cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
mAnski
Tropa
Tropa

Quer ser proplayer? Apenas pdl? Escolha a lane certa.

Primeiramente, peço desculpas pela formatação do texto. Estou de férias e longe do meu computador, então tudo foi escrito e público pelo celular.

Boa noite, meu nome é Gabriel. Recentemente eu fiz um texto aqui no fórum "Quer subir seu elo? Como peguei challenger", e ele foi super aceito pela comunidade. Muitos gostaram do texto e usaram como incentivo, o que me incentivou também a escrever mais sobre o que eu aprendi durante esses 8 anos de LoL.

O objetivo hoje é ajudar a escolher a lane certa para você evoluir e se tornar um jogador melhor, seja lá qual seu objetivo, se tornar um jogador profissional, ou apenas conquistar o elo desejado.
Primeiramente acho importante você se questionar sobre o seguinte: Você joga na sua lane porque se sente confortável nela, ou porque gosta do champion que você joga? Vou explicar.
Muita gente acaba por escolher uma rota devido ao champion que domina. Isso não necessariamente é algo ruim, mas eu recomendo fortemente você escolher a lane que joga baseado no seu estilo de jogo. Isso é uma estratégia pra quem realmente pretende melhorar no jogo, se você buscar apenas aumentar seu elo, eu acho justo jogar com o herói que você tem mais facilidade e vontade. Mas se você quer melhorar como um jogador completo, tentando um futuro no cenário de LoL, é importante escolher sua lane antes de definir sua champion pool.
Eu acho interessante separar o texto de acordo com seu interesse no League of Legends. Primeiro eu vou dar minha dicas para você que quer única e exclusivamente aumentar seu elo, e não aprender de fato sobre alguns fundamentos do jogo. Posteriormente falarei para aqueles que querem realmente melhorar no jogo, aumentando seu conhecimento em diversas áreas. Sinceramente, eu gostaria que todos tivessem interesse em se tornar um jogador melhor, até porque seu elo aumentaria como consequência disso. Porém, eu consigo entender que muitos não tem vontade de se tornar um profissional, e inclusive não tem tempo suficiente para isso. Acho justo também dizer que se você tem o sonho de se tornar um jogador profissional, invista seu tempo nisso, trate o jogo como sua profissão, e não como uma diversão. Eu falo bastante sobre isso no meu primeiro texto, citado no começo deste post, caso tenha interesse, você pode dar uma olhada.

Bom, então vamos por partes:

Eu quero apenas subir meu elo, não tenho vontade de dedicar meu tempo e esforço para ter um futuro no jogo. Apenas quero evoluir no ranking.
Certo, então vamos lá. Primeiro eu recomendo fortemente que você acesse o op.gg e veja com qual champion você tem um melhor rendimento. Pesquise nas últimas 2 season e veja com qual boneco você tem um winrate grande. Mais de 55% já é o suficiente para você se destacar dos outros jogadores, mas claro, com um número considerável de jogos. Por exemplo, se você tem 80% de win rate de janna, com 5 jogos, e 60% de win rate de nami, com 50 jogos, muito provavelmente você joga melhor de nami, já que é muito mais fácil você ter tido sorte nesses 5 jogos de janna, assim como é percebido uma boa consistência quando joga de nami. Procure um herói que você tenha uma quantidade de jogos consideráveis em comparação aos outros, e que tenha um winrate legal.
É muito importante aqui, que você não se importe se seu melhor boneco é um suporte e não um mid. Esse pensamento de que "Eu jogo bem de Lulu, mas suporte não carrega" é muito errado. Pense que cada time tem 5 jogadores, estatisticamente, se você sempre jogar melhor que o suporte inimigo, você vai subir de elo. Claro que vão ter jogos em que seu mid laner vai feedar e talvez não tenha muito o que fazer, mas isso pode acontecer nos 2 times, e a matemática nunca falha. Eu te garanto que, se você analisar um grande número de partidas, a chance de cair um mid trol no seu time, vai ser praticamente a mesma de achar um no time inimigo. Você não é nenhum ser especial que a riot busca prejudicar, tenha sempre isso em mente. Pra melhorar, é preciso aceitar que você é ruim no jogo, e não que a riot não gosta de você.
Certo, agora você já sabe que, se você jogar bem, vai subir. E para jogar bem, é preciso que você foque no herói que você tem os melhores resultados, independente da lane que você for jogar. Apos ter encontrado seu champion, eu recomendo você spamar jogos o máximo que puder, analisando sempre as matchups, você pode errar no começo. Se você quer saber quem vai se sair melhor em uma troca rápida na lane de janna x nami, vai em frente, tenta a troca. Com isso você vai adquirindo conhecimento sobre quem você se dá bem em trocas e quais heróis o seu champion não consegue trocar. Se você escolher jogar na top, por exemplo, analise as situações. Se teu time iniciar um fight no
Mid e você tem a opção de dar tp ou splitar a lane, escolha uma das duas e vai em frente, se der errado, você já sabe que, na próxima, talvez seja melhor splitar com sua Fiora do que usar o tp e aparecer na luta. E isso pode ser analisado mesmo que seu time tenha se dado bem. Por exemplo, seu time inicia uma luta na mid, você da tp, mas antes do seu teleporte chegar, seu time já eliminou quase todo time inimigo. Por mais que seu time tenha ganhado a luta, você conseguiu perceber que era melhor ter splitado, e isso fica de aprendizado para as próximas vezes. O importante é sempre prestar muita atenção em tudo, para assimilar o máximo de conhecimento.

Eu quero me tornar um jogador melhor, e não apenas subir meu elo spamando com um campeão.

Primeiro queria dizer que eu fico muito feliz que você tenha optado por esse caminho. Talvez ele não seja o caminho mais rápido, mas vai te fazer ter um conhecimento consolidado sobre as diversas áreas que abrangem o LoL.
Se você quer realmente ser bom no jogo, eu preciso te dizer que isso é para poucos. Se você não tem paixão pelo jogo ou pela competição, se você não acorda com uma vontade absurda de ligar o computador e destruir os outros jogadores nas filas ranqueadas, talvez isso não seja pra você. E é importante você perceber que talvez você não seja apaixonado pelo jogo, mas sim pela competição. Isso é bem comum, mas muita gente não consegue perceber. Eu mesmo sou uma pessoa que demorei para entender que sou apaixonado pelo competitivo, mas não tenho paixão por jogar lol, apenas gosto do jogo e acho um bom meio de competição. Isso torna o processo um pouco mais complicado, pq você cansa rápido ao depositar tanta atenção no jogo. Serio, é incrível como eu sou facilmente distraído do jogo, e muito disso é porque eu tenho falta de interesse no jogo, mas mesmo assim, uma vontade absurda de subir meus pdls. Acho que o jeito mais fácil de perceber isso, é se você gosta de jogar normal game, mesmo que seja com seus amigos. Eu nunca tive vontade de jogar algo que não seja ranqueada, o que demonstra a minha paixão só pela competitividade e não pelo jogo. E novamente: Não significa que eu não goste do jogo, apenas não sou apaixonado.

Se você quer, de fato, melhorar no jogo, eu recomendo fortemente você começar revisando sua main lane. Eu quero que você escolha a lane que você mais se diverte, e não necessariamente a lane que você joga melhor. Mas porque isso? Porque o processo vai ser longo, e se você quiser aprender, você vai aprender, isso é fato. Por isso eu acho certo que seja uma lane que você sinta prazer em aprender, isso vai te dar um resultado melhor e fará você sentir vontade de treinar. E claro, para escolher a lane que você mais gosta de jogar, é necessário conhecer as 5 lanes. Não se sinta inútil por spamar normal game nas lanes que você não conhece, vai que você se apaixona por uma delas.

Ok, já escolhi minha lane, e agora? Agora eu recomendo que você jogue com os champion mais fortes do meta. Se o champion está no meta, é pq ele se destaca entre os demais, e isso vai te trazer pdl. Se você não se sente confortável com esses heróis, tudo bem. Jogue com aquilo que você se sente bem, mas sempre considere aprender com o meta atual. Ah, mas o meta muda, e quando mudar, eu devo aprender os novos champion e largar esses que já aprendi? Não necessariamente. Eu acho importante você aprender novos campeões que estão no meta, mas se você está tentando um bom rendimento com alguns determinados campeões, pode continuar aprendendo com eles, mas considere deixar um tempo para conhecer o novo meta. Com o tempo, sua pool vai aumentar, e você vai evoluindo como jogador, desde que tenha sempre em mente que o jogo é mais que um jogo. Você deve dar um grande valor ao seu treino, esqueça os PDL, esqueça o MMR, pense que você só quer aprender a jogar o jogo . Obviamente você não deve JAMAIS dar rage em ninguém, por mais que tenha 4 no seu time trolando, seus xingamentos não mudarão o fato de que a partida está perdida. As vezes é preciso aceitar determinadas situações, para não comprometer os próximos jogos. Uma coisa que pode parecer meio idiota, mas que me ajudou muito, foi imaginar que o meu time é composto por 4 robôs, que não são humanos, e digitar para eles nada mais é do que digitar para uma máquina, não faz sentido. Você já encontrou em alguma de suas partidas aquele jogador que, por mais que tenha cometido erro, ele nunca digita e nem responde seus xingamentos. Essa pessoa certamente esta evoluindo como jogador, porque demonstra estar focada nos seus erros, e não no chat do jogo.

É basicamente isso, se você tem uma dúvida, ou tem interesse em algum outro assunto e quer que eu de minha visão sobre, digite aqui nos comentários. Muito obrigado!
8 RESPOSTAS
Cg 125 ks RADADA
Aronguejo
Aronguejo

Também jogo há 8 anos e, pra ser sincero, a única season que quis aumentar meu ELO foi na season 2, onde consegui alcançar Gold I - um feito e tanto pra época, haja vista que o Espeon, suporte da forte paiN, na época, era Platina V e no Tier I ganhávamos 2 pdl por vitória, hahahaha. No restante das seasons joguei só pra brincar e acabei parando muitas vezes de jogar, voltando apenas agora.

Com suas dicas estou empolgado e melhorando a cada partida. É certo que o meu atual ELO não corresponde ao meu potencial e fica nítido pelo meu histórico de partidas, mas acredito que na próxima season, com minhas qualidades e sua referência, evoluirei bastante.

Continuarei o acompanhando! Aquele abraço.

É isso, o importante é sempre acreditar naquilo que tu busca pra ti.

Adorei seu texto. Eu tenho muita vontade de ser pro player nesse jogo, mesmo que seja aqueles times casuais por hora. Me desanima muitissimo o cara me xingar, falar horrores e chega até trollar porque eu não joguei bem ou por que ele se acha Deus do jogo e vai pra cima de todo mundo em uma situação que claramente não ia dar certo e ainda queria "follow" que a gente morresse também pra ele dizer algo como "hur jumento / dois jegue" (eu jogo muito de suporte então as vezes tá xingando o ADC também).

Eu sei que não deveria dar tregua pra esses caras, de repente um mute all porque é tanta gente que usa ping pra ser tóxico também... Mas as vezes me afeta muito, mesmo que eu saiba que não sou um aquilo que eles dizem que sou, mas eu sou uma pessoa sensível e isso acaba me deixando numa corda bamba no penhasco. Qualquer coisa ruim que alguém diga pra mim eu fico já full bad porque tava dando meu melhor e tento ser a melhor pessoa pra todos e tem gente que vem dar ódio gratuito sem motivo por tudo. Sei que o mundo tá cheio disso mas é algo que me desanima muito 😧 por isso dei um tempo de tanto querer jogar esse jogo por mais que eu ame o LoL.

Jogo desde a Season 2 mas perdi a outra conta, vi esse jogo evoluir e crescer muito. Atraindo mais pessoas, tanto legais quanto as tóxicas, infelizmente é a realidade que as vezes um jogo online é muito legal mas a comunidade tá muito tóxica e cada vez mais rager.
szTUFFYsz
Tropa
Tropa

Caralho cara, muito bom, finalmente encontrei uma pessoa igual à mim que gosta de competir, me identifiquei mto contigo, e vlw pelo post vai ajudar mto qro melhorar nesse game de forma geral/ser um jogador mais completo possível. 😄

@mAnski tenho vontade de aprender Mid, jogo de suporte mais pelos campeões mesmo, como Blitz Alistar e Braum que gosto muito deles, porem quando jogo mid parece ser outro game sla, eu me concentro para farmar e controlar wave, e como se eu tivesse a sensação de estar aprendendo LOL denovo, atualmente estou spamando Azir no mid, confesso que perdi muito jogos com ele e as vitorias são raras, porem eu estou "aprendendo" que e uma coisa que eu não fazia a muito tempo. Eu quero melhorar no mid, quero ser reconhecido como um bom adversario, assim como um bom jogador, quero subir nesta Lane. Afinal "Imperadores estufam o Peito e Carregam".

Valeu pelo texto não li o anterior mas ja vou fazer isso
Deterock2
Arauto
Arauto

Textão entediante, já fiz na prática partes do que escrito aí em teoria e discordo, balanceamento de times não é tão justo, e mesmo que ele te coloque com gente de mesma divisão ou superior, que ta indo bem, o cara pode intar o game, ou o cara pode simplesmente nem saber o que tá fazendo.
desde a minha primeira season eu procurei me arranjar numa Lane e isso não funcionou até hoje, meta não resolve nada, maioria dos monochamps são tudo off-meta e tão lá no challenger. Suas dicas de nada vão ajudar e nem sequer explicam como ser um pro player. Mó perda de tempo ter lido seu post. Onde fica o deslike?