cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 
mAnski
Tropa
Tropa

Quer subir seu elo? Como peguei Challenger.


Olá, eu sou Desafiante, meu objetivo aqui é demonstrar, sem iludir, que seja qual for seu objetivo, ele é conquistável, eu posso garantir. Esse texto foi desenvolvido ao longo de alguns meses, e tenho certeza que ele vai te ajudar.

Vou contar um pouco da minha história, acredito que ela é similar a de alguns de vocês. Eu jogo lol a 8 anos, durante esses anos eu nunca atingi um elo muito alto. Foram longos anos me dedicando a evoluir, e eu sentia que não estava evoluindo da maneira que queria. Após 6 anos jogando o jogo, consegui chegar no diamante. Sei que para algumas pessoas isso é vergonhoso, sei que para algumas isso é bom. Lembro de ver uma entrevista do "Jukes" que ele dizia ter chego no challenger em 8 meses jogando, e isso me desanimou na época, me fez pensar que eu jamais chegaria nesse elo por estar jogando a 6 anos e nunca ter chegado perto. Engraçado pensar que hoje eu encontro ele nas minhas partidas...

Agora vamos lá, o que eu preciso para evoluir no lol? A resposta é um pouco complexa, LoL, apesar de ser um jogo que envolve mecânica e memória muscular, é muito mais um jogo de estratégia, em que a inteligência prevalece e difere você dos demais. E é fato que se você estudar o jogo, ao mesmo tempo que pratica diariamente sua mecânica, você vai evoluir. Porém, se você joga o jogo a um bom tempo, e mesmo assim não percebe melhora, o problema não está na sua mecânica, mas na maneira que você enxerga o jogo.
Quando eu pergunto pros meus amigos, que não possuem um elo muito alto, se eles querem melhorar no jogo, todos me respondem que sim. E eu sei que praticamente todos eles no fundo não querem. Evoluir e se tornar realmente bom no jogo, não é algo que se escolhe, é um processo trabalhoso e que exige MUITO comprometimento e muitas vezes não é prazeroso. Lembro que na época quando alguém dizia isso pra mim, eu pensava: "mas o jukes jogou 8 meses, isso foi o suficiente pra ele ser bom, e eu jogo a 6 anos, não nasci pra isso". E a realidade é que o Jukes, assim como a grande maioria dos proplayers do nosso servidor, possuem uma maneira única de pensar, que faz com que seja muito mais fácil pra eles adquirir conhecimento e aplicar na partida. Isso é muito conhecido como "Talento", a famosa desculpa, para muitos, do porque não conseguem alcançar seus objetivos. Porém, mesmo não possuindo talento algum, é possível que você chegue lá, e eu sou a prova viva disso. Como eu disse, para evoluir não basta querer, é preciso fazer. Se vocês tivessem a noção do que pouca coisa, como por exemplo sempre comprar uma Pink quando sair da base, pode mudar a longo prazo, tenho certeza que dariam mais valor a cada conhecimento do jogo. Eu lembro que vi uma palestra no xTED, muito boa por sinal, em que um palestrante mostrava o desempenho da carreira do Djokovick (tenista), não me recordo muito bem, mas ele mostrava que bastou uma melhora de cerca de 5% no seu desempenho, para ele ir da posição 100+ da liga, para top 1 do mundo. A melhora, por menor que seja, a longo prazo se torna algo gigante.
Ok, então eu preciso melhorar? Mas o que eu preciso melhorar, e como? A resposta para essas perguntas precisam ser descobertas por vocês mesmos. É difícil eu falar onde vocês estão errando se eu não tenho acesso às partidas de vocês. É importante analisar os próprios jogos, mas é preciso aprender a fazer isso também. Uma dica muito boa que eu sempre vejo o pessoal dando, mas que muitos dao ouvidos é a de sempre procurar jogar com um número menor de campeões. 3 campeões da sua melhor rota é o suficiente para evoluir rapidamente. É importante jogar com poucos heróis porque você adquire mecânica, memória muscular e tomada de decisões melhores de maneira mais rápida. Se você jogar muitos jogos com determinado campeao, seu cérebro começará a tomar atitudes inteligentes sem nem mesmo você perceber.
Outro ponto importante (o mais importante na minha opinião) é o foco no que você está fazendo. Esse foi meu maior problema, basicamente, quando eu consegui arrumar isso em mim, eu pulei do diamante 4 para o mestre em poucos dias. Eu tinha muita dificuldade para focar nos jogos. Eu tinha costume de ver vídeos enquanto jogava, cantar músicas que eu escutava, responder mensagens no discord e whats, e fazer diversas outras coisas enquanto jogava. Lembro de ver uma live do Fallen(cs) um exemplo de proplayer brasileiro, que ele dizia o quanto um simples alttab pode acabar com toda a partida. É um simples alt tab que te faz não ver o jungler inimigo passando pela Ward e gankando sua lane, dando firstblood pro inimigo e gerando um snowball que pode acabar com o jogo.
Agora vamos falar sobre a importância do chat do jogo. Teoricamente, o chat ajuda sim, pq é por aí que podemos dar call, ou receber informações importantes para o jogo. Mas eu preciso que você confie em mim, e acredite que a melhor escolha possível, é desligar o chat por completo. É muito difícil tomar essa atitude, demorou muito tempo pra eu conseguir de fato deixar meu chat completamente desabilitado. Uma hora ou outra eu sempre habilitava e digitava para meu time, pq sempre tive problema com rage. Quando eu tomei a decisão de NUNCA habilitar novamente, eu percebi uma melhora significativa no meu foco, pois assim como o alt tab, ler o chat ou escrever também te tira concentração. Vá nas opções e desabilite o chat aliado e inimigo, prometo que não vai se arrepender.
Agora que você já entendeu a importância dessas 3 dicas, é preciso colocar em prática, e eu vou te sugerir uma tarefa: ponha em prática essas dicas e jogue durante uma semana, vai ser difícil pegar o costume de jogar assim, estou sendo sincero, eu demorei mais de um ano pra conseguir fazer isso tudo 100%. Vão ter jogos que você vai querer desmutar o chat, aguenta. Vão ter jogos que você não vai conseguir jogar com o campeão que você tem mais habilidade, acontece. Vão ter jogos também que você vai acabar perdendo o foco por um motivo ou outro, mas mesmo assim, tenta dar teu máximo pra não acontecer esses deslizes, depois de muita prática, você acostuma.
Depois que comecei a fazer isso, eu senti que o lol não foi tão prazeroso como era, pq eu jogava conversando com amigos, jogava vendo vídeos, digitando e conversando, e isso era legal, mas foi só assim, que eu alcancei meu objetivo maior: me tornei Desafiante.

Texto para ler todos os dias antes de jogar:

Resumo: Todos nós podemos alcançar nossos objetivos. Todos somos seres capazes de aprender, mesmo que demore mais que outras pessoas talentosas.

Tentar sempre:
1. Jogar com o mesmo campeão na sua melhor rota
2. Focar totalmente no jogo, levá-lo a sério, não como um joguinho de Pc, mas como algo maior.
3. Desative o chat aliado e inimigo. Por mais que ele possa te ajudar, ele atrapalha muito mais que ajuda, confie em mim.

Espero que isso ajude vocês. Obrigado pela atenção!

42 RESPOSTAS

Pior que sou obrigado a concordar, já peguei sequência de 10 partidas em que 4 tinham AFK e a Riot nem pra balancear colocando jogadores melhores comigo nas demais partidas.

Punição? Muito tempo que não recebo notificação de jogador punido. E olha que a taxa de AFK nas minhas partidas disparou. Paciência. Estou carregando muitos games, espero subir bastante na próxima season, mas é preciso muita paciência como o amigo ai falou, tanto com AFK quanto com jogador testando campeão, que também está muito comum.

O pior é que no low elo quando o cara está testando, é porque ele cansou de jogar com o mono dele que teve uma sequência de derrotas e daí veio tiltado jogar com um campeão novo. Se ele é ruim com o main champ dele, imagina com um champ novo?!
Airelle
Tropa
Tropa

Excelente, irei me esforçar!

ótimo texto.