cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Completo - Aphelios ADC

Aphelios, a Arma dos Devotos

Aphelios é um campeão Atirador presente principalmente na botlane com um kit que chega a ser ridículo de tão forte, com skills para todos os tipos de situações imagináveis. Eu demorei muito tempo para aprender a jogar com o campeão e mesmo assim ainda acho que não extraio 100% do campeão. O personagem não é muito difícil de se dominar, porém tem uma mecânica muito complicada e elaborada.

Apresentação

Emergindo da sombra do luar com suas armas em mãos, Aphelios abate os inimigos de sua fé em absoluto silêncio, comunicando-se apenas pela destreza de sua mira e pelo disparo de cada arma. Embora viva sob o efeito de um veneno que o emudeceu, ele é guiado por sua irmã Alune, que habita um santuário distante de onde invoca um arsenal de armas de pedra da lua para ajudá-lo. Enquanto a lua brilhar no céu, Aphelios nunca estará sozinho.

Mecânica

Aphelios tem 5 armas podendo segurar no máximo duas por vez, suas armas contém 50 munições, cada ataque básico consome 1 munição e cada Q utilizado consome 10 munições, todas as armas possuem uma passiva e uma ativa que interagem diretamente com ambas as armas empunhadas e a ultimate.

O campeão tem uma fila de armas que sempre se inicia com a calibrum e a severum, e pode ser alterada ao decorrer da partida, quando as munições de uma arma se esgotam, ela automaticamente irá para o final da fila sendo preciso utilizar todas as outras armas para poder usá-la novamente.

Habilidades

As habilidades de Aphelios foram descritas em uma extensa publicação chamada "Manual do Kit", abrangendo todos os pontos do novo campeão, cujos maiores diferenciais são a possibilidade de alternar entre cinco armas diferentes e o fato de ele ter apenas as skills Q, W e R, sem passiva ou E.

As cinco armas de Aphelios têm ataques básicos próprios e ele sempre está equipado com uma principal e uma secundária, que pode ser equipada com o W.

O jogador não pode escolher quais serão as armas equipadas, em nenhum momento. Cada uma delas tem 50 munições e, ao decarregar, Aphelios recebe a próxima da sequência. As armas descarregadas vão para o fim da sequência. Como é possível alternar entre a principal e a secundária, a ordem delas muda ao longo da partida com base naquelas que foram utilizadas primeiro.

Cada uma das armas de Aphelios tem sua própria habilidade Q na função de arma principal e cada Q também aplica ataques adicionais e efeitos com base na secundária. Cada Q tem seu custo de mana e de munição, além de ter seu próprio tempo de recarga, ou seja, é possível usar um Q, trocar de arma com o W e usar outro Q em seguida.

Passiva - O Assassino e a Profetisa

aimlockshinki_0-1659906781346.png

Aphelios tem cinco armas Moonstone, e pode equipar duas delas a qualquer momento, uma como principal e outra como secundária. Ele começa o jogo com esta dinâmica: Calibrum (principal) -> Severum (secundária) -> Gravitum -> Infernum -> Crescendum.

As armas começam com 50 de munições moonlight, que são consumidas com ataques básicos e com o "Q". Quando a sua arma principal fica sem munições, é movida para o fim da fila e a que estava em secundária fica para principal.

Aphelios não pode subir o nível das suas habilidades mas pode usar os nível para aumentar o dano de ataque (4 / 8 / 12 / 16 / 20 / 24), velocidade de ataque (6 / 12 / 18 / 24 / 30 / 36%) ou letalidade (2 / 4 / 6 / 8 / 10 / 12%)

aimlockshinki_2-1659906961643.png

Q - Disparo Lunar

Aphelios dispara um raio de energia que dá dano físico (60 a 160 (baseado no nível dele) (+42% a 60%, também baseado no nível, bônus AD)) (+100% AP) à primeira unidade atingida, marcando-a.

aimlockshinki_3-1659906970666.png

Q - Chacina

Por 1,75 segundo, Aphelios ganha velocidade de movimento (20% + (+10% por 100)) e executa de forma autônoma até 6 (+3 por 100% de bônus de velocidade de ataque) ataques durante esse tempo, com prioridade em campeões.

Os ataques se alternam entre as armas principal e secundária, dando 10 − 30 (baseado no nível) (+ 21% − 30% (baseado no nível) bonus AD) de dano físico e podem ter acerto crítico.

aimlockshinki_4-1659906979692.png

Q - Eclipse

Aphelios expulsa os inimigos afetados pela lentidão de Gravitum, dano dano mágico (50 a 110 baseado no nível do campeão (+26% a 35% (baseado no nivel) bônus AD) (+70% AP) e enraizando-os por 1 segundo.

Eclipse também faz com que os projéteis de Gravitum em voo afetem seus alvos instantaneamente após atingi-los. Eclipse não usa a arma secundária de Aphelios.

aimlockshinki_5-1659906987402.png

Q - Onda Sombria

Aphelios lança uma onda de energia em forma de cone, dando dano físico (25 a 65 (baseado no nível do campeão))+ 56% a 80% (baseado no nível do campeão) de bônus AD (+70% AP)) a todos os inimigos atingidos e travando-os em cada um deles. 

Após um atraso, Aphelios então dispara diversos ataques da arma secundária que não estiver utilizando, um para cada inimigo travado, aplicando efeito de contato. Não há limite de alcance para alvos travados.

aimlockshinki_6-1659906994757.png

Q - Atalaia

Cria uma torre que dispara para o alvo mais próximo com a arma secundária por 20 segundos.

Dano físico: 25 / 40 / 55 / 70 / 85 (+50% bonus) (+50%).

aimlockshinki_7-1659907046052.png
W - Fase

Aphelios troca entre a sua arma principal e a secundária.

Aphelios não tem habilidade na tecla "E". O ícone do E mostra a arma que está na fila de espera para ser utilizada. Aphelios recebe um prompt de texto da arma que a Alune irá criar a seguir.
 
R - Vigília do Plenilúnio

Ativo: lança uma esferalunar que explode no primeiro inimigo que atingir, dando dano (125 / 175 / 225 (+20% bonus) (+100%)) aos inimigos em volta. Depois, Aphelios atira com a sua arma principal contra todos os inimigos que sofreram dano com a explosão. Estes ataques básicos podem ser críticos.

Aphelios ganha esta habilidade no nível 6, automaticamente, e também automaticamente aumenta a habilidade do nível 11 ao 16.

- Calibrum: ataques depois da explosão marcam os inimigos. Estas marcas dão dano físico extra (20 / 45 / 70 baseado no nível do campeão) quando usadas.

- Severum: Se acertar pelo menos um inimigo, cura Aphelios em 200 / 300 / 400 (baseado no nível do campeão)

- Gravitum: A lentidão inicial é aumentada em 99%

- Infernum: os ataques depois da explosão criam um círculo em volta dos inimigos, que dão 75% de dano (50 / 100 / 150 (+30% bonus))

- Crescendum: 3 chakrams espectrais adicionais retornam ao Aphelios do primeiro ataque inimigo, num total de 4, além daqueles dos outros inimigos atingidos.

Rotação das Armas

 
aimlockshinki_10-1659907232885.jpeg

Diferente dos outros atiradores do League, Aphelios utilizará cinco armas ao longo da partida. Cada armamento concederá ao herói habilidades específicas, bem como mecânicas e ataques básicos distintos. Ao atacar, o campeão usa sua arma primária, porém ele também carrega uma arma secundária, que pode ser equipada com o W.

aimlockshinki_11-1659907266888.jpeg

Apesar da variedade de equipamentos, Aphelios não escolherá quais combinações de armas serão equipadas. Cada armamento possuirá um total de 50 "Plenilúnio" (equivalente a munição) e, ao zerar, o campeão ganhará a próxima arma da ordem. Uma vez descarregado, o equipamento irá para o final da sequência para recarregar.

aimlockshinki_12-1659907283735.jpeg

A ordem das armas primária e secundária mudará ao longo da partida, uma vez que Aphelios consegue alternar entre as duas. A mudança será baseada nas armas que foram utilizadas primeiro. A imagem acima ilustra como a mecânica funcionará no decorrer do jogo.

Habilidades e níveis

Diferente de outros campeões, o herói contará apenas com as teclas Q, W e R. Cada um dos cinco armamentos possuirá um Q próprio na funcionalidade de arma primária. Cada Q aplicará ataques extras e efeitos baseados na arma secundária. Os Qs custarão mana, munição e terão tempos de recarga próprios, ou seja, o player poderá utilizar um Q e trocar o armamento para atacar com o outro Q.

A habilidade suprema (R), intitulada "Vigília do Plenilúnio", jogará uma bomba lunar que explodirá ao atingir o primeiro adversário e aplicará dano aos oponentes ao redor. Feito isso, Aphelios terá os ataques básicos da sua arma principal fortalecidos contra inimigos atingidos por sua ultimate. Seu R evoluirá automaticamente nos níveis 11 e 16.
 
Nivelamento

A Arma dos Devotos, ao subir de nível durante as partidas, utilizará os 18 pontos para aprimorar seus atributos ao invés das habilidades. Portanto, os status aprimorados serão:

Dano de Ataque;

Velocidade de Ataque;

Penetração de Armadura adicional;

Armas

Calibrum, o Rifle

Calibrum é uma arma feita para aplicar dano à distância com ataques básicos de longo alcance. Causar danos com as habilidades enquanto utiliza esse armamento marcará os inimigos. Com isso, Aphelios poderá clicar com o botão direito nos seus oponentes marcados em qualquer parte do mapa. Ao fazer isso, o campeão atacará o alvo escolhido com um ataque básico da arma secundária. As marcas próximas serão detonadas e causarão dano extra aos adversários marcados.

Disparo Lunar (Q)

Um disparo de precisão causará dano ao primeiro oponente atingido. Ao ser atingido, o alvo ficará marcado;

Vigília do Plenilúnio (R)

Atacar depois da Vigília do Plenilúnio marcará todos os adversários atingidos. Essas marcações causarão um dano alto ao serem consumidas;

 
 
 
aimlockshinki_16-1659907442056.jpeg

Severum, a Pistola-Foice

Severum foi projetada para sustentar Aphelios. Ao aplicar dano, uma proporção dele será convertida em cura. A sobrecura do armamento será reaproveitada em um pequeno escudo. Assim como as outras armas da Arma dos Devotos, essa Pistola-Foice possuirá seus próprios efeitos nas habilidades Q e R.

Chacina (Q)

Aphelios ganhará velocidade de movimento e disparará de forma rápida com a arma primária e a secundária na unidade mais próxima. No entanto, esse ataque priorizará campeões. Os disparos da habilidade funcionarão como ataques básicos, mas com o dano reduzido;

Vigília do Plenilúnio (R)

Concederá cura fixa ao Aphelios;

aimlockshinki_17-1659907451923.jpeg
Gravitum, o Canhão

Além das armas capazes de oferecer sustento e dano a distância, o campeão também contará com o Gravitum, o Canhão. Esse armamento terá como foco a utilidade e por isso aplicará uma redução de velocidade com decaimento aos inimigos.

Eclipse (Q)

Adversários afetados pela redução de velocidade da arma receberão dano e serão enraizados. No entanto, essa habilidade não utilizará a arma secundária;

Vigília do Plenilúnio (R)

Atacar após utilizar a habilidade ultimate causará uma redução de velocidade aumentada;

aimlockshinki_18-1659907456867.jpeg
Infernum, o Lança-Chamas

O lança-chamas Infernum será uma arma focada em limpeza de tropas e dano em área. Esse armamento aumentará o dano das habilidades e dos ataques básicos. Além disso, aplicará dano em formato de cone atrás dos oponentes atingidos.

Onda Sombria (Q)

Uma onda de chamas será lançada e causará dano aos adversários. Os inimigos atingidos pelo fogo serão atacados pela arma secundária em seguida;

Vigília do Plenilúnio (R)

Ao utilizar a habilidade suprema, círculos serão criados e aplicarão dano em volta dos oponentes atingidos ao invés de cones atrás deles;

aimlockshinki_19-1659907461869.jpeg
Crescendum, o Chakram

Crescendum é um armamento de dano por segundo de baixo alcance que será utilizado como um bumerangue. Ao atacar com essa arma, Aphelios não poderá aplicar dano novamente até que o Chakram retorne à sua mão, sento este o momento o qual redefinirá seus ataques básicos. A velocidade do deslocamento da arma estará diretamente ligada a velocidade de ataque. Quanto mais próximo a Arma dos Devotos estiver do adversário, mais rápido a mesma atacará.

Atalaia (Q)

Posicionará uma torre a qual atacará o alvo mais próximo com a arma secundária;

Vigília do Plenilúnio (R)

Ataques depois da conjuração da Vigília do Plenilúnio aumentarão o dano dos ataques básicos de Crescendum como se tivesse atingido pelo menos três adversários. Para ativar esse efeito, é necessário afetar ao menos três oponentes com a ultimate;

aimlockshinki_20-1659907466650.jpeg
Interface
aimlockshinki_21-1659908046198.jpeg

Uma interface personalizada foi criada para Aphelios com o objetivo de facilitar a compreensão dos jogadores. Além disso, a Riot disponibilizou uma legenda para a imagem acima. Confira, a seguir, o significado de cada numeral exibido na figura:

1 - Passiva e explicações das armas e nivelamento do campeão;

2 - Arma principal e munição restante;

3 - A habilidade Q do campeão;

4 - Arma secundária e munição restante. Se a habilidade Q estiver em tempo de recarga, o ícone também também exibirá o tempo de recarga restante;

5 - Próxima arma da sequência;

6 - Habilidade Suprema (R);

Rotação das Armas

A fila ideal do Aphelios é a seguinte: Gravitum > Infernum > Severum > Cresendum > Calibrum

Se a fila estiver assim, você sempre terá bons combos para fightar.

Não existem armas boas ou ruins, mas existem combinações de armas boas e ruins.

Builds

aimlockshinki_24-1659909091172.png

Itens Iniciais

aimlockshinki_25-1659909135601.png

Primeiro Item

aimlockshinki_27-1659909218338.png

Botas

aimlockshinki_28-1659909252118.png

Segundo Item

aimlockshinki_29-1659909301044.png

Terceiro Item

aimlockshinki_30-1659909333349.png

Quarto e Quinto Itens

aimlockshinki_31-1659909371210.png

Ordem de upar as Skills

Padrão

aimlockshinki_32-1659909440249.png

Inimigos com baixa armadura

aimlockshinki_33-1659909492903.png

Com Mata-Cráquens 

aimlockshinki_35-1659910132935.png

Runas

aimlockshinki_0-1659983137932.png
aimlockshinki_1-1659983349120.png
aimlockshinki_0-1659983309974.png
aimlockshinki_2-1659983364393.png
aimlockshinki_2-1659983732677.png
aimlockshinki_1-1659983519076.png
aimlockshinki_0-1659983574513.png
aimlockshinki_0-1659983861481.png

Guys me desculpem pela tradução que está errada em alguma partes. ❤️

"Tantas armas, Aphelios. Mas a mais letal é a sua fé."

0 RESPOSTAS