cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
iMiraZuke
Dragão
Dragão

(Guia) Como jogar de Xayah - Transforme a sua Xayah em uma Ave de Rapina!

Ir para a solução

Aposto que muitos de vocês queriam que eu fizesse isso, e finalmente eu fiz rs. 

Vantagens e Desvantagens

[+]Vantagens:                                                       [-]Desvantagens:

- Divertida de jogar.                                                - Fácil de counterar.

- Design atraente em vários aspectos.                  - Pune fortemente os erros do próprio jogador.

- Recompensa ao aprendizado.                            - Early Game sensível.

- Versátil, podendo ser adaptada a                       - Pouca mobilidade.

estilos de jogo diferentes.                                     

- Late Game poderoso.                                         

-  Alto Clear Wave.

- Alto dano contra objetivos.

- Bom Kyte Back.

Dissecando as Habilidades

Clean_Cuts.png Passiva: Cortes Certeiros.

Após conjurar uma habilidade, Xayah recebe 3 acúmulos de Cortes Certeiros (Máximo de 5), que duram 8 segundos. (Reinicia após cada conjuração).

Durante esse período, ataques básicos atravessam inimigos, causando dano normal ao alvo clicado, e dano reduzido aos alvos subsequentes. (30% a 50% do dano, baseado no nível).

Ataques básicos também deixam uma Pluma ao final do percurso, consumindo um acúmulo de Cortes Certeiros. Cada Pluma permanece no chão por 6 segundos.

Notas da habilidade:

- A habilidade funciona como um Disparo de Precisão: O inimigo clicado não pode se esquivar, mas pode alterar o percurso e o local de queda das Plumas por qualquer tipo de movimentação, seja a pé, ou via Avanços/Teleportes. Inimigos no percurso podem se esquivar dos disparos. 

Spoiler
A esquiva mencionada não se refere ao "E" do Jax (Contra-Ataque) que desvia de Ataques Básicos.

- As Plumas semprem caem no lado oposto que Xayah está em relação ao inimigo. Se Xayah está na esquerda do inimigo, a Pluma cairá na direita dele, e vice-versa. Diante disso, Xayah pode manipular o percurso e local de queda através de movimentação prévia.

- Atacar Torres ou conjurar outras Habilidades reinicia o tempo de duração de Cortes Certeiros, mas não reinicia os contadores de Plumas já posicionadas.

- Habilidades que bloqueiam projéteis, (W do Yasuo, E do Braum, W da Samira) destroem o ataque básico, mas não destroem as Plumas, fazendo com que elas parem no local aonde foram bloqueadas. Isso se aplica a todas as Habilidades que as posicionam.

- Tanto o ataque no alvo clicado, quanto o disparo de precisão podem sofrer Acerto Crítico, mas o disparo de precisão só causa 30 a 50% do dano.

- Apenas o alvo clicado sofre Efeitos de Contato.

- O disparo de precisão possui o dobro do alcance de ataque básico da Xayah(1050), mas o alcance de "Clique" permanece o mesmo (525). Plumas sempre caem no final dessa distância.

Spoiler

- Paredes e Terreno gerado por Campeões afetam o local de queda das Plumas. Isso se aplica a todas as habilidades que posicionam Plumas.

Spoiler

- Furacão de Runaan NÃO posiciona Plumas adicionais.

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────

 

Double_Daggers.png Q: Punhais Duplos

Após uma curta conjuração, Xayah arremessa duas Plumadagas na direção apontada, causando dano aos inimigos atingidos e deixando duas Plumas no final do percurso. O primeiro inimigo atingido sofre dano total, enquanto os subsequentes sofrem dano reduzido.

Durante a conjuração, ela não pode dar ataques básicos, mas pode se mover livremente.

 

Notas da Habilidade:

- O tempo de conjuração é reduzido com base na Velocidade de Ataque de Xayah.

- A movimentação de Xayah durante a conjuração afeta o local de arremesso e queda das Plumas, mas a direção permanece a mesma.

Spoiler

- Durante a conjuração, a habilidade causa dano a inimigos em alcance "á queima-roupa",

- Cada projétil conta como uma habilidade separada em Escudos de Feitiço.

 

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────

Deadly_Plumage.png W: Plumagem Mortífera

Após uma curta conjuração, concede Velocidade de Ataque a Xayah por um curto período. Durante o efeito, os Ataques Básicos de Xayah disparam "penas-mísseis", que repetem 20% do dano do Ataque Básico.

Caso Xayah ataque um Campeão Inimigo durante o efeito, ela e Campeões Aliados próximos recebem 30% de Velocidade de Movimento Bônus por 1.5 segundo.

Se Rakan estiver por perto durante o efeito da Habilidade, ele também receberá todos os efeitos da mesma.

 

Notas da Habilidade:

- Apenas o alvo clicado sofre o dano adicional.

- As "plumas mísseis" também repetem Efeitos de Contato, desde que sejam de Dano Físico, e não sejam qualquer dano baseado na vida. Apenas 20% da potência do Efeito de Contato é repetida.

- A habilidade também é afetada por Acertos Críticos.

- Os ataques de Furacão de Runnan também são afetados pela habilidade.

Spoiler

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────

Bladecaller.png E: Invocadora das Lâminas.

Xayah invoca todas as Plumas posicionadas de volta para ela. Causando dano aos inimigos atingidos baseado em quantas Plumas o atingiram.

Se um Campeão Inimigo for atingido por 3 ou mais Plumas, ele é Enraizado por 1,5 segundo.

Tropas sofrem apenas 50% do dano dessa habilidade.

 

Notas da Habilidade:

- A Habilidade escala com 60% de Dano de Ataque Adicional + (60% de Dano de Ataque Adicional vezes a Chance de Acerto Crítico)

- O dano causado aos inimigos é calculado da seguinte maneira: A primeira pena causa 100% do dano, enquanto as subsequentes causam 5% de dano á menos, até um mínimo de 10%.

- Habilidades que bloqueiam projéteis destroem completamente as Plumas puxadas.

- A habilidade acompanha completamente os movimentos de Xayah, mesmo com as Penas em pleno vôo, e independente da forma de movimentação. (Flash/Lanterna do Thresh, a pé, empurrões, etc).

Spoiler

- O ícone da Habilidade exibe a quantidade de Plumas posicionadas no mapa.

- As Plumas do Q podem ser puxadas antes de chegarem ao fim do percurso.

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────

Featherstorm.png(Ultimate) R: Tempestade de Plumas.

Xayah salta, ficando Inalvejável e Imune a Colisões com Unidades por 1,5 segundo. 1 segundo após a ativação, ela arremessa uma chuva de penas na área apontada, causando dano e posicionando cinco Plumas na ponta.

Xayah pode se mover durante a conjuração.

 

Notas da Habilidade:

- O dano causado funciona como um "feixe". Ele começa no pé de Xayah e termina na ponta. Ou seja: Quem estiver mais próximo vai sofrer o dano primeiro.

- Xayah pode usar Flash, Lanterna do Thresh durante a Habilidade.

- Xayah pode sofrer dano ou ser morta durante a Habilidade por qualquer forma de Dano durante o Tempo(DoT), como Incendiar, ou Dano Após o Tempo já aplicados previamente, como Marca Fatal de Zed e Hemopraga de Vladmir.

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────

Mecânicas da Xayah

A Rebelde possui duas Mecânicas de gerenciamento de penas: Municiação, e Vetorização. Ambas são simples de se executar, mas fazem total diferença em combate.

Municiação: Consiste em gerenciar a quantidade de acúmulos da Passiva: Cortes Certeiros.

Cada habilidade conjurada concede 3 acúmulos da Passiva, mas você só pode "guardar" até 5. Quando você usa três habilidades de uma vez, você perdeu 4 acúmulos. Em lutas curtas, isso é quase irrelevante, mas em lutas longas, como Lutas de Equipe, faz total diferença.

Spoiler
Aqui vai uma pequena matemática para lhe ajudar a entender:


1a Habilidade: + 3 acúmulos = 3
2a Habilidade: + 3 acúmulos = 6. 5 é o limite máximo, então você perdeu 1 pena.
3a Habilidade(E): + 3 acúmulos = 9. Agora foram + 3 penas perdidas, totalizando 4 jogadas fora.

No entanto, se você sabiamente intercalar Ataques Básicos e Habilidades, poderá não só posicionar mais penas, como também compensar penas que sumirem, fazendo assim, com que você tenha bastante penas por mais tempo.

Nota: AA = Ataque Básico;

Exemplo: W + AA + Q + AA(5x) + E

O W lhe concedeu 3 de 5 acúmulos, um foi posicionado no AA seguinte. Logo em seguida o Q posicionou mais duas plumas, totalizando 3 no mapa e lhe deixando com 5 acúmulos. Cinco AAs depois e você posicionou um total de 8 penas e as puxou, finalizando com o E. Mesmo que você não consiga puxar as 8 por quê algumas sumiram, você compensou com os ataques básicos seguintes.

Observem a quantidade de plumas exibida no "E" nos dois vídeos a seguir:

Reparem que ao intercalar Ataques Básicos e Habilidades, eu posicionei 14 penas, enquanto ao usar três habilidades de uma vez, eu acumulei apenas 7. Literalmente o dobro.

 

Vetorização: Consiste em gerenciar o posicionamento e o dano das Plumas tanto na ida quanto na volta. É divida em duas fases: Vetorização de Ida, e Vetorização de Volta.

Vetorização de Ida: Saber se movimentar e posicionar corretamente ao mesmo tempo que prevê os movimentos do inimigo. Como foi mencionado anteriormente, as penas dos ataques básicos sempre caem no lado oposto de Xayah em relação ao inimigo. A maneira que você posicionar as plumas tem impacto direto em como você vai ter que se posicionar para puxá-las. (Será explicado na seção de volta).

Obviamente é mais difícil vetorizar as penas contra inimigos escorregadios, como Campeões com muitos avanços, ou muita Velocidade de Movimento. Por isso é crucial prever os movimentos do inimigo, já que a movimentação inimiga também afeta o local de queda das penas.

Se você errar nessa fase, você pode ter perdido a luta automaticamente.

 

Vetorização de Volta: É a segunda fase da vetorização de penas. A maneira que você posicionou as penas afeta completamente a maneira correta de puxá-las. É mais fácil explicar isso com exemplos práticos.

Observe:

Note que quando as penas estavam separadas, o inimigo mais próximo levou mais dano do que o mais distante, enquanto com as penas concentradas em apenas um lugar, ambos sofreram quantidades iguais de dano.

Porquê?

Simples: Como a hitbox das penas é pequena, se elas estiverem separadas, os inimigos na ponta da formação sofreram menos dano pois menos penas os atingirão, já que elas estavam separadas demais, mas como a tendência delas é a de se juntarem conforme se aproximam de Xayah, os inimigos mais próximos dela sofrem mais dano, já que mais penas o atingirão.

Quando as penas foram posicionadas em um único ponto, elas permanecerão juntas durante todo o percurso, causando muito dano em todos os pontos.

Ou seja: Penas separadas lhe forçarão a se aproximar do inimigo para maximizar o dano, o que pode ser muito perigoso.

O segredo é saber o ponto de convergência das penas(Aonde elas estarão bem juntas).

Na jogada a seguir: Apesar das penas estarem extremamente separadas, eu me reposiciono de maneira que Jinx fique no Ponto de Convergência Máxima das penas, fazendo com que ela seja atingida por todas, e leve One Shot.

Combos

Como foi explicado na seção de "mecânicas", Xayah não é uma campeã em que "só tem esses combos e acabou". Apesar de existir os combos abaixo como base, você não deve se limitar a somente eles. Seja espontâneo, criativo e adaptável em cada situação. Meu objetivo aqui é incitar a sua criatividade. É difícil explicar isso na teoria, é algo que deve ser sentido, algo espontâneo sabe? Você vai entender o que eu digo enquanto joga com ela.

Nota: AA = Ataque Básico.

 

Q + AA + E ou W+Q+AA+E

Um combo bem simples de enraizamento, com a diferença que o W+Q+AA+E é mais rápido por causa da velocidade de ataque.

 

W+AA+Q+E: Um combo bastante efetivo durante perseguições, além de ser difícil de ser notado pelo inimigo. Na hora de usar o Q e o E, aperte o "E" antes mesmo das penas do Q chegarem ao destino, fazendo com que elas sejam puxadas automaticamente.

Você também pode variar da seguinte maneira: Use o W, use dois ataques básicos para ganhar Vel de Movimento e se posicionar melhor, e então use o terceiro ataque básico e complete com Q+E.

 

W+AA+Q+R+E: Uma intercalação do W+AA+Q+E com a Ult.

 

W+AA+R+E: O propósito aqui é abusar da Vel de Movimento do W para ajudar a mirar a Ultimate.

 

W+Q+AA+E+R+AA: Quando você precisar atacar e se defender ao mesmo tempo de um inimigo, esse combo brilha. Aproveite do Enraizamento para atingir o inimigo com o dano da sua ultimate.

 

E+Flash: Deve ser realizado nessa ordem, a fim de enganar a reação do inimigo. Existem duas variações: Uma de Alvo Único, e outra mais complexa para Alvos Múltiplos (Que eu apelidei de "L da Morte"). A segunda é Fácil na teoria, mais difícil na prática pelo risco e condições para dar certo.

 

 

Okay Mira, você mostrou alguns combos, mas como que eu devo ser criativo para realizar combos além desses citados?

Lembra das duas mecãnicas que citei anteriormente? (Vetorização e Municiação) Esse é o segredo. Tente também dar um Ataque Básico ao mesmo tempo que o seu "E" atinge o inimigo, surpreendendo-o com mais dano.

Outra dica é misturar tudo. Pegue um pouco de um combo e misture com outro, tentativa e erro, enfim, a prática irá lhe ajudar.

Outro segredo é ficar atento aos temporizadores de sua passiva (8 segundos) e de suas penas posicionadas (6 segundos cada). A diferença de uma Xayah iniciante de uma Xayah experiente, é que a experiente gerencia o seu tempo de luta muito melhor que a iniciante. Uma dica para fazer isso melhor, é tentar imaginar quanto tempo a troca de dano irá durar. 

Cancelando animação do Ataque Básico

Xayah possui 6 animações de ataque básico diferentes, 3 normais, e 3 de crítico, onde ela salta e dá piruetas. A melhor maneira de decorar essas animações é observando os movimentos da asa dela, que são bem evidentes.

A Skin Guardiã Estelar possui 8 animações, sendo 2 únicas da skin, ocorrendo em ataques normais.

Em todass as skins as animações de crítico não ocorrem caso a passiva esteja ativada.

É recomendado se acostumar com as animações de deslocamento dela. Em todas as skins possui 4 diferentes sendo 3 para maiores velocidades de movimento, e uma para lentidão. 

Spoiler
Na animação de lentidão ela anda mais abaixada, com a mão na barriga. 
Na animação de velocidade levemente aumentada, ela corre mais inclinada. (ocorre também quando está buffada pelo W)
Na animação de velocidade muito alta, ela faz uma "Corrida Naruto".

 

 

Dicas e Estratégias

- Controles de Grupo são seu maior aliado e pior inimigo. Até mesmo os mais simples, como Lentidões e Enraizamentos são capazes de te inutilizar por causa da sua passiva e do seu E. Enquanto você está travado no lugar, seu inimigo está indo para longe da mira das suas penas.

- Pense em como o seu inimigo reagirá ás suas penas. Ele pode guardar um Flash, Avanço, ou até mesmo um "outplay button" como o W da Fiora para anular você.

- As vezes um inimigo em alcance corpo a corpo poderá escapar das suas penas muito mais facilmente.

- Seja astuto como a Xayah e aprenda a ocultar as suas intenções. O kit dela deixa tudo muito evidente, então tente contornar isso, assim será mais difícil ser surpreendido.

- Suportes com buffs de Velocidade de Movimento também te ajudarão e muito a posicionar suas penas.

- Abuse da Velocidade de Movimento do seu W para mirar melhor suas penas. Um truque para um melhor kyteback é dar um ataque básico, aguardar 1,5 segundo e então dar outro. Você vai percorrer distâncias maiores assim.

- Atenção ao terreno! Ele pode ajudar ou atrapalhar o posicionamento de penas!

- As vezes é bom usar a ultimate e usar o flash pouco antes das penas cairem, assim você surpreende o seu inimigo.

- Suas penas também cumprem a função de Arma Psicológica. Tente manipular as ações de seu inimigo.

- Cuidado com sua movimentação. Suas penas são sensíveis a qualquer movimento que você fizer, fazendo com que um passo em falso possa custar seu dano.

 

Conclusão

Enfim, esse é o guia. Eu pretendia ensinar como buildar com ela aqui, mas eu fiquei tão cansado que decidi deixar para depois XD. (Sério, demorei 3 horas para escrever esse post).

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo ^^.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
iMiraZuke
Dragão
Dragão

Atualizei o post um pouco. Acrescentei um tutorial de como cancelar as animações de ataque básico da Xayah. (está depois da seção de combos.)

Qualquer alteração vai ficar nesse comentário.

Ver Resposta em Destaque no post original

6 RESPOSTAS
1LICH1
Barão
Barão
Um guia e tanto, depois vou ler com mais atenção, agora só passei por cima depois do começo.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Brave Bird
Lenda
Lenda
Caraca que tutorial completão e bem feito! Parabéns manin, 10/10. Xayah é muito daora de se jogar, pena que eu deixei ela um pouquinho de lado depois de inúmeros nerfs e buffs de counters, mas até deu vontade de voltar xD

EzraOverlord
Tropa
Tropa
esse post foi tão bom que eu ate peguei m6 com a Xayah mereceu o GG
(mentira eu ja tinha m6 mas peguei 2 S seguidos seguindo as dicas de combo depois de umas 2h treinando no modo treino mais 1 eu pego m7 delicia)
iMiraZuke
Dragão
Dragão

Atualizei o post um pouco. Acrescentei um tutorial de como cancelar as animações de ataque básico da Xayah. (está depois da seção de combos.)

Qualquer alteração vai ficar nesse comentário.

Ver Resposta em Destaque no post original


@EzraOverlord  escreveu:
esse post foi tão bom que eu ate peguei m6 com a Xayah mereceu o GG
(mentira eu ja tinha m6 mas peguei 2 S seguidos seguindo as dicas de combo depois de umas 2h treinando no modo treino mais 1 eu pego m7 delicia)

Fico feliz em ter ajudado 😄

1LICH1
Barão
Barão
Gostei das dicas para usar as penas, você descreveu muito bem cada detalhe da campeã.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"