cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] - Vi Jungle (Season 11)

Eaí, amigos, tudo bem? ლ(*꒪ヮ꒪*)ლ

No começo do ano passado fiz um guia sobre a Vi aqui no fórum. Com as grandes mudanças da Season 11 e com as minhas experiências recentes, reciclarei algumas coisas que expliquei lá atrás, além de corrigir e acrescentar (muitas) outras.

Sobre mim:

Atualmente estou Ouro IV na solo/duo e Ouro III na flex. Estou na posição 253 de melhores Vi do Brasil, na posição 2.717 de melhores Vi do mundo e tenho 62,7% de win rate com a personagem. Importante deixar claro que apesar dela ser minha personagem favorita e de ser a campeã que mais jogo no LOL, não sou mono Vi (aquela pessoa que joga exclusivamente de Vi), sou main Vi (ela é meu principal campeão). 

Sobre a campeã:

Sem título.png

A Vi é uma campeã da classe dos lutadores, aqueles campeões que tem um pouco de tudo no seu kit (controle de grupo, dano, resistência e mobilidade). Quanto à subclasse, ela se enquadra nos Divers. Essa subclasse tem como característica principal a facilidade de chegar na backline inimiga aplicando algum tipo de controle de grupo e um dano razoável. A Vi é um campeão que tem uma presença impactante nas lutas em qualquer ponto do jogo. Entretanto, ela brilha mesmo no mid game, quando já tem sua ultimate liberada e os adversários ainda não estão com itens defensivos como Zhonya, Cronômetro e outros.

🔸Habilidades:

- Passiva: Blindagem.

Passiva.png
Quando Vi atinge um inimigo com uma habilidade, ela ganha um escudo equivalente a 15% da vida máxima dela.

A passiva da Vi é um dos principais segredos para jogar bem com a campeã. Para se ter uma ideia da força dessa passiva, se você tiver 3K de vida, seu escudo será de 450. Minha dica é você acompanhar o reset da sua passiva o tempo inteiro. Ela te faz ganhar uma luta que você iria perder, por exemplo, além de ser possível você planejar outplays e enganar inimigos que achavam que você iria morrer (tente imaginar a cara daquele inimigo que ia te matar num ataque básico e, do nada, você ganhou 450 de vida e matou ele HAHAHA).

- Q: Quebra-cofres.

Passiva.png
Vi carrega um soco que ao atingir um inimigo, levanta ele brevemente e o empurra para trás. Durante o carregamento desse soco, Vi reduz sua própria velocidade de movimento em 15%.

Essa é sua principal habilidade, pois é sua maior fonte de dano, seu principal controle de grupo e sua maior mobilidade, além de te dar um acúmulo da sua habilidade W (falaremos disso já já). Ela pode ser usada para começar uma pequena luta, um pick-off, para passar pelas paredes, poupar seu flash em caso de fugas/chases e para diminuir distância (gap close) quando você não tem range para ultar em um inimigo. Jamais erre essa habilidade, pois se você errar e tiver sem ultimate, se tornará caitável. Minha dica é que você pratique o Flash + Q e o Q + Flash no Modo Treino. O primeiro tem como principal função ter gap close pra acertar seu Q, já que o flash encurtará a distância entre você e o inimigo. O segundo tem como objetivo enganar um inimigo que pensou que você não teria range pra acertar seu Q, já que a animação do flash é mais curta que do seu Q. Alguns dias atrás durante um jogo eu carreguei meu Q sem range e o Fizz inimigo achou que eu erraria. No final do meu Q eu fleshei e ele não teve tempo de reação, tomando meu combo enquanto ainda estava no ar e morrendo logo em seguida.

- W: Pancada Certeira.

Passiva.png
Cada terceiro auto ataque da Vi causa dano adicional no inimigo, diminui a armadura dele em 20% e aumenta a velocidade de ataque da Vi em um percentual.

Essa habilidade é a que você upa em terceiro lugar, pois é uma habilidade passiva. Essa habilidade faz com que a Vi não seja um assassina e sim uma lutadora, já que quanto mais tempo ela lutar, mais vezes terá dano extra, quebra de armadura e velocidade de ataque. A primeira dica sobre essa passiva é que cada vez que você conseguir ativá-la (ou seja, a cada terceiro auto ataque) você diminuirá o cooldown da sua passiva (aquele escudo, lembra?) em 3 segundos. Outra dica é que quando você acerta sua habilidade Q você automaticamente ativa o seu W, por isso é tão importante acertá-lo.

- E: Força excessiva.

Passiva.png

O próximo ataque básico de Vi ganha 50 de range e dá dano extra. Além disso, inimigos que estiverem atrás do alvo (numa área em cone) sofrem dano.

A segunda habilidade que se deve upar. Permite que a Vi dê um dano em área. A maior dica sobre essa skill é que ela permite que a Vi resete seu auto ataque, ou seja, ataque básico + E + ataque básico sairão com uma velocidade muito alta, dando uma grande quantidade de dano e reduzindo o cooldown da sua passiva muito rapidamente. Outra dica é jamais usar as duas cargas dessa habilidade juntas: use uma carga e guarde a outra para quando sua passiva estiver disponível, pois lembre-se que somente habilidades ativas procam sua passiva. Por fim, uma última dica: se estiver lutando entre os minions e o inimigo tiver pouca vida, use seu E nos minions para matá-lo sem se expor ou gastar outros recursos (os inimigos sempre se esquecem do seu dano em área).

- R: Saque e enterrada.

Passiva.png
Ao ultar em um inimigo (point e click), Vi terá visão mágica dele e o perseguirá. Ao chegar nele, Vi arremesará ele ao alto, cairá atras dele e o golpeará. Qualquer inimigo no trajeto entre Vi e o alvo será arremessado para longe, receberá um leve stun e sofrerá o mesmo dano.

O que falar dessa ultimate maravilhosa? Já começo dizendo que ela é point e click, ou seja, não precisa acertar nada, basta clicar no alvo e a Vi irá até ele ignorando tudo e todos. A primeira dica é perceber que como Vi sempre cairá atrás do inimigo, você pode usar seu Q logo em seguida sabendo onde precisa mirar. É um cc chain fácil, deixa o alvo travado por 2/3 segundos, tempo suficiente pra seu time dar follow-up e desaparecer com quem você ultou. A segunda dica é que você pode usar o flash durante a animação da Vi indo até o alvo, ou seja, é possível você forçar a Vi a passar entre vários inimigos, aplicando o alto dano da Ult e o CC em vários inimigos. Não é fácil, mas quando tem bastante alvos frágeis, você tira praticamente metade da vida de todo mundo. A terceira dica é para você lembrar que durante a animação da Vi "voando" até o alvo ela não toma CC, mas quando ela chega ela fica totalmente exposta e suscetível a todo dano e CC possível. Tome cuidado também para que seu alvo não use o flash durante a animação e você acabe ficando MUITO LONGE do seu time, pois esse é um dos erros mais comuns dos jogadores de Vi. Por fim, sempre aperte TAB e veja se o alvo que você ira ultar não tem Zhonya e Cronômetro, pois a ultimate da Vi não reseta. Ou seja, se tu ultar e o cara der Zhonya, acabou sua ultimate e você se ferrou hehe.

🔸Build mítica:

- Eclipse.

Passiva.png
Pau pra toda obra, certamente o melhor item mítico pra Vi nessa season, principalmente quando você tá jogando Soloq. Ele te dá AD alto, uma letalidade legal e vampirismo (sustain). A passiva do item de dar um dano de 6% de acordo com a vida máxima é um bonus legal pra te ajudar contra alvos com bastante vida, além da velocidade de movimento pra você poder perseguir um alvo e o shield de 2 segundos tornam esse item o melhor pra Vi. A cereja do bolo é a passiva mítica de 4% de penetração de armadura pra cada item lendário, que comba com seu W.
Dica de outros itens pra fechar nessa build - Sterak, Cutelo negro e Semblante espiritual (essa build te dá um sustain alto e uma sobrevida muito grande).

- Ruptor divino.

Passiva.png
Segundo melhor item pra Vi. Esse item é excelente quando você quer jogar para o time, usando sua ultimate mais vezes e sendo mais resistente. Tira seu potencial de carregar, mas te dá um potencial de lutas em equipe absurdo. Ele dá muita vida, um AD razoável e muita aceleração de habilidade. A passiva dele também é boa, pois te dá dano de acordo com a vida máxima depois de usar uma habilidade. Além disso, a passiva mítica dele é maravilhosa, pois te dá 5% de penetração de armadura para cada item lendário (comba com seu W).
Dica de outros itens pra fechar nessa build - Bota de CDR, Cutelo negro, Dança da morte e Placa gargolítica. (essa build deixa sua ultimate com 35 segundos de cooldown no late game.

- Crepúsculo de Draktharr.

Passiva.png
Uma opção em caso de snowball, de querer acelerar o jogo ou de ter muitos alvos frágeis do outro lado. Quando a Vi fecha esse item ela dá IK em praticamente qualquer coisa, pois seu alto dano e letalidade, aliado ao bonus de AD da passiva dá um dano terrível. Por outro lado, é um item que te deixa extremamente vunerável para lutas em equipe e se o jogo passar dos 28 minutos você não faz mais nada.

- Quebrapassos.

Passiva.png
Uma opção de item mítico viável pra Vi. Dá tudo que você precisa (Vida e dano) e mais um pouco (Aceleração de habilidade e velocidade de ataque). Seu ativo é útil pra dar um chase ou travar um inimigo perto de você. Esse item não é feito com frequência porque tem itens melhores, sendo mais viável pra uma possível Vi laner.

🔸Build lendária

- Cutelo negro.

Passiva.png
Item feito pra Vi. Dá tudo que ela precisa (Vida, dano e penetração de armadura) e entrega CDR de quebra. Com seu E você consegue quebrar armadura do time inimigo em área. Pra mim é item core pra ela e deve ser feito em 100% dos jogos.

- Sterak.

Passiva.png
Excelente item que comba demais com o objetivo da Vi no jogo. A sobrevida que ele dá é absurdamente forte e de quebra ela ainda entrega cura.

- Semblante espiritual

Passiva.png
Item defensivo que comba muito com a Vi. Te dá muita vida, muito MR, CDR, aumenta o escudo da sua passiva e em conjunto com Eclipse te faz curar MUITO.

- Dança da morte.

Passiva.png
Item agressivo, excelente pra Vi quando tem bastante dano AD no time inimigo. Dá bastante AD, armadura e aceleração de habilidade, sem contar a passiva maluca do item que eu não sei explicar HAHA.

🔸Runas

- Chuva de lâminas.

Passiva.png
Indiscutivelmente a melhor runa pra Vi. Ela aumenta seu burst e supre a necessidade da Vi de buildar um pouco de velocidade de ataque. Além disso, essa runa é forte tanto no early quanto no late game. Pra finalizar, ela faz você poder guardar uma carga do seu E, já que você não vai precisar utilizar suas duas cargas pra burstar (a runa já bursta o suficiente).

- Eletrocutar.

Passiva.png
Opção interessante pra dar um dano extra pra Vi, principalmente no early game. Muitos jogadores a utilizam mais por costume do que por conhecimento, já que essa runa "não escala tão bem" pro late game. É fácil de procar, já que quando você acerta seu Q é garantido que você consiga combar o inimigo.

- Pós-Choque.

Passiva.png
Uma terceira opção de runa pra Vi que comba com seu engage simples e eficiente. Ela vai aumentar suas resistências após dar engage, é interessante quando você é o único iniciador do time. Tá longe de ser a melhor opção de runa, mas funciona.

🔸Feitiços

- Flash e smite

Não existe variação. O Q da Vi não é uma habilidade confiável a ponto de substiuir um flash.

Vi countera ✔️

- Karthus, Evelynn, Master Yi, Ekko e a maioria dos bonecos de late game.
Vi é terrível contra esses personagens que só querem farmar. Faça seu clear até o nível 3 e depois invada, seja chato, atrapalhe o crescimento deles. Se você estiver de Punhal Serrilhado eles nem clicam. Cuidado com o scale deles, pois depois eles podem te atormentar HAHA por outro lado, geralmente você tem mais utilidade nas lutas do que eles.

Vi é counterada 

- Olaf
Ele te mata em qualquer ponto do jogo. O X1 é dele pois quanto mais você bate, mais forte ele fica.

- Graves
Te caita, te dá muito dano, stacka armadura e te invade. Farma mais rápido que você e escala melhor que você.

- Kha'Zix
Antes do nível 6 até dá pra forçar alguma coisa. Depois disso ele te mata muito rápido quando tá isolado contigo e também te dá outplay com a ultimate.

Sinergias 🔵

- Gálio
Combo extremamente simples de executar, mas extremamente eficaz. A Vi quer se jogar na backline inimiga e o galho quer ultar um aliado e jogar o time inimigo pro alto, quer melhor dupla? Além disso, a ult do Gálio garante uma sobrevida para a Vi. Excelente duo para soloq.

- Orianna
A Orianna bate de longe e pode entregar a esfera para que a Vi entre e tenha mais formas de sair viva. Além disso, uma esfera bem colocada pela Orianna na ult da Vi irá fazer um wombo combo terrivelmente forte, principalmente no late game.

- Ashe/Jhin
Tem range alto e muita utilidade pra te ajudar de muito longe. Se o Jhin abre a ultimate, o slow que ele dá é suficiente pra te ajudar a chegar nos inimigos/não ser caitado. Ambos podem stunar de muito longe e a Ashe te dá certa segurança com seu falcão, facilitando você chegar no seu spike (nível 6).

Ameaças 🔴

- Fizz
O E dele cancela sua ultimate. Quando ele fecha Zhonyas ele cancela tudo que você faz.

- Xayah
A ult dela cancela sua ultimate.

Tem muito shield pra parar seu burst, tem move speed pra fazer você errar seu Q, te dá slow, dificultando você dar auto ataque e te stuna.

🔸Gameplay: Early, Mid e Late game.

Seu jogo começa somente no nível 3. Não tente invadir, pois a Vi é uma porcaria nível 1 e 2. Upe seu W e faça seu buff. No nível 3 você pode forçar um gank ou continuar limpando sua Jungle. Ao nascer o arongueijo, garanta pelo menos um. Dependendo do time inimigo, dá pra forçar um 2v2. Com 700 ou 1100 de ouro, volte pra base e feche seu Fulgor ou Punhal Serrilhado. No early game, entretanto, seu foco será pegar nível 6. Você pode gankar o top nível 3, buscar uma luta no rio e até invadir o Jungler frágil do outro time, mas seu foco é pegar nível 6. Sempre que ver uma wave morrendo na torre aliada, passe e pegue o XP. Faça tudo o que for possível para pegar seu nível 6. Quando pegar nível 6, escolha uma lane para gankar e pegar uma kill, pois a Vi com ultimate na fase de rotas é um abate garantido. Controle visão nos objetivos e faça na primeira oportunidade, esse é um dos seus pontos fortes.

No mid game, abuse dos pick offs e dos ganks. Viu suporte wardando o rio sozinho? Mate. Viu um ADC splitando? Mate. Mid laner sem mobilidade avançado? Mate. Essa é sua hora, ganke, acumule recursos, lute 2v2, acelere o jogo fazendo objetivos, pegue barricadas e distribua vantagens. Não fique farmando, jogue o mapa, use seu Q entre os campos para ganhar tempo. Não pegue todas as skills, deixe seu time forte pois a Vi perde sua força no late game.

No late game, junte com seu time. Nas lutas em equipe, não inicie uma luta sem visão, não foque a front line. Veja se o assassino do time inimigo está visível, se ele tentar entrar na sua backline, proteja seu carry. Caso tenha visão de todo mundo, pode startar, mas cuidado para não explodido (Sterak ou Placa Gargolítica é obrigatório nesse ponto do jogo). Se tiver um iniciador no seu time (Ornn, Nautilus, Leona, etc), deixe ele startar a luta e dê follow-up. Caso veja um carry ou um suporte frágil fora de posição, engaje rapidamente nele e exploda-o, isso mudará o rumo da TF. 

Outras dicas 

🔹A Vi pode ser uma iniciadora, mas se tiver um Nautilus ou qualquer outro campeão de iniciação, deixe ele iniciar. Seu kit será mais eficaz como follow-up porque você vai conseguir abusar da bagunça da luta para explodir um carry inimigo e resetar. Se você agir como iniciador, além de tirar o potencial de iniciação de uma Leona, por exemplo, você será focado e sua capacidade de tankar não chega nem perto da de um verdadeiro Tank.

🔹Pratique seu pathing e farm no modo de treino. Nas galinha e lobos, foque os grandes e alinhe para que as (os) pequenas (os) tomem o dano do seu E; Nas pedras, faça a Pedra maior primeiro driblando a Pedra média. Alinhe as pedras pequenas para que todas morram de uma vez só com seu E. Leve sempre o monstro que está farmando em direção ao próximo campo para ganhar treino. Use seu Q entre os campos para ganhar tempo. 

🔹Apesar de seu power spike ser no nível 6 com sua ultimate, seu level 3 é muito forte, principalmente com o item Punhal Serrilhado. Com esse item seu combo completo tira 70% da vida do alvo. Minha dica é que você faça 3 ou 4 campos, ganke uma lane, faça o arongueijo e resete pra fechar o Punhal. Caso não vá fazer o mítico de letalidade, feche o Fulgor de primeiro item, pois ele deixa suas trocas mais fortes.

🔹Força da Trindade não é mais um bom item pra Vi. Nas seasons passadas ele era core porque dava Mana (coisa que a Vi precisava), mas o item parou de dar mana e no patch 10.23 ela teve um buff de mana. Além disso, a passiva mítica da Trindade entrega mais velocidade de ataque do que a Vi precisa.

🔹Muitos matchups dependem de você ser bom com a Vi. Ela tem capacidade de solar campeões bem fortes no 1v1 como Xin Zhao, Lee Sin Jarvan IV, mas depende muito de você saber desviar de habilidades, abusar da sua passiva e principalmente, você iniciar a luta (não seja iniciado).

🔹Buildar tank é possível, mas você perde o power spike da Vi, pois na hora que você abusaria do seu dano e da fragilidade do inimigo (mid game), você vai ter mais Vida, MR e Armadura do que AD pra dar dano. Eu não recomendo.

🔹A Vi tem um excelente controle de objetivos. Ela sola tanto dragão quanto arauto muito rápido, abuse disse sempre que ver uma oportunidade (Jungle inimigo do outro lado do mapa, pressão nas lanes, etc).

🔹Compre um cronômetro, mesmo que seja só para usar uma vez numa luta. Os jogadores do Bronze, Prata e Ouro nunca apertam TAB para ver seus itens e ele aumenta sua chance de ganhar uma TF em uns 70%.

🔹Em caso de lanes sem setup pra ganks, sugiro que faça full clear/clean. Antes do arongueijo nascer você consegue fazer 5 campos. Além disso, você consegue fazer o primeiro buff sem leash (ajuda de aliado).

🔸Considerações finais.

Mesmo a campeã sendo fácil, pratique. Jogue com ela primeiro no normal game, entenda o funcionamento, função e objetivo da campeã no jogo. Depois de alguns jogos, leva ela para a ranqueada. Se feedar no começo, fique tranquilo, faz parte, quem nunca feedou? Tente novamente, maximize ela, tenha paciência, tudo tem seu tempo. E principalmente, se divirta jogando com ela, se errar seu Q ou morrer no meio do time inimigo igual uma batata, dê risada. Com o tempo você vai melhorar.

Caso precisem, tô na twitch: https://www.twitch.tv/r4fuu 

Tags (1)
12 RESPOSTAS
Brave Bird
Lenda
Lenda

Belo guia mano!

@Brave Bird Valeu meu mano, fiz com mó atenção e levei um tempo ein kk 

PIETR0
Aronguejo
Aronguejo

Boa mano! Material muito legal, parabéns!😀😀😀

@PIETR0 Valeu meu mano!!

Urgatinho
Tropa
Tropa

Opa, valeu bicho! Ela é minha main quando eu jogo de jungle (peguei m5 com ela um dia desses), mas ainda não sei explorar todo o potencial dela. Ótimas dicas!

@Urgatinho Valeu mano! Que você ganhe muitas partidas quando cair Jungle e pickar ela, irmão

Kde o gank
Tropa
Tropa

Com a mudança da passiva do cutelo, ainda dá pra fazer esse item pra vi?

@Kde o gank Cara, excelente pergunta. A mudança aconteceu hoje então vou começar a fazer meus testes agora.

Essa passiva do Cutelo que foi retirada funcionava para trocas mais longas (dava dano de acordo com a vida perdida). Nesse meta onde a Vi faz Eclipse e tem um burst bem alto, acho que a passiva nova de não é muito interessante. Por outro lado, tudo que o Cutelo dá comba bem com o kit da Vi. Eu vou 

Leywin
Tropa
Tropa

Então, eu fuifazer uns testes e vi que aquele item de tank chem alguma coisa ta otimo para a Vi. Pois quando voce ativa ele e da Q em direção ao inimigo ela fica mais rapida ou seja em vez de diminuir a velocidade por conta do Q, acaba aumentando. Eu tbm acho que muramana e uma boa opção ja que chemtank nao da muito dano e a muramana cobre isso.
abssandrick
Aronguejo
Aronguejo

otimo topico, eu jogo com muuuuitos personagens, mas a vi é o que eu tenho mais maestria, to feliz em achar um main vi, teria como trocarmos uma ideia no privado ?

Opa, meu mano, com certeza.

Me adiciona lá e a gente troca uma ideia e joga uma partida, sei lá. É noisss

Wssix
Aronguejo
Aronguejo

Amei esse guia, gostei bastante das dicas. Comecei a jogar de Vi recentemente e já quero virar main!