cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
Elfomal
Aronguejo
Aronguejo

O que são campeões "OP"?

Oi gente, boa noite, tudo bem com vocês? Todos saudáveis?

Vamos conversar sobre o que define quando um campeão é OP?

Primeiramente, o que é o significado de OP?

Op é uma sigla da palavra overpower, americana, de algo que é acima do poder comum, dentro do próprio universo estabelecido. 

Alguns exemplos seriam Saitama, de One Punch Man, Dr. Manhattan, do universo DC, ou Franklin Richards da Marvel. Mesmo dentre o próprio universo, com personagens de força inimagináveis, eles se destacam, pois estão em um nível de poder acima dos outros personagens estabelecidos, e isso também se aplica ao nosso querido lolzinho.

Ps: Lembrando que este guia será explicado com base em força dentro do jogo, e com o passar do tempo, com alterações em itens, nerfs, e mudanças mecânicas, ela pode não refletir uma realidade em um futuro.

O que torna um personagem OP em League of Legends?

Primeiramente, e mais obviamente, a força em geral do personagem, mas isso não é a única influencia que pode fazer ou deixar de fazer um personagem op. Entre as coisas que tornam um personagem OP, é uma itemização que faz ele ficar acima da curva, com poucas ou nenhuma fraqueza real (Ezreal de conquistador, trindade e dança da morte pré-nerf), uma força muito grande e fácil de executar (Jax, que possui um dano muito alto, mobilidade, recursos defensivos, e tempos de recargas baixíssimos), ou até mesmo mecânicas do estilo 'bomba-relógio', aonde a única coisa que o personagem precise fazer é esperar o tempo passar, para ganhar o jogo de maneira quase automática (Atual Kayle, Nasus, Karthus, Veigar).

Outra coisa que influencia muito na percepção de um personagem OP, é a própria comunidade do jogo. Existem muitos personagens que são ridiculamente fortes, mas devido a comunidade não ter muito carinho pelo personagem (seja visualmente, história, ou dificuldade), pode se passar por um personagem abaixo da média, porém com poucos jogadores extremamente sucedidos com eles (Singed, Aurelion Sol são os maiores exemplos). Geralmente, também, são personagens com uma dificuldade acima da média para se masterizar, o que faz com que os jogos inicias com o campeão seja tão frustrante, que a maioria dos jogadores simplesmente desistem antes de melhorarem com ele.

E agora, a pergunta que não quer calar ;

Quais são os personagens OP's de League of Legends?

De uma forma simples, todos são Op's. Isso pode parecer meme, mas a sua habilidade pessoal em jogos influencia muito, mas muito mesmo, na força do campeão com o que você está usando. Exemplos simples são Irelia, Yasuo, e Soraka, aonde você consegue claramente ver as diferenças de habilidade de um jogador melhor, mas ainda assim, um jogador mediano ou novo pode escolher, e ter algum sucesso com o personagem, devido a mecânicas intuitivas, porém que são escalonadas pela sua própria habilidade pessoal.

Um jogador de Soraka de elos menores (platina ou menor), vai saber o básico do campeão, vai saber esquivar das habilidades, acertar uma boa parte das skills, e ainda manter uma boa cura, porém um jogador habilidoso de nível alto, de Soraka, não vai apenas fazer isso, como vai ter uma eficácia muito melhor do campeão, com menores chances de ser retaliado, acertando mais Q's, que resulta em ainda mais cura efetuada, recebida, e dano, soltando aquele silence de maneira segura, afim de evitar o oponente de fugir por uma estrada fechada, etc. Yasuo também sofre muito disso, aonde jogadores menos experientes acabam fazendo parte do meme da passiva secreta do 0/10, mas ainda possuem chance de virar o jogo, devido a quão forte ele escala com 2 itens, enquanto jogadores mais experientes e habilidosos vão conseguir alcançar esse spike de 2 itens muito mais rápido e com menos mortes. Mesmo sendo o mesmo personagem, com as mesmas habilidades, a sua habilidade pessoal (e de seus oponentes, jamais esqueça disso) influencia na força direta.

Lista de exemplos de personagens que eu considero OP's, para os padrões de League Of Legends ;

Dr. Mundo : É um campeão simples, que consegue farmar de maneira segura usando os Q's, e essencialmente é uma bomba relógio. Após pegar alguns itens, se torna realmente difícil de matar, e conforme as habilidades com ele vão subindo, se torna apenas mais complicado de se lidar contra. A regeneração de vida dele é tão alta, que em alguns casos nem mesmo mecânicas de corta-cura são eficientes contra ele. Ele possui movimentação, resistência a Cc's, um dano base alto, que escala com a vida máxima dos oponentes, números base em atributo exageradamente altos, e possui uma resistência mágica insana de alta devido a itemização e passiva do E.

Garen : É um campeão simples, porém eficaz no que ele faz (trocas eficientes). Possui uma boa regeneração de vida, níveis altos de defesa, e as suas habilidades possuem um efeito base muito forte mesmo sem itens. 1.5s de silêncio é algo realmente forte também, que nem sempre é levado em consideração, com muitas vezes conseguindo anular jogadas inteiras com uma habilidade simples com tempo de recarga baixa (Oi Lee, Oi Amu).

Illaoi : É uma campeã moderadamente complicada de usar, mas a partir do momento que você começa a acertar os E's dela nas lutas, se torna incrivelmente forte. O dano base dela é alto demais, ela possui uma regeneração de vida alta, consegue sob certas situações explodir um inimigo em poucos segundos, e em lutas em equipes ela é realmente assustadora (principalmente em locais fechados). Saber usar R e cancelar com Flash melhora muitoooooooo a eficácia dela.

Jax : É o que eu considero o campeão mais quebrado do jogo. Possui mobilidade, tanto pra avançar pro inimigo, quanto para escapar em aliados (com um tempo de recarga minúsculo, e dano bom), possui um reset de auto attack no W, com dano alto, uma mecânica única de imunidade a ataques básicos no E, seguido de atordoamento, e uma ultimate que não apenas aumenta sua defesa conforme você pega dano, como também aumenta ainda mais o seu dano contra inimigos de forma passiva. Esqueci de listar que a passiva dele também aumenta velocidade de ataque de forma passiva, em números realmente altos. Para trocas rápidas e eficientes, após o nível 6, dê 2 hits na tropa, e quando for dar o terceiro para ativar a passiva, de um Q no herói inimigo, o auto attack, e W, para o maior burst possível com poucas chances de retorno do oponente se ele for um atacante básico.

Malphite : Ele é o tank final contra dano físico. Possui uma defesa insana de alta, um dano surpreendentemente alto para um personagem full tank, com o seu W E escalando com armadura, fazem com que em certos momentos você consiga matar um carry inimigo sem que ele entenda o que aconteceu, principalmente se você já tiver uma armadura de de espinhos. Ele é bastante resistente a trocas também, devido a sua passiva, e drenar a velocidade de movimentos dos inimigos faz com que ele seja não apenas mais dificil de gankar para certos personagens, como também muito dificil deles fugirem.

Annie :Tem um dano realmente alto, que escala muito bem com itens, ela consegue farmar praticamente sem custo algum com sua mecânica do Q devolver a mana gasta, e ainda diminuir tempo de recarga em abates, possui uma mecânica fortíssima no E, aonde é possível ganhar velocidade de movimento (ofensa e defesa), mais resistência (que faz com que certos campeões de engage simplesmente não consigam te matar), e ainda causar dano em ataques recebidos. É um pick realmente bom para aprender a dar last hit, a fazer trocas efetivas, sem deixar de ter um dano realmente forte.

Fizz : Tem um dano realmente alto, uma mecânica de conseguir fugir / esquivar ataques, e escala super bem com itens, ao ponto em que no final de jogo ser possível matar inimigos com uma única habilidade (Q).

Obviamente, existem muitos outros personagens Op's, aonde realmente estão acima da curva média do jogo, mas devido a habilidade dos jogadores influenciarem tanto nas forças dos campeões, não é bom se basear apenas guias para decidir o que é melhor para você ou OP para você, afinal, todos temos estilos de jogos diferentes, com níveis de habilidades diferentes, e intenções diferentes no jogo.

Post antigo explicando sobre o que é Meta, mas que ainda pode ser usado nos dias de hoje ;

Post explicando sobre o que é Ladder stress, e como diminuir os efeitos negativos causados por competitividade ;

Espero que este post seja útil a algum de vocês, e quaisquer dúvidas que tiverem, podem mandar, que estou disposto a ajudar como for preciso! o/
Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
6 RESPOSTAS

Engraçado que boa parte dos campeões OPs citados são normalmente jogados na Topline,coincidência?acredito que não rsrsrs.
Sobre a Annie eu achei interessante vc citar,eu também acho ela uma campeã muito forte e até fiz um tópico a um tempo atrás relatando como ela era OP e simples de se jogar e passava despercebida por não ser popular e mesmo assim fui apedrejado por um player aqui que não concordava e dizia que era puro choro da minha parte.

Eu preferi citar a top lane por ser a que eu tenho mais experiência e conforto, mas tirando illaoi, que não funciona mais desde a season 5 na jungle, acho que todos também podem ser usados de forma efetiva lá haha
Assinatura aleatória só para não deixar em vazio : Antes estávamos a beira de um abismo, nos falaram que não conseguiríamos, então, demos um passo adiante * - *
BletTheNixus
Tropa
Tropa

Não existem campeões ''OP'' em league of legends. Todos os campeões são igualmente balanceados, ou desproporcionalmente quebrados.

Não existe um champ no lol que você olhe e diga ''Nossa, que champ balanceado''. Há somente campeões nerfados e buffados, nd mais que isso.

Quando vc perde uma ranked para um champ ''OP'', ao invés de pensar que o campeão é op, vc deve se lembrar que a culpa foi sua por ter escolhido seu personagem sem considerar o time inimigo.

Rydrake
Barão
Barão

Excelente post, @Elfomal . Embora eu concorde que Jax é OP, por questão pessoal, prefiro que ele siga assim kkkkkkkkkkkkkk

Discordo. Inclusive balanceamento pleno em um jogo pode ser algo utópico. Inclusive a tela de derrota não necessariamente significa "vc não sabe jogar".

Acho que a galera pensa que tudo é responsabilidade individual, mas olhando bem os youtubers e Streamers do Lolsinho, você percebe que o argumento do balanceamento pleno cai por terra. 

Eu mesmo sou novato no Lolsinho e ja notei o quanto uma Annie é mais simples de ganhar uma luta que um Ryze. Usei a palavra simples aqui.

Vamos por parte sobre então ;

Primeiro, você precisa entender que o único ponto em comum, em todos os jogos que você participou, é você, por mais que você tenha possuído uma boa lane, seja um jogador excepcional, você ainda vai perder ;

Porém, o que mais importa em league of legends é consistência. Se qualquer pessoa te falar que 'é impossível subir, porque sempre seu time está feedando', é a maior mentira que já te falaram. Pense que existem pessoas com nível de habilidade tão alto, que conseguem vencer jogos realmente consistente (acima de 80% de vitórias solo) em partidas até mesmo a nível diamante.

Eu tenho consciência, que se eu for pareado em uma partida ferro ou bronze, eu consigo acabar com o jogo sozinho, sem me importar com o time, pela minha habilidade de jogo, porém, no prata isso já começa a ficar um pouco mais difícil para mim, devido a estar mais próximo de meu 'elo hell atual', que é o platina. No ouro, eu já vou ter partidas balanceadas, aonde eu influencio o jogo mais positivamente do que negativamente, porém, no platina em diante, minha habilidade é no máximo mediana com o elo atual, e eu não consigo 'garantir que carregarei sozinho uma partida'.

Geralmente pessoas que falam esse tipo de coisa que você citou, são pessoas que ou querem se passar por good guys, do tipo 'nossa, nunca é problema meu, é sempre o time, eu nunca cometo erros, nossa, fiquei 38/0 nessa partida e perdi '(vai ver o histórico do cara, outros 4 jogos com scores horríveis), são sempre pessoas que evitam pegar responsabilidade para si, ou, ainda mais grave, são pessoas tentando fazer você se sentir 'especial', para te oferer elo job em seguida 'NOSSA MANO, TU JOGA TÃO BEM, NÃO MERECE ESTAR NESSE ELO, OLHA COMO EU SOU GENTE FINA, ME DA 500 REAIS QUE TE COLOCO NO OURO, DEIXA QUE EU SOFRO POR TI * - *'.

Segundo : Em níveis menores, não em questão de habilidade, mas nível de conta mesmo, as partidas são incrivelmente desbalanceadas. Isso também se vale para modo ranqueado, aonde por exemplo, como eu disse antes, um jogador platina mediano que cair em uma partida de low level, ou rank baixo, vai dominar o jogo, por saber fazer trocas melhores, por saber umas manhas sobre como freezar uma lane, a hora de avançar, como wardar, aonde wardar, e também pelo nível de jogo do adversário ser menor, o que se torna uma bola de neve, imagina você mesmo, em sua primeira partida ranqueada, e cai contra uma pessoa de nível desafiante, que consegue utilizar o jogo a seu favor com maestria, existem grandes, mas muito grande chances de que você não apenas irá perder a lane, como que ele também vai saber utilizar essa vantagem para dar vantagem para as outras lanes, seja removendo da lane uma pessoa que estava indo bem no jogo, seja dando roam para tornar a vida do jungler inimigo um inferno, seja matando ele, ou roubando campos da selva, ou simplesmente sumindo do campo de visão, para que um jogador agressivo seja obrigado a recuar, por saber que a qualquer momento pode ser gankado. 

Terceiro : para ter um insight melhor sobre o que eu digo, que o jogo é balanceado, mas nós, jogadores, não somos, vai em Perfil > Ranqueada > logo em cima na esquerda, clique em 'melhores jogadores fila solo / duo', você vai ver que grande parte deles, tem um índice de vitórias altíssimo, coisas de 60 a 75% de vitória, esse tipo de coisa não é sorte, é consistência. Mesmo entre os melhores jogadores, eles constantemente estão vencendo mais do que perdendo, pois são mais consistentes do que outros em tier similar, que são diamante 1, mestre, grão mestre.

Tudo o 'balanceamento pleno' é com base em consistência,  veja partidas competitivas, você vai ver que geralmente os jogos são muito parecidos, com pequenas mudanças que podem ou não se tornarem bola de neve. É um ad carry que geralmente vai ficar mais focado em farmar no inicio do jogo até conseguir itens, é um mid lane querendo logo pegar os itens core, para querer dar roam e ajudar as lanes a darem snowball, é um top tentando forçar o top inimigo da lane enquanto consegue o máximo de vantagem rápida possível para ir ajudar ao time, e mesmo nas lutas em equipe, você consegue após avaliar uma sequência de partidas a predizer como vão ser as lutas em equipe.

Se quiser conversar algum dia, mais a calma, me da um oi dentro do jogo, que posso te dar um norte em geral de como se tornar não apenas um jogador melhor, mas a entender 'o que é league of legends', tem os outros guias ali do final, que também podem servir de auxílio para caso você tenha interesse.

Elfomal_0-1597801746511.png

E desculpe por escrever tanto, mas certas coisas não tem como explicar de forma resumida haha