura e resistência magica. Para tanks, isso é indiferente, mas para personagens frágeis, isso pode ser até 7% de dano mitigado, apenas com sua presença. O item ainda te oferece armadura, resistência magica, vida e haste. 

imagem_2021-07-08_003856.png Mandato Imperial 
O mandato é um item capaz de te fornecer uma enorme quantidade de AP chegando até a 100, haste, mana regen e uma das passivas mais interessantes dentro dos itens míticos: a capacidade de causar dano extra ao imobilizar ou causar lentidão á um inimigo e o marca-lo. Caso qualquer aliado bata em um inimigo marcado, eles recebem mais uma grande quantidade de dano. Janna, Soraka, Lulu e Yuumi são capazes de aplicar essa lentidão com extrema facilidade, fazendo deste um bom item para elas. Por outro lado, esse item deixa de ser eficaz caso você esteja levando muita pressão, uma vez que esse item depende que seu adc (ou qualquer outro aliado) atinja um dos inimigos marcados para conseguir aplicar o máximo de dano possível.

imagem_2021-07-08_003843.png Regenerador de Pedra Lunar 

O regenerador é um item controverso e polêmico, que conseguiu chamar a atenção para sua utilidade indiscutível em campeonatos, porém que não demonstrou a mesma eficácia na solo-kill. O item funciona assim: a cada 2 segundos em combate, esse item cura o aliado mais ferido dentro de um range próximo a você. Quanto mais tempo você ficar em combate, mais a cura desse item se torna eficaz. Para cada item lendário, esse item aumenta sua capacidade de cura em sua passiva (não se engane, esse item não aumenta sua cura). A instabilidade desse item se dá quando você precisa se manter em combate por muito tempo para ter a máxima eficácia de seu item (Precisa se manter em combate por 5 segundos, mantendo o aliado ferido por perto para que ele se cure enquanto você tenta de alguma forma não virar o foco do time inimigo) Particularmente, eu não gosto muito desse item.

imagem_2021-07-08_004101.png Juramento do Cavaleiro - Esse item te permite criar uma conexão com um aliado, recebendo parte do dano que ele receberia, e dando a você a capacidade de correr mais rápido na direção dele. É um bom item quando seu atirador / hypercarry aleatório, como irelia/fiora/riven tem a capacidade real de carregar um jogo, e por isso acabam sendo o alvo principal nas lutas. Você consegue faze-lo negar 15% do dano que ele receberia, e ainda tem a capacidade de se aproximar dele facilmente.

imagem_2021-07-08_004202.png Putrificador Quimtec - Esse item concede a você a capacidade de aplicar 40% de feridas dolorosas em seus inimigos, porém, caso você de escudos ou curas em qualquer aliado seu, ele recebe a capacidade de aplicar 60% de feridas dolorosas. Você literalmente compra um corta cura para seu time. Alias, uma dica rápida: caso você use o escudo do medalhão, você ATIVA O EFEITO DO PUTRIFICADOR EM TODOS OS ALIADOS ATINGIDOS. Isso em uma tf pode mudar tudo. Porém, como todo item de corta cura, pense bem se vale a pena investir seu gold nisso ainda. O time inimigo tem alguma fonte de cura que está realmente dando problemas? Não estou falando de um jhin se curando levemente em cada AA, estou falando mesmo de um Yone, de um Nasus, ou até mesmo de uma Soraka no time inimigo. 

imagem_2021-07-08_004126.png Cajado Aquafluxo - Esse item da ao seu aliado que você curou ou concedeu escudos um adicional de AP e Haste. Novamente, assim como o putrificador, você pode aplicar esse efeito usando o medalhão em todos os aliados simultaneamente, dando a todos os seus aliados AP e Haste. Esse item encaixa muito bem quando temos uma vasta quantidade de campeões magos no time, como por exemplo, um Sylas mid e um Rumble JG. Os dois receberão um bonus de AP e haste adicional, e assim garantindo mais chances de conseguirem vencer a luta.

imagem_2021-07-08_004154.png Turíbulo Ardente - Com o turibulo, todo aliado que você curar ou der escudos receberá um bonus de atack speed e dano mágico ao contato. Assim como os anteriores, o medalhão ativa o efeito dele em todos os aliados atingiram. Isso antes de uma TF irá lhe garantir uma vantagem surreal sobre o time inimigo. O item encaixa com praticamente todo atirador, e grande parte dos Hypercarrys, tais como Irelia, Fiora ou Riven.

imagem_2021-07-08_004140.png Bênção de Mikael - Esse item, alem de te fornecer uma boa quantidade de MR, tem a capacidade de libertar de controles e curar seu aliado. Ele pode libertar de qualquer controle, exceto knockup, cegueira do teemo, desarmamento, preso ao chão, cegueira do noc, puxão e supressão. Um bom item quando se está contra algum campeão com ótimos controles, como por exemplo, a Morgana.

imagem_2021-07-08_004108.png Redenção - Esse é provavelmente o item de suporte mais popular depois dos míticos. Seu ativo cria uma área que, depois de alguns segundos, cura os aliados e causa dano aos inimigos. O problema do item é sua demora para aplicar seu efeito, fazendo com que seja um item difícil de usar com precisão. É o item com a maior capacidade de virar uma luta para seu lado, mas seu uso é bem mais complicado do que parece. Particularmente, eu gosto de compra-lo quando tem em meu time personagens como Kayn (Rhaat), Renekton, um Aatrox ou uma irelia, que vão se colocar no meio dos 5, para mente-los em uma região, e eu consigo ajuda-lo com a redenção, para que nosso time consiga chegar a tempo.

imagem_2021-07-08_004115.png Convergência de Zeke - Com esse item, você é capaz de marcar um aliado. Caso você imobilize qualquer campeão inimigo, criará uma marca nele, e caso seu aliado acerte o inimigo marcado, ele receberá muito dano adicional. Some isso ao Mandato e tenha consigo um "stun da morte".

imagem_2021-07-08_004723.png

Quanto a bota, existem algumas opções. A mobility você fará apenas caso tenha certeza que irá rotacionar bastante. A bota de speed você faz em composições com muito slow, como Ashe e Zyra por exemplo. Bota defensiva quando você estiver na vantagem e notar algum inimigo crescendo rapidamente. E por favor, não faz bota de penetração...

imagem_2021-07-08_004734.png

bem, é isso. Espero ter ajudado alguém que tivesse com alguma dúvida sobre os itens. Não, meu guia não te dá uma build padrão para você fazer de suporte. Não é assim que você deve jogar com eles: os suportes precisam buildar conforme o jogo avança, pegando itens que encaixem no ritmo do jogo para ter o máximo de aproveitamento, e assim ganhar a partida.

Dito isso, boa sorte nos seus jogos :))

Tags (1)
3 RESPOSTAS

Nice Guia,tenho certeza que ajudará muita gente.
Allonne
Aronguejo
Aronguejo

Parabéns pelo guia. Como jogo de adc, sinto um pouco a falta de determinado item em certas composições.
Na vdd, queria que alguns destes itens tivessem forças equivalentes aos míticos por conta da força ser interessante principalmente no early e são ignorados pela existência do mítico.
Turibulo de primeiro item com hipercarry adianta muito o jogo destes adc's. Já vi fazerem lá para terceiro, quarto item quando adc e top já tão full atk speed e nem precisam mais.
Outro exemplo é o Zeke em uma Leona para trocas no início é muito bom para garantir a kill.
Sobre o Regenerador me incomoda o fato de passar despercebida a cura. O efeito visual é muito simples. O Cálice era tão visível.
Dá para combar Juramento e Warmog?
Warmog entra em cd se o juramento entrar o efeito? Dps testarei.

Desde que "decidiram" que Aquafluxo era mais forte que Turíbulo e acabou, faz literalmente meses que não vejo um desses nos meus jogos. Ainda mais com Sup Tank dominando o Meta.